Leads de vendas: encontre eles agora!
Leads de vendas é um conceito bastante popular atualmente. Na verdade, essa popularidade é facilmente explicada pela importância que o conceito tem na atual conjuntura do mercado e na cultura que se formou sobre a administração de empresas.
Aos poucos os leads de vendas vem tomando espaço em diversas discussões e tornando esse um conceito importante para toda a equipe de gestão de empresas. Por isso, conheceremos mais a respeito dos leads de vendas, o que são e onde encontrá-los.
Essas definições são importantes para qualquer gestão e devem ser conhecidas ao máximo por uma estrutura empresarial. O gestor de uma equipe de vendas, principalmente, deve ter todos esses conceitos na ponta da língua e na palma de sua mão. Vamos conhecer mais sobre eles no artigo abaixo!
Qual o melhor jeito de achar leads para vendas?
Os leads para vendas são verdadeiros tesouros para equipes de vendas e de gestão de empresas no geral. Afinal, esses leads significam exatamente aquilo que uma empresa almeja: maiores lucros!
Mas conseguir esses leads de vendas não é nada fácil, há muito a respeito dos leads que as empresas ainda não conhece e estão gradualmente tentando entender melhor para colocar na sua organização e estrutura empresarial.
Em primeiro lugar vamos tentar entender melhor o que são os leads. Leads são clientes em potencial, clientes que tem possibilidade de integrar no futuro o hall de consumidores fiéis daquela empresa.
Ao contrário de qualquer tipo de público com o qual a empresa ainda não realizou algum tipo de transação, os leads são indivíduos que de alguma forma mostraram algum tipo de interesse pela empresa, ou seja, são indivíduos muito cobiçados.
Existe uma tremenda diferença entre uma empresa abordar um indivíduo qualquer, que nunca teve um contato com seu produto ou serviço, e um indivíduo que ainda não consumiu nada da empresa, mas já teve algum tipo de contato com este tipo de negócio. Seja um contato direto em que o próprio cliente fornece seus dados para um contato futuro ou um contato indireto feito pela empresa que consegue os dados desse cliente por outros meios.
Esses dois aspectos, tanto o interesse do indivíduo quanto das informações que a empresa tem do mesmo é o que faz um lead, e é também o que fazem dos leads de vendas dados muito importantes para uma empresa.
Hoje em dia com o mundo digital o que não falta para uma empresa são novas oportunidades de conseguir leads de vendas, já que hoje facilmente temos acesso a informações pessoais de determinados indivíduos.
Essas informações são muito importantes, não só deixam a empresa de sobreaviso a respeito de como aquele cliente costuma funcionar e quais as características daquele público alvo, mas também é o que dá para a empresa a possibilidade de realizar uma abordagem efetiva. Se baseia, assim, em informações concretas, em conhecimento de fato. Neste caso, leads de vendas são realmente itens indispensáveis para uma empresa.
No mundo digital conseguir leads de vendas é muito mais fácil e efetivo, em primeiro lugar a empresa pode começar a apostar em interações sociais diversas para conquistar público e conseguir informações preciosas a respeito dos consumidores disponíveis no mercado, assim gerando os famosos leads. As redes sociais são um meio para conseguir boas informações.
As empresas podem utilizar cadastros em seus sistemas internos para assim também conseguir bons dados a respeito de clientes, tanto dos que se tornam consumidores quanto aqueles que só pesquisaram em sua plataforma ou site. E acharam uma boa ideia se cadastrar e assim fornecer seus dados livremente para empresa, gerando ainda mais leads de vendas.
Vejam como esse processo pode ser adaptado para diversas situações! Mas essas ainda demandam bastante tempo, então a opção de conseguir os dados dos clientes e fazer contato com os mesmo é sempre uma boa pedida para conseguir leads de vendas.
Sendo assim, todo esforço empreendido nessa atividade vale a pena, tanto a médio quanto a longo prazo, gerando ainda mais clientes ativos e oportunidades de novas vendas para a empresa.
Quais são as melhores ferramentas para achar leads para vendas?
Citamos por cima como o mundo digital e as plataformas virtuais são importantes para gerar leads de vendas, e de fato são, mas iremos agora tentar nos aprofundar nas principais ferramentas para conseguir esses leads.
Os principais meios são colocar em suas páginas e plataformas campos onde os usuários podem anexar seus dados pessoais, especialmente os dados de contato como e-mails e número de celular.
Esses dados são importantes para que a empresa consiga catalogar e organizar bem os dados desses clientes e também para que a empresa entre em contato com esses clientes no futuro através de mailing ou outras estratégias de abordagem.
Então o uso de cadastros, de listas, de newsletter e outras ferramentas e técnicas são muito bem-vindos. Além disso, as próprias redes sociais são por si só meios de comunicação extremamente vantajosos e rentáveis.
Entre as ferramentas para conseguir leads de vendas podemos destacar também o Facebook Lead Ads, um recurso dado pelo próprio Facebook para que a empresa anuncie e gerencie seus anúncios. Tendo assim diversas informações relevantes a respeito de quem viu e interagiu com seus anúncios e se tornou assim um lead para sua empresa.
O Hello Bar também aparece como um grande recurso, uma ferramenta utilizada no WordPress que possibilita para empresas simular uma barra em sites onde podem ser colocadas diversas informações pelos seus usuários, inclusive algumas informações de contato pessoal. Essas informações podem e devem ser utilizadas pela empresa para transformar as pessoas que cederam os dados em leads de vendas.
E, por fim, temos também a Data Stone. Uma empresa que oferece uma plataforma de consulta de dados excepcional, onde você terá acesso às informações de que precisa para criar lista de prospecção e mailing list.
A plataforma da Data Stone é atualizada diariamente e conta com filtro personalizável de busca, que pode ser segmentada por diversos aspectos, desde CPF, CNPJ até localização. Assim você consegue consultar os leads que morem próximo da sua loja e oferecer um contato mais próximo e assertivo.
Como eu posso saber se um lead é qualificado para vendas?
Melhor do que leads para dinamizar as estratégias de vendas só um lead qualificado. Mas muitos têm dúvidas sobre como saber se um lead é ou não qualificado, e qual é a sua diferença para um lead comum.
Existem diversos aspectos que podem ser colocados em cheque para avaliar se um lead é qualificado, o primeiro e o mais genérico é tentar chegar a resposta da pergunta: esse lead pode, neste momento, conseguir chegar ao bom termo da negociação?
Para tanto, o lead em questão deve não só ter interesse pela empresa como os meios necessários para arcar com os custos dos serviços e produtos oferecidos por ela. Se ele tem de fato essas qualidades, então o lead está qualificado.
Os leads de venda qualificados devem não só ter interesse pela empresa como pelos meios de realmente integrar o seu hall de consumidores de modo pleno.
O que devo fazer se eu não conseguir achar leads para vendas?
Colocamos aqui algumas estratégias muito úteis para conseguir leads de venda, mas ainda assim essas estratégias exigem tempo e uma grande preparação. Mas se você quer mais agilidade e uma forma ainda bastante útil de conseguir leads de venda, então opte pela a Data Stone!
Como dito anteriormente, a Data Stone é uma empresa especialista em consulta de dados e, além das outras vantagens, a plataforma segue as normas da LGPD, então, você tem a segurança de que está contratando um serviço que além de respeitar você e sua empresa, respeita seus leads.
Se tornar cliente da Data Stone é ter acesso a diversas informações precisas do mercado, inclusive onde conseguir leads de venda realmente vantajosos. Acesse a Data Stone e tenha mais possibilidade de conseguir vendas!