Coachability: a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional
A chave para o desenvolvimento profissional e pessoal pode ser a coachability, uma softskill que tem a função de fazer com que a transmissão de feedbacks seja clara e funcional. Isto é, os vendedores precisam entender os comentários e, ao invés de levar para o lado pessoal, devem avaliar de que maneira podem melhorar para atingir os resultados que a empresa quer.
No processo de vendas, é necessário que a equipe esteja alinhada e focada em converter leads em clientes fiéis. Para chegar a este sucesso, o Módulo de Prospecção B2B da Stone Station pode auxiliar o time comercial a filtrar dados relevantes dos prospects e se comunicar unicamente com nomes qualificados que tem poder decisivo de compra, em vez de perder tempo com pessoas que não decidem pelas companhias.
O que é coachability?
Coachability é a habilidade de saber escutar e interpretar o feedback, sugestão ou crítica e alinhar a atitude conforme a situação. Ou seja, se um profissional recebe um comentário negativo sobre erros cometidos, ao invés de se sentir mal, ele deve analisar o problema e conversar com o responsável pelo comentário a fim de solicitar auxílio para aprender com as próprias falhas.
A importância da coachability no ambiente de trabalho
A coachability é importante porque faz com que a equipe se mantenha ativa, engajada e consiga realizar uma comunicação clara e eficiente com os gestores. Isto evita a necessidade de terceiros enviarem os comentários aos demais funcionários, pois além de causar uma transmissão errada, gera desconforto e o ambiente de trabalho se torna ruim.
Como coachability impacta a carreira de um vendedor
Com a coachability, o vendedor consegue ter um desempenho superior à média e pode gerar melhor satisfação na empresa. Ainda, se o programa for bem estruturado, o aumento na produtividade pode atingir 88%, enquanto a elevação da receita anual pode chegar a 8%.
5 dicas para praticar coachability
Para praticar, o vendedor deve ouvir as dicas e feedbacks positivos e negativos e se adaptar às críticas, mesmo que não te agradem inicialmente. O ideal é conversar com quem transmitiu as informações em busca de conselhos que te ajudem a melhorar – saiba o que mais pode ser praticado:
- Escute bem, se adaptar aos feedbacks e melhorar progressivamente;
- As mudanças precisam ocorrer em tempo hábil;
- Coloque em prática as mudanças e mostre que ouviu bem os feedbacks;
- Esteja disposto a mudar demonstra humildade e que você escuta realmente o que é dito;
Por fim, para aplicar a coachability, estude as informações fornecidas pelos gestores para melhorar seus resultados. Essa estratégia é uma grande aliada para garantir bons resultados.
Principais características da prática de coachability
Dentre as principais características do coachability, ao fazer uma atividade solicitada, você pode ter mais segurança e confiança de concluir as metas em um prazo hábil, pois foi orientado quanto ao que deve ser feito.
Quando os gestores explicam o que precisa ser corrigido e melhorado, há mais tranquilidade de seguir com os seus objetivos. Entenda também as outras características que fazem parte dessa habilidade:
- Desejo de aprender;
- interesse de ouvir;
- Segurança de pedir conselhos, compreender as informações e as usar sem ficar na defensiva;
- Demonstrar que procurou novas maneiras de conquistar resultados melhores.
Nem sempre vai ser fácil escutar um comentário negativo quanto ao que você faz, mas precisa estar disposto a ouvir os profissionais mais experientes que querem o seu melhor. A mudança de mentalidade é muito importante, pois auxilia a enxergar a situação com novos olhos e também pode gerar o desejo de melhorar para atingir o nível esperado na sua função.
O papel do coach na promoção da coachability
Os coaches têm o papel de incentivar os vendedores, explicar a importância de nunca desistir e de se manterem firmes, mesmo diante tantos desafios. Até mesmo, pois podem existir dias em que as vendas não vão acontecer como esperado, que a comunicação com os leads não vai ser bem-sucedida e cabe ao grupo comercial entender e procurar novas alternativas para controlar a situação e a convertê-la para um cenário positivo na empresa.
Como um coach pode ajudar a desenvolver a coachability
Os coaches podem ajudar por meio de conversas, sugestões, acolhimento e escutando as possíveis reclamações dos funcionários. Para desenvolver a coachability, os vendedores precisam entender que os feedbacks não têm a intenção de os magoar, pois são feitos com o objetivo de ajudá-los a melhorar, o que pode ser explicado por meio do coach.
Técnicas eficazes de coaching para aumentar a receptividade
Adaptar os métodos de transmissão de feedbacks ao trabalhar com o gatilho mental de reciprocidade pode auxiliar o time entender onde errou e como pode melhorar. O uso de reforço positivo para não deixar os vendedores esquecerem do objetivo também pode contribuir com o aumento de receptividade gradualmente.
Coachability em diferentes contextos
O uso da coachability está presente em diferentes contextos, não apenas no setor de vendas. Por isso, é muito importante que a implementação da técnica ocorra de acordo com a necessidade dos setores a fim de manter os alvos engajados e motivados.
Saiba os diferentes contextos no qual ela pode ser implementada:
No ambiente corporativo
Nas empresas, a coachability é feita para manter os vendedores focados e os ajudar no recebimento de feedbacks. Por se tratar de um processo prolongado, os profissionais precisam de tempo para se adaptarem e demonstrarem os resultados por meio das atividades melhoradas.
Em esportes e performance
Para aumento de performance em atletas no setor esportivo, é comum que os treinadores expliquem o que é feito de errado e orientem quanto às melhorias para ganharem as partidas ou obterem as medalhas de ouro. O objetivo é fazer com que essas pessoas entendam que possuem potencial e tem como chegar no pódio com esforço e muita dedicação.
Em relacionamentos pessoais
Relacionamentos pessoais exigem a troca constante de feedbacks, sobretudo a respeito de atitudes que não agradam o parceiro. Saber ouvir e entender a necessidade de mudar é importante, pois auxilia a prolongar um namoro, noivado e casamento por muito anos.
Medindo a coachability
Medir a coachability é necessário para entender se a estratégia implementada realmente está funcionando e o que ainda precisa ser refinado para atingir os resultados esperados. Este acompanhamento auxilia os gestores a entenderem o que foi considerado pelos profissionais e o que permanece em falta.
Ferramentas e métodos de avaliação
Ferramentas como a meta SMART e análise SWOT podem ser trabalhadas para analisar o desempenho dos vendedores, assim como os métodos avaliativos. Nesta última opção, é possível atuar com pesquisas de satisfação para entender a opinião da equipe em relação aos feedbacks e como a empresa pode melhorar cada vez mais os comentários.
Indicadores de progresso e sucesso
Use indicadores, como número de vendedores engajados e mais motivados, tempo médio levado para a equipe aplicar as sugestões na rotina e quais profissionais precisam de treinamentos constantes. Estas são maneiras de entender se a coachability está dando resultados, mas principalmente compreender se a equipe está satisfeita com os feedbacks recebidos.
Exemplos de coachability em ação
Com a implementação adequada da prática, os colaboradores conseguem ter uma performance muito melhor e podem atingir os resultados exigidos pelos gestores. Para isto, porém, é necessário que o coach ocorra frequentemente para manter a equipe motivada e focada quanto ao que deve ser feito semanalmente.
Histórias inspiradoras de líderes e equipes
Na Outbound Marketing, um dos profissionais responsáveis pela coachability, Lucas Santiago, treinou uma estagiária que nunca vendeu e era seu o primeiro dia de treinamento. Desde o começo, ele fornecia os feedbacks, e a profissional aplicava em busca de melhorar e cumprir com os desafios impostos, mesmo que fossem mais difíceis a princípio.
Steve Jobs atuou também com muitos coaches em sua vida e na carreira, como quando recebeu o acompanhamento de John Mattone, especialista e coach executivo, e Bill Campbell, treinador de futebol americano. A partir do momento que o profissional foi auxiliado, conseguiu fazer com que os produtos da Apple tivessem ainda mais reconhecimento no mundo.
Para manter a equipe engajada, é muito importante atuar com dados relevantes, assertivos e eficientes, para se comunicar diretamente com os tomadores de decisão. Com o Módulo de Prospecção B2B da Data Stone, você tem a possibilidade de auxiliar o seu time a filtrar informações a respeito de leads potenciais para os contatos serem realizados e poder aumentar as chances de vender!