Como captar mais clientes B2B para meu negócio?

Como captar mais clientes B2B para meu negócio

Trabalhar com clientes B2B pode ser um grande desafio, principalmente para vendedores que estejam vindo de empresas destinadas ao consumidor final. Ainda assim, esse método de negócio está cada vez mais popular e, em todo negócio B2B, os clientes são o centro de toda negociação — a razão de ser dessa modalidade de negócio.

Assim, devemos apostar em toda e qualquer ferramenta que nos dê vantagem em conseguir alguns desses clientes no mercado, não é mesmo? Hoje iremos conhecer algumas dessas vantagens e formas de conquistar clientes rentáveis para o modelo de negócios B2B. Confira!

O que são clientes B2B?

Como citamos, os clientes B2B são a alma desse modelo de negócio. Mas você sabe qual o diferencial de uma empresa B2B para outras do mercado? As empresas que realizam vendas B2B negociam diretamente com outras empresas! O próprio jogo de palavras já é uma pista: business to business (B2B), ou “de negócio para negócio”.

As empresas dessa modalidade tem como seus clientes não o consumidor final, mas sim outras empresas. Seria o caso, por exemplo, de uma marca que vende softwares para empresas gerenciarem seu sistema de Recursos Humanos, ou uma que vende matéria-prima para indústrias.

O que são clientes B2B
Fonte/Reprodução: original

Assim, os clientes B2B são as empresas com as quais a sua marca pode negociar. O ponto aqui é: esse tipo de modalidade B2B é bem diferente da modalidade de venda para o consumidor final.

Com o consumidor final, uma empresa tem algumas vantagens por estar lidando com clientes, em geral, leigos e por fora de todo o cenário comercial em que a empresa atua. Já quando uma empresa negocia com clientes B2B, ela está lidando de igual para igual, devendo respeitar seus limites e ter alguns cuidados e estratégias especiais.

Além disso, conquistar um cliente B2B e identificar quais são os melhores é um desafio à parte. Para conseguir identificar e captar esses clientes, o conhecimento é a chave de tudo, e estar em posse dos dados corretos, organizados e trazidos de maneira legível e discernível é o melhor jeito de conseguir colocar as mãos em bons clientes B2B de forma ágil e assertiva.

Quais as vantagens de captar clientes B2B?

Embora o cenário B2B gere alguns desafios especiais que já comentamos, esse tipo de negócio é geralmente mais rentável, tem uma receita mais previsível, compras e vendas mais longas e uma série de benefícios. Lidar com clientes B2B pode não ser fácil, mas é com certeza recompensador, e captá-los pode ser extremamente vantajoso para seu negócio!

Quais as vantagens de captar clientes B2B
Fonte/Reprodução: original

Quando falamos em captar clientes B2B, estamos falando em criar condições ideais em que tanto a sua empresa se aproxima do cliente — com campanhas de marketing assertivas —, quanto os clientes são atraídos até você, através das estratégias presentes nessa mesma abordagem ou marketing.

Mas é exatamente aqui que muitas empresas acabam dando com a cara na parede: como saber quais clientes B2B captar? E depois, como captar esses clientes? É o que veremos a seguir!

Como captar mais clientes B2B para meu negócio?

Como já comentamos, o conhecimento é a base de tudo. Apenas conhecendo o seu cliente é que uma empresa tem as melhores condições de chamá-lo para perto de si, a fim de produzir aquela campanha de marketing certeira ou adotar aquela abordagem com alta probabilidade de sucesso.

O mundo digital hoje tem inúmeros dados que podem ser utilizados para criar perfis de clientes B2B e então conquistá-los com mais assertividade. Esses dados disponíveis se chamam Big Data — e o nome não é por acaso.

Isso porque esses dados ficam disponíveis em grandes bancos de informações, com milhares de bytes processados por softwares com alta capacidade de processamento. Esses dados, uma vez processados, revelam informações preciosas sobre o mercado e sobre clientes B2B. E sabe onde você pode conseguir dados assim? Com a Data Stone!

A Data Stone é uma empresa especialista em mineração de dados, capaz de processar as informações do mercado e trazer para sua empresa com base em dados empíricos, testados e reais. Tudo isso acompanha um formato estruturado, de modo que seja facilmente lido e utilizado por todos os setores da sua empresa.

A plataforma é completa e proporciona diversas opções de filtragem de dados, dispostas em uma interface de navegação intuitiva que garantirá a você e à sua empresa a possibilidade de encontrar clientes de forma mais assertiva, dinamizando todos os processos para sua conversão.

3 dicas para captar mais clientes com o modelo B2B

Agora que já entendemos mais sobre os clientes B2B e sobre como você pode captar os melhores para sua empresa, vamos conhecer mais sobre quais métodos e dicas você pode utilizar nessa jornada para conseguir as melhores conversões para o seu negócio. Confira!

Lista de prospecção

Prospectar clientes é essencial para o negócio B2B. Tendo os dados corretos, você consegue prospectar com muito mais qualidade. Além disso, a ação prospectar clientes está sendo cada vez mais aprimorada, para que o próximo passo a ser dado seja ainda mais facilitado, que é a qualificação dos clientes B2B prospectados.

Mas prospectar realmente não é fácil, e deve ser um processo organizado, de modo que a prospecção tenha mais assertividade e sucesso. Por isso é tão importante ter os dados corretos sobre o mercado, assim você pode saber onde procurar e encontrar os melhores clientes B2B, além de conseguir contatá-los.

Planeje uma abordagem

Uma vez conhecido o cliente e com os dados corretos a seu respeito, você pode utilizar outros dados para convencer melhor seus clientes B2B. Use toda informação real ao seu favor e mostre como sua empresa pode ser a melhor escolha para aquele cliente.

Com as informações corretas a respeito de todo o cenário e da natureza do seu cliente, você pode criar uma abordagem completamente voltada para atendê-lo melhor. E não só isso, mas também oferecer exatamente aquilo que ele deseja e precisa ouvir ou receber. Invista em dados para realizar uma boa abordagem.

Entre em contato

Por fim, os dados de clientes B2B podem te ajudar a conseguir os contatos mais úteis de todo o mercado. Uma vez adquiridos, sua empresa pode entrar em contato com o cliente, valendo-se dessas informações para realizar uma abordagem assertiva, com uma proposta de qualidade e com as armas certas prontas para convencê-lo.

Com os dados corretos sobre seus clientes B2B você tem tudo o que é preciso para crescer no mercado se baseando em informações precisas e técnicas, sem nenhum tipo de tiro no escuro e com as menores chances de apostar em clientes que não sejam rentáveis. Afinal, com um banco de dados à sua disposição, você conhecerá o mercado e saberá exatamente em que alvo acertar.

Entre em contato com a Data Stone e esteja pronto para ter ainda mais qualidade em suas estratégias de venda e alavancar seu negócio, contando com serviços de enriquecimento de dados, mailing lists e de ferramentas de envio que vão aumentar a produtividade dos setores estratégicos da sua empresa!