O que é Outbound e Inbound do marketing?

O que é Outbound e Inbound do marketing

Você sabe a diferença entre o Outbound e Inbound Marketing? Compreender esses dois tipos é fundamental para qualquer empreendedor que deseja investir no marketing da sua empresa!

O marketing digital surgiu como uma revolução nos dias atuais, e ele não para de evoluir. As empresas que não se adequam às novas estratégias e aos novos métodos, para promover suas campanhas de vendas, ficam para trás no mercado. E não para por aí! Hoje em dia, presta-se atenção tanto na abordagem como, também, na satisfação do cliente com a situação.

Com isso, é necessário que o empreendedor adote diversas medidas para conquistar leads qualificados, assim como, também, para manter sua cartela de clientes. E é justamente nisso que entra a importância de conhecer o Outbound e Inbound Marketing, assim como suas principais características e diferenças.

Diversas companhias ao redor do mundo utilizam o Outbound e Inbound Marketing como principais estratégias para qualificação de leads e captação de clientes. Mas, o que seriam elas? Qual você deve aplicar em seu negócio? Interessado? Vem com a gente e saiba tudo sobre essas duas principais estratégias presentes dentro do marketing digital!

O que é Outbound e Inbound?

O Outbound e Inbound são duas metodologias de marketing completamente diferentes uma da outra. Enquanto o Outbound procura captar leads qualificados de uma forma mais tradicional, o Inbound é uma evolução da técnica direcionada para o marketing digital.

Com o crescente avanço do marketing digital a cada dia que passa, o Inbound Marketing recebe bem mais destaque do que o Outbound e se prova bem mais viável para gerar excelentes resultados, em especial na geração de lucro para a empresa.

O que é Outbound e Inbound
Fonte/Reprodução: original

Isso porque, o valor que se gasta para conseguir adquirir o cliente, chamado popularmente de CAC dentro do marketing, é bem menor do que no Outbound.

O Outbound e Inbound servem para gerar os leads qualificados para a empresa por meio de campanhas bem estruturadas, e foi observado que no Inbound esses clientes em potenciais surgiam de forma passiva e bem mais qualificada do que quando era gerado pelo Outbound.

Não só isso, os leads já vinham mais preparados quando eram abordados pelas equipes de vendas. Mas, como assim? Os clientes em potencial já chegavam com conhecimento a respeito do seu problema e sobre sua solução, encontrada diretamente no produto ou serviço oferecido pela empresa. Tudo isso graças ao marketing de conteúdo e nutrição constante desses leads por meio do Inbound.

Mesmo que o método de Outbound Marketing esteja sendo deixado de lado por muitos empreendedores e questionado por diversos vendedores, ele ainda se mantém no mercado como uma grande estratégia dentro do cenário, e ainda é bastante utilizado pelas empresas.

O que é outbound marketing?

Também chamado de marketing de interrupção, o outbound marketing envolve uma série de abordagens diretas para alcançar o máximo de usuários possível e, como consequência, gerar mais vendas. Essa é uma técnica mais intrusiva de marketing em que a empresa vai até o cliente.

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é uma estratégia cujo objetivo é atrair o cliente por meio de conteúdo relevante, seja por meio de postagem de blog, redes sociais e sites. Essa é uma ação bastante implementada por empresas, visto que todos os dias milhares de usuários realizam pesquisas nos mecanismos de busca e redes sociais em busca de informações para resolver seus problemas.

Qual a diferença entre Outbound e Inbound?

Então, você provavelmente deve estar se perguntando: “Qual seria a grande diferença entre o Outbound e Inbound? Qual dessas estratégias devo escolher para o meu empreendimento?”

Bom, a verdade é que o Inbound se difundiu muito graças ao surgimento e ao crescimento do marketing digital. Porém, o bom e velho Outbound ainda é bastante utilizado e é uma base excelente para a aquisição dos leads qualificados. Ambas as estratégias apresentam suas características específicas e, junto a elas, seus principais benefícios.

A começar pelo mais recente: o Inbound, também conhecido como Marketing de Atração, é aquele no qual o cliente é cativado por ações e campanhas, que fazem com que o seu lead desperte um certo interesse no que você tem a oferecer e na sua empresa. Dessa forma, o cliente em potencial chega na equipe de vendas, e o aborda para fechar negócio.

Enquanto isso, no Outbound, a campanha vai até o lead e não o inverso por meio dos métodos tradicionais para o marketing. Mas não se restringe apenas às mídias que conhecemos como rádio, televisão ou outdoors: no outbound, os anúncios pagos também são bastante utilizados para atrair esses clientes em potencial.

No Inbound, temos uma comunicação aberta com quem se interessa pelo serviço, que geralmente é encontrado pelos leads dentro da internet, garante um relacionamento duradouro entre a empresa e o cliente e tem maior engajamento.

Enquanto isso, o Outbound tem uma comunicação bem unilateral e o serviço que a empresa oferece é anunciado através da campanha para um público alvo bem grande. Com uma oferta direta para a persona, ela apresenta um menor engajamento do que o Inbound.

Estratégias e abordagens

O outbound utiliza estratégias e abordagens tradicionais que podem envolver meios de comunicação como outdoors, propagandas de TV, revistas, telemarketing, e-mail e outros exemplos.

Por outro lado, o Inbound Marketing utiliza meios de comunicação mais modernos como as redes sociais, plataformas de vídeo, e-books, infográficos, anúncios em plataformas digitais, blogs, e-mail marketing e diversos outros. Ao implementar as estratégias é importante conhecer o que é outbound e inbound para poder utilizar as estratégias corretamente.

Custo e retorno sobre investimento (ROI)

No outbound marketing, utiliza-se o tráfego pago com anúncios nos mecanismos de busca e redes sociais. Normalmente, o tráfego obtido é proveniente das palavras-chave utilizadas e pagas pela veiculação do anúncio, em que o custo é calculado de acordo com a quantidade de cliques, que também é reconhecido como CPC (Custo por Clique). 

O custo e retorno sobre investimento do Inbound Marketing, por outro lado, trata-se da métrica que analisa o prejuízo ou lucro gerado pelas técnicas utilizadas, possibilitando a mensuração do desempenho econômico do investimento executado.

Outbound

No Outbound, a empresa se direciona até o cliente em potencial através de métodos bem mais tradicionais, como por exemplo anúncios em televisão, rádio, outdoors e outras formas de mídias antes da era do marketing digital. Há também a presença em eventos, entrega de panfletos, dentre outras formas para conquistar o cliente.

Esse método precisa ir até o lead e fazer com que ele se interesse por meio de uma ação ativa. Entretanto, como vantagens, temos resultados bem mais rápidos que o Inbound. Mas, por que isso?

Bom, isso ocorre simplesmente pois o retorno quando utilizamos a tática Inbound pode levar de alguns meses ou até mesmo anos, para que a nutrição do lead ocorra da devida forma. Um post não cresce da noite pro dia, não é mesmo? Logo, o Outbound apresenta resultados em um curto período de tempo.

Inbound

Já o Inbound Marketing é realizado voltado, justamente para esse nicho digital que vivemos atualmente. Aqui, desejamos atrair o lead qualificado por diferentes ações que despertem o seu interesse em nosso produto, como, por exemplo, nutrição desses leads através do marketing de conteúdo.

Com o correto planejamento de marketing digital, o cliente chega até o seu negócio por meio de tráfego orgânico, através de postagens ou outros conteúdos que sejam relevantes. Nesse sentido, garantimos um melhor engajamento com o público alvo e sua captação é feita com um menor custo médio de aquisição de clientes.

Vantagens e desvantagens de cada abordagem

Cada abordagem pode apresentar vantagens e desvantagens. Enquanto uma investe em recursos e ferramentas para atrair clientes, a outra utiliza recursos digitais para que os clientes encontrem a marca. Nesse ponto, suas vantagens e desvantagens envolvem:

Vantagens do outbound marketing

O outbound traz resultados mais rápidos, visibilidade imediata, maior alcance, ideal para reconhecimento de marca, facilmente mensurável, além de ser mais fácil de gerar mais receita de ROI.

Desvantagens do outbound marketing

Por outro lado, o outbound marketing também pode apresentar algumas desvantagens como maiores riscos de leads não qualificados, impossibilidade de segmentação de público e exige custos altos.

Vantagens do inbound marketing

A marca pode facilmente envolver e converter usuários em clientes, custo menor de aquisição, mensuração e otimização, pode aumentar a visibilidade da marca, segmentação de público e leads qualificados.

Desvantagens do inbound marketing

Os resultados das estratégias de Inbound não são imediatos, exige mais atenção, criação de conteúdo de qualidade, atualizações frequentes, métricas mais complexas de se medir e maior concorrência. 

Qual é o melhor de se usar?

Agora que sabemos as principais diferenças e características do Outbound e Inbound dentro do Marketing, temos o seguinte questionamento: “Qual escolher para a empresa?”

O Outbound e Inbound apresentam inúmeras diferenças em suas respectivas metodologias. Enquanto o primeiro necessita encontrar diferentes métodos para atrair a atenção e o interesse dos clientes em potencial, o segundo foca no que o lead necessita, quais são os seus problemas e como o seu produto pode beneficiar e resolver todos eles.

Qual é o melhor de se usar
Fonte/Reprodução: original

Por isso, a resposta na hora de escolher entre o Outbound e Inbound é bem clara: não há uma metodologia de marketing que seja melhor que a outra. Mas sim, existe aquela que se encaixa melhor na sua empresa e nos objetivos que você deseja alcançar.

O que é recomendado por muitos estudiosos da área é o uso de ambas as estratégias, de forma que uma complemente a outra. Com diferentes estratégias entre elas, os resultados serão excelentes e, com certeza, a empresa irá crescer de forma rápida e otimizada.

Ferramentas e recursos para outbound e inbound marketing

Há uma variedade de ferramentas e recursos para outbound e inbound marketing que são fundamentais para facilitar a conexão entre empresa e clientes. Atualmente, alguns dos mais utilizados incluem:

  • Google Ads;
  • HubSpot;
  • RD Station.

Vale ressaltar, que o e-mail marketing é uma estratégia que pode ser utilizada para Inbound ou Outbound marketing. Por este motivo, entender o que é outbound e inbound de maneira aprofundada é indispensável para qualquer empresa que deseja alcançar visibilidade online. Confira as principais ferramentas para utilizar em cada abordagem:

Softwares recomendados para outbound

A Stone Station é uma ferramenta especializada em localizar inadimplentes, ideal para que as empresas possam evitar riscos de possíveis fraudes, realizar negócios com compradores confiáveis e, dessa maneira, crescer com segurança.

A ferramenta é essencial para maximizar o trabalho do setor de marketing, que tem como objetivo adotar estratégias de outbound marketing para aumentar o alcance do negócio no meio digital.

A Data Stone também oferece a solução de prospecção terceirizada em que uma equipe especializada faz a busca por leads com maiores chances de fechar negócios com sua empresa, o que adianta muito do processo de outbound.

Ferramentas úteis para inbound

As ferramentas para inbound marketing são variadas e podem trazer resultados significativos para as empresas de variados portes. Um dos principais é o blog, que pode auxiliar no alcance de clientes em potencial ao oferecer conteúdo relevante, além de tirar dúvidas relacionadas a determinado assunto. Outras ferramentas compreendem:

  • Redes sociais: o Facebook, Pinterest, TikTok e Instagram são ideais para obter leads e clientes;
  • Landing pages: com elas é possível converter um usuário em lead de maneira facilitada;
  • CRM: com um software de CRM é possível unir todas as informações do público-alvo em um lugar;
  • E-mail: uma excelente ferramenta para estratégias de Inbound Marketing, visto que muitas pessoas possuem e-mail.

O monitoramento de resultados é fundamental para verificar o impacto dos esforços de inbound marketing aplicados pelo setor e possibilita a otimização de técnicas, caso seja necessário.

Como aplicar ambas as estratégias?

É extremamente importante conhecer sobre o Outbound e Inbound para aplicar as estratégias no seu dia-a-dia. Assim, você pode analisar qual combina mais com o perfil da sua empresa e escolher se vai fazer um grande ou um pequeno investimento.

Vale lembrar que essas duas práticas não são concorrentes entre si, mas sim diferentes formas de se conseguir alcançar o sucesso. Veja quais são os objetivos da sua empresa e se eles casam com um, com outro ou, então, com a combinação de ambos!

O Outbound e Inbound são duas formas que, quando juntas, se mostram como uma grande arma dentro do marketing para gerar leads qualificados e cativar clientes. Para isso, procure pelos serviços da Data Stone, que é especialista em mailing list segmentado e qualificado, além, de outros serviços com consulta de dados. Assim, você compreende as principais vantagens e características do Outbound e Inbound, e analisa qual é o melhor para você!

O futuro do outbound e inbound marketing

O outbound e inbound tem revolucionado cada vez mais a maneira que as empresas têm alcançado seus clientes. A combinação das duas estratégias pode trazer ótimos resultados, afinal, idealmente, a abordagem pode levar a um aumento de 10% na receita, 10% no tamanho do ticket e 25% na taxa de fechamento. 

Tendências emergentes nas duas abordagens

As duas abordagens apresentam tendência que podem ser o ponto-chave para o crescimento da sua empresa. Em relação ao outbound, haverá um aumento na necessidade de personalizar as abordagens, aumento do uso da Inteligência Artificial (IA) nas automações, abordagem e tratamento de prospect de forma omnichannel, conteúdos mais interativos e aumento da privacidade de dados.

As principais tendências emergentes do inbound, por outro lado, envolvem automação de marketing, personalização com IA, conteúdo interativo, gestão de comunidades, privacidade de dados e pillar pages.

Como a tecnologia está mudando o cenário

A tecnologia tem moldado as preferências dos usuários e atualmente, quanto mais praticidade, maiores serão as chances de conquistar e convertê-los em clientes. As duas abordagens têm unido recursos tecnológicos diversos, como a inteligência artificial e softwares para conquistar e nutrir leads.

A Data Stone oferece uma série de serviços para empresas que buscam o alcance de clientes de maneira mais ágil e uma delas é uma mailing list completa para poder entrar em contato com os clientes mais propícios a realizar uma compra.

Entender o que é outbound e inbound é indispensável em um cenário de mercado cada vez mais competitivo, onde a presença online se torna essencial para alcançar clientes de maneira segmentada. Acesse a plataforma da Data Stone e conheça nossos serviços!