Etapas dos Processos de Marketing
Há diferentes processos que determinam as etapas fundamentais pertencentes aos processos de marketing, como o estudo de mercado e a análise comportamental de potenciais clientes. Além disso, ter em mãos informações assertivas a respeito do público-alvo auxilia no desenvolvimento de boas estratégias para reter a atenção e manter a base fortalecida, com nomes ativos e de qualidade.
Para o marketing digital B2B apresentar os resultados desejados, é preciso investir em acompanhamento e análise de insights e verificação rigorosa do analytics. Empresas que não adotam medidas como essas têm chances maiores de enfrentar problemas por falta de organização, como redução de lucros e poucos leads.
O que são processos de marketing?
Os processos de marketing são definidos como o conjunto de estratégias usadas por empresas para se posicionar melhor no mercado e fortalecer o relacionamento com os clientes.
As questões que envolvem o planejamento, análise, acompanhamento e a implementação de novos recursos também fazem parte dessa estratégia.
Importância dos processos estruturados
Eles são importantes porque auxiliam a aprimorar as operações da empresa em todas as fases, desde a forma como ela se posiciona até a relação com o público-alvo. A organização e o planejamento das estratégias possibilita atender as exigências do mercado e satisfazer as demandas dos clientes qualificados.
Como impactam os resultados
A aplicação correta dos processos impacta nos resultados, como o aumento de lucros, a consolidação da marca e a diferenciação da concorrência. O uso de estratégias pode também melhorar as vendas, fator fundamental para garantir um bom retorno sobre investimento (ROI).
Etapas fundamentais dos processos de marketing
Os processos de marketing orientam os colaboradores sobre o que devem fazer e os tipos de estratégias que precisam seguir para conquistarem os resultados desejados. Com a implementação das etapas, é possível mitigar erros, melhorar a produtividade da equipe e manter todos engajados a atingirem os objetivos definidos. Conheça as principais:
Pesquisa de mercado
Investir no levantamento de dados sobre o mercado te auxilia a entender melhor sobre o seu nicho, quais são os concorrentes e as principais tendências. A partir do momento em que você tem informações assertivas, consegue se direcionar melhor ao desenvolver estratégias adequadas para a sua empresa.
Segmentação de público-alvo
Definir quem é a sua persona auxilia na segmentação de público, pois assim você garante conhecimento sobre quem são os seus clientes potenciais, entende o que procuram e como a sua companhia pode ajudá-los. As estratégias de relacionamento e de comunicação podem ser trabalhadas para atrair, conquistar e reter estes alvos com boas soluções.
Definição de objetivos e metas
Empresas sem propósito não lucram e enfrentam problemas de prospecção de leads no curto prazo. Para poder ter sucesso, definir objetivos alcançáveis é indispensável para a equipe entender o que precisa fazer e entregar os resultados requeridos ao longo do mês ou semestre.
Desenvolvimento de estratégias de marketing
As estratégias devem estar conectadas com a maneira com a qual a sua empresa está posicionada no mercado, o tipo de cliente ideal e os produtos ou serviços oferecidos. É possível implementar marketing digital, de conteúdo e e-mail, que são alguns dos pilares fundamentais para poder ter resultados melhores e mais eficientes, pois ajudam na comunicação com os potenciais clientes e na consolidação da marca online.
Execução e implementação das campanhas
Execute as campanhas com base no tipo de alvo que você quer atingir e na mensagem que deve ser transmitida. A partir dessas definições, é possível executar os processos de marketing na internet para atrair a atenção de leads, divulgar produtos e serviços e apresentar mais sobre o que a sua companhia faz.
Monitoramento e análise de resultados
Monitorar os resultados auxilia a verificar possíveis problemas, como baixa entrega de conteúdo aos leads ou poucos cliques. Com a análise adequada do problema, é possível saber exatamente o que precisa ser refinado para proporcionar ao público um material ainda mais completo e persuasivo.
Ferramentas para otimizar processos de marketing
Usar ferramentas para otimizar os processos de marketing auxilia na verificação de informações fundamentais e na prevenção de erros. Atuar com dados assertivos e rigorosamente atualizados é um forte diferencial, que pode ser proporcionado para a sua empresa ao atuar com o Módulo de Prospecção B2B da Stone Station. Nela, você pode ter em mãos filtros completos para buscas segmentadas com segurança e agilidade.
Softwares de automação
Softwares de automação simplificam etapas repetitivas, previnem o retrabalho e reduzem falhas humanas. Para realizar os processos de marketing, você tem a possibilidade de apostar nesse recurso para ter controle das tarefas, acompanhar as atividades feitas e analisar o que precisa ser realizado até X período.
Ferramentas de análise de dados
Ferramentas de analytics servem para coletar e processar informações a respeito de KPIs implementados na empresa. Esta é uma maneira rápida e segura de compreender o desempenho do seu site, das campanhas de marketing e retenção de leads e clientes na base.
CRM
O CRM é uma ferramenta completa e robusta, que te permite gerenciar informações de clientes e acompanhar o desenvolvimento dos leads no funil de vendas. Facilmente, você checa as conversas dos vendedores com o público-alvo e obtém dados referentes às negociações e retomadas de follow-ups.
Plataformas de gerenciamento de projetos
Gerenciar os projetos da empresa deve ser feito por plataformas desenvolvidas a essa finalidade. Com os recursos adequados, você designa tarefas para cada membro da equipe e acompanha atualizações, modificações nos status e quantas entregas foram concluídas até determinado período.
Erros comuns nos processos de marketing
Incluir os processos de marketing na empresa exige cuidados para prevenir erros prejudiciais às campanhas e estratégias. Afinal, não adianta desenvolver metodologias tão completas e não realizar o devido acompanhamento, certo? Compreenda o que é considerado problemático:
- Não verificar frequentemente as métricas mais importantes;
- Deixar de fazer o planejamento para os semestres;
- Não se reunir regularmente com a equipe;
- Não dar atenção aos feedbacks dos clientes.
Entender as dores dos clientes faz diferença para as empresas, pois é uma das principais maneiras de obter informações objetivas sobre as dores deles. Com dados valiosos, a equipe comercial consegue desenvolver um roteiro persuasivo para conquistar a atenção dos alvos e poder convertê-los com menos dificuldades.
Importância da colaboração em equipe nos processos
Os colaboradores precisam estar unidos para terem sucesso nos processos de marketing e não terem problemas relacionados a erros. Um time integrado pode proporcionar benefícios como, mais produtividade, entrega de metas no prazo, maior comprometimento, foco e organização.
Comunicação entre departamentos
Investir na comunicação entre departamentos deve fazer parte dos processos de marketing, estratégia essa conhecida por endomarketing. Reunir toda a equipe uma vez por semana, por exemplo, auxilia no entrosamento e na construção de relacionamentos positivos.
Papel do gestor de marketing na coordenação
Gestores têm um papel crucial na coordenação de equipes, pois é ele quem motiva, inspira e mantém o controle sobre atividades e projetos. Realizar treinamentos regulares com os profissionais é um método que melhora a relação entre todos, além de ajudar na resolução de dúvidas.
A importância da cultura de feedback
Desenvolver a cultura de feedback transparente e frequente tem importância, pois é uma maneira de auxiliar a equipe a melhorar e se aperfeiçoar cada vez mais. Cada profissional tem um potencial e é o gestor que pode ajudar no desenvolvimento profissional, assim como corrigir problemas e indicar o melhor caminho a seguir.
Exemplos de processos de marketing bem-sucedidos
Empresas que aplicam os processos de marketing possuem cases de sucesso porque desenvolveram boas estratégias, analisaram os resultados e fizeram correções pontuais. Não existe uma fórmula que faça estas marcas se tornarem bem sucedidas, mas ter controle e realizar um bom acompanhamento fazem diferença. Confira:
- Magazine Luiza;
- Mastercard;
- Havaianas;
- Airbnb;
- Itaú;
- Nubank.
Atuar com dados assertivos e atualizados, estudar as principais tendências e inovar podem ser alguns dos aspectos utilizados por essas companhias. Conhecer bem o público-alvo, entender o comportamento, preferências e necessidades são informações valiosas que tendem auxiliar no desenvolvimento de boas estratégias.
O uso de dados completos e obtidos por meio da segmentação prática, segura e ágil pode fazer a diferença em sua empresa. Afinal, o Módulo de Prospecção B2B da Data Stone, oferece o que você pode precisar para realizar análises de perfis de clientes com mais praticidade para desenvolver processos de marketing adequados ao seu modelo de negócio!