Indicador de Marketing: o que são e como utilizá-los

Indicador de Marketing o que são e como utilizá-los

Aplicar o indicador de marketing é ideal para verificar se a sua empresa aproveita as estratégias aplicadas no atual momento. Eles devem ser escolhidos com base nas ambições e necessidades que a empresa possui, assim como bases das estratégias de marketing escolhidas para a empresa.

No entanto, muitos negócios não se importam com o estabelecimento de seus indicadores. Porém, isso não acontece caso você conte com a terceirização de prospecção da Data Stone, já que definimos esses pontos com seu negócio para assegurar que a procura dos contatos ideais para negociação seja a mais precisa possível aos objetivos de seu negócio!

O que é um indicador de marketing?

Um indicador de marketing se trata de uma métrica específica que informa a eficácia que uma companhia obteve com determinado cenário. Desse modo, contar com esse recurso é uma forma muito importante de garantir aplicações mais precisas e eficientes para o marketing B2B de sua companhia.

Definição e importância dos indicadores

Os indicadores de marketing são os responsáveis por revelar o grau de eficiência que as práticas do marketing aplicadas em determinado período tiveram. Assim, as métricas ajudam bastante na tomada de decisões da empresa, e permitem o aprimoramento de estratégias na companhia.

Como ajudam na tomada de decisões

A tomada de decisões com base em um indicador de marketing relevante e devidamente atualizado ajuda a sua empresa a escolher estratégias que apresentem maiores probabilidades de eficácia. Tudo isso acontece por conta dos dados concretos que baseiam a composição dos indicadores, de forma a proporcionar escolhas mais precisas para a necessidade da empresa.

Principais tipos de indicadores de marketing

Os principais tipos de indicadores para o marketing de uma empresa envolvem os de desempenho e os financeiros. Com a análise cautelosa de cada um deles, há maiores possibilidades de a sua equipe compreender o que precisa ser feito para o negócio aprimorar as práticas no marketing para a obtenção de resultados mais positivos.

Indicadores de desempenho (KPIs)

Os indicadores de desempenho (KPIs) são os responsáveis por informar à empresa o grau de aproveitamento das estratégias efetuadas do negócio. Dessa forma, a taxa de retenção de clientes, o lucro e a participação no mercado (market share) são excelentes exemplos desses indicadores.

Indicadores financeiros

Indicadores financeiros revelam o aproveitamento que se teve das finanças da empresa em determinado período. O ROI é um dos principais indicadores financeiros que as empresas podem utilizar, e revela o quanto se teve retorno em determinada aplicação feita, seja em uma estratégia, parceria ou aquisição.

Indicadores de satisfação do cliente

Todos os indicadores de satisfação do cliente servem para medir se as estratégias aplicadas pela sua empresa trouxeram relevância e agradaram os clientes que negociaram. Desse modo, o Net Promoter Score é um indicador bastante relevante, capaz de fazer os contatos avaliarem a qualidade do que sua empresa oferece para eles, por meio de pesquisas de satisfação.

Como escolher os indicadores de marketing certos?

A escolha do indicador de marketing correto depende diretamente das características da sua empresa. Por meio dessa checagem, você é capaz de observar se aquela medição revela informações relevantes para o seu negócio, auxiliando os seus profissionais a procurarem as fontes adequadas.

Alinhamento com os objetivos da empresa

Observar se o indicador de marketing escolhido está alinhado com os objetivos da empresa é essencial para que se possa retirar conclusões importantes e de forma precisa. Além disso, é importante mostrar aos colaboradores do negócio a importância de manter o indicador escolhido em boa forma, para que exista motivação para trabalhos mais consistentes e de melhor qualidade.

Mensurabilidade e relevância

A mensurabilidade e relevância é indispensável para que você consiga escolher indicadores de marketing que sejam calculáveis na situação do seu negócio e que revelem dados importantes. Portanto, caso seu negócio busque por formas de aumentar o lucro, por exemplo, é ideal fornecer bastante atenção em indicadores como taxa de conversão e rejeição do negócio, e que se analise um conjunto de dados mais atualizado.

Frequência de análise e acompanhamento

Determinar uma boa frequência para analisar e fazer um acompanhamento constante são práticas fundamentais para escolher e assegurar que o indicador de marketing escolhido seja útil ao negócio. Com ambas as práticas, pode-se checar o cenário em que o negócio se encontra e fazer mudanças nas estratégias de forma prévia, de forma a evitar grandes prejuízos.

Com posse de todo esse detalhamento para escolher o indicador de marketing adequado ao negócio, é preciso contar com contatos relevantes para aumentar as chances de negociações positivas na empresa. Desse modo, a terceirização de prospecção da Data Stone é uma excelente escolha, pois o nosso time de profissionais capacitados está pronto para compreender suas necessidades e buscar no mercado melhores opções de contato!

Ferramentas para acompanhar indicadores de marketing

Os softwares de analytics e dashboards personalizados são excelentes exemplos de ferramentas que ajudam no acompanhamento do indicador de marketing ou dos vários escolhidos.

Ferramentas para acompanhar indicadores de marketing
Fonte/Reprodução: original

Cada um executa uma função especial, e devem ser dominados pelas companhias que desejam aproveitar o máximo de informações que os indicadores revelam.

Softwares de analytics

Softwares de analytics são responsáveis por ajudar a empresa na análise de dados coletados, e que também realiza a própria medição de KPIs relevantes. Dessa forma, o seu negócio utiliza o que for coletado para a correção de práticas futuras com mais consciência e segurança.

Dashboards personalizáveis

Os dashboards personalizáveis são ferramentas excelentes para representar um numeroso conjunto de dados de uma forma mais compreensiva como gráficos ou tabelas. Isso é muito interessante quando se estuda um indicador de marketing, por permitir que o profissional analise vários dados e obtenha conclusões baseadas em informações detalhadas, aumentando a precisão do que foi estudado.

Relatórios periódicos

Com os relatórios periódicos, pode-se reunir uma excelente quantidade de dados relevantes a respeito do negócio, e que permitem uma visão melhor dos indicadores de marketing. Assim, seus colaboradores podem checar como está o cenário e delimitar o que deve ser feito para as melhorias ocorrerem.

Exemplos de indicadores de marketing eficazes

Os indicadores de marketing eficazes costumam ser a taxa de conversão e o Retorno sobre Investimentos (ROI). Apesar de todos serem fundamentais para o cenário do marketing, cada um dos indicadores revelam medições diferentes que precisam ser estudadas cuidadosamente para uma compreensão adequada do contexto da empresa.

Taxa de conversão

A taxa de conversão sempre se mostrou como um indicador bem eficaz, por revelar quantos usuários de seu negócio passam de uma etapa para outra em valor percentual. Dessa forma, pode-se descobrir quantos contatos se transformam em leads ou de leads para clientes, e assim por diante.

Custo de aquisição de clientes (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) se trata do indicador de marketing capaz de checar quanto a empresa gasta em média para obter um cliente. Assim, essa medição pode revelar para o negócio a presença de erros nas estratégias de marketing, pontos que interferem na necessidade de aplicar mais recursos para atrair o contato nas negociações.

Retorno sobre investimento (ROI)

Retorno sobre investimento (ROI) é um indicador muito decisivo para revelar o quanto se teve de aproveitamento financeiro em determinada estratégia, aquisição ou parceria da empresa. Com essa medida, pode-se checar quais são os investimentos que geraram resultados positivos ao negócio e fazer escolhas mais proveitosas.

Erros comuns ao usar indicadores de marketing

Focar em métricas que não são relevantes para os objetivos do seu negócio e não observar qual é o cenário que o mercado apresenta são alguns erros extremamente comuns quando se usa um indicador de marketing. Junto a eles, existem outras atitudes incorretas que atrapalham muito o máximo aproveitamento do potencial dos indicadores:

  • Não fazer o acompanhamento constante;
  • Manter o foco em métricas que são irrelevantes ao seu negócio;
  • Ignorar o cenário apresentado pelo mercado;
  • Utilizar dados desatualizados para verificar os indicadores;
  • Não ter objetivos definidos;
  • Analisar de forma incorreta a concorrência.

Evitar esses erros é indispensável para você utilizar os indicadores de marketing da melhor maneira possível. Além disso, contar com soluções relevantes, para que você possa encontrar contatos para futuras negociações que possam proporcionar o aumento dos indicadores escolhidos, também é indispensável para melhorar as chances de sucesso da sua empresa.

Erros comuns ao usar indicadores de marketing
Fonte/Reprodução: original

Por isso, diversos serviços da Data Stone que envolvem enriquecimento de dados, terceirização de prospecção e mailing list são destaques para você aprimorar o estado da sua companhia. Com a soma de nossa experiência e qualidade com dados, certamente o seu negócio poderá ter um suporte essencial nessa área, para que se tomem atitudes mais precisas!