Marketing WhatsApp: o que é e dicas de como fazer?
O marketing WhatsApp é uma estratégia no qual se realiza o marketing diretamente por mensagens que podem gerar resultados positivos se souber utilizá-lo com sabedoria. O recurso pode facilmente auxiliar empresas a atingir um maior público e estabelecer uma base sólida de clientes para aumentar o volume de vendas e alcançar suas metas e objetivos.
Os aplicativos de mensagem são recursos amplamente utilizados por marcas, como forma de se conectar com clientes em tempo real. Uma das principais vantagens no uso desses recursos é a possibilidade de enviar mensagens instantâneas que podem atingir o público-alvo de maneira rápida.
Ao aproveitar a convivência de poder se comunicar via WhatsApp e informar rapidamente os clientes sobre os serviços e produtos, assim como sua disponibilidade, valores e outras informações pertinentes relacionadas a marca. Com isso, é possível oferecer um bom atendimento e aumentar as chances de reter clientes.
O que é Marketing WhatsApp?
Por definição, o marketing WhatsApp é uma estratégia que utiliza o aplicativo de mensagens para alcançar objetivos, como estabelecer relações com clientes, promover a marca, gerar vendas e se destacar no mercado.
O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagem mais utilizados no Brasil, o que o torna uma ferramenta altamente relevante para as empresas. Lançado em 2018, o WhatsApp Business trouxe melhorias e funcionalidades para a plataforma, como a criação de campanhas personalizadas, possibilidade de envio de mensagens automáticas e adicionar preços aos produtos.
Uma estratégia de marketing no WhatsApp possibilita a segmentação de leads por idade, gênero e interesses em comum, além de adicionar um chatbot e responder aos clientes de maneira automática para adiantar o atendimento ou aprimorá-lo.
Importância
Incorporar a estratégia do marketing WhatsApp é de grande importância na era digital atual, onde os clientes buscam cada vez mais eficiência e respostas rápidas. Esse fator pode contribuir significativamente para o alcance da empresa e engajamento.
Atualmente, os aplicativos de mensagens fornecem um canal direto de comunicação diretas e personalizadas para alcançar o público-alvo de maneira eficaz. Dessa maneira, é possível aumentar e melhorar a conexão com os clientes.
5 Dicas de como fazer Marketing WhatsApp de forma eficiente
Para fazer marketing WhatsApp de maneira eficiente, é crucial que a empresa instale o WhatsApp Business. O aplicativo oferece as ferramentas necessárias para atender às necessidades da empresa e dos clientes de maneira facilitada.
Existem dois tipos de WhatsApp para empresas: o API e o aplicativo. O aplicativo permite que pequenas e médias empresas aproveitem os benefícios do canal, enquanto o API possibilita a criação de chatbots e automação avançada.
Utilize os status para realizar campanhas
O status permite a criação de campanhas com validade de 24 horas, o que pode ser ideal para a criação de campanhas relâmpagos com promoções que podem facilmente chamar a atenção dos clientes e gerar vendas.
Melhore a experiência dos clientes
Uma das principais vantagens do uso do WhatsApp é a possibilidade de oferecer atendimento rápido aos clientes e melhorar a experiência. Nesse contexto, é possível utilizar os recursos disponíveis no aplicativo, como bate-papo, áudio e chamadas de voz para fornecer um atendimento personalizado e exclusivo.
Compartilhe mensagens mais atraentes
A maneira como as marcas escrevem para seus clientes desempenha um papel crucial. Para isso, é necessário adaptar o estilo de comunicação conforme as preferências do público-alvo. Utilize uma linguagem clara e elementos visuais atrativos como fotos, vídeos e GIFs.
Crie grupos
As empresas podem criar grupos para compartilhar os serviços e produtos, bem como anúncios sobre valores, promoções e disponibilidades. No entanto, é essencial compartilhar apenas mensagens relevantes nos grupos e evitar bombardeá-los de mensagens.
Utilize o recurso de pagamento
Uma das melhores maneiras de aumentar a taxa de conversão é permitir o pagamento por meio do recurso disponível no aplicativo. No mundo acelerado de hoje, os clientes buscam cada vez mais por facilidades, especialmente em relação aos formatos de pagamentos.
Principais vantagens Marketing WhatsApp
Uma das principais vantagens em investir no marketing WhatsApp está na possibilidade de aumentar a conexão com os clientes e se aproximar cada vez mais do seu público. Com isso, outras vantagens de se adotar a estratégia envolvem:
Mensagens rápidas
O aplicativo possibilita o envio de mensagens rápidas, o que pode facilitar o atendimento ao cliente e a resolução de problemas. Ainda, é um canal que permite a troca de feedbacks e a facilidade de ofertas e vendas.
Divulgação de conteúdo viral
Ao compartilhar conteúdo relacionado ao serviço, produto ou marca, é possível ampliar a visibilidade da empresa. Essa é uma estratégia inteligente para alcançar o público-alvo eficazmente. A estratégia pode ser realizada por meio de mensagens ou status do aplicativo para que todos os contatos possam ter acesso.
Pesquisas de satisfação
As pesquisas de satisfação podem ser realizadas rapidamente via WhatsApp, possibilitando às empresas a obtenção de feedbacks em tempo real e de maneira eficaz. Os feedbacks são ferramentas valiosas que permitem a identificação de pontos de melhorias e as necessidades do cliente para que assim a marca possa se dedicar a essas áreas e gerar o aumento de conversão.
Comodidade
A comunicação instantânea tem se tornado cada vez mais essencial, principalmente quando se trata do atendimento ao cliente no cenário B2B. Ao utilizar o WhatsApp como meio de comunicação e utilizar os seus recursos de maneira inteligente, poderá promover um senso de confiança e lealdade.
Humanização da marca
A humanização da marca é um aspecto crucial que se refere à capacidade das empresas em estabelecer contatos mais profundos com os clientes e desenvolver um relacionamento mais autêntico. Essa etapa envolve utilizar uma linguagem mais envolvente para estabelecer uma conexão que seja, de fato, genuína.
Impulsionamento de vendas
A capacidade de comunicação facilitada e rápida por meio de mensagens, chamadas de vídeo, chamadas de voz e outros meios, é essencial para estimular o interesse dos clientes e impulsionar vendas. Com o WhatsApp Business, as empresas podem criar uma comunicação direta de comunicação ao enviar mensagens com promoções exclusivas, ofertas imperdíveis e atualizações de produtos rotineiramente.
Interação com leads em tempo real
O marketing WhatsApp permite às marcas a resposta direta e rápida às consultas dos clientes em potencial. Além disso, é possível oferecer um suporte personalizado para aumentar a confiança do lead com a marca.
Essa abordagem demonstra aos clientes que a empresa os valoriza e pode atendê-los a qualquer momento, fornecendo o apoio e suporte necessário e, como consequência, nutrir o interesse do lead no decorrer do funil de vendas.
É possível tornar o processo de marketing no WhatsApp ainda mais fácil ao contar com um dos serviços da Data Stone, que fornece uma lista de contatos atualizados de clientes em potencial e pode transformar a maneira como as empresas geram leads.
O que não fazer no Marketing WhatsApp?
Para obter resultados significativos ao utilizar a estratégia de marketing WhatsApp, é crucial não cometer erros. Um dos principais equívocos a serem evitados, é não manter objetivos claros, como vendas, marketing ou o suporte ao cliente. Outros erros a serem evitados incluem:
- Excesso de mensagens automáticas;
- Envio de conteúdo irrelevante;
- Respostas imprecisas sobre informações de produtos ou serviços;
- Não responder às perguntas de forma clara;
- Enviar mensagens para o contato errado.
Além disso, é crucial ficar atento a atividades que podem levar os canais ao banimento, como o compartilhamento de mensagens ilegais, participação em fraudes ou o compartilhamento de mensagens que podem causar danos a outros indivíduos.
O marketing WhatsApp é uma estratégia popular entre empresas de variados portes e amplamente utilizada para garantir a proximidade e comunicação direta com os clientes ao realizar atendimentos, enviar promoções, disponibilidade de produtos, serviços e diversos outros. A Data Stone oferece dados atualizados e personalizados de clientes em potencial, entre em contato com um dos nossos especialistas!