E-mail marketing: como prospectar mais clientes

E-mail marketing como prospectar mais clientes

Se você procura uma maneira eficaz de construir uma base sólida de clientes e um bom relacionamento, o e-mail marketing é o método ideal.

Mesmo com o surgimento de outras mídias sociais, o e-mail continua sendo um forte meio de comunicação, principalmente quando se trata de assuntos relacionados ao trabalho e de acompanhar novidades das marcas que se consome.

Ainda assim, para quem está no início da trajetória no marketing digital, esse pode ser um mundo totalmente novo e que exige muitos testes antes de ter resultados expressivos. Pensando nisso, preparamos esse guia completo para introdução ao e-mail marketing e como essa estratégia pode prospectar mais clientes para o seu negócio. Confira!

O que é um e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia que tem como premissa a comunicação direta com os seus leads, com o envio de materiais que visam atingir objetivos específicos — seja introduzir os seus serviços ou gerar conversões.

O que é um e-mail marketing?
Fonte/Reprodução: original

Antes desses e-mails serem enviados, é feito um planejamento do conteúdo e do objetivo que se deseja atingir no final dessa sequência de envios. O disparo dela é feito por uma ferramenta de e-mail marketing para facilitar o processo e permitir que você tenha acesso às métricas.

Ou seja, através do e-mail marketing, é possível divulgar seus produtos, serviços, conteúdo e fazer ofertas, sendo também uma excelente estratégia para realizar vendas.

Qual a diferença do e-mail marketing para um e-mail tradicional?

Enquanto o e-mail tradicional é utilizado para envio de propostas formais, documentos, de âmbitos profissionais ou acadêmicos, um e-mail marketing visa divulgar algo para vender ou nutrir seus leads com conteúdo, de modo que fiquem mais propensos a se tornarem consumidores futuramente.

Além disso, no e-mail tradicional não é preciso pensar em estratégia de persuasão, usar storytelling ou qualquer outra técnica utilizada na área de vendas, apenas a mensagem literal e anexos destinados à outra pessoa.

Quais os benefícios do e-mail marketing?

Agora que você já sabe o básico da estratégia, chegou a hora de sabermos quais as reais vantagens que ela traz. Pensando nisso, elencamos os principais benefícios do e-mail marketing para o seu negócio. Confira todos eles abaixo:

Segmentar seu público

Estudar o comportamento dos seus leads permite que você identifique os desejos e dores comuns a um público-alvo. Quanto mais segmentado, mais fácil estabelecer tópicos importantes para elaborar textos e materiais personalizados para aqueles leads — o que resulta em campanhas de e-mail marketing mais assertivas.

Construir um relacionamento de confiança

Com uma mailing list ideal em mãos, é preciso começar a sua sequência de e-mails com o intuito de estreitar a relação entre os leads e a sua marca. Aqui o trabalho é de gerar confiança, oferecendo conteúdos de interesse desses leads — previamente prospectados.

Uma vez estabelecida a confiança, é chegada a hora de trabalhar em campanhas de marketing dos seus produtos ou serviços. Assim há maior chance de conversão deste lead em um cliente fidelizado. Ou seja, trata-se de um processo de educação desse indivíduo para conhecer a sua marca e entendê-la como fonte da solução dos problemas dele.

E se você ainda não sabe como conseguir uma mailing list assertiva, não se preocupe, com a Data Stone você encontra uma plataforma que oferece a consulta de dados que a sua marca precisa! Através dos nossos filtros, você pode traçar o perfil dos seus leads e montar a sua mailing list de contatos com dados precisos, garantindo o sucesso das suas campanhas de e-mail marketing.

Gerar desejo

Todo texto que você escrever deve gerar um afeto, principalmente se o objetivo principal for gerar uma aproximação entre o lead e a sua marca. Na área de vendas, sabemos que as pessoas agem primeiro de forma emocional para depois justificar o porque compraram. Ou seja, o papel dos afetos aqui é evidente.

Gerar vendas automáticas

Como falamos anteriormente, o e-mail marketing é utilizado para vendas e distribui conteúdo para educar os leads. Ao disparar e-mails para sua lista com o objetivo de vender, é possível que essas pessoas comprem na mesma hora ou dias após. Assim, você pode gerar vendas até sem haver negociação e sem estar no horário de trabalho no momento.

Medir os resultados da sua campanha de e-mail marketing

É um fato que nem todas campanhas de e-mail marketing vão performar bem. Por essa razão, existem ferramentas para automatizar o disparo dos e-mails que oferecem os dados sobre a quantidade de aberturas e outros dados da campanha. Dessa maneira, você pode avaliar onde foi o erro e tentar novamente.

Menor custo em relação ao investimento em anúncios

Existem ferramentas de e-mail marketing gratuitas para iniciantes e até mesmo as que são pagas são mais acessíveis do que anúncios de venda direta, por exemplo. Assim, você pode poupar seus investimentos.

Manter contato no pós-venda

Deslumbradas com a venda, é muito comum que algumas pessoas excluam o lead da mailing list e não mantenham contato. Não caia nesse erro: trabalhe na fidelização e retorno deste cliente.

Mantenha o contato no pós-venda e também pergunte se a pessoa obteve o resultado esperado ao comprar de você e qual foi a experiência dela. Com a devida permissão do cliente, use as suas avaliações para gerar mais vendas.

Como fazer um e-mail marketing de sucesso?

Para se fazer um e-mail marketing de sucesso é necessário definir uma persona, atrair leads qualificados para sua lista e montar uma campanha de e-mails estratégica para testar. Independente se o resultado for bom ou ruim, é preciso analisar as métricas.

Como fazer um e-mail marketing de sucesso
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Um e-mail marketing de sucesso exige muitos testes e, quando você descobrir o que funciona, basta apenas replicar. Não há como determinar um passo a passo, uma vez que cada público reage de uma forma e possui interesses diferentes. O que pode ser feito aqui é investir mais tempo na construção de uma mailing list inteligente e com dados precisos.

Exemplos de e-mail marketing

Veja a seguir alguns exemplos de e-mail marketing de diferentes formatos:

Netshoes

Por ser uma empresa que vende roupas, equipamentos e acessórios para esporte, eles focam num e-mail marketing de promoções e oferta de novos produtos que estão no site. Ao comprar nesse site, você cria uma conta com seu e-mail e escolhe se permite o cadastro na newsletter da marca.

Banco Inter

Os correntistas do Banco Inter também informam o seu e-mail ao se submeter à análise de crédito para abrir uma conta. Ao ser aprovado, o banco consegue enviar comprovantes e informações sobre suas ações no app.

Além disso, envia e-mails que oferecem outros serviços do banco com o intuito de que você adquira os serviços oferecidos, como planos de saúde, seguros, investimentos e outras opções.

Uber

Recentemente, o Uber enviou um e-mail que oferece R $100,00 para quem convidar algum amigo para dirigir para essa empresa. Ela ensina todo o passo a passo para conseguir receber sua recompensa.

No entanto, avisa que só quando o seu convidado for aprovado e fizer a trigésima viagem dentro de 30 dias desde a inscrição dele, você receberá os R $100,00 em uber cash. Ao ler o título, muitas pessoas ficaram curiosas e interessadas em ganhar dinheiro. Isso aumenta a taxa de cliques de abertura do e-mail.

Como ter para quem mandar os e-mail?

Existem algumas formas de atrair os leads qualificados que você precisa para fazer o seu e-mail marketing. Dentre elas, temos as landing pages — com as quais você divulga os links de inscrição para os seus conteúdos —, formulários de newsletter, pop-ups no seu site, entre outras.

Ainda assim, nenhuma dessas estratégias é tão assertiva quanto ter uma mailing list inteligente e com dados precisos. Com ela, as suas equipes de marketing e vendas têm acesso às informações necessárias para trabalhar em campanhas de e-mail marketing assertivas e com maior probabilidade de conversões.

Não deixe de conferir os serviços de consulta de dados que a plataforma da Data Stone oferece! Monte já a sua mailing list através de filtros específicos, traçando os perfis do seu público-alvo e garantindo os contatos de leads que se encaixam na sua proposta. Impulsione as suas campanhas de marketing com a Data Stone!