Aumento de dados: como funciona e como pode ajudar?
Investir no aumento de dados em uma empresa representa a ampliação das suas possibilidades de ação no mercado e do seu entendimento corporativo. Dados, quando bem selecionados, atualizados e enriquecidos podem ser a peça central da criação de estratégias e planejamento.
Existem diversos dados que podem ser utilizados pela empresa, muitos vem dela própria como sua receita, taxas de conversões e números no geral. Já outros devem ser procurados e colhidos desde fora, como informações a respeito dos seus clientes B2B e decisores no mercado – todos eles devem ser utilizados pela empresa.
O que é o aumento de dados?
O aumento de dados é a busca por novos dados ou a atualização daqueles que já estão em posse da empresa, após o aumento do time comercial, de vendas e os principais líderes da companhia passam a utilizá-los em suas estratégias.
Essa atividade é muito importante e pode trazer para empresa uma série de benefícios, como:
- Vendas mais inteligentes;
- Marketing melhor estruturado;
- Planejamento estratégico;
- Adaptação ao mercado;
- Criação de conceitos como ICP, buyer persona e público-alvo.
Benefícios e vantagens, como os descritos acima, fazem total diferença em uma empresa e podem mudar seus resultados para melhor. Uma empresa que domina seus dados pode diminuir seu desperdício, aumentar a receita e ser mais produtiva.
Qual a importância do aumento de dados para o marketing?
Aumentar seus dados é muito importante para ampliar seu uso dentro da empresa, como a segmentação de dados e outras possibilidades que podem aumentar o desempenho e as alternativas do marketing. Os dados são essenciais e quanto mais atualizados e completos, maiores possibilidades oferecem para o setor de marketing.
Com dados atualizados, é possível realizar e-mail marketing, criar cold calls 2.0 e outros serviços essenciais que otimizam os resultados da empresa. Eles são essenciais para estruturar essas diferentes atividades e servem como uma base sólida para otimizar as taxas de sucesso do marketing.
Dá foco para seu negócio
Talvez a maior importância dos dados é oferecer um foco para sua empresa, um norte para seus investimentos. Os dados auxiliam a revelar qual é este foco, mostra quais seus melhores clientes, onde podem ser encontrados e o que querem. Desta forma seus esforços podem se conformar e se personalizar a essas informações.
- Conhecer seus clientes;
- Entender onde pode encontrá-los;
- Qual o melhor mercado de investimentos para seus serviços e produtos;
- Possíveis melhorias que podem impactar seu negócio.
Compreender esses pontos é fundamental para qualquer empresa, todos os negócios necessitam compreender qual o objetivo ideal. Os dados proporcionam esse conhecimento e se tornam importantes para que seus produtos e serviços sejam criados para atender aquele público que deseja consumi-los.
Segmentação de mercado
Outra importância dos dados está na segmentação de mercado, um olhar capaz de dividir o mercado em nichos, grupos diferentes que necessitam dos seus serviços. Esta é uma metodologia importante para conseguir captar quais são os grupos diferentes que se interessam por sua empresa, e com isso personalizar abordagens.
- Segmentação tamanho de empresas;
- Segmentação geográfica;
- Segmentação de necessidades;
- Segmentação de maturidade.
Cada uma dessas segmentações fornece um tipo de público único para seu negócio. Deste modo é possível adaptar sua mensagem e personalizar a oferta a ser feita dos seus serviços, ao mesmo tempo que impacta diversos contatos B2B do mesmo segmento. É uma forma inteligente de personalizar sua abordagem.
Compreensão do seu público-alvo
Utilizar o aumento e gerenciamento de dados em sua empresa é importante para compreender melhor o seu público-alvo. Esta compreensão pode ser desde o mais universal e geral até detalhes específicos, como é o caso da identificação da buyer persona de seus clientes B2B. Veja o que pode ser conceitualizado pelos dados:
- Identificação do público-alvo;
- Identificação do Cliente Ideal – ICP;
- Identificação dos decisores dos seus clientes B2B;
- Compreensão sobre hábitos dos seus clientes – buyer persona.
Esses conceitos são caros e muitos utilizados pelo time de venda e marketing da sua empresa, por isso é muito importante que seu negócio passe a utilizar o aumento de dados. Ter dados atualmente não é um luxo ou aprimoramento, mas sim uma necessidade real e fundamental em qualquer negócio.
Como funciona o aumento de dados?
O aumento de dados é uma atividade que pode ser bem versátil, pode ocorrer de forma natural, orgânica ou até mesmo enriquecida onde uma empresa especialista em dados é contratada. No último caso o serviço se torna muito mais interessante, com um enorme ganho em eficiência e é muito mais vantajoso para a empresa.
Ao contar com o aumento de dados fornecidos por uma empresa como a Data Stone, seu negócio tem muito mais vantagens sobre a concorrência e pode compreender melhor o seu próprio mercado. Nosso time pode enriquecer seus dados com eficiência e foco naquilo que seu negócio precisa. Conte com nossa especialidade para elevar o nível de suas estratégias.
Impacto do aumento de dados no cenário atual
Quando uma empresa aumenta seus dados, diversos impactos positivos podem ser sentidos pelo time comercial e de marketing como uma melhora na performance e uso em suas estratégias. Seus impactos podem ser abrangentes e extremamente positivos para sua empresa, veja abaixo quais podem ser o resultado da análise de dados:
Corresponder ao seu público
Com o advento das vendas pela internet e experiência personalizadas, o público passou a esperar e cobrar das empresas personalização, algo que é amplamente auxiliado pelos dados e informações do seu público-alvo. Pesquisas recentes mostram que 71% do público espera pela personalização das empresas.
Mais do que isso, a mesma pesquisa mostra que 76% desses mesmo clientes se frustram quando não encontram essa personalização. Se sua empresa deseja corresponder à expectativa dos seus clientes, então é essencial que passe a enriquecer e investir no aumento de dados.
Aumento da receita e do nome da empresa
Uma empresa que realiza o enriquecimento de dados e com isso passa a integrar em suas estratégias corresponde aos seus clientes B2B e fornece uma melhor experiência de compra, o que aumenta o seu nome e sucesso nas vendas. Para ser uma ideia de como os dados auxiliam na hora de customizar vendas:
- 76% dos clientes B2B são mais propensos a buscar serviços e experiências personalizadas;
- 78% dos clientes B2B compram novamente produtos e serviços que foram personalizados;
- 78% dos clientes B2B recomendam no mercado compras que foram personalizadas.
Os dados são fundamentais para garantir essas experiências, de maneira que a empresa se torna cada vez mais capaz de oferecer um serviço e planejar estratégias adequadas para seu público-alvo. Até mesmo no trato com leads, as empresas podem utilizar os dados para avançar no funil de vendas.
Invista no aumento de dados com a Data Stone!
A Data Stone permite o aumento de dados em sua empresa de forma prática, focada e que possibilite eficiência em suas operações. Nosso serviço de enriquecimento de dados busca aumentar os dados e informações de empresas de acordo com suas necessidades e solicitações. Entre algumas dessas informações estão:
- Faturamento estimado;
- Faixa de funcionários;
- Quadro social;
- Natureza jurídica;
- Telefones corporativos;
- Situação cadastral.
Muitas outras informações sobre o mercado B2B podem ser solicitadas e entregues pela Data Stone. Há ainda outras ferramentas importantes, como a Stone Station, plataforma que possibilita acesso a diversas ferramentas de consulta de dados, como o Módulo B2B. Todos esses dados são oferecidos de acordo com a LGPD de maneira legal.
O uso dos dados pode ser extremamente importante para uma empresa atualmente, desde que sejam atualizados e enriquecidos. A Data Stone permite esse uso, ainda oferece as informações com segurança de dados e sempre em conformidade com as normas legais. Enriqueça sua empresa com nossos dados e possibilite o aumento de performance do seu time.