Implementação de predição de churn para reduzir cancelamentos com inteligência analítica
O uso da inteligência analítica no cenário B2B atual se tornou tendência mundial, especialmente dentro da predição de churn, para investigar a métrica de cancelamento dentre os clientes da sua empresa. Com isso, há maiores chances de o seu negócio conseguir reverter o cenário por meio de soluções mais proveitosas.
Uma das soluções aplicadas para os contatos que não apresentam possibilidade de evitar o cancelamento é movimentar a companhia para a busca de outros possíveis clientes mais promissores. Para fazer isso com precisão, é preciso contar com a terceirização de prospecção da Data Stone, já que o nosso time de profissionais qualificados está preparado para mapear o mercado e encontrar os contatos ideais para o seu negócio!
Como a inteligência analítica pode ser útil no atual cenário B2B?
Possibilitar a estruturação de estratégias mais eficazes para os negócios é a principal utilidade que a inteligência analítica apresenta no cenário B2B. Além de auxiliar em processos relacionados à análise de dados, o estudo auxilia bastante na organização de todo o trabalho da empresa, ao deixá-lo mais preciso quando se age com base em dados qualificados.
Os usos da inteligência analítica no cenário B2B que ganharam destaque foram o aperfeiçoamento das atividades organizacionais, estratégias de vendas e identificação do grau de churn da empresa. Com o estudo de todos esses pontos de maneira detalhada, há maiores chances de o negócio ser capaz de compreender a maneira de atuar.
Uso da inteligência analítica na identificação de padrões
Aplicar a inteligência analítica para a identificação de padrões ocorre pela quantidade de dados que são coletados e estudados, a fim de formar bases para composição de estratégias promissoras. São consultadas diferentes fontes confiáveis para observar a repetição de possíveis dados, para tirar conclusões precisas.
Além disso, o trabalho estatístico realizado com os dados ajuda a sua empresa na identificação de possíveis tendências e padrões no conjunto de dados obtido. Dessa forma, há maiores chances de o negócio ser capaz de obter ideias valiosas que revelem a respeito de como a companhia pode agir diante do cenário em que se encontra.
Devido a essa possibilidade, não são poucos os negócios que investem em uma maneira de obterem dados de qualidade para conseguirem operar com a inteligência analítica. Por conta da competitividade atual no cenário B2B, a presença de fontes confiáveis para tomar decisões se tornou praticamente uma exigência de qualquer companhia que deseje aprimorar a qualidade de suas práticas.
Importância de se investir na predição de churn
Investir na predição de churn é muito importante para identificar quais são os clientes existentes que possuem maiores chances de cancelarem as negociações e desistirem da sua empresa. Fazer isso preventivamente é essencial para o negócio conseguir se orientar melhor sobre como está a sua situação e entender o que pode ser feito para alterar.
Diferenças entre prevenção e predição de churn
Na prevenção de churn, tenta-se encontrar medidas que evitem a saída dos clientes que pretendem deixar o negócio. A predição de churn, por outro lado, busca identificar os clientes com altas possibilidades de parar de negociar com a empresa, prática essencial para fornecer uma maior noção do seu estado no mercado.
O papel da inteligência analítica na predição de churn
Aplicar na inteligência analítica tem papel fundamental na predição de churn pela quantidade de dados que são verificados no decorrer do processo. A frequência de uso da solução oferecida por sua empresa, junto com o grau de satisfação do cliente são alguns dos exemplos de dados checados na estratégia, além dos seguintes logo abaixo:
- Comentários deixados pelos clientes nas soluções;
- Dúvidas que os clientes buscam solucionar no suporte da sua empresa;
- Solicitações feitas pelos clientes;
- Pagamentos atrasados;
- Inadimplência.
Com a checagem de todos esses dados, o seu negócio pode fazer análises do tipo preditiva para assegurar a compreensão da relevância que os clientes enxergam as suas soluções. Assim, pode-se desenvolver soluções precisas para cada ocasião, o que pode aumentar as chances de evitar cenários ruins.
Quando se avalia quais foram as solicitações feitas pelos clientes, por exemplo, pode-se compreender tanto as necessidades daqueles negociantes como também identificar possíveis falhas presentes na solução de sua empresa. Considerar todos esses fatores, por sua vez, é indispensável para a companhia aprimorar mais a qualidade do que é oferecido e evitar altas taxas de cancelamento.
Como a predição pode garantir bons resultados?
Proporcionar uma boa chance de maior retenção de clientes e aprimorar todo o trabalho executado pelo time de vendas são algumas das formas que a predição de churn pode auxiliar para garantir melhores resultados. Além disso, é possível utilizar a estratégia para a obtenção de outras garantias, desde que sejam somadas com uma excelente inteligência analítica!
Retenção de clientes
A retenção de clientes que a predição de churn é capaz de ajudar é muito importante, devido à possibilidade que a equipe tem de corrigir estratégias para convencer o cliente a continuar as negociações. Isso, por sua vez, é capaz de aumentar consideravelmente as probabilidades de maior retenção de clientes, o que ajudará muito no contexto da empresa.
Basta observar que com a predição do churn, o seu negócio pode entender possíveis desagrados que o cliente tem com o produto. Ao detectar esses pontos de forma prévia, há maiores chances da sua companhia corrigir esse erro e evitar que outros clientes apresentem reclamações do problema.
Melhorar o trabalho do time de vendas
Uma boa predição de churn pode auxiliar muito o time de vendas ao identificar quais são os clientes com maiores chances de cancelar. Isso determina como a equipe terá de trabalhar para reverter o cenário, pois fornece mais previsibilidade e precisão para os colaboradores montarem suas estratégias.
Com esse grau de previsão, o seu time evita ficar desorganizado e perdido na maneira que deve agir diante daqueles clientes. Com isso, pode-se evitar a realização de trabalhos desesperados e que não apresentem a qualidade necessária, o que abriria brecha para maiores reclamações.
Permitir a busca de novos clientes de forma antecipada
A possibilidade da busca de novos clientes de maneira antecipada é uma das garantias mais interessantes de fazer uma boa predição de churn justamente pela equipe conseguir identificar quais clientes estão completamente motivados a cancelarem. Dessa forma, o seu time pode fazer as movimentações necessárias para encontrar novos contatos que possam suprir o prejuízo que a saída de um causará, evitando cenários piores.
Para uma busca de possíveis clientes mais promissores, portanto, ter o suporte de um serviço de qualidade como a terceirização de prospecção da Data Stone é fundamental. Por meio de todo o nosso time de profissionais especializados e nossa estrutura, proporcionamos o contexto ideal para o seu negócio obter os contatos mais interessantes para guiar as futuras negociações!
Compreensão de padrões do cliente
Com a compreensão de padrões do cliente fornecida pela predição de churn, sua empresa pode entender melhor como ele se comporta e identificar possíveis falhas por meio da inteligência analítica. Assim, ao monitorar a frequência com a qual o cliente utiliza o produto, por exemplo, seu time pode encontrar possíveis falhas no que seu negócio oferece e, dessa forma, melhorar esses pontos para aprimorar o aproveitamento do cliente.
Fica bastante claro como a inteligência analítica é indispensável para que seja possível implementar estratégias de predição de churn capazes de auxiliar o trabalho da empresa. Além delas, é importante que o negócio tenha o auxílio de outras soluções para complementar o seu trabalho e que ajudem o seu contexto de vendas.
Para isso, a Data Stone oferece soluções de excelência! Com toda a nossa competência e experiência de mercado com os dados mais qualificados, oferecemos serviços ideais para você, que deseja aprimorar o patamar em que sua empresa se encontra de uma forma eficiente e que se adeque às suas demandas!