Aprenda aqui a fazer um mailing segmentado!

Aprenda aqui a fazer um mailing segmentado!

Organização é a chave para o sucesso de qualquer negócio e, um mailing segmentado, permite a você e à sua equipe administrar a sua lista de leads qualificados com mais praticidade, tornando essa tarefa bem mais fácil.

A base para qualquer negócio começar a alcançar os seus objetivos está diretamente ligada aos seus leads qualificados. Mas, para converter esses leads em clientes, precisamos de uma estratégia bem estabelecida, tanto para o marketing digital, quanto para a comunicação direta com cada um deles.

Pensando em diferentes formas de fazer isso, muitos empreendedores deixam passar despercebido a grande importância que um mailing segmentado tem dentro do cenário atual. Já ouviu o famoso ditado “dividir e conquistar”? Pois bem, aqui não é diferente!

Separar os nossos leads qualificados em diferentes categorias e estabelecer um mailing segmentado é fundamental, principalmente, para garantir que cada um deles tenha um atendimento exclusivo e baseado inteiramente no seu perfil. Esse é o segredo de uma boa comunicação, além de uma conversão de vendas eficiente que facilitará o alcance dos seus objetivos!

Interessado em aumentar a sua conversão de vendas e garantir que sua marca alcance seus objetivos cada vez mais rápido? Venha entender tudo sobre como fazer um mailing segmentado e qual a importância deste método para a comunicação da sua empresa!

O que é um mailing segmentado?

Mas, o que seria um mailing segmentado? De uma forma geral, um mailing nada mais é do que uma lista de contatos que irá permitir que sua empresa prospecte, faça abordagens de vendas, potencialize suas ações de branding e outras possibilidades de ações que facilitam o acesso ao cliente.

O ponto principal é justamente esse: o mailing segmentado reúne informações de diversos leads qualificados, como e-mail, telefones para contato, WhatsApp, redes sociais, situação cadastral, entre outras. O acesso a elas faz com que você consiga montar um perfil, e direcionar todas as suas estratégias de marketing para converter esse lead e torná-lo um cliente.

O que é um mailing segmentado
Fonte/Reprodução: original

Dentro do marketing digital, apresentar um mailing segmentado é uma ferramenta poderosa, pois, quando elaboramos uma campanha de venda voltada para o público geral, ela tem menor potencial de atingir nosso público alvo, chegando a um ou dois integrantes de um vasto grupo.

Por não ser direcionada especificamente para um perfil baseado em interesses em comum, localização geográfica, gênero, nicho de mercado e outros fatores para segmentar, as chances de não atingir ninguém e ter que lidar com prejuízos ainda é grande. Como resultado dessa estratégia, temos uma baixíssima (ou quase nula) conversão de vendas.

Justamente nesse ponto, o mailing segmentado se mostra como uma ferramenta bastante valiosa e capaz de mudar todo o cenário dentro do marketing digital, e do mercado B2B e B2C, de uma forma geral.

Para que serve o mailing segmentado?

Quando elaboramos uma campanha de marketing, pensamos em definir uma persona específica (ou seja, um cliente ideal) que desejamos atingir, captar como lead e então convertê-la em nosso cliente.

O mailing segmentado serve justamente para facilitar esse processo. Ao dispor de uma base de leads, observamos diferentes informações relevantes para que as equipes de vendas e de marketing consigam elaborar estratégias para vender seu produto ou serviço. Mas investir num grupo geral é extremamente arriscado.

Portanto, porque não separarmos esses leads em grupos específicos, de acordo com cada nicho, para então estabelecermos estratégias específicas para cada grupo, com maiores chances de conversão?

Esse é o papel que o mailing segmentado apresenta: direcionar a equipe de vendas e suas estratégias de captação de clientes para alvos específicos. Assim, aumentam as chances de conversão e garante que sua empresa não só aumente o alcance efetivo, mas também seus lucros.

Como funciona o mailing segmentado?

O mailing segmentado se trata de uma organização das diferentes informações de clientes, disponíveis em uma base de dados, estruturada sobre critérios pré-determinados. Todos os dados de cadastro e contato de um cliente estão disponibilizados nessa base.

Com todos esses dados em mãos, a sua equipe de marketing e de vendas será responsável por desenhar estratégias específicas e entrar em contato com os leads presentes em cada grupo. Esse lead receberá conteúdos da sua marca que casam com seus interesses, além do questionamento sobre a permissão de contatos futuros.

Caso concordem, eles vão acabar entrando na lista de contatos de mailing da sua empresa e receberão, constantemente, conteúdos novos sobre lançamentos e campanhas da marca. De acordo com o engajamento que estes conteúdos provocam nos alvos, teremos (ou não) a conversão desses leads em clientes.

Com mensagens bem aplicadas, direcionadas de forma pessoal, podemos ter um engajamento maior e uma alta conversão de vendas dentro desse grupo de leads. O importante é que sua equipe entre em contato com os contatos do mailing segmentado e passe a apresentar ofertas, descontos, novidades e diversos outros benefícios através desse contato direto.

Como fazer um bom mailing segmentado?

Afinal, como podemos fazer um mailing segmentado de qualidade, que consiga atingir com eficácia cada um dos leads em específico?

Ter essa base de leads qualificados bem estabelecida e organizada em diferentes grupos é fundamental para direcionarmos todas as estratégias e os nossos esforços para conquistar determinado cliente.

Mas nada adianta se você não souber como trabalhar bem com esse mailing segmentado, como construir uma boa mensagem, que crie afetos no cliente para se aproximar da sua marca, comprar suas ideias e adquirir os nossos produtos ou serviços. Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para um bom mailing. Confira!

Compre uma lista boa e segura!

O primeiro passo para se ter um excelente mailing segmentado é adquirir um que seja seguro. E aqui vale lembrar que, para que tenha qualidade, os dados dessa lista precisam de constante atualização, serem coletados dentro dos princípios legais e ter proteção de acesso apenas para os seus funcionários autorizados.

Com a Data Stone você tem acesso a serviços de consulta de dados inteligentes, o Stone Station, uma plataforma de consulta exclusiva, onde você pode realizar a consulta por meio de CPF, CNPJ, localização, e o melhor: verificar inadimplências.

Assim poderá construir um mailing list com enriquecimento de dados, que são excelentes para construir uma boa base de leads qualificados, voltada para o seu negócio e com garantia de precisão e atualização dessas informações de forma segura.

A nossa plataforma online de serviços conta com informações atualizadas de perfis, sobre milhões de clientes. Uma plataforma na qual a sua equipe poderá consultar diferentes dados de cadastro, como e-mail, WhatsApp, endereço e telefones para contato, além de, é claro, realizar a prospecção destes leads a partir de filtros da sua escolha.

Planeje uma estratégia de comunicação com seu público

Não basta ter acesso à informação, se não houver uma estratégia estabelecida para conquistar os seus eventuais clientes, não é mesmo? Logo, após ter um mailing segmentado e de qualificar os seus leads, é necessário planejar uma estratégia e estabelecer quais serão os objetivos da sua campanha de vendas.

Com isso, você conseguirá estratégias diferentes para se comunicar com o seu público-alvo de acordo com os objetivos estabelecidos para a sua equipe. Como consequência, suas chances de conversão serão bem maiores.

Trace o perfil do seu cliente

Por fim, para que o mailing segmentado tenha sucesso e seja eficaz, é preciso conhecer bem o seu público-alvo.

Invista em estabelecer qual é o perfil do seu cliente, trace informações relevantes sobre suas necessidades, seus planos para agora, quais foram suas últimas compras, quais são seus hábitos e, até mesmo, qual é a sua localização geográfica.

Trace o perfil do seu cliente
Fonte/Reprodução: original

Tudo isso é fundamental para direcionar a mensagem e fazer com que ela atinja quem você deseja! Um mailing segmentado é a forma mais eficaz de garantir um contato mais íntimo e próximo com o seu cliente, além de fazer com que as chances de sua prospecção só aumentem cada vez mais.

Invista em seu negócio, conheça a plataforma da Data Stone e tenha acesso a informações atualizadas e seguras a respeito dos seus leads. Garanta o melhor do mailing segmentado dentro do mercado!