Melhore sua performance com o enriquecimento de dados
Nada melhor do que o enriquecimento de dados para manter as informações do cliente sempre atualizadas no sistema, possibilitando às empresas a elaboração de novas estratégias e campanhas de vendas para potencializar seus resultados.
O enriquecimento de dados é fundamental para que a comunicação entre empresa e cliente seja facilitada, especialmente se essa atualização periódica dos dados for realizada por sistemas automatizados, o que facilita o trabalho das equipes de marketing e comercial.
Mas mesmo sabendo que o enriquecimento de dados é importante para as empresas, quais são as suas reais vantagens? O que de fato é o enriquecimento de dados? Existem desvantagens em relação à prática de atualizar dados de clientes?
Confira neste artigo o que é necessário saber sobre o enriquecimento de dados, como ele pode ser feito, quais as suas vantagens e outras considerações importantes.
O que é enriquecimento de dados?
O enriquecimento de dados trata-se da manutenção periódica dos dados de clientes no sistema da empresa, pois isso facilita a comunicação com eles.
Vale lembrar que constantemente as pessoas podem mudar o número de telefone, e-mail, endereço e que, uma vez desatualizados os dados do cliente, uma venda pode deixar de acontecer, o que ao final de um mês pode fazer a diferença nos resultados.
Por esse motivo, manter os dados constantemente atualizados auxilia no relacionamento entre a empresa e seus consumidores, seja para ofertar novos produtos e serviços ou até mesmo realizar pesquisas de satisfação para elaboração de novas campanhas e ações.
Como os dados são enriquecidos?
A melhor maneira de se enriquecer os dados do cliente de uma empresa é realizando a atualização de seu cadastro periodicamente, uma das formas é entrar em contato com ele e ir conferindo dado por dado para afirmar se todos continuam os mesmo ou se houve mudanças.
No entanto, essa estratégia pode ser problemática, sobretudo por duas questões: esse trabalho de contatar cada cliente leva bastante tempo para ser realizado e o cliente nem sempre terá disponibilidade para responder todas as questões.
Portanto, com o avanço da tecnologia e das práticas cotidianas para gestão de dados, o melhor caminho para atualizar os dados é através de plataformas de consulta de dados, que ofereçam um serviço sério e dados coletados de maneira legal e tratados periodicamente para se manterem atualizados.
Com uma plataforma como a Stone Station é possível atualizar os dados dos seus clientes ou potenciais clientes, segmentando sua busca com filtros personalizáveis e acessando os dados de contato mais recentes deles.
Um dos principais dados que precisa ser constantemente atualizado é o telefone, pois geralmente é através dele que o contato direto com o consumidor de sua marca acontece. Caso este esteja desatualizado, através da Stone Station é possível buscar o contato por seu número antigo e ver as atualizações deste cliente.
Qual a importância do enriquecimento de dados?
O enriquecimento de dados se torna importante por promover uma maior aproximação da empresa com seus clientes, possibilitando a elaboração de campanhas e ações de marketing junto aos consumidores.
Além disso, manter o relacionamento com o cliente pode fortalecer a vantagem competitiva perante os concorrentes, pois uma vez que com dados atualizados o setor comercial consegue ser mais assertivo em suas abordagens, convertendo clientes e fidelizando os que já estão na carteira, ao aumentar sua satisfação.
Através do enriquecimento de dados é possível coletar informações a respeito das necessidades do cliente, que podem ser sanadas pela empresa, com serviços e produtos que correspondam ao que os leads desejam.
Quais são as vantagens do enriquecimento de dados?
Investir no enriquecimento de dados é sem dúvidas uma opção assertiva para as empresas que querem estabelecer uma comunicação mais próxima com seus clientes, além de propor a eles serviços, produtos e ofertas, para sair na frente de seus concorrentes e promover a plena satisfação deles.
Quais são as vantagens que investir no enriquecimento de dados pode proporcionar a um negócio? Confira como manter os dados atualizados pode ajudar:
Aproxima os clientes
É muito mais fácil fazer um cliente que já comprou em sua marca voltar a comprar e até mesmo trazer novos clientes com ele do que elaborar campanhas e ações para atrair novos clientes por indicação.
Manter o cadastro de um cliente que não compra há um tempo em sua marca é uma vantagem, pois a aproximação junto a ele é mais fácil. Afinal, ambos já se conhecem e a empresa pode oferecer a ele o que precisa no momento, e fazer uma pesquisa de satisfação, ou seja, manter uma relação com este consumidor mais próxima e ideal para que ele volte a consumir.
Comunicação facilitada
O enriquecimento de dados facilita a comunicação com os clientes, uma vez que ao entrar em contato com ele a empresa não perderá tempo com contatos que já não são utilizados. Assim, com a atualização, ele continuará recebendo o conteúdo programado para aquele indivíduo, seja para conversão ou manutenção.
Com os dados atualizados em sistema, uma comunicação mais assertiva e viável será possível, fazendo com que marca e cliente mantenham contato.
Aumento de vendas
Investir no enriquecimento de dados é sinônimo de aumentar as vendas, isso porque com os dados atualizados os setores de marketing e comercial conseguem elaborar ações e oferecer vantagens a este cliente que pode comprar novamente e ainda indicar novos clientes para a marca.
Dessa forma, manter os dados atualizados, além de facilitar a comunicação, ainda promove chances de novas vendas, alavancando os resultados e aumentando a participação de uma empresa no mercado.
Existem desvantagens no enriquecimento de dados?
O enriquecimento de dados é uma ação vantajosa para as empresas que desejam sair na frente de seus concorrentes e alavancar os resultados, porém é muito importante saber como fazer a atualização de dados.
É necessário que ela seja precisa, mas não insistente, afinal com as preocupações do cotidiano ninguém tem tempo para dedicar a conversas com empresas apenas para informar seus novos dados.
Não é uma prática comum à maioria das pessoas fazer contato com empresas ou empreendedores apenas para informar a mudança de seus dados cadastrais. Por isso, ter acesso a uma plataforma que atualiza diariamente as informações de milhares de clientes e leads é uma poderosa estratégia de enriquecimento dos dados cadastrais destes.
Notificações insistentes para atualizar seus dados podem deixar o cliente desconfortável, causando insatisfação e o não fornecimento dos dados quando eles precisarem sem atualizados novamente.
Por isso entre em contato com a Data Stone e conheça a nossa plataforma completa, com dados atualizados cotidianamente, pesquisa personalizada por filtros e dados seguros pelas normas vigentes da LGPD.
O processo de enriquecimento de dados é uma parte importante da empresa que deseja se destacar no mercado, para estabelecer uma boa relação com seus clientes, os manter satisfeitos e oferecer novos produtos e serviços para atender as necessidades destes consumidores.
É importante ressaltar que a manutenção desses dados além de favorecer um banco de informações rico para as áreas de marketing e comercial, atua diretamente no aumento das vendas e na elaboração de novas estratégias e ações que fortalecem as relações entre cliente e marca.
Isso potencializa a satisfação, gera novas relações e aumenta a participação da marca no mercado, assim como a sua visibilidade e especialmente a vantagem competitiva entre seus concorrentes, uma vez que com os dados de seus clientes devidamente atualizados a comunicação se torna facilitada.
Portanto, o enriquecimento de dados é uma das formas mais assertivas de manter o cliente na base de consumidores da empresa, aumentando as chances de uma melhor relação e de novas vendas.