Marketing Copa do Mundo: veja as melhores dicas para vender durante essa época!

Marketing Copa do Mundo veja as melhores dicas para vender durante essa época!

Uma das maiores festividades nacionais já está bem próxima e, com ela, muitas empresas já querem investir no próprio marketing Copa do Mundo. Independente do tipo de negócio, seja ele online ou físico, não há como deixar essa oportunidade passar, não é mesmo?

Mas para gerar receita com essa festa de nível nacional, é preciso investir tempo e dedicação para montar a estratégia certa! Quer saber como? Confira neste artigo algumas dicas especiais de como desenvolver o seu marketing copa do mundo e colocá-lo em prática!

O que é o marketing da copa do mundo?

Esse tipo de campanha está, obviamente, relacionada ao evento mundial que mais mexe com os brasileiros. Nesse momento, os empresários veem a oportunidade de lucrar adotando um clima patriótico para torcer pela nossa seleção e, com isso, engajar potenciais clientes através das mídias sociais e outros canais de comunicação.

O que é o marketing da copa do mundo
Fonte/Reprodução: original

O objetivo do marketing copa do mundo é justamente captar esse sentimento de torcida e gerar nos potenciais clientes a curiosidade e a necessidade de comprar da sua marca. Além de corresponderem às necessidades (ainda que menores) nesse momento, seus produtos e serviços são muito beneficiados pelo fator emocional durante esse período.

Como fazer um bom marketing para a época da copa do mundo?

Mantenha-se atento ao que os seus concorrentes fazem e ao que gerou engajamento. Use como inspiração para trabalhar as estratégias de conteúdo (ou ofertas) do seu negócio. A grande chave para que o marketing copa do mundo dê certo é o planejamento com antecedência. Além disso, ideias de conteúdo, ofertas e promoções levam tempo para serem aperfeiçoadas.

Não se esqueça de cuidar da saúde financeira da sua empresa: não faça promoções que possam lhe trazer prejuízos, ao invés de ganhos. Mais à frente separamos estratégias detalhadas de como você pode aplicar um marketing de copa do mundo do jeito certo.

Quais os direitos de uso que a Fifa tem na copa de 2022?

Adotando o marketing copa do mundo você terá mais visibilidade, mas é preciso tomar cuidado para não ultrapassar o limite e infringir os direitos de propriedade intelectual pertencente à FIFA.

Quais os direitos de uso que a Fifa tem na copa de 2022
Fonte/Reprodução: original

Isso porque descumprir alguma regra das diretrizes da FIFA é passível de processo. Utilizar nomes, fontes iguais e símbolos pertencentes à FIFA para fins comerciais pode gerar ações jurídicas contra a sua empresa. Apenas os membros da própria organização (e patrocinadores) possuem permissão para utilizar todos os termos protegidos, símbolos e outros elementos.

Não utilize palavras como FIFA, Copa do Mundo FIFA Qatar 2022, “Copa Mundial” e outros termos parecidos. Na dúvida, faça uma pesquisa meticulosa antes, a fim de saber que tipo de termos e símbolos você pode utilizar nas suas campanhas. Essa pode ser uma lista bem extensa, mas é melhor prevenir do que lidar com outros problemas futuros.

5 Dicas de estratégia de marketing que vão te ajudar na copa do mundo

Nesse momento, você pode estar com dificuldade de montar um plano estratégico para aumentar seu faturamento com o marketing copa do mundo. Mas não se preocupe! Confira a seguir 5 dicas de estratégias que podem te ajudar com a sua campanha.

Faça um planejamento prévio

O que acontece com muitas pessoas é não ter um planejamento estratégico dos meses em que há um evento importante, o que pode ser uma grande oportunidade para vender mais. Assim, como a Copa do Mundo, temos Black Friday, natal, réveillon, carnaval, entre outras datas relevantes.

Seu dever é se organizar com um mês de antecedência ou mais. Assim, terá tempo o suficiente para criar conteúdo, estabelecer seus meios de divulgação, programar posts, criar suas narrativas e decidir se haverá promoções.

Conforme o evento for se aproximando, você já pode começar a sua antecipação com o marketing da copa do mundo aos poucos. Uma imagem, uma forma de falar ou avisar sobre algo especial que está por vir.

Para que todo esse planejamento dê certo, é necessário que a sua equipe de marketing saiba as datas dos jogos do Brasil e acompanhe esse grande evento de perto. Esse é o jeito de conseguir fazer posts na véspera e no dia de forma assertiva para obter mais engajamento. Afinal de contas, na hora do jogo, poucas pessoas ficarão no celular.

Seu dever é postar no dia anterior ou horas antes. Pense no que o torcedor brasileiro gostaria de ver em seu perfil, sem ter que fugir do assunto que já aborda.

Use cores que remetem à Copa do Mundo

As cores amarela, azul, branco e verde são as que remetem às cores presentes na bandeira brasileira. Elas podem estar representadas nas suas mídias sociais por meio dos stories, posts, destaques, nas suas roupas e outras maneiras que imaginar para imergir nessa vibe de torcida.

Se você tem um negócio local, aproveite para decorar sua loja nesse tema. Use bexigas, papel crepom, adesivos, bolsas e elementos que possam colaborar com o marketing da copa do mundo. Convide seus funcionários para entrar no clima e providencie roupas nessas cores para que eles usem no trabalho.

Elementos futebolísticos

Além das cores, existem outros elementos que fazem referência ao futebol, como bola, jogadores, grama do campo, chuteiras, estádio, camisas de time, entre outros.

Usar esses elementos fará seus seguidores e clientes notarem uma analogia com a Copa do Mundo. Esses elementos podem ser representados por meio de imagens, adesivos que você oferece de brinde, chaveiro, na sua roupa e de outras formas.

Analogias com futebol

Incluir analogias com futebol é uma estratégia muito eficaz se você souber montar uma narrativa em cima delas. Nas mídias sociais, os produtores de conteúdo e lojas virtuais aproveitam momentos como esse para abusar da criatividade.

Assim, aumentam não só as vendas, mas também o engajamento, alcançando maior quantidade de pessoas para o perfil. Em meio às narrativas dos seus posts, insira palavras usadas no futebol, como: driblar, chutar, torcer, gol, placar, atacante, volante, zagueiro, craque, entre outras.

Mas essas estratégias não se resumem à internet, no caso de loja física, você pode colocar cartazes ou banners que gerem a mesma sensação de torcida. Há quem coloque banners em outdoors, pela visibilidade para as pessoas que estão no trânsito.Tudo depende de como é a sua estratégia de marketing.

Faça condições especiais ou promoções

No seu site, é possível oferecer descontos para objetos, roupas e eletrônicos com estampas do Brasil. Utilize o e-mail marketing e outras mídias sociais para avisar seus clientes que há novidades. O valor definido será determinado de acordo com o lucro que você deseja obter e a sua pesquisa de mercado.

Além dessas dicas citadas acima, uma das estratégias mais importantes é investir consulta de dados para enriquecer a base de dados de seus clientes e assim, ter uma mailing list assertiva para oferecer todos esses produtos e ações especiais.

Então, se quer ter acesso a melhor ferramenta de consulta, como a Stone Station, visite o site oficial Data Stone e veja com mais detalhes os serviços e ferramentas oferecidos.

Viu as diversas formas de como o marketing copa do mundo pode ajudar você a vender mais? Agora que você já sabe as melhores estratégias para aplicar o seu marketing copa do mundo e impulsionar a sua marca, não deixe de conferir os nossos conteúdos e conhecer mais do mercado e da captação de clientes!