Como abrir empresa de crédito consignado: O que é, Requisitos e Documentação
Estudar para aprender a como abrir empresa de crédito consignado, fará com que você tenha uma noção ampla do que fazer e o que precisa levar em consideração no momento de realizar a abertura do seu negócio.
Por mais que este seja um tipo de serviço bem procurado atualmente, é necessário saber como trabalhar com o cliente e como abordá-lo de maneiras educadas, a fim de fidelizá-los. Por isso, preparamos este conteúdo com algumas informações para que você saiba como abrir empresa de crédito consignado, confira.
O que é uma empresa de crédito consignado?
Saiba que uma empresa que faz a venda de empréstimo consignado é uma financeira que trabalha com um público mais abrangente. Neste caso, os principais clientes serão aposentados, pensionistas e servidores públicos que precisaram contratar o serviço porque o encontraram com as taxas e juros mais baixos que o oferecido em outros locais renomados.
Este tipo de empresa oferecerá privilégios e certas vantagens aos clientes que a procurarem, como é o caso de flexibilidade nas parcelas. No entanto, o que mais chama atenção daqueles que procuram pelo consignado nem é a questão da quantia de parcelas, mas o juros menor do que o empréstimo pessoal.
Além disso, você deve ter em mente que antes de saber como abrir empresa de crédito consignado, a respeito da importância de saber lidar com um tipo muito específico de público. Os idosos são os que mais procuram o serviço, pois precisam resolver débitos pendentes ou porque necessitavam de uma renda para auxiliar no lar, e caberá a você apresentar ofertas e oportunidades tentadoras que façam a diferença na vida dessa pessoa.
Saiba que aprender a como abrir empresa de crédito consignado, fará com que você observe que por mais que existam muitos clientes à sua procura para fazer negócio, haverão aqueles que precisam de ajuda para sanar dúvidas ou resolver problemas. É justamente neste ponto que você precisa prestar atenção e atender com calma, a fim de manter aquele cliente com você e o fidelizar, de fato.
Para que serve uma empresa de crédito consignado?
A sua função é a de ofertar crédito às pessoas que tenham o perfil adequado e apresentar planos de parcelamento, os juros e encargos. É uma alternativa aos bancos, com o costume de cobrar tarifas elevadas e nem sempre os contribuintes têm o interesse de arcar com gastos exorbitantes. Então, o cliente pode:
- Conversar com o atendimento online ao fazer o pedido de crédito;
- Receber atendimento presencial, se for o caso;
- Pode tirar dúvidas e agilizar o processo de empréstimo.
A sua empresa de crédito consignado precisa se manter organizada para receber as pessoas ou entregar um atendimento digital de qualidade. O público que te procura precisa de confiança para solicitar o empréstimo, um dos mais pedidos atualmente.
Neste caso, uma parcela do público idoso realiza solicitações de consignado com frequência. O ideal é oferecer um serviço completo, de qualidade e explicativo para a pessoa querer solicitá-lo.
Como funciona o Crédito Consignado?
O crédito ou empréstimo consignado funciona quando um aposentado, pensionista ou servidor público procuram pelos seus serviços, pois querem contratar um valor X ou Y, que será descontado diretamente da folha de pagamento do contratante. Isto evita, portanto, que você tenha que enviar boletos ao e-mail da pessoa e precise cobrar regularmente pelo pagamento.
Inclusive, o que mais chama atenção do consignado é por ter juros bem mais baixos que não chegam a 20% ao ano, a depender da financeira escolhida pelo cliente. Por este motivo, a procura é maior e as chances de ter consigo uma variedade de clientes fiéis é mais alta do que você possa imaginar, já que ocorreu um aumento enorme na procura e contratação do serviço nos últimos anos.
Aprender a como abrir empresa de crédito consignado, fará com que você não tenha problemas para com o seu cliente, e ambos possam manter uma relação saudável e agradável enquanto as parcelas durarem. Inclusive, o parcelamento feito pode demorar dois ou mais anos para acabar, a depender da quantidade de vezes que o empréstimo foi feito, e o cliente acompanhará os descontos de seu salário todos os meses em sua conta-corrente.
Esta é uma das principais e mais interessantes vantagens de saber como abrir empresa de crédito consignado, pois diferente do empréstimo pessoal que não faz o desconto direto, você tem a certeza de que terá o pagamento e que nem você ou o seu cliente se prejudicarão. É por este motivo que se você for uma empresa de crédito geral, recomendamos que fique atento com os empréstimos pessoais e exija uma troca equivalente para não ser prejudicado em algum momento.
O que é necessário para fundar uma empresa de crédito Consignado?
Como abrir empresa de crédito consignado? Você precisa ter em mãos o seu contrato social já registrado diante a Junta Comercial, possuir CNPJ, ter inscrição municipal, juntamente do alvará que permite a abertura do negócio. Não se esqueça da importância de ter um local para fazer a empresa existir, por ser exigido uma inscrição do imóvel em que ficará localizado a sua financeira.
Se houverem sócios inseridos neste negócio, você deve saber que como abrir empresa de crédito consignado, é exigido tanto RG quanto o CPF e comprovante de residência do seu sócio. Não é necessário mais nenhum outro documento similar, porém você deve manter a empresa registrada a uma financeira autorizada pelo Banco Central, caso contrário, todos os envolvidos podem se prejudicar.
Como não queremos este tipo de problema, você deve registrar a sua organização como um CNAE. Neste caso, deve-se haver uma atividade a ser exercida, que pode ser:
- 66193/99: outro tipo de atividade auxiliar aos serviços financeiros;
- 66193/02: correspondente financeira;
- 82911/00: financeira de cobrança ou informação cadastral.
A partir do momento em que você descobriu como abrir empresa de crédito consignado, tenha em mente de que esta escolha é muito importante e fará com que você tenha um rumo a ser seguido junto dos demais funcionários.
Mais uma questão importante sobre como abrir empresa de crédito consignado, é a respeito de a financeira seguir todas as regras já estabelecidas pela Portaria da RF. Dessa forma, evitará diferentes problemas e dores de cabeça que apareceriam a longo ou curto prazo.
Qual o lucro de uma empresa de empréstimo consignado?
Os valores tendem a variar, já que as correspondentes bancárias e financeiras recebem uma comissão por cada uma das vendas. Dessa forma, você pode receber um valor igual ou superior a R$ 15.000,00 a depender do solicitado no empréstimo, por exemplo, e se for recorrente o fechamento de contratos a sua empresa terá margem de lucro suficiente para abrir subsidiárias em outros locais.
Aprender a como abrir empresa de crédito consignado, fará com que você analise primeiramente como tem o interesse de trabalhar: por venda ativa ou receptiva. No caso da ativa, é quando você faz a abertura de um espaço de call-center em que contará com uma equipe de vendas para ligar aos clientes, a fim de oferecer o serviço e explicar como é o seu funcionamento.
No caso da venda receptiva, é necessário possuir um local amplo, confortável e que transpareça confiabilidade ao cliente. Lembre-se da importância de abrir o seu negócio em um local comercial, em que chame atenção e atraia facilmente o olhar das pessoas ao que você possui. É neste ponto que você deve contar com ótimos atendentes que ficarão responsáveis por fazerem a venda dos serviços, fecharão contratos e tirarão dúvidas.
Como é definido as taxas de juros de uma empresa de crédito consignado?
Para não enfrentar problemas, a recomendação da Data Stone se mantém para contratar uma equipe financeira (contabilidade), que entenda sobre os juros do mercado. Isso permite que você saiba o que pode ser cobrado, o que não pode e contribui para a satisfação dos seus clientes, pois foi analisado:
- Nível de risco do seu cliente: os juros são calculados com base no score e se for muito baixo, significa que ele é um mau-pagador, assim o percentual cresce;
- Taxa de juros referencial: é comum que as empresas usem de exemplo a Selic ou a Taxa Referencial dos Títulos da Dívida Pública (TR);
- Spread: usado para custear os gastos da operação de empréstimo e administração;
- Definição com base da instituição (banco).
A empresa de crédito consignado exige que você tenha controle acerca dos juros para não cometer cobranças elevadas e que não estão em acordo com o que já é praticado. Você pode ter problemas graves se for denunciado e pagar multas a depender dos seus ganhos.
Como funciona o pagamento de uma empresa de crédito consignado?
A financeira com a qual você é ligado fará o recolhimento dos valores e repassará a quantia adequada aos empréstimos realizados pelos correspondentes. Dessa forma, você e sua equipe são pagos tanto com o salário quanto comissão por realizar o consignado com os clientes.
Além disso, quando você faz a venda de um pacote elevado, consegue ter aumento com a sua empresa de crédito consignado e fazer com que o rendimento cresça. Para isto, o ideal é conversar com o banco antes de você abrir seu negócio a fim de compreender se há cobranças extras em atuar como um terceirizado e o quanto receberá.
Como conseguir clientes para empréstimo consignado?
Após saber como abrir empresa de crédito consignado, saiba que com a internet você consegue divulgar o nome da sua empresa mais facilmente, principalmente se apresentar soluções rápidas e simples. A navegação no site precisa ser polida, prática e com filtros de simulação que possibilitem o interessado a interagir com o ambiente, e tenha interesse de fazer a contratação.
Quando este mesmo cliente terminar de fazer a simulação, deixe um botão do WhatsApp disponível para a pessoa entrar em contato a fim de tirar as dúvidas. Os seus atendentes precisam ser sempre gentis, transparecer confiabilidade durante todo o processo de atendimento a fim de chamar atenção e atrair essa pessoa para dentro da empresa.
A equipe de vendas e marketing, portanto, são as duas mais importantes do local e você precisa saber como escolher, de fato, quem trabalhará com você. Isto evitará dores de cabeça, perda de clientes ou dificuldades na atração de pessoas ao que você oferece.
Como abrir empresa de crédito consignado fará com que você tenha um olhar muito mais observador, pois estará em constante competitividade com outras empresas, e nós da Data Stone queremos ajudar você a conquistar o seu público, com a nossa plataforma de consulta de dados e mailing list! Por isso, entre em contato e faça parte da família Data Stone.
Quem pode contratar uma empresa de crédito consignado?
Qualquer pessoa inserida nas características de aposentado ou pensionista do INSS. Estes são clientes que procuram com frequência por um tipo de crédito mais rápido, assim como servidores públicos e militares das forças armadas.
Este é um público que recebe uma renda fixa, ao contrário do que é visto no regime CLT, onde os funcionários podem ser demitidos a qualquer momento. Dessa forma, o valor deixa de ser descontado da folha mensalmente e a pessoa terá de arcar com os débitos como um crédito pessoal.
5 dicas para abrir uma empresa de crédito consignado e alcançar o sucesso
Para abrir a sua empresa é necessário ter conhecimento completo sobre como funciona o setor, entender os concorrentes e analisar os clientes. O ideal é se manter criterioso e exigente enquanto verifica as possibilidades:
- Melhor local para abrir a empresa;
- Qual público atingir;
- Qual melhor banco para ser terceirizado;
- Como será o tamanho da financeira;
- Ter um site.
A recomendação que fica é estudar com calma sobre as questões apresentadas acima antes de começar a recrutar funcionários para sua empresa de crédito consignado recém-aberta.
Estes são os principais métodos existentes para conseguir crescer e tornar a sua empresa um verdadeiro sucesso com os clientes, além de lhes dar total segurança.
Para prosperar com sua empresa de crédito consignado, siga nossas dicas, invista em uma boa equipe, práticas e abordagens, e apresente dados que façam as pessoas quererem os valores propostos. É dessa forma que se melhora a imagem da empresa e mostra que você não só tem perícia ao assunto, como oferece a ajuda que o cliente precisa.