Como montar uma boa Lista de Leads para empresas iniciantes?

Como montar uma boa Lista de Leads para empresas iniciantes

Se você tem uma empresa recém iniciada e precisa de clientes, é preciso antes de mais nada atrair clientes para fidelizá-los no futuro e, nesse caso, ter uma lista de leads é crucial. Ainda assim, isso não deve ser feito de forma despreparada.

O ideal é planejar, estabelecer metas e critérios para que essa lista de leads seja formada por indivíduos que se enquadram na persona para a qual a sua empresa é voltada. Seja conteúdo, oferta de serviço ou produto, o público deve estar engajado e demonstrar interesse.

Quer saber como montar a sua lista de leads e trabalhar nas suas campanhas de marketing de forma eficiente? Continue neste artigo especial em que separamos tudo o que você precisa saber sobre esse recurso fundamental para suas equipes estratégicas!

O que é uma lista de leads?

Uma lista de leads, ou uma mailing list, conta com uma série de contatos de pessoas que podem se encaixar no grupo de interesse dos serviços ou produtos que uma empresa oferece. Assim, a depender dos critérios usados para montar essa lista, ela pode ser (ou não) fonte de novos clientes.

Nessa lista estão dados como nome do lead, e-mail, números de telefone, região, entre outras informações. Além desses dados padrões, podem haver outros mais específicos, dependendo do modo que a lista de leads é montada e o quão abrangente é o banco de dados que você acessa para montá-la. Além disso, temos diferentes tipos de lead: os frios, os mornos e os quentes.

O que é uma lista de leads
Fonte/Reprodução: original

Os frios são aqueles que ainda não sabem que têm um problema e não sabem que precisam resolvê-lo. Quanto aos que estão na fase morna, esses já sabem que há um problema e já identificaram que precisam de uma solução.

Dentre eles, o melhor é o lead quente, aquele que não só sabe do problema e que precisa de uma solução, mas que também está a procura dessa solução nas diferentes ofertas. Ou seja, nessa fase, ele já está pronto para receber uma oferta e comprar.

Foque nesse tipo de lead para ter maior taxa de conversão e eduque os outros para que eles aqueçam até se tornarem quentes!

Para que serve a lista de leads?

A principal função da lista de leads é armazenar os contatos de pessoas com perfil para se tornarem futuros compradores e vender mais vezes para os clientes que já compraram da sua marca. No entanto, nem todos os leads vêm prontos para você oferecer seu serviço ou algum produto.

Para qualificar os seus leads é necessário montar um funil de vendas estratégico, através do qual você deve nutrir a sua lista de leads com conteúdos para transformar os leads frios em quentes e, assim, convertê-los em clientes.

Trata-se de atrair pessoas para gerar oportunidade de vendas. Na teoria, parece simples realizar essas etapas, mas isso exige muito planejamento e teste para conseguir o sucesso esperado.

Como montar uma lista de leads?

Montar a sua lista de leads exige que você leve em consideração algumas questões com antecedência. Isso porque a construção dessa lista não deve ser pensada com a finalidade de se iniciar no mercado, mas sim pensando a longo prazo.

Assim, temos casos que empresas apostam em listas, não obtêm nenhum resultado e logo desistem, sem nenhuma análise crítica das suas estratégias ou, nesse caso, da própria montagem da lista.

Como montar uma lista de leads
Fonte/Reprodução: original

Como primeiro passo, defina qual o objetivo da sua empresa e, só então, definir o tipo de lead que se encaixa no perfil de indivíduos que podem ser beneficiados pelos produtos e serviços dela. É na construção desse perfil que você define a persona da sua marca.

Essa persona é a representação fictícia do comprador ideal dos serviços da sua empresa. Sem determinar isso com antecedência, você estará perdido em meio ao processo de vendas e poderá ter que voltar do início consertar isso.

E se você quer montar a lista de leads ideal para o seu negócio, conheça os serviços de consulta e enriquecimento de dados da Data Stone! Com a plataforma online da Data Stone você tem acesso a uma base de dados precisos com o contato de diversos leads.

Nessa plataforma, a sua equipe estratégica pode definir filtros específicos — que se encaixam com o perfil da sua persona — e gerar uma mailing list completa com informações de leads ideais para destinar as suas campanhas de marketing digital. Não deixe de conferir!

Quais as vantagens de uma boa lista de leads para empresas iniciantes?

A prioridade de uma empresa iniciante é atrair clientes para prosperar no longo prazo. Assim, a construção da lista de leads deve ser uma das primeiras etapas a serem tocadas para gerar oportunidade de vendas.

Isso permite que a empresa tenha algumas vantagens, como: maior facilidade de vender (por ter leads qualificados), criar um relacionamento de confiança, reduzir o esforço para efetuar a venda e montar estratégias de marketing assertivas e com menos riscos.

Não para por aí: por manter sua lista nutrida periodicamente, você também tem a chance de aumentar sua frequência de vendas. A atualização e enriquecimento dos seus dados ajuda você a segmentar melhor o seu público, diminuindo o tempo gasto pela equipe que é responsável pela negociação e aumentando a retenção do público — mesmo depois da venda — pela qualidade do conteúdo e do atendimento.

São inúmeras as vantagens de construir uma lista de leads como recurso para montar estratégias que visam aumentar o seu faturamento de forma eficaz. Basta preparar sua equipe para realizar esse processo e manter a sequência de e-mails pré-agendadas!

Dicas para captar leads da sua lista!

Agora que você descobriu do que se trata a lista de leads, para que serve e suas vantagens, chegou o momento da captação de leads na prática! Confira algumas dicas de como captar esses leads a seguir:

Produza conteúdo

Parece repetitivo dizer a importância da criação de conteúdo, mas a verdade é que a maioria das pessoas não entende que não se trata de criar posts ou artigos genéricos. Tenha à sua disposição um time de criação de conteúdo com entregas regulares, garantindo autoridade à sua marca.

Gere desejo, curiosidade, aplique storytelling, aprofunde o seu conhecimento em copywriting e faça chamadas para ação! Essa é a chave para conseguir atrair leads qualificados por meio de conteúdo. Essa dica serve para estratégias aplicadas em blogs, e-mail, instagram ou qualquer outra mídia social.

Formulário no blog

Se a produção de seu conteúdo for em um blog, você pode inserir um formulário dentro do texto, após ter entregue uma informação que ajudou o seu leitor. Ofereça algo complementar, como uma vantagem pela resposta ao formulário, e aguarde. Dessa maneira, você ganha o contato desse lead e ele, como leitor, fica feliz por receber algo em troca.

Isca Digital

Visto que o objetivo é conquistar os dados para entrar em contato com seu lead, você deve seguir o exemplo acima. Oferecer algo em troca do contato de seu leitor. Nesse momento, você deve ter uma isca digital disponível.

Essa isca pode ser um e-book, uma aula gratuita, um webinário ou qualquer material que entregue algo que ajude o seu cliente em potencial.

Lembre-se de coletar o contato e indicar que o material será entregue via e-mail. Outro fator importante é não esquecer de criar uma narrativa interessante para manter o seu lead interessado e, no fim de tudo, oferecer o seu produto ou serviço.

Mesmo que o seu lead não compre nessa primeira oferta, você terá oportunidade de nutrí-lo com conteúdo e ofertar outras vezes.

Landing Page

A landing page também se encaixa no uso da isca digital, ao invés de incluir um formulário em seu blog. Crie uma landing page com uma promessa sobre o que irá oferecer (isca digital), coloque um formulário e faça uma chamada para que a pessoa deixe suas informações para receber o material.

Divulgue o link da sua landing page ou conteúdo que faça CTA para sua isca digital, a fim de gerar tráfego e ter pessoas entrando na sua lista. Comece a executar essas dicas para montar sua lista de leads e veja como os resultados vão melhorar exponencialmente.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de conferir mais conteúdos para tornar as suas campanhas de marketing ainda mais efetivas. Confira os serviços de enriquecimento de dados da Data Stone e monte a sua mailing list com leads qualificados!