O que são dados qualificados?
Hoje em dia, é praticamente impossível fazer um bom planejamento de marketing e vendas sem dados qualificados. Na verdade, até dá para começar um plano de negócios assim, mas as chances de falhar e desperdiçar muito tempo e recursos são enormes.
Já que o mercado está a cada dia mais competitivo — e o cliente mais exigente — é essencial não arriscar qualquer ação sem antes obter dados que possam ser utilizados efetivamente. Assim, os dados qualificados podem ser considerados a base de todas as campanhas de marketing.
Isso porque ressoam tanto na empresa em si, em termos estratégicos, quanto no mercado e, consequentemente, no cliente. Conhecer bem tudo o que acontece nesses dois últimos fatores é vital para começar a estabelecer qualquer empreendimento assertivo.
Por mais que o uso dos dados qualificados integrem uma prática antiga, é preciso enfatizar que atualmente, com o uso cada vez mais intenso da internet, essa ferramenta é fundamental para operação de qualquer ação estratégica da sua empresa.
Os clientes usam a internet mais do que nunca, assim, utilizam para fazer compras. Só no Brasil, em 2022, a taxa de crescimento dessa modalidade de venda subiu mais de 22% e as estimativas para os próximos anos é que continue crescendo.
Além disso, o meio digital também dispõe das ferramentas ideais para a obtenção de dados qualificados. Logo, a empresa ganha de duas formas aqui: conhece mais e estabelece uma relação com o cliente, e marca a sua presença no meio virtual, que pode ser mais eficaz do que as antigas mídias, como os jornais, revistas e TV.
Quer saber como revolucionar sua forma de fazer marketing de conteúdo e captar mais clientes? Saiba como os dados qualificados podem mudar a sua forma de fazer negócios!
O que são dados qualificados?
Dados, via de regra, correspondem às informações que podemos categorizar de maneira sistemática. No caso do lucro mensal de uma empresa, por exemplo, temos um dado quantitativo. Mas um dado qualificado (ou qualitativo), diz respeito ao que não se pode medir, mas valorar.
Por “valorar”, entendemos dar a algo uma determinada qualidade, isto é, um valor. Por isso, os dados qualificados são bem diferentes de “simples números”. Em outras palavras, um dado qualificado mostra algo ao mesmo tempo subjetivo e objetivo, algo que tem a ver com a percepção de uma pessoa, objeto, situação, evento, etc.
Um dos melhores exemplos de dados qualificados está nas pesquisas de satisfação dos clientes. Nelas, as perguntas são feitas para obter opiniões, isto é, o que os clientes acham do serviço ou produto. Não é possível traduzir isso em número, pois a resposta sempre será abstrata.
Mas a abstração e natureza dos feedbacks dos usuários devem ser consideradas na organização de dados, já que todas as campanhas de marketing — e as próprias ações relacionadas às vendas — têm como foco os afetos dos consumidores. Entender o impacto desses valores na decisão de indivíduos que podem se interessar pelos seus serviços faz toda a diferença no plano de negócios!
Para que servem os dados qualificados?
Os dados qualificados servem, majoritariamente, para que uma empresa conheça melhor o público a quem se dirige.
Basta pensar que o papel de uma empresa é vender algo para alguém. Medimos o seu sucesso a partir do momento em que o negócio é capaz de oferecer o produto ou serviço para o maior número de pessoas possível, bem como converter essa oferta em vendas.
Mas como uma empresa é capaz de destacar a sua oferta em um mercado concorrido? Como é possível chamar a atenção dos clientes certos, e se comunicar com eles, de forma a convencê-los que o seu produto ou serviço pode solucionar os problemas deles?
Fazer uma empreitada dessas, com tantas tarefas e obstáculos, sem dados qualificados, é o mesmo que atirar no escuro. Na prática, uma empresa que não recorre a dados qualificados para se aproximar e para marcar a memória e experiência do cliente, simplesmente desperdiça esforços e recursos. O resultado disso são prejuízos incontáveis.
Em síntese, usar dados qualificados é uma forma de direcionar todas as ações da sua empresa para que obtenha mais conversões, através do uso de informações precisas.
Qual a importância de usar os dados qualificados?
Podemos relacionar a importância de usar dados qualificados com a escalabilidade do seu negócio. Essas informações precisas, com base tanto em questões objetivas quanto subjetivas, revelam o que o seu público-alvo realmente deseja, ajudando suas equipes a otimizar todas suas estratégias de marketing e vendas.
Como funcionam os dados qualificados?
Após compreender o que são e para que servem os dados qualificados, cabe aqui compreender também como uma empresa os utiliza para seu benefício.
Os dados qualificados funcionam a partir de uma coleta extensiva. Em primeiro lugar, é necessário fazer uma pesquisa de mercado e de público para levantar os primeiros dados. Nesse tipo de pesquisa, não é preciso interagir com ninguém, mas é possível obter informações sobre gênero, idade, localidade, dentre outras informações dessa natureza.
Para aprofundar os dados qualificados é possível recorrer às entrevistas, em que uma ou mais pessoas respondem a perguntas sobre o produto, ou tema abordado. Essas pessoas não precisam ser clientes, mas devem estar dentro da persona estabelecida na pesquisa de público.
Por fim, é possível fazer uma pesquisa, em que o grupo analisado efetivamente participa na coleta de dados específicos para o interesse da marca. Além disso, algo a se levar em consideração antes da coleta de dados qualificados é o uso de ferramentas digitais para obter e cruzar essas informações — como a plataforma da Data Stone!
Com a Data Stone você pode ter acesso a uma base de dados excelente, tanto para clientes B2B quanto B2C, contando com serviços de Consulta de Dados, Mailing List Inteligente e Enriquecimento de Dados em uma plataforma que conta com mais de 220 milhões de CPFs ativos e mais de 26 milhões de cadastros de empresas.
Outro ponto importante, é que além dos serviços oferecidos, o banco de dados é atualizado diariamente. Com esses serviços, você pode investir em uma prospecção assertiva de clientes, gerando leads qualificados e contribuindo para estratégias de marketing eficazes por parte da sua equipe.
Além disso, a plataforma conta com filtros personalizáveis para montar a sua mailing list de contatos (de acordo com a sua persona) e tudo isso dentro das normas da LGPD, sendo a certeza de onde investir em uma base de dados atualizada e eficiente.
Quais os benefícios dos dados qualificados?
O primeiro benefício dos dados qualificados está relacionado ao marketing, como já mencionado. Quanto mais informações profundas obtidas, mais rápidas e direcionadas serão as estratégias de marketing.
Já o segundo benefício envolve tanto a organização quanto a tomada de decisões. Em muitas empresas, é comum que os gestores tomem decisões equivocadas por falta de dados — ou da organização desses. Com um sistema eficaz e dados assertivos, as decisões serão mais rápidas e menos propensas ao erro.
Por fim, os dados qualificados são essenciais na hora de estudar métricas, isto é, os critérios de desempenho da empresa. Além disso, servem como matéria-prima para as análises preditivas e criação de novas estratégias.
Então, para que sua empresa alcance um novo patamar, invista em ferramentas digitais capazes de obter informações completas, atualizadas e seguras, através de uma plataforma de consultas personalizada para sua empresa. Conheça os serviços da Data Stone!