Ferramenta para instagram: confira as principais!

Ferramenta para instagram confira as principais!

Ter em mãos ferramenta para instagram é fundamental para ganhar espaço na rede social, assim como aumentar sua frequência de postagens, comentários e enviar mensagens automáticas para engajar seu público. Conquistar autoridade nas redes é fundamental para ter nome!

Por se tratar de uma rede social visual que exige frequência dos criadores de conteúdo, contar com uma boa ferramenta pode ser a chave para melhorar a gestão de um perfil e fortalecer a sua marca no meio digital. Nesse contexto, aproveitar as oportunidades oferecidas pela mídia social é fundamental para qualquer companhia ou indivíduo que deseja se destacar online.

O que são ferramentas para Instagram?

Uma ferramenta para Instagram é uma plataforma, aplicativo ou recurso voltado para auxiliar criadores na gestão, criação e análise de conteúdo. Normalmente, elas vão muito além das funcionalidades básicas da rede social, pois podem oferecer algumas funcionalidades extras, como a possibilidade de agendar uma postagem em uma data e horário específicos, de forma a permitir o foco na criação de conteúdo e outras tarefas importantes.

O que são ferramentas para Instagram
Fonte/Reprodução: original

Essas ferramentas podem melhorar a produtividade, além de aumentar o engajamento ao permitir a análise de dados e, também, possibilitar a tomada de decisões de modo mais estratégico.

Tipos de ferramentas disponíveis

A escolha da ferramenta certa para Instagram é essencial para ter acesso aos melhores recursos e otimizar tarefas simples e complexas em seu perfil pessoal ou profissional com apenas alguns cliques. Os tipos de ferramentas envolvem:

  • Criação de conteúdo visual;
  • Gerenciamento de conteúdo;
  • Tarefas automatizadas;
  • Edição de imagem e vídeo.

A análise de dados também pode ser realizada por meio de ferramentas específicas, como o Google Analytics, que disponibiliza uma variedade de informações sobre o desempenho do perfil na rede social.

Benefícios de usar ferramentas para gerenciamento

Há uma diversidade de benefícios no uso de ferramentas para gerenciamento, como a análise detalhada de desempenho de postagens no feed ou nos stories. Além disso, outros benefícios incluem:

  • Automação de tarefas repetitivas: algumas ferramentas possibilitam a automação de algumas tarefas, como o agendamento de postagens;
  • Postagem automática: existe a possibilidade de publicar postagens automáticas em um dia e horário específico;
  • Simplificação de processos: alguns processos podem ser simplificados com a ajuda das ferramentas certas;
  • Economia de tempo: os profissionais e criadores de conteúdo podem economizar tempo e focar em outras tarefas importantes;

A automatização de tarefas simples e complexas possibilita que empresas e indivíduos possam focar em outras tarefas, como a criação de conteúdo e aumento da produtividade da marca.

Principais ferramentas para Instagram

Existe um leque de ferramentas para Instagram que podem ser utilizadas para diversas finalidades. O Tailwind App, por exemplo, permite agendar postagens em redes sociais, como o Instagram e Pinterest, além de dispor de insights valiosos sobre os resultados do conteúdo publicado – conheça os principais:

Sendible

O Sendible é uma ferramenta para Instagram confiável, pois é parceira da rede social. Ela permite realizar campanhas e é uma ótima opção para marcas que buscam otimizar suas colaborações com clientes e equipes.

No geral, permite a personalização e o agendamento de postagens, configuração de fluxos de trabalho de aprovação e redução de erros, salvar as hashtags da marca, gerenciar e visualizar postagens agendadas em um calendário, e possibilita o uso de relatórios detalhados e personalizados ou de um clique. 

Later

O Later sugere os melhores horários para postar e rastreia atividades dos seus seguidores, conta com um editor para acrescentar filtros, menções e localizações nas postagens, possibilita o planejamento de conteúdo, fornece insights personalizados e sugestões de melhores estratégias, ajuda na criação de CTAs, gera análise detalhada para cada postagem ou story e também lembra os horários de publicar stories.

Buffer

Com essa ferramenta você pode ajustar um cronograma para postar em todas as suas redes sociais, principalmente o Instagram. Além disso, é possível coordenar com a equipe para aprovar o conteúdo antes de ser publicado.

Na plataforma é possível gerenciar rascunhos, criar e salvar grupos de hashtags, categorizar conteúdos por tópicos, planejar stories, configurar lembretes para a publicação, e adicionar o primeiro comentário automaticamente com hashtags a cada postagem.

TrendHero

A ferramenta faz uma análise de público e detecta os reais e os suspeitos. Dessa forma, é possível entender quem são os seus fãs, os interesses do público e quem eles seguem. Ele oferece um relatório gratuito, mas pode levar algumas horas para haver um relatório completo.

AdEspresso

O AdEspresso é uma ferramenta que pode auxiliar na otimização e gerenciamento das suas campanhas em uma plataforma só. Além disso, a plataforma também dispõe de um teste de 14 dias.

Juicer

O Juicer agrega todas as postagens em um feed de mídia social em um site ou em um blog. No entanto, ao utilizar a sua versão gratuita, aparecerá uma marca d’água da Juicer, enquanto na sua versão paga não aparece. Com o uso da ferramenta em questão, quando um usuário visita seu blog ou site, ele pode conferir e, como consequência, visitar o seu perfil no Instagram.

Como escolher a ferramenta certa para suas necessidades

Ao escolher a ferramenta certa, é importante considerar os seus interesses e necessidades. Primeiramente, é crucial conhecer o seu público-alvo e descobrir quais são as ferramentas que oferecem dados sobre os seus seguidores.

Como escolher a ferramenta certa para suas necessidades
Fonte/Reprodução: original

No entanto, é muito importante conhecer cada recurso das ferramentas e escolher as que oferecem as funcionalidades mais importantes ao crescimento do perfil de negócio ou mesmo pessoal. 

Avaliando suas metas e objetivos

A avaliação de metas e objetivos é essencial. Ao escolher a ferramenta, é crucial definir quais são os seus objetivos com a ferramenta para Instagram, como impulsionar vendas, aumentar o número de seguidores ou aumentar o engajamento.

Comparação de funcionalidades e preços

A comparação de funcionalidades e preços é fundamental para quem busca uma ferramenta de alta qualidade para realizar tarefas e automatizar processos para garantir o crescimento do perfil da marca. Nesse contexto, é importante considerar fatores como:

  • Facilidade de uso: uma ferramenta para Instagram complexa pode atrapalhar e não agregar; 
  • Valor: compare preços e lembre-se de que o barato pode sair caro, mas leve em conta o orçamento disponível;
  • Integração: certifique-se de que a ferramenta pode ser integrada a outras.

Além disso, existe a possibilidade de fazer testes gratuitos, como o AdEspresso, que dispõe de um teste de 14 dias. Dessa maneira, além de poder conhecer as funcionalidades da plataforma, é possível descobrir se vale a pena investir nela.

Dicas para otimizar o uso das ferramentas

Uma maneira de facilitar o uso de uma ferramenta para Instagram é conhecendo cada um dos recursos, além de entender como funciona o algoritmo do Instagram e determinar os horários mais adequados para realizar determinadas tarefas.

Integrando múltiplas ferramentas

É possível integrar ferramentas para Instagram e Instagram Business. Dessa maneira, é possível realizar uma série de tarefas na rede social por meio de um único aplicativo. Integrar múltiplas ferramentas não só facilita o gerenciamento da sua conta, como potencializa suas estratégias de marketing e engajamento, o que a sua presença na plataforma mais eficaz e impactante.

Utilizando automação de forma ética

Embora as ferramentas Instagram sejam essenciais, é importante utilizar a automação de forma ética. É importante utilizar a automação de uma ferramenta para Instagram com cautela, para não encher a caixa de mensagem dos seguidores de mensagens indevidas. Além disso, é importante entender como elas podem ser utilizadas de forma inteligente e consciente.

Além de utilizar uma ferramenta para Instagram, contar com os dispositivos da Data Stone é fundamental, como o módulo B2B da Stone Station, especialmente para empresas que estão com as vendas estagnadas ou que almejam crescer ainda mais. Assim, é possível garantir informações detalhadas sobre os clientes em potencial para convertê-los.

O uso de uma ferramenta para Instagram é uma estratégia amplamente adotada por empresas que desejam melhorar o engajamento, ao enviar mensagens automáticas, curtir postagens recíprocas e até mesmo agendar uma postagem em uma data e horário específicos. Para mais informações como estas e para conhecer mais os serviços que disponibilizamos, acesse o site da Data Stone e fale com um dos nossos especialistas!