Conheça 4 aliados na prospecção de clientes

Conheça 4 aliados na prospecção de clientes

A prospecção de clientes é uma das etapas de vendas mais preciosas e importantes que existem. Na verdade, a prospecção é essencial não só para o time de vendas, mas para a empresa inteira e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, essa técnica não diz respeito apenas a fazer ligação de vendas, mas busca uma conexão com ele.

Portanto, a boa realização da prospecção é uma necessidade. Mas quantas empresas dão a devida atenção para esse serviço? Hoje vamos apresentar para você, empresário, que quer ter uma prospecção de qualidade, maneiras de realizar uma prospecção de sucesso utilizando excelentes ferramentas disponíveis no mercado. Não deixe de conferir!

O que é uma prospecção de clientes?

Você já sabe o que é uma prospecção de clientes? A palavra prospectar se refere a sondagem, à pesquisa e ao ato de procurar, de rastrear. E prospectar clientes trata-se de realizar essa procura por pessoas ou empresas interessadas em seu produto, ou serviço. Essa estratégia deve ser bem planejada, para garantir que seja feita de maneira efetiva.

Para um bom planejamento, identificar todas as ferramentas disponíveis ao seu favor é indispensável. A partir de uma plataforma de dados segura e atualizada é mais fácil de identificar clientes em potencial, quais suas necessidades e desenhar estratégias que se proponham a atendê-las.

O que é uma prospecção de clientes
Fonte/Reprodução: original

Qualquer empresa, ou qualquer um que já teve alguma experiência com vendas, sabe que nem todo cliente será interessante para seu negócio. Digamos que sua empresa seja uma loja de moda feminina, seus clientes serão compostos por mulheres, talvez entre 20 e 30 anos. Homens de meia-idade ou adolescentes, embora possam consumir esporadicamente, nunca serão o foco dos seus negócios.

A prospecção é sempre orientada pela ideia de que há clientes melhores e mais adequados para seu negócio, já outros não são interessantes e podem ser até descartados como um alvo.

Ter essa noção é importante, pois economiza tempo, tanto no ato da prospecção em si, quanto no planejamento e elaboração das estratégias de vendas. Informações e estratégias como essas foram sendo gradualmente inseridas nas técnicas de prospecção de clientes para que ela seja mais efetiva para a empresa.

Além dessas estratégias, algo que mudou bastante a forma como se faz prospecção é o mundo digital, de forma geral. A tecnologia inseriu para a busca por clientes inúmeras ferramentas digitais que trazem mais efetividade e facilitam a prática da boa prospecção de clientes, fazendo com que seja também muito mais acessível para qualquer empresa realizá-la com sucesso.

Hoje a prospecção de clientes é universalmente aceita como uma prática salutar para os negócios, muito recomendada e presente nas melhores equipes de vendas. Se sua empresa ainda não utiliza a prospecção como uma ferramenta, é bom passar a usar!

Como fazer uma prospecção de clientes?

A prospecção de clientes é uma ação ou estratégia bastante ampla que suporta inúmeras modalidades. Algumas empresas podem apostar em um ou outro recurso que seja de fato mais vantajoso para ela.

Por exemplo, uma empresa local pode utilizar ferramentas mais próximas para conseguir clientes que fazem parte do seu mercado mais delimitado, como clientes próximos, que moram perto da loja ou de sua cidade.

Esse aspecto também precisa ser considerado no momento de realizar uma boa prospecção, já que não faz sentido uma loja que vende apenas em seu bairro, sem envios para outras cidades ou estados do Brasil, investir em uma busca por clientes a nível nacional. Seria perda de tempo e dinheiro.

Por isso a base para a prospecção, seja em que categoria e modalidade for feita, são o conhecimento e a informação. Para prospectar um cliente primeiro você deve entender bem quem é o alvo que a empresa busca e deve conhecê-lo. Conhecer seu público ideal é fundamental para que uma prospecção tenha sucesso.

Definir exatamente o público que precisa do seu produto ou serviço potencializa suas estratégias de prospecção, já que um cliente que não tem interesse no que você está oferecendo não irá mudar de ideia apenas por sua abordagem. Então, ao invés de esgotar suas estratégias tentando convencer quem não possui interesse no que você oferece, invista em direcionar suas ações exatamente para quem terá.

Ser organizado quanto ao seu próprio segmento de negócio e quanto às informações que sua empresa acumulou até então também é necessário, e unindo todas essas qualidades, além de utilizar as ferramentas ideais de prospecção, você poderá estabelecer relações bastante assertivas com os clientes certos.

Hoje, como comentamos, a prospecção mudou bastante, abarcando novas tecnologias, ferramentas e estratégias. Vamos conhecer mais para frente aliados da boa prospecção de clientes.

Quais são os aliados na prospecção de clientes?

Uma prospecção é fundamental e potencializa as relações da empresa com o cliente, dando-lhe muito mais chances de converter as ações em vendas. A seguir vamos conhecer aliados de uma boa prospecção de clientes, que podem fazer a diferença na forma como você cria relacionamentos entre os novos consumidores e sua empresa.

Redes sociais

As redes sociais são um cenário muito amplo para conseguirmos realizar uma boa prospecção. Através dessas redes, grandes marcas já mostraram que é possível estabelecer uma relação mais próxima com seu público, interagindo com ele no dia a dia, através de outras dinâmicas, além de campanhas de venda em si. Assim, o laço é fortalecido e quando o cliente for comprar, dará preferência as campanhas dessas marcas.

Outra forma de realizar prospecção nas redes sociais é com o uso de influencers servindo como promotores ou até embaixadores da marca, assim o laço que o cliente tem com determinada personalidade é “transferido” para a marca. Vale a pena investir nas redes sociais como uma potencial área de prospecção.

Listas de leads

Uma lista de leads é uma ferramenta excepcional para qualquer empresa que queira realizar uma prospecção de sucesso. Um lead não é apenas um potencial cliente, mas um potencial cliente que já demonstra algum nível de interesse pelo produto ou serviço disponibilizado por sua empresa. Sendo assim, com um lead é muito mais fácil negociar e fechar uma venda em bom termo.

Ter em suas mãos uma lista de leads completa, com dados seguros e atualizados sobre esses clientes, onde encontrá-los, qual seu rendimento médio, classe social, trabalho etc., é mais que uma ferramenta, é uma estratégia inteligente. Se você quer elevar ao máximo sua prospecção de clientes, então deve com certeza apostar em uma boa lista de leads.

CRM

O CRM é um conceito especial na administração, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ou seja, trata-se da forma como a empresa se relaciona com seus consumidores e gera os seus dados. A CRM hoje recebe a ajuda de inúmeros softwares que auxiliam a empresa a manter essas informações sobre o seu público de maneira organizada e estruturada.

Com uma boa ferramenta CRM sua empresa tem em mãos mais informações sobre seu público e, por isso mesmo, pode identificar melhor quais clientes ela deseja prospectar, onde prospectar, e que características seus clientes costumam ter. O CRM é uma ferramenta indispensável para uma prospecção saudável e estruturada.

Marketing

O Marketing é sem dúvidas uma das formas de prospecção mais utilizadas pelas empresas no geral. Afinal, o Marketing funciona como uma espécie de prospecção aplicada. Toda estratégia de marketing busca avançar até os clientes e trazê-los para sua empresa, formando vínculo com eles, que funcionará como um chamariz para seus produtos e serviços.

Ter um marketing de qualidade é sem dúvidas exercer uma prospecção de clientes ainda mais assertiva e que dê ótimos resultados. O marketing é parte essencial da prospecção e deve ser aliado às demais ferramentas disponíveis para uma ação mais completa.

Como ter uma boa lista de leads para a prospecção de clientes?

Ter uma lista de leads é praticamente o maior aliado que citamos acima. Mas como conseguir esse benefício? Aqui temos uma solução imperdível para você! A Data Stone é uma empresa especializada em Big Data, capaz de oferecer para sua empresa dados atualizados tanto de empresas, quanto de consumidores, com segurança e dentro das diretrizes legalizadas.

Como ter uma boa lista de leads para a prospecção de clientes
Fonte/Reprodução: original

Com a Data Stone você tem mais do que uma lista de leads, você tem uma lista de leads pensada para sua empresa, com informações de qualidade, claras e precisas, que te colocarão a um passo de ter melhores negociações no mercado. Com a Data Stone não é apenas a prospecção de clientes de sua empresa que receberá um upgrade, mas toda a estrutura organizacional de suas ações.

Então, se você quer uma lista de leads de qualidade para realizar uma prospecção de cliente assertiva, opte pela Data Stone!