O que é Outbound e Inbound do marketing?
Você sabe a diferença entre o Outbound e Inbound Marketing? Compreender esses dois tipos é fundamental para qualquer empreendedor que deseja investir no marketing da sua empresa!
O marketing digital surgiu como uma revolução nos dias atuais, e ele não para de evoluir. As empresas que não se adequam às novas estratégias e aos novos métodos, para promover suas campanhas de vendas, ficam para trás no mercado. E não para por aí! Hoje em dia, presta-se atenção tanto na abordagem como, também, na satisfação do cliente com a situação.
Com isso, é necessário que o empreendedor adote diversas medidas para conquistar leads qualificados, assim como, também, para manter sua cartela de clientes. E é justamente nisso que entra a importância de conhecer o Outbound e Inbound Marketing, assim como suas principais características e diferenças.
Diversas companhias ao redor do mundo utilizam o Outbound e Inbound Marketing como principais estratégias para qualificação de leads e captação de clientes. Mas, o que seriam elas? Qual você deve aplicar em seu negócio? Interessado? Vem com a gente e saiba tudo sobre essas duas principais estratégias presentes dentro do marketing digital!
O que é Outbound e Inbound?
O Outbound e Inbound são duas metodologias de marketing completamente diferentes uma da outra. Enquanto o Outbound procura captar leads qualificados de uma forma mais tradicional, o Inbound é uma evolução da técnica direcionada para o marketing digital.
Com o crescente avanço do marketing digital a cada dia que passa, o Inbound Marketing recebe bem mais destaque do que o Outbound e se prova bem mais viável para gerar excelentes resultados, em especial na geração de lucro para a empresa.
Isso porque, o valor que se gasta para conseguir adquirir o cliente, chamado popularmente de CAC dentro do marketing, é bem menor do que no Outbound.
O Outbound e Inbound servem para gerar os leads qualificados para a empresa por meio de campanhas bem estruturadas, e foi observado que no Inbound esses clientes em potenciais surgiam de forma passiva e bem mais qualificada do que quando era gerado pelo Outbound.
Não só isso, os leads já vinham mais preparados quando eram abordados pelas equipes de vendas. Mas, como assim? Os clientes em potencial já chegavam com conhecimento a respeito do seu problema e sobre sua solução, encontrada diretamente no produto ou serviço oferecido pela empresa. Tudo isso graças ao marketing de conteúdo e nutrição constante desses leads por meio do Inbound.
Mesmo que o método de Outbound Marketing esteja sendo deixado de lado por muitos empreendedores e questionado por diversos vendedores, ele ainda se mantém no mercado como uma grande estratégia dentro do cenário, e ainda é bastante utilizado pelas empresas.
Qual a diferença entre Outbound e Inbound?
Então, você provavelmente deve estar se perguntando: “Qual seria a grande diferença entre o Outbound e Inbound? Qual dessas estratégias devo escolher para o meu empreendimento?”
Bom, a verdade é que o Inbound se difundiu muito graças ao surgimento e ao crescimento do marketing digital. Porém, o bom e velho Outbound ainda é bastante utilizado e é uma base excelente para a aquisição dos leads qualificados. Ambas as estratégias apresentam suas características específicas e, junto a elas, seus principais benefícios.
A começar pelo mais recente: o Inbound, também conhecido como Marketing de Atração, é aquele no qual o cliente é cativado por ações e campanhas, que fazem com que o seu lead desperte um certo interesse no que você tem a oferecer e na sua empresa. Dessa forma, o cliente em potencial chega na equipe de vendas, e o aborda para fechar negócio.
Enquanto isso, no Outbound, a campanha vai até o lead e não o inverso por meio dos métodos tradicionais para o marketing. Mas não se restringe apenas às mídias que conhecemos como rádio, televisão ou outdoors: no outbound, os anúncios pagos também são bastante utilizados para atrair esses clientes em potencial.
No Inbound, temos uma comunicação aberta com quem se interessa pelo serviço, que geralmente é encontrado pelos leads dentro da internet, garante um relacionamento duradouro entre a empresa e o cliente e tem maior engajamento.
Enquanto isso, o Outbound tem uma comunicação bem unilateral e o serviço que a empresa oferece é anunciado através da campanha para um público alvo bem grande. Com uma oferta direta para a persona, ela apresenta um menor engajamento do que o Inbound.
No geral, cada um tem seus benefícios quando bem aplicados, assim como suas diferentes formas de serem utilizados no cotidiano. Por isso, separamos as principais características e vantagens do Outbound e Inbound dentro do cenário atual.
Outbound
No Outbound, a empresa se direciona até o cliente em potencial através de métodos bem mais tradicionais, como por exemplo anúncios em televisão, rádio, outdoors e outras formas de mídias antes da era do marketing digital. Há também a presença em eventos, entrega de panfletos, dentre outras formas para conquistar o cliente.
Esse método precisa ir até o lead e fazer com que ele se interesse por meio de uma ação ativa. Entretanto, como vantagens, temos resultados bem mais rápidos que o Inbound. Mas, por que isso?
Bom, isso ocorre simplesmente pois o retorno quando utilizamos a tática Inbound pode levar de alguns meses ou até mesmo anos, para que a nutrição do lead ocorra da devida forma. Um post não cresce da noite pro dia, não é mesmo? Logo, o Outbound apresenta resultados em um curto período de tempo.
Inbound
Já o Inbound Marketing é realizado voltado, justamente para esse nicho digital que vivemos atualmente. Aqui, desejamos atrair o lead qualificado por diferentes ações que despertem o seu interesse em nosso produto, como, por exemplo, nutrição desses leads através do marketing de conteúdo.
Com o correto planejamento de marketing digital, o cliente chega até o seu negócio por meio de tráfego orgânico, através de postagens ou outros conteúdos que sejam relevantes. Nesse sentido, garantimos um melhor engajamento com o público alvo e sua captação é feita com um menor custo médio de aquisição de clientes.
Qual é o melhor de se usar?
Agora que sabemos as principais diferenças e características do Outbound e Inbound dentro do Marketing, temos o seguinte questionamento: “Qual escolher para a empresa?”
O Outbound e Inbound apresentam inúmeras diferenças em suas respectivas metodologias. Enquanto o primeiro necessita encontrar diferentes métodos para atrair a atenção e o interesse dos clientes em potencial, o segundo foca no que o lead necessita, quais são os seus problemas e como o seu produto pode beneficiar e resolver todos eles.
Por isso, a resposta na hora de escolher entre o Outbound e Inbound é bem clara: não há uma metodologia de marketing que seja melhor que a outra. Mas sim, existe aquela que se encaixa melhor na sua empresa e nos objetivos que você deseja alcançar.
O que é recomendado por muitos estudiosos da área é o uso de ambas as estratégias, de forma que uma complemente a outra. Com diferentes estratégias entre elas, os resultados serão excelentes e, com certeza, a empresa irá crescer de forma rápida e otimizada.
Como aplicar ambas as estratégias?
É extremamente importante conhecer sobre o Outbound e Inbound para aplicar as estratégias no seu dia-a-dia. Assim, você pode analisar qual combina mais com o perfil da sua empresa e escolher se vai fazer um grande ou um pequeno investimento.
Vale lembrar que essas duas práticas não são concorrentes entre si, mas sim diferentes formas de se conseguir alcançar o sucesso. Veja quais são os objetivos da sua empresa e se eles casam com um, com outro ou, então, com a combinação de ambos!
O Outbound e Inbound são duas formas que, quando juntas, se mostram como uma grande arma dentro do marketing para gerar leads qualificados e cativar clientes. Para isso, procure pelos serviços da Data Stone, que é especialista em mailing list segmentado e qualificado, além, de outros serviços com consulta de dados. Assim, você compreende as principais vantagens e características do Outbound e Inbound, e analisa qual é o melhor para você!