Qual o cenário atual da gestão multicanal no B2B?

Qual o cenário atual da gestão multicanal no B2B

O cenário atual da gestão multicanal no B2B se prova como um potencial otimizador de resultados, assim como de estratégias em atendimento em omnichannel, por exemplo. Mesmo assim, muitas empresas não compreendem como a estratégia de gestão multicanal pode ser utilizada de forma interessante, e nem sabem a sua importância. 

Como consequência, as companhias perdem as chances de aproveitar o máximo potencial da prática, o que pode colocar a empresa em risco de perder os seus esforços e seus recursos.

O que é a gestão multicanal?

Uma gestão multicanal é definida como o uso de diferentes canais de comunicação para fazer contato com interessados em seu negócio. Dessa forma, a prática busca auxiliar a sua empresa a ter o máximo de aproveitamento das oportunidades que o mercado é capaz de gerar.

O que é a gestão multicanal
Fonte/Reprodução: original

Assim, a gestão multicanal deve ser aplicada principalmente no cenário B2B. As empresas podem possuir diferentes preferências de canais comunicativos, o que torna essencial a companhia utilizar vários para ter mais chances de captar negociantes interessados na sua proposta.

Dessa forma, basta que a sua companhia consiga ter acesso a soluções que permitam encontrar esses negócios para entender como será guiada a gestão multicanal. Por isso, ter a mailing list da Data Stone é fundamental para você ser capaz de obter o ambiente ideal para buscar os contatos com maiores chances de fechar negócios!

Diferenças entre gestão multicanal e omnichannel

A integração de canais de comunicação que o omnichannel visa e a presença em vários canais que a gestão multicanal almeja é a primeira diferença entre as duas estratégias. Junto a essas, existem outros pontos em que as práticas de se diferenciam, apesar de alguns tratarem ambas como sinônimos – conheça as principais:

MULTICANAL:OMNICHANNEL:
Objetiva manter a presença em diferentes canais de comunicação;Tem como objetivo integrar diferentes canais de comunicação de maneira proveitosa;
Multicanal apresenta a necessidade de tecnologias direcionadas para cada canal de venda que a empresa utiliza;O Omnichannel precisa de um software capaz de se comunicar com diferentes meios de comunicação, proporcionando a integração desejada;
A estratégia multicanal exige maior esforço dos colaboradores, já que é necessário utilizar vários canais comunicativos.Com o omnichannel, os profissionais possuem uma rotina otimizada devido a integração proporcionada entre as formas de comunicação.

Mesmo com as diferenças apresentadas entre as duas estratégias, ambas podem ser bastante proveitosas para as empresas que querem melhorar a qualidade de seu atendimento ao cliente. A gestão multicanal, por exemplo, pode auxiliar muito as companhias que possuem baixo orçamento e não podem investir em formas diferentes de atrair clientes, como no caso dos anúncios pagos.

Exemplos de estratégia da gestão multicanal

Utilizar CRM e criar mensagens atrativas são exemplos bastante conhecidos da gestão multicanal no B2B. Junto a essas, existem outras que possuem uma relevância muito interessante e que são capazes de ajudar muito a empresa a administrar os clientes que possui de forma organizada e eficiente – saiba quais são:

Aplicação de CRM

A aplicação de um CRM é uma estratégia muito conhecida da gestão multicanal, devido ao mecanismo ser capaz de organizar todo o sistema de relação entre empresa e cliente. Dessa forma, o seu negócio pode informações que revelem a respeito das informações dos contatos como preferências em diferentes canais de comunicação.

Criação de mensagens adequadas

Criar mensagens adequadas para diferentes canais é indispensável para a gestão multicanal B2B para assegurar uma comunicação eficaz e interessante com os contatos. Por isso, é fundamental checar quais são as propriedades de cada canal utilizado pela companhia e montar as mensagens dentro dos conformes do público e do ambiente.

Padronização de processos

Padronizar processos é muito importante, já que proporciona a mesma experiência aos usuários de seu negócio independente do canal de comunicação utilizado. Dessa forma, a sua empresa pode atingir um número maior de público ao expandir seu campo de atuação.

Integração entre WhatsApp e E-mail marketing

Uma boa integração entre WhatsApp e E-mail Marketing permite a conexão entre os dois canais de comunicação, o que permite à empresa adquirir os clientes que têm ambas as preferências pelos canais. Além disso, essa estratégia é capaz de possibilitar que seu negócio proporcione uma experiência mais interessante dos contatos com a proposta da sua empresa.

Aplicação de diferentes canais de comunicação

Aplicar diferentes canais de comunicação como WhatsApp, SMS e diferentes redes sociais é uma das estratégias mais relevantes da gestão multicanal por conta da possibilidade de obter contatos de ambientes diversos. Com isso, basta que a sua empresa avalie quais canais apresentam mais chances de conterem os contatos mais promissores e investir em entender aquele mecanismo para possibilitar a obtenção de resultados interessantes. 

Para complementar cada uma dessas estratégias, torna-se necessário que sua empresa possa chegar nos contatos ideais para fechar as negociações. Assim, o serviço de mailing list que nós da Data Stone oferecemos é a escolha ideal, já que nossa experiência com dados qualificados nos permite proporcionar o ambiente adequado para você buscar os contatos com maiores chances de interagir de forma positiva com seu negócio!

Importância da gestão multicanal no cenário atual B2B

Possibilitar uma melhoria muito considerável no atendimento ao cliente é a principal importância que a gestão multicanal proporciona para o cenário B2B. Assim, os negociantes tendem a se sentir mais motivados a negociar com sua empresa, já que ela apresenta vários ambientes para se comunicar, revelando competência e organização, fatores essenciais para as interações promissoras entre as duas companhias.

Importância da gestão multicanal no cenário atual B2B
Fonte/Reprodução: original

Junto a esses, existem algumas vantagens que a gestão multicanal pode proporcionar para as negociações entre companhias. Com a compreensão delas, a sua empresa tem maiores probabilidades de compreender a relevância da estratégia e como aplicá-la da melhor forma dentro das demandas do negócio:

  • Aproveitar um maior número de oportunidades;
  • Melhorar a qualidade do atendimento ao cliente;
  • Possibilitar uma maior previsibilidade de resultados;
  • Melhorar a aquisição dos clientes;
  • Aprimorar o trabalho da equipe de marketing e vendas.

Por meio de todas essas vantagens, nota-se como uma gestão multicanal pode ser uma escolha adequada para aperfeiçoar os resultados da companhia, principalmente quando se encontram no ambiente correto. Basta observar que o uso de canais como WhatsApp possuem uma aprovação de 88% dos clientes, não à toa que 95% das empresas fazem uso da prática.

Como aplicar a gestão multicanal para o seu negócio

Avaliar as características que o público-alvo apresenta de fazer uma escolha inteligente de canais de comunicação são passos fundamentais para aplicar uma excelente gestão multicanal na empresa. Junto a essas, podemos reunir outras dicas que são decisivas para o seu negócio utilizar cuidadosamente a prática:

  • Avalie as características de seu público-alvo;
  • Escolha os canais mais adequados;
  • Conheça as características de cada canal;
  • Organize os dados de maneira adequada;
  • Monitore com frequência;
  • Observe em quais canais os seus clientes mais se concentram.

Com todas essas dicas, o seu negócio pode aplicar uma gestão multicanal extremamente eficiente e adequada para as demandas de seus clientes, além de aprimorar muito a inteligência de negócios. Assim, a sua empresa somente precisará complementar todas essas etapas com soluções adequadas que coloquem o negócio diante dos dados mais proveitosos e que permitam a companhia buscar os contatos mais interessantes.

Por isso, o serviço de enriquecimento de dados e mailing list da Data Stone são excelentes opções para complementar a sua gestão multicanal. Com ambos, você pode aprimorar a eficácia das estratégias ao enriquecê-las com dados qualificados, além de ter um ambiente extremamente adequado para procurar os contatos com maiores chances de negociar com sua empresa, bastando cuidar de todo o atendimento para boas interações!