Segmentação de Marketing: saiba tudo sobre

Segmentação de Marketing saiba tudo sobre

Empresas que investem na segmentação de marketing têm como objetivo separar cuidadosamente os leads do seu negócio com critérios bem definidos. Assim, há maiores possibilidades para a criação de campanhas precisas e na construção de estratégias de conversão que o seu negócio pode utilizar.

No entanto, não são todos os negócios que conseguem fazer a segmentação do marketing da forma mais cuidadosa, principalmente pela falta de dados de qualidade. Por causa disso, os que não possuem o enriquecimento de dados que nós, da Data Stone, oferecemos, perdem a oportunidade de desenvolver os seus produtos para públicos mais interessados e que poderiam fornecer resultados mais proveitosos.

O que é Segmentação de Marketing?

De modo geral, a segmentação em marketing é o processo de separar o público-alvo de uma empresa em grupos menores, que contenham características em comum.

O que é Segmentação de Marketing
Fonte/Reprodução: original

Desse modo, o segmento poderá ser uma peça muito útil para que a sua equipe possa trabalhar melhor e até realizar uma mensuração de resultados melhor, ao conhecer as particularidades dos grupos escolhidos.

Qual o objetivo?

Proporcionar uma atuação personalizada, conforme as características separadas dos grupos, é o principal objetivo de uma segmentação de marketing. Devido a isso, a estratégia exige a presença de mecanismos capazes de identificar padrões de preferência entre os contatos que podem querer negociar com a empresa.

Conceito da segmentação de marketing

O principal conceito da segmentação de marketing é sobre a organização da atuação da empresa, por meio da separação de todo o público que se interessa por ela, com base em pontos em comum. Dessa forma, há mais chances de ocorrerem práticas mais eficientes e que sejam capazes de considerar as particularidades de cada grupo de contatos.

Tipos de segmentação de marketing

A segmentação demográfica e geográfica, certamente, são os tipos mais conhecidos, devido à aplicação mais comum no mercado. No entanto, são vários os tipos de segmentação, e conhecer cada um deles se torna fundamental para estruturar uma estratégia sólida:

Segmentação geográfica

A segmentação geográfica se trata de separar o grupo de contatos interessados em sua empresa, utilizando a localização como critério. Com isso, pode-se montar estratégias personalizadas para cada região do grupo, o que pode aumentar consideravelmente as chances de eficácia.

Segmentação comportamental

Separar os contatos com base em características de seus comportamentos é o principal critério para a segmentação comportamental. Por isso, identificar hábitos e padrões para grupos é a base para separar os possíveis clientes nessa perspectiva, e pode ser muito útil para a criação de promoções mais promissoras, por exemplo.

Segmentação demográfica

Na segmentação demográfica utilizam-se dados estatísticos para verificar a presença de padrões nos perfis dos possíveis clientes como idade, gênero e renda familiar, por exemplo,  e separar os grupos com base neles. Com esse tipo, podem-se definir as maneiras de se comunicar com o contato e até definir personas com maior precisão, devido ao mapeamento de características exigido.

Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica é aquela que separa contatos com base nas características relacionadas a questões psicológicas. Por isso, o estilo de vida, status social e atitudes são exemplos de dados utilizados para realizar o agrupamento de possíveis contatos nesse tipo de segmentação marketing.

Etapas da Segmentação de Marketing

Conhecer qual é o público-alvo de sua empresa é uma das etapas mais importantes para realizar a segmentação de marketing da melhor forma ao seu empreendimento. Além dessa, existem outras que precisam ser observadas com atenção, para que o processo aconteça da maneira desejada.

Conhecer o público-alvo

Ao conhecer o público-alvo de uma empresa, é possível realizar uma segmentação de marketing mais precisa, principalmente por esse conceito revelar as características dos que podem se interessar pela sua proposta. Assim, há mais chances de separar os grupos que sentem interesse pelo negócio com mais facilidade.

Utilizar dados inteligentes

O uso de dados inteligentes é uma etapa bem decisiva para a segmentação de marketing, para fornecer uma visão mais completa a respeito do mercado investigado. Assim, pode-se detectar informações muito importantes que não foram percebidas por outras companhias e utilizar isso como diferencial no processo por meio de uma ótima análise de dados.

Entretanto, não são todas as empresas que contam com uma boa presença de dados relevantes, o que compromete bastante a realização das estratégias de segmentação. Por isso, a Data Stone tem a opção do serviço de enriquecimento de dados, que pode ser a solução ideal para proporcionar esses recursos em ótima quantidade e qualidade!

Monitoramento

Realizar um excelente monitoramento é uma etapa indispensável na segmentação de marketing, já que é esse passo que checa se as práticas utilizadas foram bem sucedidas. Por isso, é preciso que o negócio tome muito cuidado para realizar essa etapa com precisão e com a qualidade desejada.

Como sugestão, é interessante que faça a checagem em períodos regulares conforme ocorrem mudanças tanto no seu empreendimento como no mercado em que ele atua. Desse modo, pode-se identificar os erros com certa antecipação e evitar que eles se propaguem para o restante das estratégias montadas.

Direcionamento de esforços

Após observar quais grupos de interessados são mais promissores para a empresa, cabe ao negócio delimitar as equipes para atuar nos diferentes conjuntos obtidos com a segmentação de marketing. Também é preciso identificar quais grupos devem receber maior prioridade para uma atuação mais ampla e cuidadosa.

Nesta etapa, é recomendado que você escolha as equipes que mais se encaixarem para realizar as interações com os grupos de acordo com as características de ambos. Por meio disso, pode-se obter maiores chances de negociações bem-sucedidas, principalmente se o seu time conseguir encontrar o tom de fala certo nas abordagens.

Benefícios da Segmentação de Marketing

Ajudar a empresa na utilização de seus recursos juntamente das campanhas mais eficazes são alguns dos benefícios mais relevantes de utilizar uma boa segmentação de marketing.

Benefícios da Segmentação de Marketing
Fonte/Reprodução: original

Em ambos os casos, o negócio pode conseguir economizar muito no lado financeiro e aproveitar o potencial de suas estratégias para divulgação.

Melhor uso dos recursos

O melhor uso dos recursos presentes na empresa é um dos principais benefícios que a segmentação de marketing proporciona para as empresas que utilizam a estratégia cuidadosamente. Acontece que a segmentação permite que seu negócio atue em grupos mais específicos, reduzindo a necessidade de tentativas frustradas em conjuntos de contatos que não apresentam interesse.

Realização de campanhas eficazes

Realizar campanhas mais eficazes com a segmentação de marketing é um benefício muito importante que a estratégia proporciona. Isso acontece por separar os interessados em grupos menores, permitindo uma maior personalização e escolha mais inteligente de estratégias que considerem as diferenças de cada grupo.

Otimizar a rotina dos profissionais

A segmentação de marketing permite que se otimize bastante a rotina dos profissionais presentes no negócio, pelo fato de já terem noção com quais empresas devem interagir. Dessa forma, há maiores chances dos colaboradores conseguirem realizar as tarefas com mais foco e eficiência.

Maiores chances de resultados melhores

Uma boa segmentação de marketing ajuda bastante a proporcionar uma maior chance de obter resultados melhores, devido à organização e direcionamento que a estratégia proporciona para o time. Esses fatores são responsáveis por ajudar a equipe na execução de estratégias mais específicas aos grupos em que lidam, o que aprimora a maneira que se realiza os processos na companhia.

Ao perceber a importância do marketing segmentação e como a estratégia faz diferença na empresa, não são poucos os negócios B2B que desejam aproveitar o potencial apresentado. Para isso, é preciso dispor de dados bem qualificados e atualizados para possibilitar uma atuação segura no negócio.

Com isso, o serviço de enriquecimento de dados da Data Stone, a sua empresa pode ter todo o suporte necessário para montar as estratégias de segmentação de marketing. Toda a nossa experiência e qualidade dos dados oferecidos certamente pode fazer a diferença para os objetivos de sua companhia!