Marketing orientado a dados: como funciona e por que é importante?
A estratégia de marketing orientado a dados é uma nova forma de captar clientes B2B, pautar follow-ups e até mesmo iniciar o processo de converter leads. Nesta nova metodologia, o marketing leva em consideração os dados recolhidos e analisados pela empresa, o que torna as ações mais inteligentes.
A abordagem do marketing orientado a dados pode possibilitar ainda mais sucesso para suas propagandas, tornam-as eficientes, aumentam a sua relevância e podem integrá-las em outros processos. Esta nova abordagem, ainda, pode ser diversificada e variar em vários segmentos, marketing em áreas específicas e estratégias distintas.
Qual a importância do marketing orientado a dados?
O modelo de marketing orientado a dados é um dos mais importantes para uma empresa moderna. Hoje, o mundo corporativo depende bastante de dados, especialmente para aumentar suas chances de captar e converter leads, o que é fundamental para a rotina de marketing e vendas.
Com o número de empresas disponíveis atualmente, em especial no ambiente virtual, é muito mais difícil saber para onde orientar seu marketing e tirar real proveito de suas estratégias. É por isso que a inteligência de dados e seu marketing é tão importante e se torna cada vez mais relevante neste cenário.
Benefícios de investir no marketing orientado a dados
Há diversos benefícios em investir no marketing orientado a dados, como estratégias mais eficientes e aumento do ROI. Essas vantagens e benefícios mostram como esta metodologia é mais assertiva para empresas que desejam elevar o seu marketing para o próximo nível.
Previsibilidade
O uso de dados aumenta a previsibilidade da empresa e sua capacidade de antever, preparar-se e lidar com uma série de imprevistos. Fazer marketing é extremamente complexo, e saber lidar com os diversos cenários possíveis é um grande trunfo para empresas que, com isso, diminuem os custos e aumentam a performance.
Este elemento se relaciona a outro tipo de marketing, o preditivo, que pode até mesmo ser considerado uma ramificação daquele orientado a dados. O preditivo também lida com o marketing, e é especialista em antever situações problemáticas, onde a qualidade de dados é fundamental para realizar essa técnica.
Estratégias eficientes
Estratégias eficientes podem surgir do marketing orientado a dados, onde táticas de marketing se tornam muito mais assertivas. Um dos grandes aspectos dos dados é permitirem a personalização, um dos elementos mais vantajosos para uma empresa, tanto na captação de leads quanto nas vendas.
Segundo pesquisa da CX Trends 2024, mais de 60% dos pesquisados se sentem confortáveis em pagar mais pelos produtos, desde que tenham uma melhor experiência. 70% ficaram contentes com uma experiência personalizada, o que mostra como estratégias que realizam a segmentação de dados e sua integração podem aumentar a estima do público-alvo pela empresa.
Grande versatilidade
Utilizar o marketing orientado a dados abre um leque de possibilidades diferentes em sua empresa. O marketing permite que seu negócio possa atuar em diversas áreas sem problemas, especialmente ao tomar dados sobre o mercado B2B e passar a enriquecer e integrar suas estratégias. Entre algumas estratégias nas quais o modelo de marketing atua, estão:
- Cold Call 2.0;
- E-mail marketing;
- Ads;
- Marketing espontâneo.
Vale a pena salientar a importância do marketing orientado a dados no marketing espontâneo, o chamado “boca a boca”, pelo qual seus clientes B2B recomendam seus produtos e serviços para outras empresas. Quanto melhor a experiência de compra dos clientes, maior a chance de recomendar seus produtos.
Aumento da procura e receita
Uma empresa que investe no marketing orientado a dados possibilita o aumento de sua receita. Clientes B2B buscam por experiências de venda que são personalizadas para atender suas necessidades e, de acordo com seu perfil, cerca de 75% admite que o fator personalização influencia diretamente sua compra.
Ter uma empresa que atua em diversos canais, aposta no marketing personalizado e cria estratégias que levam dados em consideração oferece uma maior chance de garantia de sucesso financeiro. É importante levar em consideração os dados em sua rotina e utilizá-los para enriquecer suas estratégias.
Maior clareza em suas estratégias
Dados trazem informações para sua empresa, e essas informações possibilitam uma clareza maior em identificar quais as melhores estratégias, público-alvo, leads e demais conceitos importantes para sua empresa. Quanto mais dados e informações seu negócio tiver a respeito do mercado, mais fácil e rápido poderá definir elementos importantes, como:
- Qual seu público-alvo;
- Como qualificar seus leads;
- Qual o ICP de sua empresa – Ideal Customer Profile;
- Buyer Persona dos seus clientes B2B;
- Melhores follow-ups e estratégias de vendas.
Todos esses conceitos têm uma enorme importância e estão vinculados aos resultados da sua empresa. Quanto mais claros estiverem para sua equipe de marketing e comercial, melhores podem ser os seus resultados.
Maior ROI
O ROI é uma das métricas essenciais para a rotina de uma empresa, ligado diretamente à sua performance. O Retorno Sobre Investimento (ROI) é o quanto a empresa lucra com suas atividades, a relação entre a receita com os seus investimentos e gastos. Quanto melhor o ROI, menor são os gastos e maior o lucro.
Quando os dados entram nesta equação, a empresa se torna capaz de diminuir e evitar o desperdício enquanto mira no lucro. Este é um benefício trazido pelo marketing orientado a dados, que se torna essencial para empresas que desejam crescer. Ter um bom ROI é uma condição para o crescimento corporativo.
Ajuda a converter clientes
Usar o marketing orientado a dados auxilia a atrair os principais leads do mercado, o público-alvo do seu negócio. Ao conhecer os dados e aplicá-los em sua busca por leads, é muito mais fácil identificar os melhores e passar a focar em estratégias e setores do mercado onde eles estão.
Depois de iniciar o primeiro contato, é possível ainda convertê-los com mais facilidade. Com o cruzamento de dados do mercado, a sua empresa se torna capaz de criar estratégias com foco na conversão, em especial o uso de atividades de vendas como cross-selling, up-selling e outros conceitos que avançam o cliente no funil de vendas.
Como o marketing orientado a dados funciona?
O Marketing orientado a dados funciona primeiramente com a aquisição desses dados, seja por meio do enriquecimento ou consulta. Após ter esses dados em mãos, a empresa passa a integrá-los em seu dia a dia e na criação de suas estratégias, no caso em questão especificamente no marketing. Na prática, é preciso:
- Adquirir dados;
- Organizá-los;
- Apresentá-los à equipe;
- Treinar seu time de marketing;
- Focar a gestão no uso inteligente desses dados.
Alguns passos simples, mas importantes, como os descritos acima, são essenciais. Eles fundamentam o modo como o marketing funciona e alicerçam sua base. Uma empresa que deseja colocar em funcionamento este tipo de estratégia deve realizar cada uma dessas etapas com cuidado.
Invista no marketing orientado a dados com a Data Stone
O parceiro comercial ideal para o marketing orientado a dados é a Data Stone, que oferece uma série de serviços que ampliam o conhecimento de sua empresa sobre o mercado, seus leads e estratégias comerciais. A Data Stone é especialista em dados e conta com serviços e ferramentas importantes para a sua empresa, como:
- Stone Station: para consulta de dados;
- Enriquecimento de dados;
- Módulo B2B: função da Stone Station.
Esses serviços são orientados para adquirir dados e que auxiliarão sua empresa a ter muito mais vantagens no mercado. O enriquecimento de dados aumenta sua base de informações, enquanto o Módulo B2B e a Stone Station auxiliam na consulta de diversos dados, inclusive de decisores – sempre com uma pesquisa de qualidade e muita atenção à segurança de dados.
Aplicar os dados em suas operações de marketing e venda não se trata apenas de uma alternativa, mas sim de uma necessidade. O mercado cada vez mais se torna competitivo e é papel das empresas lutarem para se adaptar e conhecer melhor seus leads, público-alvo e clientes B2B. Procure a Data Stone para participar dessa revolução!