Plataforma de Marketing Digital: como escolher a ideal

Plataforma de Marketing Digital como escolher a ideal

A plataforma marketing digital é um recurso indispensável para empresas de diferentes portes e setores. Essas ferramentas podem auxiliar em diversas áreas da empresa, tendo como principal objetivo o aumento da visibilidade e, como consequência, o reconhecimento de marca e lucratividade. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam recorrer a ferramentas e recursos para auxiliar em diferentes processos, especialmente, quando se trata da execução de tarefas repetitivas.

O que é plataforma de marketing digital?

Uma plataforma de marketing digital é um meio que permite a execução de tarefas de determinado setor para garantir o acompanhamento do desempenho, gerar insights valiosos e otimizar campanhas se necessário.

Principais objetivos

Os principais objetivos das plataformas de marketing incluem o aumento da visibilidade da marca, geração e conversão de leads e fidelizar clientes. No mercado B2B essas ferramentas funcionam como base para crescimento de empresa, independentemente do segmento ou porte.

A importância das plataformas no marketing

As plataformas no marketing são indispensáveis para qualquer empresa no cenário de mercado atual. Com essas ferramentas é possível facilitar processos variados que envolvem desde a postagem nas redes à criação de landing pages.

Tipos de plataformas de marketing digital

Atualmente, é possível contar com uma variedade de plataformas de marketing digital que podem auxiliar o crescimento do seu negócio.

Tipos de plataformas de marketing digital
Fonte/Reprodução: original

Elas podem ajudar em processos como a interação com clientes, envio de e-mail personalizado em massa, análise de relatórios e diversos outros. Saiba como são as principais plataformas de marketing digital:

Plataformas de automação de marketing

Essas são ferramentas que auxiliam na automatização e simplificação de tarefas diversas, bem como processos de marketing digital. Elas permitem que os profissionais e empresas possam interagir com os consumidores de forma personalizada, além de ajudar a otimizar tempo e evitar gastos desnecessários.

Plataformas de gerenciamento de redes sociais

As plataformas para gerenciar redes sociais possuem ferramentas necessárias para que os usuários possam agendar, publicar e conferir o desempenho das postagens sem a necessidade de utilizar múltiplas ferramentas para cada tarefa.

Plataformas de análise e relatórios

Essas plataformas são essenciais para que as empresas possam verificar o desempenho do site ou aplicativo e fornecer dados conhecidos como métricas, onde é possível verificar a origem de tráfego e outros. As principais plataformas incluem o Google Search Console e o Google Analytics.

Plataformas de e-mail marketing

As plataformas de e-mail marketing são ferramentas desenvolvidas para que empresas e criadores de conteúdo possam enviar mensagens em massa para os leads. Os e-mails podem conter informações como descontos, promoções, lembretes e mini cursos.

Plataformas de criação de landing pages

As plataformas de criação de landing pages são ferramentas que possibilitam a criação de páginas por meio de templates prontos e também através de criar um modelo totalmente personalizado do zero.

Como escolher a plataforma de marketing digital ideal?

Ao selecionar uma plataforma marketing digital, é necessário considerar alguns fatores importantes como o tamanho da empresa, orçamento disponível, público-alvo, o que busca em uma plataforma e, principalmente, as suas funcionalidades. Além disso, é importante levar em conta os seguintes fatores:

Identificação das necessidades do negócio

Um dos principais fatores que se deve levar em conta ao escolher a plataforma, é identificar as necessidades do seu negócio. Por isso, é fundamental definir objetivos e verificar se as ferramentas oferecidas pela plataforma se alinham às necessidades da sua empresa.

Avaliação de funcionalidades e integrações

Cada plataforma de marketing oferece funcionalidades e ferramentas distintas para facilitar a produtividade das empresas. Nesse contexto, algumas delas podem ser mais vantajosas que outras e levar isso em consideração pode elevar o sucesso do seu negócio.

Custo e escalabilidade

O custo e escalabilidade são fatores essenciais ao se escolher uma plataforma marketing digital, visto que independentemente do aumento do número de clientes ou da produção, o custo não aumenta.

Melhores plataformas de marketing digital disponíveis no mercado

Existe uma diversidade de plataformas de marketing digital disponíveis no mercado que se pode utilizar para obter sucesso em sua área de atuação. Porém, algumas podem se destacar mais que as outras, confira:

HubSpot

O HubSpot é um software de marketing de conteúdo que utiliza Inteligência Artificial para auxiliar profissionais de marketing a, não apenas, criar conteúdo, como também no gerenciamento de cada um deles.

Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta de e-mail marketing que permite o envio de mensagens em massa por e-mail. Ele permite a criação de campanhas diversas, integrações e até mesmo possibilita o monitoramento do desempenho de cada e-mail.

Hootsuite

O Hootsuite é uma plataforma marketing digital de gerenciamento de mídias sociais. Em geral, ela possibilita a postagem, agendamento e acompanhamento da publicação em várias redes sociais em uma única plataforma.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta essencial oferecida pelo Google que fornece insights valiosos e abrangentes de como os usuários interagem em um site ou aplicativo. Com ele, é possível entender a sua audiência, identificar cada uma das fontes de tráfego e acompanhar o desempenho do seu site de maneira personalizada.

SEMrush

O SEMrush é uma plataforma de marketing que oferece uma variedade de ferramentas para melhorar a visibilidade, é onde as empresas podem obter informações valiosas sobre o próprio site e até mesmo sites ou blogs de terceiros.

Dicas para maximizar o uso da plataforma de marketing digital

Para maximizar o uso da plataforma marketing digital, é necessário seguir alguns passos importantes. Um dos principais é a definição de objetivos específicos, bem definidos e mensuráveis para poder alcançá-los. Outros fatores, incluem:

Treinamento da equipe

Ao implementar uma plataforma marketing digital é indispensável realizar o treinamento da equipe para que os colaboradores possam utilizá-la corretamente e, de fato, tornar os processos mais produtivos. 

Análise regular de resultados

A análise regular de resultados é um dos principais pilares do marketing digital, sendo essencial, sobretudo, para a otimização de campanhas e obter melhores resultados. Com base nos dados, é possível tomar decisões informadas e realizar ajustes se necessário.

As métricas a serem analisadas dependem dos objetivos da empresa, no entanto, algumas das principais envolvem a taxa de cliques, taxa de conversão, retorno sobre o investimento (ROI) e o custo por clique.

Experimentação e otimização de campanhas

A experimentação e otimização de campanhas é uma ação indispensável para o êxito de qualquer estratégia de marketing. Colocar em prática estratégias e realizar otimizações contínuas ajuda a identificar e definir as técnicas que funcionam e não funcionam.

Desafios na implementação de uma plataforma de marketing digital

O mercado está em constante evolução e, com isso, surgem desafios a serem enfrentados por gestores de empresas e empresários que, como consequência, precisam se ajustar para alcançar o reconhecimento de marca. Nesse sentido, os principais desafios incluem:

  • Competição: atualmente, cada vez mais empresas recorrem às plataformas digitais para buscar recursos e meios de alcançar seu público-alvo de modo assertivo; 
  • Rápida evolução das plataformas de marketing digital: surgem cada vez mais plataformas com ferramentas e recursos avançados e é necessário se atentar a isso; 
  • Crescente demanda por personalização: a personalização tem se tornado algo cada vez mais valorizado no mercado;
  • Alta demanda de produção de conteúdo: o marketing de conteúdo também tem o seu valor no mercado atual.

Conforme surgem atualizações e a cada dia uma nova plataforma marketing digital, as empresas precisam se atentar a fatores como, tendências de mercado, responder a feedbacks dos clientes e gerenciar a sua reputação no mercado, além de deixar claro como o seu produto ou serviço, de fato, pode ajudar o comprador.

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Fonte/Reprodução: original

Além disso, a Data Stone oferece serviço de prospecção terceirizada onde nosso time de especialistas irá encontrar  leads qualificados e fornecer os contatos certos, para que a sua equipe possa entrar em contato.

Contar com a plataforma marketing digital certa é crucial para empresas que visam alcançar e engajar o público-alvo de maneira eficaz. Com plataformas de automação de marketing, para gerenciamento de redes sociais, de análise e relatórios, e-mail marketing e outros, é possível realizar uma série de tarefas e atingir objetivos. Acesse o site da Data Stone e conte com nossas soluções!