Marketing para lojas de informática: como encontrar mais público
Para construir um empreendimento de sucesso e alavancar o seu negócio, saber as principais estratégias de marketing para lojas de informática é fundamental. Afinal, elas irão te ajudar a se consolidar nesse nicho de mercado!
Você, empreendedor, deseja montar uma loja de informática que tenha sucesso e cresça de forma rápida e prática logo em seu primeiro ano? Então, para isso, precisará estudar e ter conhecimento das principais metodologias de marketing para lojas de informática! Isso será a base para você gerar leads qualificados e captar novos clientes.
E todos nós sabemos que divulgar e elaborar um bom marketing para lojas de informática não é uma tarefa fácil nos dias de hoje. Afinal, a concorrência é bem grande e precisamos sempre nos desdobrar para conseguir destaque e autoridade dentro das redes, não é mesmo?
No geral, um marketing para lojas de informática que consideramos ideal para os dias atuais é, sem sombra de dúvidas, o digital. Quando unimos boas estratégias de marketing digital com uma gestão empreendedora de excelência, conseguimos resultados maravilhosos.
Interessado em otimizar o seu negócio e captar um maior número de clientes diariamente? Então confira essas dicas que separamos para você elaborar uma boa estratégia de marketing para lojas de informática!
O que é o marketing para lojas de informática?
Antes de mais nada, por que não damos uma recapitulada no que é o marketing para lojas de informática? Pois bem, podemos definir isso como um conjunto de diferentes medidas e estratégias para divulgar a nossa marca e, então, oferecer nossos produtos e serviços para o cliente em questão, de forma que ele deseje adquirir conosco e que tenha uma experiência satisfatória.
O marketing para lojas de informática é bem mais eficaz quando realizado no meio digital, afinal, se seus leads estão querendo adquirir produtos de tecnologia e informática, quer dizer que passam bastante tempo na internet, então, por que não aproveitamos esse cenário para divulgar a marca?
Quanto utilizamos todas as mídias digitais ao nosso favor, podemos proporcionar um excelente retorno e uma potente captação de clientes para os nossos serviços. Mas não pense que apenas o marketing digital será útil para divulgar sua empresa – não mesmo! É necessário também que sua loja tenha uma boa gestão.
Benefícios de usufruir de estratégia de marketing para lojas de informática
A verdade é que não faltam boas razões para investir no marketing para lojas de informática através do meio digital. A primeira delas está no fato de que, diariamente, a internet não para de aumentar seu número de acessos.
Sabemos que conforme a população aumenta, o número de pessoas conectadas nas redes cresce igualmente e de forma exponencial. Logo, seus leads qualificados estão online nas redes, e poderão se tornar clientes rapidamente.
Caso você abra mão de estar presente no cenário virtual, você estará perdendo oportunidades de vendas que são únicas. Afinal, sabemos que o marketing digital não só se tornou bem mais eficiente que o convencional como, também, mais prático.
E com um bom marketing digital, você pode também otimizar todo o seu orçamento, pois, como consequência, vai investir somente no que de fato importa e no que apresenta mais chance de conversão e captação de clientes.
Além disso, sua loja se torna bem mais acessível na internet do que fora dela, não é mesmo? Muitas pessoas podem acessar o seu conteúdo durante o dia, conferir seus produtos, verificar seus preços e, então, decidir se fecham ou não negócio. Seu site será sua vitrine, ele irá gerar os leads e captar clientes.
Por fim, outro grande benefício do marketing para lojas de informática ser digital, é que você poderá acompanhar e avaliar suas métricas independente do horário de acesso. Por 24 horas, você conseguirá analisar seus resultados e ver o que pode ser otimizado e o que deve ser mantido.
Como fazer uma boa estratégia de marketing para lojas de informática?
Então, agora que conhecemos os benefícios de investir nas estratégias de marketing para lojas de informática, como podemos construir uma boa metodologia para fazer o nosso empreendimento crescer?
Bom, primeiramente precisamos saber que o marketing digital é de fácil acesso para qualquer empresa que deseja estabelecer essa forma de divulgação do seu negócio. Entretanto, esse é um cenário extremamente aberto e bem amplo, que se expande a cada dia que passa, com várias novidades e tecnologias diferentes.
Isso pode fazer com que você falhe e tenha pouco conteúdo a mostrar para o seu público. Entretanto, se seguir as dicas que iremos mostrar, você poderá aplicar um marketing para lojas de informática com excelência, aumentar a sua captação de clientes e ver a sua empresa crescer cada vez mais.
Interessado nesse cenário? Então confira essas dicas e veja como pode mudar o cenário da sua empresa com um simples marketing para lojas de informática!
Crie personas
O primeiro passo na hora de montar um marketing para lojas de informática é elaborar uma buyer persona. Mas, como assim? Precisamos conhecer nosso público-alvo e saber quem exatamente queremos atingir com as nossas estratégias, não é mesmo?
E qual é a melhor forma de fazer isso? Simples, criado uma pessoa ideal para vendermos. Com relação à idade, trabalho, necessidades, canal de comunicação e forma de pesquisa nos mecanismos de busca, montamos uma pessoa específica para direcionar o marketing para lojas de informática.
Invista em um blog
Depois, é extremamente importante que a gente invista no marketing de conteúdo e crie um blog ou site para a loja. Nele, você precisa postar textos informativos sobre os produtos que você vende, curiosidades e afins, para que o cliente pesquise bem antes de fechar a compra, para orientá-lo em sua jornada e para ganhar a devida autoridade dentro da internet.
Outra forma de aumentar seu território no meio digital é através dos guest posts em blogs que convidem você para uma participação especial.
Foque no SEO
E de nada serviria o marketing de conteúdo se não fosse o SEO! Procure investir na construção de um bom SEO, com técnicas atualizadas e com o uso das palavras-chave de forma correta, e veja o seu site se destacar dentro dos principais mecanismos de busca dentro da internet.
Invista nas redes sociais
As redes sociais são grandes aliadas na internet, tanto do marketing para lojas de informática como também no geral. Seus clientes visitam sempre os perfis nas redes sociais, então, por que não investir em postagens interativas e conteúdos nelas também?
Crie um programa de relacionamento com o cliente
É claro que precisamos também manter um bom relacionamento com o consumidor, para que ele se torne fiel a nossa marca e recomende a loja para amigos e conhecidos. Você pode investir em um suporte 24 horas, contato através de telefone, das mídias sociais ou por chat ao vivo.
Use o E-mail Marketing
O E-mail marketing ainda é uma excelente ferramenta para divulgar os seus produtos. Com um mailing rico em leads e informações você consegue enviar inúmeros e-mails personalizados, divulgar o seu produto e suas principais promoções, de forma que mantenha um bom relacionamento com o seu consumidor.
O e-mail marketing estreita o relacionamento com o cliente e oferece de maneira assertiva aquilo que ele precisa para fechar negócio com sua empresa, mas para que isso seja feito da forma correta, com marketing bem direcionado que não gaste com pessoas que não terão interesse nos seus produtos, você deve ter a lista dos clientes ideais em mãos.
Só com uma ferramenta de consulta poderosa, que mantenha dados atualizados e permita a personalização de filtros para você encontrar exatamente o perfil de clientes que quer, você conseguirá otimizar seu e-mail marketing e obter melhores resultados com menos investimento.
Como usar a plataforma da Data Stone para conseguir captar mais clientes?
Interessado em investir no marketing para lojas de informática? Saiba que com a plataforma da Data Stone é possível! Aqui, você poderá encontrar uma lista imensa de contatos para captar, totalmente atualizados e voltados para o seu negócio.
A Data Stone conta com atualizações constantes em sua base de dados e disponibiliza para seus clientes um mailing list com todas as informações necessárias para sua prospecção. Na plataforma de consulta de dados, onde você consegue fazer busca por filtros personalizáveis e focar no seu alvo para que suas estratégias sejam mais assertivas.
O marketing para lojas de informática parece complexo inicialmente, mas é uma tarefa fácil quando se domina essas dicas simples, mas que garantem o crescimento da sua empresa. E é claro que você não está sozinho nessa, pode contar com a família da Data Stone sempre que necessário!