Como enriquecer sua lista de e-mail? Confira!
Montar e enriquecer uma lista de e-mail, recurso que lista os principais contatos de leads, prospects e de outros conceitos que participam do seu público-alvo, é ao mesmo tempo simples e eficiente. Ter esses contatos próximos é importante para que uma empresa possa vender, fazer o seu marketing e até mesmo preparar suas próximas estratégias.
A lista pode ser facilmente utilizada em qualquer empresa e fortalece o marketing como poucas ferramentas, pois fornece para esta atividade uma via direta até o cliente. A ferramenta permite conversações, interações e até mesmo negociações; é versátil e pode ser utilizada com sucesso por praticamente qualquer empresa.
Qual a importância da lista de e-mail para o marketing?
Dentro do e-mail marketing, a lista de e-mail ocupa um lugar especial, central e capaz de fornecer toda estrutura que a atividade precisa para ocorrer. A lista fornece os contatos de todos os clientes B2B interessados, leads e prospects, e todos eles podem estar segmentados em diferentes grupos que otimizam as mensagens.
É possível configurar a sua lista de e-mail de acordo com sua necessidade, assim é possível criar mensagens personalizadas para cada um dos seus contatos. Captar novos clientes, realizar informes, se manter por perto do seu público-alvo são algumas das atividades possíveis com a lista de e-mail.
Como enriquecer a lista de e-mail?
Uma lista de e-mail deve ser, antes de tudo, enriquecida. Algumas atividades, como definir o objetivo e ter boas ferramentas de pesquisa à disposição, são as mais recomendadas para o enriquecimento. Depois de enriquecida, a lista se torna muito mais eficiente e pode ser integrada em diversas estratégias.
Para garantir que sua lista de e-mails se mantenha relevante e valiosa, é fundamental adotar práticas contínuas de enriquecimento e atualização. Não podemos subestimar a importância da lista em diferentes contextos, seja no marketing, na venda e até mesmo na tomada de decisões. Veja, abaixo, as melhores formas de enriquecer a lista e torná-la uma das melhores ferramentas de marketing e de prospecção.
Defina o seu objetivo
O primeiro passo para enriquecer a sua lista de e-mail de maneira eficaz é definir bem qual o seu objetivo. As principais respostas para este tópico são garantir um marketing eficiente, direto e que ofereça retorno para a empresa. Porém, há outros elementos que podem tornar esses objetivos mais definidos e realistas, como:
- Criar metas de conversão de clientes;
- Definir uma rotina para utilizar com a lista;
- Identificar quem poderá utilizar a lista e editá-la;
- Estabelecer metas semanais, mensais e anuais;
- Verificar em quais etapas do funil ela será usada;
- Criar uma lista para cada segmento.
Esses são alguns dos objetivos e metas que podem ser criados para utilizar de maneira mais adequada seu mailing list. Para criar as metas e objetivos perfeitos para a sua empresa, é fundamental levar em conta as características do seu negócio e ainda ser bastante realista quanto ao que a sua empresa necessita e pode fazer no momento.
Determine quais informações são necessárias
Por mais que o principal elemento da lista sejam os e-mails, ela pode agregar uma série de outros dados e informações. Nomes, atividades, áreas em que atuam e até mesmo outros dados financeiros são importantes e fazem total diferença na lista, enriquecem-na e a tornam mais eficiente. Entre algumas informações para levar em conta estão:
- Segmento da empresa;
- Área em que atua;
- Informações financeiras;
- Tamanho dos clientes B2B;
- Etapa do funil onde se encontra o lead;
- Principais decisores;
- Outros dados corporativos como telefone.
Quanto mais enriquecida com informações e dados for a sua lista, mais útil será. Por isso é importante contar com ferramentas e um estudo de mercado capaz de fornecer esses dados para integrar em sua rotina de marketing e vendas. Este é um modo de melhorar a lista e torná-la capaz de integrar outras estratégias.
Segmente suas mensagens
Um dos grandes benefícios de uma lista de e-mail é a possibilidade de enviar mensagens diferentes para grupos distintos, ou seja, segmentar suas mensagens. Assim, os e-mails podem ser segmentados, e com isso uma só mensagem pode atingir diversos contatos B2B de uma só vez, sempre de maneira personalizada.
Segmentar é essencial para causar um impacto que seja vasto e preciso, mas é importante sempre personalizar as mensagens para atingir de maneira eficiente seu público-alvo. Este cuidado é o que garante o sucesso dos e-mails e potencializa as chances do marketing, venda ou até mesmo de toda negociação dar certo.
Crie um produto que atraia o seu lead
A lista de e-mail funciona melhor quando conta com um produto que seja capaz de atrair o seu lead, como e-books, webinários e até mesmo áudios no estilo podcast. O marketing de conteúdo é um dos mais interessantes e úteis para uma empresa, e ele pode ser combinado com o e-mail marketing. Entre alguns desses produtos estão:
- Ebooks;
- Palestras;
- Mini-aulas;
- Áudios;
- Tutoriais;
- Webinários;
- Audiobooks;
- Ferramentas e softwares.
Produtos como estes chamam atenção e tendem a fidelizar os seus clientes, além de chamar atenção de todos os seus leads e popularizar o nome da empresa. Desta forma, a lista de e-mail cria uma relação com seus leads, aumenta a confiança do público em seu nome e ainda pode fidelizar seus clientes B2B.
Atenção ao layout
É importante que os e-mails a serem enviados com a ajuda da lista sejam bem formatados, com atenção ao layout. O setor comercial – e de marketing – deve levar em conta todo o seu design e layout, para que a mensagem seja bem recebida e com um melhor impacto diante de seu público-alvo.
Lembre-se de utilizar cores que chamam atenção, comunique sua marca e adapte a mensagem de acordo com as principais informações da buyer persona. Em muitos casos um texto menor funciona. Já em outros, é melhor oferecer uma mensagem mais detalhada de acordo com as necessidades do seu cliente.
Conte com a Data Stone
Com a empresa parceira certa a lista de e-mail se torna muito mais eficiente e a Data Stone oferece o serviço necessário para criar esta lista enriquecida, segmentada e com todas as informações necessárias para seu e-mail marketing. A lista de e-mail feita com a ferramenta Stone Station, da Data Stone, possibilita que sua empresa:
- Aumente seu alcance;
- Tenha listas personalizadas;
- Atinja novos grupos de empresas;
- Tenha dados atualizados.
A Stone Station é uma plataforma exclusiva da Data Stone que atua com filtros avançados capazes de personalizar e segmentar uma lista de e-mail completa para a sua empresa. Esta plataforma ainda permite que seu negócio atualize as informações e renove a pesquisa, fornecendo uma lista sempre confiável.
Quais serviços da Data Stone podem enriquecer sua lista de e-mail?
A Data Stone atua em diversas frentes para ajudar sua empresa a contatar leads, mas a Stone Station pode atualizar as informações para garantir que qualquer dado conste na lista. Além disso, a Data Stone oferece outros serviços, como:
- Enriquecimento de dados;
- Contratação da prospecção terceirizada;
- Consulta de novos dados;
- Segmentação avançada.
Todos esses serviços podem se complementar e contribuir para estratégias ainda mais avançadas no setor comercial e de marketing. Com esses serviços disponibilizados pela Data Stone, a sua lista pode se tornar uma das principais protagonistas em sua empresa.
Não deixe de contratar os serviços da Data Stone para possibilitar a melhoria do seu marketing e do seu negócio como um todo. A Data Stone auxilia a sua empresa a ter mais inteligência de mercado e utilizar esse recurso para aprimorar suas estratégias, atividades e todo departamento de marketing e vendas.