8 passos da venda: quais são?

8 passos da venda quais são

Saber os 8 passos da venda é de grande importância para garantir sucesso no funil e nas vendas B2B. O planejamento e a prospecção, por exemplo, são a base para o sucesso, pois permitem a realização das práticas com cuidado e eficiência. Com ambos, há maiores chances da empresa se preparar de forma precisa para as exigências do mercado e, junto a isso, encontrar os contatos com maiores probabilidades de fechar negociações.

Quando se trata da prospecção B2B, muitas empresas sentem dificuldades de executar essa etapa, seja por falta de leads qualificados ou de uma metodologia precisa. Por isso, ter a prospecção terceirizada da Data Stone é uma ótima alternativa que você pode utilizar para obter os leads mais qualificados do mercado por meio de nosso time de especialistas!

Qual a importância em conhecer os 8 passos da venda?

O seu negócio pode aumentar as chances de fazer uma maior quantidade de conversões com mais frequência ao conhecer os 8 passos da venda. Além disso, compreender essas práticas auxilia a ter uma previsibilidade melhor durante todas as etapas, o que ajudará muito.

Qual a importância em conhecer os 8 passos da venda
Fonte/Reprodução: original

Assim, imagine que sua empresa não tenha conhecimento dos 8 passos de venda e deseje obter um aumento de negociações fechadas. Sem o conhecimento das etapas, a companhia corre o risco de investir em práticas que não apresentam chances de sucesso para aquele cenário, perdendo dinheiro e energia dos colaboradores envolvidos.

Conheça os 8 passos da venda:

Cabe entender profundamente como os 8 passos da venda são executados, e alguns detalhes a respeito de cada um. Por meio deles, a sua empresa pode não só compor estratégias mais adequadas para o seu contexto, como também compreender a maneira de se portar diante do que o mercado revelar.

Vale comentar que cada etapa precisa ser analisada de acordo com o cenário que o seu negócio se encontra e com as características dele. Assim, evita-se copiar práticas que podem surtir excelentes efeitos em outros empreendimentos, mas que não fornecem resultados interessantes ao seu. Conheça os 8 passos da venda logo abaixo:

Planejamento

O planejamento é o primeiro dos 8 passos da venda, no qual o seu negócio estuda cuidadosamente o cenário que o mercado se encontra. É nesse momento que o empreendimento coleta informações cruciais para a composição de estratégias que possam surtir maior efeito durante a busca pelas metas e objetivos estabelecidos pelo empreendimento.

A análise de dados, estudo de mercado e criação da persona ideal são alguns exemplos de práticas executadas durante o planejamento. Com todas elas, o seu time de vendas consegue se orientar melhor na busca dos contatos ideais para o fechamento de futuras negociações de maior eficácia.

Prospecção

A prospecção trata-se do processo de procurar os contatos com maiores chances de se interessar pelo que sua empresa oferece no mercado. Todo esse processo leva em consideração os critérios estabelecidos pelo negócio, os objetivos do empreendimento e o público que tem interesse.

Cuidar da prospecção, por sua vez, permite que sua empresa mantenha uma boa relevância nas negociações e possa atingir novos mercados. Consequentemente, isso é decisivo não só para o crescimento do lucro, mas para a manutenção da estabilidade do negócio por bastante tempo, mesmo com as mudanças ocorridas no mercado.

Como fazer uma prospecção de qualidade?

Para fazer uma prospecção de qualidade, é interessante contar com um departamento especializado nessa área para garantir uma maior segurança e qualidade no processo. Entretanto, os custos para contratar todos os profissionais podem variar bastante e, muitas vezes, são inviáveis para empresas que estão com orçamento mais apertado.

Dessa forma, contar com a terceirização de prospecção que a Data Stone oferece pode não só ajudar a prospectar novos contatos promissores, como também evitar que a sua empresa tenha altos custos na contratação de novos profissionais para a prospecção. Assim, essa opção é bastante interessante para possibilitar a obtenção de uma melhoria no cenário de vendas junto de menores custos.

Qualificação

Qualificar os contatos de sua empresa é uma etapa muito importante dos 8 passos da venda, por informar ao seu time de vendas quais são os leads com maiores chances de negociar. Isso, por sua vez, auxilia a escolher adequadamente em quais empresas depositar tempo e atenção para as abordagens.

Essa etapa, portanto, é indispensável para ajudar seu time a ter uma maior produtividade e evitar interações que não sejam promissoras. Dessa forma, pode-se diminuir consideravelmente as probabilidades de a equipe de vendas gastar energia com negociações sem a menor chance de sucesso, reduzindo a taxa de frustração e insucesso da companhia.

Nutrição

Realizar uma excelente nutrição dos contatos é indispensável para sua empresa conseguir mostrar para os possíveis interessados os motivos de fechar negociações com a companhia. Além disso, o processo auxilia a formar um vínculo de confiança dos contatos com sua empresa, devido aos conteúdos de qualidade enviados.

Geralmente, a forma mais comum de executar essa estratégia é enviar conteúdos por meio de e-mail, como é o caso da estratégia de e-mail marketing. No entanto, a nutrição pode ser executada com o canal de comunicação que mais for interessante para a empresa, desde que a estratégia seja feita com cuidado.

Como encontrar bons leads para nutrir?

É preciso definir seu público-alvo e encontrar os contatos que mais apresentam probabilidades de fechar negociações. Após isso, é necessário compor os conteúdos de uma forma que sejam atrativos e úteis, para que o contato desperte interesse pelo que sua empresa faz.

Como encontrar bons leads para nutrir
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Assim, por meio da mailing list da Data Stone, você pode encontrar excelentes leads para realizar o processo de nutrição e, assim, aumentar as chances de fechar negociações melhores. Com nosso serviço, seu negócio poderá explorar toda a variedade do mercado e encontrar as opções que mais se adequam aos seus objetivos.

Oferta

A oferta é o momento no qual a sua empresa apresenta todos os detalhes do que ela oferece para os contatos que já demonstraram um interesse bem claro na companhia. Com isso, basta guiar esses possíveis clientes para a equipe de vendas efetuar o restante dos processos.

É importante tomar cuidado nesta etapa, para não efetuar ofertas muito invasivas e que gerem falsas expectativas. Além disso, tenha atenção para estabelecer preços que estejam em um ótimo padrão competitivo com a concorrência, e que mostrem que seu negócio é de confiança.

Objeções

As objeções se tratam dos fatos que podem colocar o contato em dúvida sobre a negociação com a sua empresa. Questionar o valor do que é oferecido ou da qualidade do trabalho de seu empreendimento são pontos de objeção bastante comuns, que seu time precisa ser capaz de solucionar para dar prosseguimento às vendas.

Neste ponto, cabe à equipe de vendas ser capaz de mostrar para o contato como o que a companhia oferece é único e, por meio disso, solucionar as objeções que os possíveis clientes podem apresentar. Isso costuma ser feito com práticas de prova social e depoimentos dos outros clientes já presentes no empreendimento.

Fechamento

O fechamento do negócio é a etapa na qual o seu potencial cliente se torna um cliente definitivo. Logo, é neste momento em que se dá prosseguimento à compra e se segue todas as etapas, para que o contato obtenha o que é oferecido por seu negócio.

É preciso ter atenção às condições solicitadas pelo cliente antes do fechamento, como possíveis descontos ou algum benefício. Cabe ao seu negócio avaliar a solicitação e observar se é válido fornecer o que foi pedido, caso não prejudique demais o empreendimento.

Fidelização

A fidelização se trata da última etapa dos 8 passos da venda, por meio da qual seu negócio fornece razões para que o cliente sempre realize a obtenção dos serviços por meio de sua companhia. Com uma relação de fidelização, seu negócio pode obter uma melhor previsibilidade nas vendas. 

Nota-se como seguir cuidadosamente os 8 passos da venda é indispensável para possibilitar que sua empresa melhore o cenário em que se encontra no mercado. Além de auxiliarem na organização dos processos necessários para abordar possíveis clientes, os passos ajudam muito a compreender como atuar no contexto em que o empreendimento se encontra.

Portanto, caso o seu negócio conte com os serviços da Data Stone, há maiores chances de o seu empreendimento executar vendas com toda a qualidade e confiança que deseja nesse contexto. Por meio de nossa experiência com dados e negócios, sua empresa pode mapear cuidadosamente o mercado e avaliar quais são as práticas mais assertivas para vender melhor!