Dicas de Promoção de vendas para sua loja captar mais clientes
Estudar as dicas de promoção de vendas permitirá que você e toda a sua equipe tenham um norte a ser seguido. É extremamente comum ficar em dúvidas do que fazer em cada período do ano para atrair os clientes, desbancar os concorrentes e conseguir lucrar. É por este motivo que estamos aqui para ajudar você a captar leads e ter um aumento lucrativo maior que o esperado.
Quais são algumas dicas para aumentar as vendas?
Entre as principais dicas de promoção de vendas, temos a de realizar um planejamento antecipado. Neste caso, suponhamos que você tenha uma loja de artigos para o lar e queira chamar atenção dos consumidores para os produtos que você tem.
Pense que o período de mais movimentação é no começo e final de ano, principalmente neste período de novembro a dezembro por conta de Black Friday e Natal. É justamente nestes dois períodos sazonais que você fará diferentes promoções de: leve 3 taças de vinho pelo preço de 2 ou compre 4 refratários e ganhe um desconto de 5% ou 10% ao pagar à vista com dinheiro ou pix.
Claro, são métricas bem diferentes, mas que abordam um conceito interessante para o consumidor. As pessoas adoram receber descontos na hora de fazer as compras, principalmente por saberem que o preço dos produtos aumentou consideravelmente ao longo dos últimos anos. Isto faz com que nem todos tenham o interesse de comprar se não virem um benefício naquela compra.
Dessa forma, as dicas de promoção de vendas farão muita diferença a curto prazo. No entanto, caberá a você estudar quando é mais viável inserir este tipo de vantagem para o cliente, pois não é sempre que dá para baixar os preços e oferecer tantas promoções nas compras.
Aproveite novembro e faça aquele desconto como um “Esquenta de Black Friday”, apresente produtos mais antigos em estoque e diminua os valores. Certamente os clientes aproveitarão os preços para fazerem as suas respectivas compras de fim de ano.
Como posso promover meus produtos?
Como explicamos bem acima, as dicas de promoção de vendas, farão com que você promova os produtos em períodos em que há maior movimentação no setor comercial. Tem aqueles produtos parados no estoque e não sabe o que fazer com eles? Abaixe o preço e prepare condições especiais para o consumidor se interessar e querer levar!
Em nossa dica mais acima, você viu que exemplificamos um setor de vendas de artigos para o lar. É neste processo que você deve se questionar sobre: o que os clientes procuram? O que mais sai? O que pode ser diferente e atrair as pessoas? Questione-se e insira as suas respostas em uma folha de papel.
Reúna-se com a sua equipe para conversar a respeito do que fazer para melhorar o processo de vendas, e evitar que os artigos mais antigos permaneçam parados em estoque. Isto faz com que você tenha gastos em excesso e não consiga repor em outro momento, e isso deve ser evitado.
É neste período de final de ano que você e os seus funcionários devem se unir para vender o que puderem. Todos devem dar dicas de ótimas promoções, sobre como a loja pode se beneficiar ao vender itens natalinos e se valerá a pena investir até mesmo em panetones ou chocotones.
De qualquer forma, identifique quais os produtos que deseja promover e faça postagens em ambientes virtuais, folhetos para disponibilizar aos visitantes ou placas e anúncios dentro da loja para divulgar artigos com preços promocionais. Mas além de tudo isso, uma boa forma de promover esses produtos para clientes com maior potencial de comprá-los é através de e-mail marketing.
O e-mail marketing, quando entregue para o público correto, é uma ferramenta potente para a divulgação de produtos e marcas e para o estreitamento das relações com o cliente. Então prepare uma boa lista de leads (ou seja, clientes em potencial) e dispare e-mails assertivos para vender tudo o que está no estoque ou que é novidade em seu negócio!
Quais são as melhores maneiras de aumentar as vendas?
Em mais uma de nossas dicas de promoção de vendas, queremos que você tenha em mente a importância de observar o tipo de cliente que frequenta a sua loja. As análises permitem que você veja o que ele precisa, o que procura e quais as suas preferências por produtos.
Existem clientes que não tem muita paciência de procurar por determinados artigos se a loja for enorme, portanto, você precisa deixar determinados itens em locais estratégicos para chamar a atenção. Aproveite para fazer promoções em cima desse mesmo produto e ofereça vantagens durante a finalização da compra.
Além disso, você deve estipular uma data para concluir a promoção da sua loja. Este é um dos fatores que chamarão atenção daqueles clientes que querem comprar, mas estão em dúvidas e é neste ponto que você se dará bem. O consumismo existente dentro das pessoas falará mais alto e, consequentemente, o cliente comprará um número maior de produtos do que realmente deveria.
O que devo fazer para promover minha empresa?
No caso de dicas de promoção de vendas para a sua empresa de serviços, você deve se atentar a fatores como: o que os clientes precisam? Eu posso oferecer um pacote com um desconto vantajoso? Responder as duas questões farão você analisar criteriosamente o que fazer na hora de apresentar promoções.
Inclusive, você deve observar que dentre as milhares promoções de serviços existentes no mercado, as pessoas se interessam muito mais quando há o fechamento de um pacote que estava por um valor X e tenha um desconto para Z. Isto chamará atenção dos clientes que entrarão em contato por WhatsApp, no seu site ou por e-mail a fim de fazer a contratação do pacote.
Mas não adianta ter um monte de produtos com preços promocionais e não divulgar isso. Portanto, é necessária uma estratégia de marketing que impulsione as campanhas promocionais e, como esse processo se torna mais dispendioso e traz menos retorno quando você o faz de maneira muito abrangente, invista em ter uma lista de prospecção que delimitar o público ao alvo desejado.
Com uma campanha de marketing que considera as particularidades de seu público alvo e é encaminhada diretamente para ele, você terá bem mais chances de fechar as vendas e promover sua empresa.
Qual é a melhor maneira de aumentar as vendas da minha loja?
Como explicamos anteriormente nas dicas de promoção de vendas, você precisa investir em chamam atenção do consumidor ideal. Faça uma pesquisa de mercado, entenda quem é o seu público, descubra o que ele quer ou precisa e ofereça diretamente para ele.
Em um ótimo exemplo entre as dicas de promoção de vendas, a maior loja B2W Digital do Brasil é a Americanas. Com certeza você deve ver pela TV vários comerciais com ofertas super tentadoras de leve 3 barras de chocolate por R$ 12,00, ou leve o Pringles de R$ 13,00 por R$ 9,00. Tudo isto sem ser em épocas sazonais, nem mesmo em Black Friday.
Nada te impede de se inspirar nas Lojas Americanas e observar como eles trabalham para captar os clientes. Estas são técnicas que realmente funcionam, pois chamam atenção do consumidor mesmo que ele nem queira comer chocolate, mas decidiu levar por conta da promoção e porque vale mais a pena do que comprar apenas 1 no valor de R$ 7,00.
Promoções que aplicam desconto sobre combos são estratégias de seu cliente levar mais produtos para conseguir uma vantagem. Se você oferece só o desconto, você não o provoca a levar mais produtos, já que o desconto será garantido mesmo na compra de um, percebe a diferença?
Quais são as melhores maneiras de divulgar uma promoção?
Entre as dicas de promoção de vendas, você pode contar com a Data Stone para ter acesso a um mailing list completo, em que você pode encontrar leads ideais para enviar suas campanhas de e-mail marketing. Crie um informativo bem interessante, chamativo e irrecusável, pois é um fator determinante para chamar atenção do consumidor.
Além disso, na Data Stone você encontra uma plataforma de consulta de dados que conta com atualização diária e busca por localização, CPF e CNPJ, e o melhor, seguindo as normas da LGPD.
Você também pode trabalhar com as promoções por Instagram e Facebook que são duas mídias digitais populares. Utilize as ferramentas de ambas ao seu favor e apresente os seus produtos, explique como cada um funciona ou simplesmente divulgue os seus serviços.