Como uma boa base de dados pode fazer a diferença?

Como uma boa base de dados pode fazer a diferença

Para fazer uma boa gestão, uma base de dados sólida e confiável é muito importante! Muitos gestores, líderes e administradores de empresa ainda não conhecem ou subestimam o quão importante e versátil essa ferramenta pode ser, até porque criar uma base de dados não é nada fácil e exige uma capacidade analítica de proporções gigantescas.

Hoje estamos aqui para apresentar para você, gestor, o quanto uma base de dados aprimorada, de boa qualidade e estruturada pode fazer a diferença em seu negócio e ser uma das suas principais ferramentas de trabalho e até mesmo uma base para suas estratégias no mercado. Confira!

O que são as base de dados?

Informação nessa era digital é, sem dúvidas, um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento de qualquer projeto, ideia, trabalho, etc. E informação é hoje um dos itens mais acessíveis no ambiente virtual e digital.

Todos nós temos acesso à informação com apenas um clique, e podemos acessar inúmeros dados diferentes, sobre coisas diferentes e, no geral, é característica comum a pessoas bem sucedidas no cenário virtual, saber se aproveitar dessas informações.

O que são as base de dados
Fonte/Reprodução: original

Mas dentro dessa dinâmica só há um problema: os dados e as informações na internet estão dispersos, ou seja, não estão “prontos para o consumo”. Uma base de dados estruturada serve exatamente para isso, organizar diferentes dados, com diferentes informações de clientes, fornecedores, produtos, serviços e finanças, e oferecê-las de maneira legível e administrável.

Uma base de dados é um conjunto de informações relevantes para empresa, como números de telefone, e-mails, contatos e características de seus clientes dispostos em uma planilha ou em um sistema que pode ser facilmente lido e interpretado pelos colaboradores desta empresa. Porém, uma base de dados não serve apenas para ter informações sobre clientes que já realizam contato com seu negócio.

Algumas bases de dados são utilizadas para inúmeros processos e estratégias diferentes, e quando realmente caprichada e com informações sólidas também pode ser utilizada para prospectar clientes.

Como uma base de dados estruturada utiliza informações diversificadas, porém, ligadas e cruzadas umas com as outras, uma empresa pode se aproveitar dela para identificar novos clientes, definindo dados preferenciais que os separem em um grupo de interesse específico.

É realmente uma bela vantagem, pois quando bem utilizada, uma base de dados tem um impacto profundo sobre a empresa, trazendo, leads e oportunidades de vendas muito mais vantajosas e prováveis para dentro de sua empresa.

Isso tudo faz dos dados uma excelente ferramenta, dinâmica, versátil e extremamente importante para qualquer empresa realizar consultas, enriquecimento de dados e prospecção de clientes.

Como usar a base de dados para atingir mais clientes?

Uma vez disponíveis as informações de modo organizado e estruturado para sua empresa, você terá muito mais poder para identificar oportunidades de melhorias dentro de sua própria organização empresarial e suas ações estratégicas.

E como já citamos, uma base de dados é um item extremamente versátil e pode ser adaptado para vários objetivos. Porém, não é só isso, a base dispõe de perfis de consumidores e, até mesmo, de empresas, que podem ser acessados a partir de estatísticas variadas para uma melhor segmentação. Isso permite uma busca mais assertiva, através da qual você identifica exatamente o tipo de cliente com quem deve fazer contato.

Como usar a base de dados para atingir mais clientes
Fonte/Reprodução: original

Categorizar leads é extremamente importante e deve ser feito com bastante cuidado e dedicação. Algumas informações, caso estejam erradas ou defasadas, podem levar a empresa a adotar uma estratégia ineficaz, que leva a prejuízo de tempo, energia e, consequentemente, dinheiro.

Por isso, quando uma base de dados é estruturada, consegue suportar essa formatação e torna muito mais fácil para a empresa trabalhar com ela e realizar, prospecção e qualificação de seus leads.

Informações preciosas e precisas a respeito de suas características, onde encontrá-los, como se comunicar, etc. Tudo isso na palma da mão de uma equipe de vendas, de gestão e até mesmo de marketing certamente fará diferença.

Você quer aproveitar todos esses benefícios? Então entre em contato com a Data Stone, a plataforma perfeita para organizar e fornecer consulta de dados dedicados à prospecção de novos clientes, estruturar outras informações importantes para sua empresa e conquistar o seu público alvo. Não deixe a oportunidade passar!

Como a base de dados pode fazer a diferença?

Quando feita corretamente e de modo sólido, uma base de dados é capaz de fazer a diferença não só para uma equipe de vendas, mas para a toda empresa. Com ela fica muito mais fácil aumentar as vendas e expandir o negócio.

Além disso, com uma base de dados totalmente estruturada, uma equipe de comunicação, por exemplo, consegue trabalhar em conjunto com uma equipe de vendas com muito mais assertividade, o mesmo podemos dizer sobre todos os outros setores de uma empresa.

A base de dados é utilizada como uma ferramenta em comum por todos esses setores e facilita muito a sua comunicação interna. Afinal, agora uma empresa tem informações atualizadas e fiéis com as quais pode contar.

Ter uma base de dados é imprescindível para formar estratégias em conjunto, pois os dados fornecem uma perspectiva muito mais ampla para toda a organização. Sabendo exatamente o tipo de cliente que a empresa busca.

Tendo informações precisas sobre eles, é mais fácil desenhar campanhas, promoções e propostas. Assim, contar com essa ferramenta é realmente uma vantagem e tanto para qualquer negócio.

E não pense você que uma vez que temos em mãos uma base de dados ela deixa de valer ou perde seu uso. Uma base de dados pode e deve ser constantemente atualizada com novas informações que a empresa conquiste cada vez mais espaço no mercado, ao longo de sua jornada.

Vale a pena ter uma base de dados na minha empresa?

A essa altura do artigo você já entendeu do que se trata a ferramenta base de dados. Mas será que ela vale a pena para o seu negócio? Vamos pontuar algumas vantagens e desvantagens para que você possa chegar a essa conclusão com mais facilidade. Confira!

Vantagens

As vantagens de uma boa base de dados são claras, e já falamos sobre algumas delas, ao menos as mais gerais e principais. Vamos agora conhecer uma lista de vantagens e benefícios do uso de dados estruturados por uma empresa:

● Informações reais e atualizadas disponíveis para gestão;
● Informações organizadas, de fácil leitura e manuseio;
● Ferramenta que pode ser a base para uma melhor comunicação dentro da empresa;
● Traz mais assertividade na comunicação entre a empresa e cliente;
● Traz mais possibilidade de vendas;
● Auxilia a estruturar a empresa como um todo;
● Impacta e beneficia a produtividade das equipes.

São vantagens e tanto, concorda? Se você apostar em uma boa base de dados poderá usufruir de todas elas!

Desvantagens

Vimos algumas características importantíssimas sobre o uso de dados. Mas será que ele traz desvantagens? Não necessariamente desvantagens, mas alguns perigos quando feito de maneira errada.

Uma base de dados quando contém algum erro, como dados defasados ou mesmo incorretos, pode ser extremamente prejudicial a toda empresa, já que pode levar a perdas financeiras, sendo na aplicação de campanhas mal aplicadas ou mesmo no contato com clientes que não serão convertidos.

Com isso em mente, procure por empresas que tenham uma base de dados atualizada, que permite uma consulta completa e assertiva, assim você consegue montar uma lista de prospecção de acordo com a base de contatos do seu negócio.

Ou seja, você precisa de uma empresa como a Data Stone, que oferece uma plataforma de consulta com os dados atualizados, onde você monta sua lista de prospecção ou atualiza sua base de dados, de acordo com o perfil do seu negócio e dos consumidores, para ter um enriquecimento em seus conteúdos e contatos com clientes e consumidores.

Assim, suas ações serão mais assertivas, tanto para manter seus clientes e consumidores, quanto para captar novos sem medo de “perder tempo” com aquela pessoa que não faz parte do seu público.