Monitoramento redes sociais: como funciona e sua importância!
O monitoramento redes sociais é fundamental em qualquer estratégia de marketing, afinal, com ele é possível avaliar as métricas para saber o desempenho de suas postagens. Fazer isso tem como objetivo obter dados para entender a reputação da empresa em relação ao público e permitir que se tomem ações cada vez mais efetivas.
Investir no monitoramento de rede social permite a identificação do perfil dos usuários mais interessados em seu serviço, além de garantir maiores chances de geração de leads, prospecção e conversão.
O que é monitoramento de redes sociais?
Podemos definir o monitoramento redes sociais como o acompanhamento de menções, palavras-chave, interações, comentários e hashtags sobre uma marca específica. A ação visa à obtenção de informações valiosas sobre os clientes em potencial e por meio dela, as empresas podem descobrir o que os usuários acham sobre ela, identificar tendências e, até mesmo, evitar uma má reputação online.
Ao implementar uma estratégia de monitoramento eficaz, as marcas podem adotar práticas com base em dados relevantes e maximizar o impacto das campanhas, garantindo a otimização da imagem da marca.
Importância do monitoramento
A prática é muito importante, pois possibilita identificar perfis interessados no serviço ou produto oferecido, além de uma análise aprofundada do comportamento do público-alvo. Ela auxilia, também, no aprimoramento e na melhoria da comunicação e dos produtos e serviços.
Diferença entre monitoramento e gerenciamento de redes sociais
O monitoramento redes sociais é uma ação que coleta dados relevantes a partir de métricas. O gerenciamento de redes sociais, por outro lado, consiste no planejamento e execução de ações de marketing otimizadas com base nas informações obtidas.
Por que o monitoramento é essencial para as empresas?
Monitorar as redes sociais é fundamental para que as empresas se mantenham atentas às necessidades dos clientes e, posteriormente, atendê-las de maneira informada, seja no relacionado à comunicação ou em melhorias nos serviços, ou produtos oferecidos. Alguns dos principais benefícios da análise de dados compreendem:
- Aprimorar a comunicação;
- Identificar problemas de crise;
- Identificar oportunidades de melhorias.
A análise também contribui para que a equipe de marketing de uma empresa possa desenvolver e planejar estratégias embasadas em dados e informações valiosas sobre os usuários.
Identificação de tendências e feedback do consumidor
A ação permite a identificação de tendências e de feedback do consumidor. Compreender essas tendências pode oferecer às empresas insights valiosos sobre as preferências dos clientes, e o feedback dos usuários nas plataformas de mídias sociais pode auxiliar a identificar e planejar melhorias para a satisfação dos clientes.
Acompanhamento da concorrência e benchmarking
Acompanhar a concorrência é uma ótima maneira de entender quais são as principais tendências de mercado atuais. Quanto maior o entendimento sobre isso, melhor será o para o alcance da sua empresa. Dessa forma, será possível otimizar o processo do seu negócio com base nas melhores práticas de mercado.
Ferramentas gratuitas vs. pagas
Ao utilizar uma ferramenta de monitoramento de redes sociais, existem opções gratuitas e pagas, e cada uma delas oferece funcionalidades variadas para um monitoramento preciso e eficaz. As principais ferramentas incluem:
Ferramentas pagas: | Ferramentas gratuitas: |
Hootsuite; | Google Alerts; |
SocialBakers; | Keyhole; |
Etus. | Social Mention. |
A escolha da ferramenta de monitoramento de redes sociais depende das necessidades do seu negócio, bem como dos seus interesses de monitoramento de atividades no âmbito virtual. Conheça abaixo algumas das funcionalidades de cada ferramenta:
- Hootsuite: possibilita a análise de métricas, integração com outras ferramentas, os usuários podem trabalhar em equipe e realizar o agendamento de postagens;
- SocialBakers: oferece soluções para o crescimento da marca no ambiente virtual;
- Etus: é uma ferramenta que permite o agendamento, administração e monitoramento de postagens nas redes sociais;
- Google Alerts: faz um monitoramento na web para descobrir o que os usuários dizem sobre a marca, além de configurações de alerta de e-mail de determinadas palavras-chave que deseja monitorar;
Além disso, Keyhole oferece uma visão geral de como a marca é mencionada nas mídias sociais. O Social Mention, por outro lado, permite o monitoramento de até 100 sites de mídias sociais e a realização de uma análise aprofundada.
Como implementar uma estratégia de monitoramento eficaz
Para implementar uma estratégia de monitoramento redes sociais eficaz, é necessário seguir algumas etapas importantes.
Uma das principais é revisar as métricas regularmente para obter informações valiosas, enquanto outras envolvem:
Definição de objetivos e KPIs
É essencial definir objetivos claros e alcançáveis que se alinhem à sua marca e aos KPIs para avaliar o progresso da marca online e identificar oportunidades de crescimento ao aprender mais sobre os clientes em potencial.
Segmentação de audiência e palavras-chave relevantes
A segmentação é a etapa na qual você deve dividir os usuários em pequenos grupos e segmentar diferentes anúncios para cada um deles. Para isso, é indispensável utilizar palavras-chave relevantes para alcançar o público de forma assertiva.
Análise de dados e métricas no monitoramento
A análise de dados e métricas é fundamental para compreender o comportamento do público-alvo. As principais métricas a serem conferidas são a taxa de conversão e as taxas de engajamento.
Interpretação de resultados e relatórios
Os relatórios de redes sociais conferem os resultados e ações de uma empresa e ajudam a entender como os usuários percebem a empresa, além de auxiliar no aumento de reconhecimento de marca ao implementar estratégias eficazes com base nos dados obtidos.
Como ajustar sua estratégia com base nos dados coletados
Os ajustes nas estratégias com base nos dados coletados podem envolver algumas mudanças importantes, como o horário de publicações, as estratégias utilizadas para aumentar o engajamento e os tipos de conteúdo.
Exemplos de sucesso com monitoramento de redes sociais
Quando se trata de monitoramento redes sociais, muitas empresas conseguem alcançar o sucesso. Hoje, um dos casos de sucesso que se destacam nas mídias sociais é o de marcas como a Netflix, que consegue se comunicar eficaz e facilmente com usuários em diversas faixas etárias.
Casos de empresas que se beneficiaram do monitoramento
Em 2022, a equipe de Social Media da Trento aproveitou as ferramentas de monitoramento de redes sociais para conferir menções sobre a marca, o que permitiu a identificação de termos associados à marca e a identificação de boas oportunidades de crescimento. Por outro lado, as marcas Fila e Umbro utilizaram ferramentas de monitoramento redes sociais para auxiliar em suas campanhas.
Lições aprendidas e melhores práticas
Dois dos principais fatores para obter o sucesso desejado online incluem interagir ativamente com o público, responder aos comentários e manter uma postura proativa em relação aos feedbacks.
É importante lembrar que os clientes apreciam a comunicação e a transparência da empresa e são mais propensos a escolher marcas que transmitem sinceridade em relação aos produtos e serviços oferecidos.
Erros comuns ao monitorar redes sociais
Alguns dos principais erros no monitoramento redes sociais incluem não agir em relação aos dados coletados e não planejar estratégias eficazes com base nos resultados coletados no monitoramento. Outro erro a ser evitado é não investir na produção de conteúdo de qualidade e não implementar táticas para o crescimento orgânico, como o uso de palavras-chave, hashtags e outras.
O que evitar na coleta e análise de dados
Na coleta de dados para o monitoramento de redes sociais, é importante evitar fatores como não compreender as métricas e o que elas representam, não definir o problema a ser analisado e não classificar as informações.
Como garantir a precisão das informações
Para garantir a precisão das informações obtidas, é necessário utilizar ferramentas de monitoramento de redes sociais confiáveis, além de configurá-las corretamente. O monitoramento regular das métricas e o entendimento delas são indispensáveis.
O enriquecimento de dados e uma mailing list são duas das principais soluções que podem auxiliar no crescimento da sua empresa. Por isso, a Data Stone oferece serviços de alta qualidade para que a equipe de marketing possa ter acesso a dados qualificados e clientes propícios a pagar pelo seu serviço ou produto.
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