O que é um mailing de clientes e por que fazer?
Ter um mailing de clientes de qualidade é uma maneira eficaz e pouco onerosa de obter uma base de leads sólida, cheia de pessoas potencialmente interessadas na compra de um produto ou serviço. Em outras palavras, o mailing é um caminho certo para que a sua empresa obtenha o maior número de conversões possível!
Na verdade, o mailing de clientes já é uma regra, uma estratégia aceita e muito difundida entre grandes empresas de seus respectivos segmentos. Se escalar as vendas está em seu planejamento atual, então um mailing assertivo é uma das formas de alcançar esse objetivo com muita rapidez.
Além de oferecer uma lista de contatos perfeita, esse recurso também prepara a sua equipe de marketing e vendas para operar de maneira precisa. Afinal de contas, ao conhecer os contatos que você intenciona abordar, é mais fácil criar conteúdo, mensagens e pitchs de vendas que são realmente eficazes.
Quanto mais bem construído for o seu mailing de clientes, melhores serão todas as estratégias voltadas para o marketing digital. Isso porque, é preciso lembrar, as equipes de marketing e venda são responsáveis pelo sucesso do relacionamento entre a sua empresa e os seus clientes.
Quer saber como fazer um mailing de clientes assertivo e com os melhores contatos para as suas campanhas? Separamos neste artigo um guia completo desse recurso e como você pode montá-lo para aumentar a eficácia das suas estratégias de marketing. Confira a seguir!
O que é um mailing de clientes?
No marketing digital, uma mailing list de clientes, ou mailing de clientes, é nada mais do que uma lista de contatos de potenciais leads qualificados. Isso porque, quando falamos de marketing digital, uma ação não funciona sem que haja uma base de dados a ser explorada para compor estratégias de campanha.
Assim, essa mailing list trata-se de contatos de indivíduos cujos dados — de acordo com os critérios que compõem a persona da sua empresa — correspondem ao perfil de potenciais clientes que a sua marca pode atingir.
É através desses dados que uma empresa estabelece a melhor forma de chamar a atenção e de abordar cada lead, além de conduzi-lo de forma suave através do funil de vendas.
Nesse caso, a estratégia de funil de vendas pode ser considerada uma das principais razões para se manter um bom mailing de clientes. Por ser um processo mais longo, é necessário monitorar muito bem o andamento de cada lead pelas fases sucessivas do funil.
Mas isso pode ser uma tarefa complicada sem uma organização correta dos dados das pessoas possivelmente interessadas na compra dos serviços ou produtos relacionados ao seu negócio.
Para que serve o mailing de clientes?
Levando em conta o que sabemos até agora, podemos chegar à conclusão da serventia do mailing de clientes. Sempre tendo como ponto de partida o marketing digital, uma mailing list de clientes feita de forma organizada, com enriquecimento de dados e com uma boa exploração de uma base de dados, promove à sua equipe os contatos certos para destinar suas campanhas de marketing.
Basta pensar no dia-a-dia de uma equipe de vendas para ver quanto o mailing de clientes é fundamental. Suponha que um vendedor já entrou em contato com um determinado lead através da estratégia de e-mail marketing. O lead está interessado e aceitou receber uma ligação em uma data e horário específicos. Até aí, tudo perfeito.
Mas no fluxo de trabalho, que envolve muitos leads por dia, é fácil que o vendedor se perca no processo. Ele pode seguir dois caminhos desastrosos. Um deles é ligar fora de hora para o lead ou falar sobre um assunto relativo a outro cliente, em um franco equívoco. Outro, é o de contatar o lead certo, mas no fim das contas, as ofertas de serviço ou produto não se encaixam com as necessidades daquele lead.
Além de promover uma organização mais eficiente, uma mailing de clientes inteligente, construída sobre dados precisos e que se encaixam na persona da sua empresa, proporciona uma série de informações relativas aos seus leads que podem guiar estratégias de marketing personalizado e estabelecer um relacionamento saudável entre ambas as partes.
Quais as vantagens de um bom mailing de clientes?
Ao ver como o mailing de clientes funciona na prática, é possível traçar com facilidade cada uma das vantagens de adotar esse recurso para as suas equipes, a despeito de seu segmento. Confira logo abaixo:
- Definir o melhor canal de comunicação para contato com o lead (e-mail, Whatsapp, entre outros);
- Melhorar das estratégias de marketing digital;
- Organização de base de dados de clientes;
- Estruturação eficaz do e-mail marketing;
- Otimização do alcance na comunicação;
- Redução no custo para obter clientes;
- Possível marketing de referência através de clientes satisfeitos.
Vale lembrar que, por mais populares que sejam as redes sociais, a maioria delas passa por um período de auge e outro de queda. Portanto, são instáveis em certo sentido. Sua empresa não pode se fixar somente no poder de alcance das redes sociais. Mas o envio de e-mails ainda é uma forma de comunicação aceita. Na verdade, é a preferida dos clientes, por seu aspecto sucinto e profissional.
Além do que, as pessoas simplesmente se acostumaram a abrir suas caixas de entrada todos os dias. O envio de e-mails por parte das empresas faz parte da cultura empresarial e já é uma prática aguardada pelos clientes, desde que sejam sem spam, excessos e práticas anti-éticas.
As vendas aumentam com mailing de clientes?
Após conhecer cada um dos benefícios em relação ao mailing de clientes, só há uma conclusão plausível: sim, as suas vendas aumentam. Mas qual é a lógica por trás do aumento das vendas após o uso do mailing?
A essência desse raciocínio está no funil de vendas e no próprio ato de fazer um pitch em si. Primeiramente, o funil é um processo que pode ser curto ou longo (isso depende do mercado, do cliente, do tipo de produto, entre outros fatores), mas um processo mesmo assim. Isso quer dizer que o time de marketing e vendas precisa acompanhar os clientes individualmente.
Para que esse acompanhamento ocorra sem erros, é necessário ter uma base de dados sólida o bastante a fim de trazer organização para todo o processo. Quanto mais a empresa se empenha no relacionamento com os clientes, mais naturalmente surgirão as conversões.
Além da questão organizacional, há o simples fato de que a riqueza de dados oferece aos vendedores informações suficientes para que trabalhem um pitch de vendas personalizado, voltado às dores, necessidades e desejos de cada cliente. Isso humaniza o atendimento, fortalece o relacionamento e a consequência é mais vendas, novamente.
Como comprar mailing de clientes?
Há duas formas de obter um bom mailing de clientes. A primeira — mais onerosa e que só funciona a longo prazo — é investir no inbound marketing e captar leads com a entrega de conteúdo gratuito, entre outras ações semelhantes. Já a segunda é através da compra de uma lista de contatos de clientes pronta.
Mas a grande questão sobre a compra é que nem toda lista vendida possui dados bons o suficiente para a prospecção. Muitas estão com e-mails desatualizados e outras simplesmente possuem contatos que não rendem clientes em potencial.
Sabendo dessa preocupação, a Data Stone fornece a plataforma perfeita para a sua empresa fazer uma prospecção assertiva e montar a melhor mailing list de clientes para o seu negócio! Através dos serviços de consulta e enriquecimento de dados, a sua equipe pode fazer uma prospecção com informações atualizadas e precisas para tocar as suas campanhas de marketing.
Não deixe essa oportunidade passar: conheça os serviços da Data Stone e invista já no melhor mailing de clientes para o seu negócio. Confira mais dos nossos conteúdos!