3 dicas de como escolher uma boa base de leads
Todo empreendedor sabe que ter uma boa base de leads é um dos grandes segredos para o sucesso em seu nicho de mercado. Afinal, são os clientes que fazem o nosso negócio progredir, não é mesmo?
Tudo o que fazemos dentro de nosso nicho de atuação, como, por exemplo, elaborar diferentes estratégias de marketing digital ou a criar um funil de vendas dentro do processo B2B, tem o intuito de conquistar uma base de leads qualificados e, futuramente, convertê-los em clientes fiéis.
Que tal, então, aprender a escolher e investir em uma boa base de leads? Na Data Stone você pode fazer isso e muito mais para conquistar todos os seus objetivos e crescer dentro do cenário atual. Nesse artigo veja as principais dicas para escolher bem a sua base de leads!
O que é importante para uma boa base de leads?
Bom, já sabemos que ter uma boa base de leads é fundamental para o crescimento do nosso negócio. Afinal, todas as nossas estratégias dentro do marketing digital são voltadas justamente para captar esses leads e fazer com que eles se tornem nossos clientes fiéis.
Os leads são definidos como contatos de potenciais clientes para a sua empresa, que deixam com a sua equipe informações como, telefone, e-mail, WhatsApp ou outra rede social para eventuais prospecções – tudo isso por meio de estratégias consolidadas no marketing digital.
No geral, o objetivo mais importante de uma base de leads é garantir que eles sejam qualificados. Ou seja, que esses contatos tenham interesse pelo produto ou pelo serviço oferecido pela sua companhia, de forma que se tornem um cliente em potencial para a sua empresa. Logo, podemos observar a importância que é oferecer uma base de leads para a nossa equipe de vendas trabalhar.
Com os dados fornecidos, os vendedores da sua empresa poderão criar estratégias, finalizar negócios, captar clientes e turbinar a sua marca de forma mais ágil e rápida! Dessa forma, a sua empresa aumenta o seu fluxo de lucro e cria diferentes campanhas de vendas para que haja um bom retorno.
Uma base de leads deve ter contatos de excelência dentro do mercado B2B ou B2C, que estejam devidamente atualizados para possibilitar a qualificação destes leads. E esse chega a ser um dos principais benefícios de se adotar uma plataforma de automação para consulta de dados destes leads: conquistar leads qualificados de forma fácil, rápida e ágil graças a todas as informações presentes sobre o cliente em potencial.
Com a lista em mãos, basta elaborar estratégias de marketing alinhadas com as vendas e avançar com seus projetos.
Além disso, é importante que uma boa base de leads cumpra o papel de otimizar o funil de vendas business to business e que garanta uma boa experiência para o seu cliente. Quando nos deparamos com o mercado B2B, vemos o quanto sua jornada de venda pode ser longa, afinal, não é apenas uma pessoa que decide seguir ou não com a negociação.
Ter uma base de leads faz com que a sua equipe estabeleça estratégias que encurtam todo esse processo, otimizando a jornada de compra do seu cliente. Tudo isso graças aos dados obtidos, que ajudam sua equipe a traçar os perfis de cada cliente, assim como suas preferências, tendências e os problemas e necessidades a serem resolvidos pelo seu produto.
Outro grande ponto que torna uma base de leads importante é a previsibilidade que ela garante para as próximas vendas. Afinal, você pode gerar relatórios assim que terminar cada venda, e comparar os resultados na hora de traçar novas estratégias e elaborar novas campanhas de vendas dentro do cenário B2B.
Por fim, toda base de leads de excelência deverá investir no aumento do que chamamos de lifetime value, traduzido como o “valor do ciclo de vendas do cliente”. Ou seja, no investimento que o seu lead faz na sua empresa durante o relacionamento entre ambas as partes.
Gerar leads qualificados é a base para o sucesso e o crescimento de qualquer negócio! Quando investimos numa boa base de dados para eventuais contatos e conversão em clientes, garantimos que esse processo seja mais rápido de forma que os dois lados se beneficiem disso.
Como saber qual é uma boa base de leads? Veja as dicas!
Para conseguir o tão sonhado sucesso dentro do seu respectivo nicho de mercado, é essencial investir em uma base de leads excepcional, que contenha todas as informações a respeito dos seus clientes em potencial, além de um vasto leque de opções para sua equipe de vendas escolher e focar suas atenções.
É fundamental que uma base de leads consiga gerar oportunidades de negócios para a sua empresa. Para isso, sua equipe de vendas e de marketing deverá voltar todas as suas energias para construir e estabelecer estratégias viáveis para isso.
Porém, esses esforços não vão ser suficientes caso sua base seja fraca. Seu papel como empreendedor é evitar a perda de tempo, energia e dinheiro que a prospecção de clientes aleatórios, que não compõem o seu público alvo, pode gerar. Mas, como fazer isso? Há pontos fundamentais que devem ser analisados na hora de escolher qual serviço contratar.
Para que você escolha certo e consciente, nossa equipe da Data Stone separou três dicas fundamentais na hora de escolher uma base de leads. Confira!
Informações completas
Dentro do cenário do marketing digital, e do mercado B2B no geral, informação é poder! Justamente por isso, o ponto principal a ser analisado na hora de escolher uma base de leads para investir é a segurança e veracidade das informações. Veja se elas estão completas, se há diferentes opções de contato e se elas são válidas.
E-mail, telefones, WhatsApp e diferentes redes sociais são opções válidas para gerar leads qualificados e aplicar as diferentes estratégias de conversão.
Informações filtradas
Ainda sobre as informações, é importante verificar se a base de leads apresenta atualizações constantes a respeito de seus dados. Mas, como assim? Bom, como passar dados de empresas e clientes ficam defasados.
Com isso, o banco de leads deve deletar de seu sistema informações a respeito dessas, para que você não perca tempo tentando entrar em contato com alguém que não existe mais ou já não responde a determinado meio de contato. Dessa forma, sua equipe irá focar nas empresas que estão presentes dentro do mercado e seu tempo será otimizado da melhor forma possível.
Além disso, poder personalizar suas buscas por leads com o uso de filtros que segmentam e otimizam as pesquisas é um fator que deve ser observado.
Boa quantidade de opções
Quase sempre, quanto mais, melhor! Por isso, invista em bancos de leads que tenham um grande leque de opções para você e sua equipe investir e garantir a geração destes leads e, posteriormente, sua conversão em clientes fiéis.
Mas não esqueça que ter mais opções não significa ter qualquer opção! É importante que as opções sejam satisfatórias, compostas por leads qualificados que têm mais possibilidade de ser convertidos, através de suas estratégias, em clientes.
Vale a pena investir bem em uma boa base de leads?
Sem clientes uma empresa nunca irá atingir o sucesso total, não vai crescer dentro do nicho de mercado e, tampouco, vai conseguir conquistar todos os objetivos estabelecidos inicialmente.
Justamente por isso, investir em uma boa base de leads é fundamental para garantir uma boa prospecção e, posteriormente, sua conversão em clientes. Com isso, você aumenta sua cartela, seu lucro e faz com que sua empresa cresça cada vez mais!
E nada melhor do que contar com a equipe da Data Stone para isso. Na plataforma online, você pode consultar diferentes dados e gerar leads qualificados confiáveis, otimizando o tempo da sua equipe de vendas e garantindo sucesso para o seu negócio!
A Data Stone é uma empresa séria que garante a segurança dos dados conforme a Lei LGPD e permite consultas, personalizadas por filtros, de dados atualizados e corretos. Invista, venha para o Data Stone e veja sua empresa alcançar métricas incríveis!