Sistemas de Marketing: Estruturas e Soluções para Potencializar Resultados
Para potencializar os resultados da empresa, trabalhar com sistemas de marketing adequados ao seu modelo de negócio é indispensável para prevenir erros e garantir o acompanhamento pleno do que os leads procuram. Sem esse recurso, é muito mais desafiador compreender de que maneira auxiliar o público-alvo, pois atualmente o uso de dados é extremamente importante.
Quando falamos de marketing digital B2B, possuir recursos robustos e completos é fundamental para conquistar mais autoridade do que a concorrência. Caso contrário, vai ser muito mais desafiador desenvolver conteúdos interessantes, assim como produtos ou serviços com base no que os prospects realmente querem comprar, o que pode aumentar os gastos internos com estratégias ineficazes.
O que são sistemas de marketing?
O sistema de marketing (SIM) é uma infraestrutura desenvolvida para coletar, armazenar e analisar dados, sejam eles internos ou externos, para ter uma tomada de decisão assertiva em um momento posterior.
Este recurso é também um diferencial competitivo, pois faz com que a empresa tenha informações que os concorrentes não possuem, o que possibilita que ela consiga se relacionar melhor com o público-alvo.
Tipos de sistemas de marketing
Sistemas como o Analytics coletam dados de todos os conteúdos que você gerencia e fornecem um material para que relatórios sejam montados. Com a automação, é possível trabalhar com plataformas que auxiliam a entender melhor o comportamento dos leads, enquanto o CRM permite analisar os dados, além de incluir tarefas para o dia, como follow-up.
Importância dos sistemas de marketing para as empresas
Indispensáveis, os sistemas de marketing nos auxiliam na tomada de decisão, na mitigação de erros e na comunicação eficaz com os nossos leads. Por se tratar de uma robusta infraestrutura, eles também consegue proporcionar outros aspectos fundamentais que tendem a fazer diferença na rotina empresarial, como:
- Integração de estratégias e canais;
- Melhoria na eficiência operacional;
- Aumento na captação e retenção de clientes;
- Possibilidade de se relacionar melhor com os leads;
- Análise aprimorada de dados.
Com o uso correto dos sistemas de marketing, você tem a praticidade de analisar os dados de leads, entender o que eles procuram e de que maneira a sua companhia pode ajudá-los. Esta também é uma maneira de desenvolver conteúdos relevantes, compatíveis com o que eles querem ver e que podem ajudar na nutrição e posterior conversão.
Principais componentes dos sistemas de marketing
Atuar com o SIM pede a implementação de componentes compatíveis com o que a empresa necessita. É importante contar com ferramentas robustas que auxiliem você e a equipe a organizarem as informações com agilidade ao mesmo tempo em que fazem uma busca filtrada no Módulo de Prospecção B2B da Stone Station para encontrar contatos de decisores e, assim, realizar uma comunicação mais assertiva.
Automação de marketing
O marketing automation se trata de uma estratégia que usa ferramentas tecnológicas para realizar a automação de atividades repetitivas que demandam tempo dos colaboradores. Com esse recurso, é possível aprimorar as interações com os leads, além de tomar uma decisão mais segura com base em dados confiáveis.
Gestão de relacionamento com o cliente (CRM)
Gerenciar dados coletados ficou mais prático, pois você tem o CRM que possibilita ter controle da gestão de relacionamento com os seus leads. Isto é, de maneira simples, a sua equipe consegue marcar uma reunião para dia e horário X com um potencial cliente, anotar o que foi dito nas conversas, quais as necessidades dele e de que maneira a empresa pode auxiliá-los.
Análise de dados e relatórios
Em um sistema de marketing robusto, você consegue obter informações importantes por meio da análise de dados de site, blog ou campanhas realizadas. A partir disso, torna-se mais prático desenvolver relatórios completos que podem ajudar na tomada de decisão, além de prevenir possíveis erros na comunicação dos colaboradores com os potenciais clientes.
Gestão de campanhas e canais digitais
Para uma campanha ser um sucesso, realizar o gerenciamento de cada etapa é crucial para os resultados positivos surgirem. Nos canais digitais, você consegue identificar o seu público-alvo, definir os objetivos desta promoção, desenvolver uma estratégia baseada em UX/CX e mensurar por KPIs, incluindo a margem de lucro líquido e bruto, CLV, lead time, ticket médio e CPL.
Como escolher um sistema de marketing eficaz?
Os sistemas de marketing eficientes precisam conter recursos amplos que facilitem a análise de dados dos colaboradores e auxiliem na prevenção de erros. Ferramentas com poucas funcionalidades impedem uma comunicação eficaz, o que pode te fazer adquirir outra ferramenta complementar para suprir as necessidades que a primeira não foi capaz de atender.
Avaliação das necessidades específicas do negócio
Avalie as principais necessidades do seu negócio e anote em uma planilha, classifique por tópicos o que é crucial, urgente e de demanda baixa. Com base nessas informações, é possível escolher os sistemas de marketing correspondentes ao que a sua empresa requer, o que auxilia na busca por ferramentas mais completas, porém pode haver custos mais altos que o ideal.
Comparação de funcionalidades e preços
Durante a sua análise, realize comparativos entre as funcionalidades e veja que tipos de recursos estão disponíveis, se são fáceis de usar e correspondem com o que a empresa precisa. Em seguida, recomendamos que você verifique os preços para entender se as cobranças são adequadas e fazem sentido com o que é exigido para não contratar um sistema caro, básico e complicado de usar.
Testes e avaliações de usuários
Testar os sistemas de marketing antes de comprar é essencial para entender se a ferramenta é de fácil utilização e cumpre com o que promete. Não podemos esquecer das avaliações de usuários anteriores, pois podem ser um auxílio valioso na escolha da plataforma e evitar contratações que podem ser prejudiciais no curto prazo para a sua empresa.
Desafios na implementação de sistemas de marketing
No momento em que planejamos implementar os sistemas de marketing, desafios podem surgir inesperadamente. É importante estar preparado para solucionar o que for necessário.
Esta é uma maneira de prever o que pode acontecer e desenvolver estratégias de prevenção ou contenção para mitigar o máximo de erros possível, além de direcionar a equipe no caminho certo.
Necessidade de treinamento e adaptação da equipe
Com novos sistemas de marketing, você vai precisar treinar a sua equipe regularmente até que se encontre adaptada à novidade. Demonstrar como a ferramenta funciona, quais as principais funções e orientar quanto ao que é esperado, são critérios que fazem a diferença e evitam o uso incorreto do recurso.
Integração com outros sistemas existentes
A integração com outros sistemas existentes pode ser um verdadeiro desafio no início e vai exigir um pouco mais de paciência e calma neste início. Portanto, quando você for escolher o tipo de ferramenta, verifique as conexões que podem ser feitas para ter a certeza de que não vai ter problemas.
Gestão de dados e privacidade
Nem todos os sistemas de marketing oferecem uma boa gestão de dados e privacidade, o que é perigoso e antiético. O ideal é que você opte por uma ferramenta mais segura e que segue às exigências da LGPD, como o Módulo de Prospecção B2B da Stone Station, que fornece informações completas e assertivas do seu potencial cliente para as tomadas de decisão ocorrerem com mais eficiência.
Futuro dos sistemas de marketing
O sistema de marketing pode prever tendências de mercado, auxiliar na compreensão eficaz das necessidades dos leads e facilitar na análise de possibilidades de melhorias. No entanto, além de atuar com recursos como este, empresas como a sua devem trabalhar com dados mais assertivos, atualizados e organizados para entender adequadamente o perfil dos leads.
Nos últimos anos, a experiência do cliente que se fortaleceu tanto física quanto digitalmente, exige das companhias uma atenção maior e melhor ao que ele precisa. Por isso, ter uma base de dados incompleta ou com informações desatualizadas é prejudicial, pode atrapalhar a comunicação e impedir que os vendedores consigam realizar a conversão em um tempo reduzido.
A partir do uso de filtros robustos, é possível ter acesso aos contatos de decisores, desde telefone até e-mail, e os direcionar para as ferramentas de gestão como o CRM. Pois, com o Módulo de Prospecção B2B da Stone Station, você tem a possibilidade de fazer buscas segmentadas para enriquecer a sua base com informações atualizadas e completas!