10 motivos para investir em uma lista de e-mail segmentada

10 motivos para investir em uma lista de e-mail segmentada

O investimento na lista de e-mail segmentada é essencial por se tratar de um recurso estratégico que pode auxiliar na conversão de leads. O e-mail é ainda um dos principais métodos de comunicação que, quando bem trabalhado, tende a gerar resultados positivos devido à preferência do público-alvo.

Inclusive, a mailing list, ou lista de e-mail, é um conteúdo composto por todos os contatos de seus leads que aceitaram receber mensagens. O diferencial é o fato de você se comunicar exclusivamente com perfis de interesse da empresa, deixando de lado nomes inadequados, que não tem possibilidade de conversão ou que não demonstram desejo de comprar.

Lista de e-mail segmentada é organizada

A lista de e-mail segmentada é organizada com todas as informações a respeito do seu público-alvo. Com base nestes dados, você tem mais segurança de enviar conteúdos frequentemente aos leads, os manter nutridos e garantir que permaneçam interessados nas comunicações.

Lista de e-mail segmentada é organizada
Fonte/Reprodução: original

Segmentar a sua lista, evita que nomes ruins sejam contatados, proporcionando à equipe mais praticidade na nutrição. Isso porque não precisam perder tempo com prospects que ignoram os conteúdos ou enviam diretamente à caixa de spam pelo desinteresse de fazer compras com a sua empresa.

Possibilidade de melhorar a experiência dos leads e aumentar o ROI

Melhorar a experiência dos leads ocorre pelo envio regular de mensagens que auxiliam na conquista de atenção. Materiais relevantes fazem a diferença para o público, vale salientar que é uma das maneiras de se destacar da concorrência e manter os potenciais clientes ativos em sua base.

Vale ressaltarmos que o e-mail marketing gera mais ROI do que outros meios de comunicação, principalmente quando as campanhas são bem-sucedidas. Pode ser que com essa estratégia você alcance uma conversão maior de leads, devido aos envios de mensagens relevantes somente a um público segmentado e que possui o perfil que a sua empresa busca para fazer negócio.

Além disso, uma pesquisa feita em 2023 demonstrou que 50% dos profissionais preferem o e-mail marketing por ser uma das melhores estratégias do momento, enquanto outros 73% gostam de enviar boletins informativos para captar a atenção dos leads. Saiba que estas decisões não são à toa, já que geram resultados positivos com taxa de abertura das mensagens igual ou superior aos 15,14%, conforme explica o Option Monster.

Praticidade em enviar conteúdos via e-mail

Com a lista de e-mail segmentada, você consegue enviar conteúdos relevantes aos potenciais clientes, como newsletter, informativos, promoções, cupons de desconto, indicações de produtos ou serviços. Materiais ainda mais interessantes como os infográficos podem ser enviados para nutrir os leads e os manter ativos na base.

Saiba que possuir uma lista repleta de contatos atualizados e organizados faz a diferença, pois evita o retrabalho e permite à equipe iniciar as comunicações com agilidade. Essa é uma das formas de prevenção de falhas em informações e dificuldades de iniciar os contatos semanalmente.

Construção de relacionamento com os clientes via materiais relevantes

Para as empresas, um dos fatores mais importantes é se relacionar bem com os clientes e o uso da lista de e-mail segmentada auxilia na construção de confiança e segurança entre as marcas e os alvos. O fato de mensagens serem enviadas em horários estratégicos da semana faz a diferença, principalmente quando se tratam de conteúdos interessantes.

No entanto, precisamos ter em vista que os e-mails não devem ser básicos, já que 71% dos clientes em potencial esperam conteúdos personalizados. Saiba que o envio desses materiais podem aumentar as chances dos leads quererem fazer negócio com a sua empresa.

Destacamos cases de sucesso como a Netflix que envia regularmente e-mails aos clientes, tendo como base programas que eles assistiram e gostaram e isso é possível devido à segmentação da lista. Portanto, com a Data Stone você tem a possibilidade de fornecer exatamente o que seu público quer consumir por meio de conteúdos especiais e relevantes.

Pode melhorar as vendas

Como vimos, os leads preferem receber mensagens por esse modelo de contato, pois estão mais ativos e conseguem verificar os conteúdos com facilidade e já cogitam a possibilidade de comprar. Enquanto os concorrentes optam por meios de comunicação com pouco ou nenhum tipo de contato com os alvos, você tem a possibilidade de trabalhar com a lista de e-mail segmentada para poder vender mais. 

Melhorar as vendas é uma possibilidade, pois a taxa média de aberturas do e-mail em todos os setores atinge 17,8%, enquanto a taxa de cliques chega aos 14,3%. Com as mensagens, você consegue levar seu público-alvo para uma landing page, para o seu site ou loja e realizar as conversões necessárias.

Fortalecer a imagem da marca

Relacionar-se bem com os clientes e os leads diz muito sobre a sua empresa, é um diferencial e uma das maneiras de se destacar e fortalecer a imagem da marca. Para isso, é crucial atuar com a lista de e-mail segmentada para captar nomes exclusivos, oferecer materiais relevantes e os manter engajados.

Sabemos bem que não adianta apenas enviar mensagens com call-to-action, pois não é suficiente. Os conteúdos precisam ser personalizados e exclusivos para chamar a atenção dos leads e mostrar que a sua empresa é autoridade na produção de conteúdo e na venda de soluções eficientes e de qualidade.

Promove o retargeting

O Retargeting é o que conhecemos como a estratégia de contatar leads que já interagiram com a sua marca. É muito comum que os prospects interagiram com produtos ou serviços da sua loja, colocaram no carrinho e, por alguma razão, fecharam a página e não voltaram mais.

Este é um tipo de problema que você pode solucionar com a lista de e-mail segmentada, em que os envios de mensagens ocorrem regularmente com lembretes de que o carrinho ainda está cheio ou que os itens estão prestes a se esgotar. Trabalhar os gatilhos mentais é mais uma das possibilidades que você e a sua equipe comercial tem, como forma de gerar o sentimento de escassez, necessidade e urgência por meio de falas persuasivas.

Realizar campanhas de e-mail marketing

Com a lista de e-mail segmentada, você tem a praticidade de realizar as suas campanhas com mais assertividade, pois tem informações atualizadas dos potenciais clientes. Por meio de dados qualificados, é possível analisar o que os alvos procuram e desenvolver conteúdos únicos e chamativos.

Por se tratar de uma campanha, recomendamos que você realize testes e acompanhe os resultados regularmente. Ao fazer isso, é mais prático encontrar pontos de melhoria e oportunidades de refinar as estratégias para fortalecer o conteúdo e poder ter a chance de gerar boas conversões pelo e-mail marketing.

Obtenção de dados e insights valiosos com análises de resultados no e-mail marketing

Obtenha dados e insights valiosos do seu público-alvo, tais como preferências, necessidades e tipos de problemas enfrentados com base nos resultados observados de suas campanhas. Com a lista segmentada, você consegue enviar outras informações relevantes para conduzir estes contatos ao funil de vendas e assim os amadurecer.

Obtenção de dados e insights valiosos com análises de resultados no e-mail marketing
Fonte/Reprodução: original

Entender como as soluções podem ajudar os leads é um fator fundamental para os incentivar a comprar com a sua empresa. Portanto, o envio de mensagens com novidades, ofertas e informativos acompanhados de CTAs deve ser feito para gerar mais interesse e aumentar as chances de conversão.

Lista de e-mail é prática de ser construída

Uma lista de e-mail segmentada é prática de ser construída e você tem a possibilidade de contar com os serviços da Data Stone, como a mailing list, para definir as informações necessárias. O uso de filtros é essencial para garantir que os dados esperados sejam fornecidos rapidamente e, assim, você e a sua equipe tenham maiores chances de se comunicarem com leads qualificados.

Após montar a lista, você consegue fazer o download do arquivo no formato que desejar e já o inserir em sua ferramenta de gerenciamento, como o CRM. Sugerimos uma reunião com a equipe de marketing e comercial para definirem estratégias de e-mail e assim elevar as conversões.

Com a Data Stone, você tem a praticidade de desenvolver a sua lista de e-mail segmentada com informações corretas e criteriosamente atualizadas. Com os serviços da Data Stone, você não vai mais precisar se comunicar com leads de má qualidade, pois vai poder usar os dados da sua mailing list para enviar conteúdos relevantes aos seus potenciais clientes!