O que é call center ativo e receptivo?

O que é call center ativo e receptivo

Você sabe o que é um call center ativo? E um call center receptivo? Conhecida como uma das formas mais comuns de estabelecer o contato entre clientes e empresas de maneira ativa, receptiva ou híbrida, essas centrais de atendimento são extremamente importantes, pois podem estabelecer muito mais do que só as vendas.

A prática de estabelecer um sistema de atendimento simultâneo teve início logo no século XX, e não demorou muito para que todo o mundo adotasse este formato eficaz para potencializar os seus resultados, com base nesse formato desenvolvido na Inglaterra, onde o call center deu os seus primeiros passos.

Na década de 1970, o visionário e empreendedor Henry Ford já tinha como uma de suas estratégias de vendas as ligações de call center ativo e receptivo e, a partir daí, uma campanha para vender mais ao telefone foi criada.

Sem dúvidas, para a época a ação foi ousada e rendeu muito retorno ao empreendedor, uma vez que seu alcance atingiu a muitos consumidores norte-americanos, naquela que era a primeira vez que esse tipo de serviço era utilizado de maneira profissional por um empresário. Até os dias atuais, esses centros de comunicação são utilizados por empresas no mundo todo.

Conheça neste artigo as principais diferenças entre o call center ativo e receptivo, e descubra também formas de potencializar os seus resultados, assim como as ações feitas junto a seus clientes, para colocar sua empresa um passo à frente no mercado.

O que é um call center ativo?

O call center trata-se de uma central de atendimento via telefone, disponibilizada pelas empresas para fazer contato com seus clientes e, também, para que os clientes possam contactar as empresas.

O que é um call center ativo
Fonte/Reprodução: original

Muito diferente do que tivemos em seu início, quando o objetivo era apenas as vendas, hoje o call center tem um papel fundamental para estabelecer o primeiro contato de um cliente com a empresa, sanar dúvidas, realizar cancelamentos, contestar valores, fazer reclamações, negociações para pagamento em caso de inadimplência, falar sobre o pós-venda, entre outras demandas que podem ser resolvidas pelo telefone, junto ao atendente responsável pela chamada.

Por esse motivo, estabelecer uma boa gestão do atendimento ao cliente via call center ativo ou receptivo é uma oportunidade de colocar sua empresa à frente de seus concorrentes, e se tornar especialista em tratativas via telefone, o que aumenta o grau de satisfação de seus clientes.

Para que serve o call center ativo?

O call center ativo, também conhecido como telemarketing (marketing por telefone) é o atendimento da empresa voltado a entrar em contato com o cliente, e sua finalidade vai muito além de ofertar produtos para venda. Confira para que serve call center ativo abaixo!

Cobranças

Realizar cobranças para clientes que estejam inadimplentes e oferecer soluções para o pagamento dos valores em aberto é uma das finalidades do call center ativo. Através da modalidade, é possível contactar os clientes e deixá-los a par de seus valores em aberto, além de oferecer soluções acessíveis para a realização do pagamento.

Isso inclui parcelamentos, descontos à vista ou qualquer alternativa que esteja de acordo com as possibilidades do consumidor para realizar a quitação de seu débito. O call center ativo é muito utilizado em grandes empresas de grande porte para realizar o contato com os consumidores inadimplentes.

Retenção

Mais uma modalidade em que o call center ativo pode ser utilizado, a retenção de clientes, que se trata de entrar em contato com o cliente que ameaça cancelar um determinado serviço, ouve seus motivos e aponta razões para que ele não o cancele. Geralmente durante o atendimento são oferecidos descontos, e facilidades ao consumidor para que ele continue a fazer parte da empresa.

Vale lembrar que este é um importante setor de uma empresa e que os responsáveis por prestar esse atendimento possuem uma meta de retenção a ser alcançada para equilibrar os números.

Pós-venda

Entrar em contato com o cliente após a realização de uma venda para verificar como foi a sua experiência e se colocar à disposição para solucionar qualquer dúvida é uma prática também adotada pelo call center ativo que, com este contrato, estabelece uma relação com o cliente, e potencializa a sua experiência e sua satisfação.

Pesquisas

As pesquisas, em uma empresa, ajudam a medir a satisfação de um cliente, assim como conhecer de maneira mais aprofundada seu público através de alguns dados, como seus hábitos e o que eles desejam.

O call center ativo tem a função entrar em contato, coletar essas informações e transmiti-las para o sistema, para que a leitura seja realizada pelos especialistas, o que traz melhorias e soluções para a empresa.

Vendas

Realizar vendas pelo telefone foi exatamente o que tornou uma estratégia uma das grandes formas de vender utilizadas até hoje. Com a evolução da tecnologia é cada vez mais fácil realizar ligações simultâneas para os clientes e, por isso, a prática ainda é muito utilizada pelas empresas.

Com base em dados e acesso de algumas informações de bancos de dados, as empresas entram em contato com possíveis clientes para ofertar seus produtos e serviços, e podem realizar as vendas pelo telefone em alguns minutos.

Através dessa oportunidade de ofertar produtos e serviços para os clientes, os atendentes conseguem oferecer essas vantagens em condições especiais, como pagamento à vista com desconto e parcelamento, além de algo personalizado e pensado para o cliente, o que aumenta a possibilidade de fechamento de venda.

Com tantas possibilidades, é notório que o call center ativo pode oferecer muitas opções de atendimento e não se limita às vendas, mas fortalece a relação com os clientes, ao oferecer soluções, conhecê-los profundamente e, claro, ofertar seus produtos.

Como funciona o call center ativo?

Geralmente, o atendimento se dá por uma listagem, pré-determinada pela empresa, de contatos para se fazer durante o dia. Cada atendente possui uma média de contatos que deve fazer e uma média de soluções concluídas que deve apresentar ao final de de seu turno.

Como funciona o call center ativo
Fonte/Reprodução: original

Os contatos que são realizados, mas não se obtém retorno, são refeitos posteriormente por outros atendentes e, caso por meio telefônico não seja possível encontrar o cliente, o contato é feito por outros canais.

Qual a diferença entre call center ativo e call center receptivo?

A diferença se dá no formato do contato, isto é, no call center ativo os atendentes da empresa realizam o contato com o cliente para o atendimento e no call center receptivo são os clientes que entram em contato com a empresa buscando soluções para suas demandas.

Como a Data Stone pode melhorar?

Com o objetivo de sempre melhorar os resultados e potencializar a relação das empresas com seus clientes, a Data Stone oferece aos negócios a oportunidade de aumentar as vendas através de plataformas que possibilitam a consulta e enriquecimento de dados que visam melhorar a prospecção de clientes em potencial, sejam empresas ou consumidores.

Dessa forma, as empresas conseguem obter informações precisas e atualizadas e, com elas, guiar seus atendentes para contatos mais assertivos, o que irá levar a melhores resultados.

Portanto, investir na Data Stone é potencializar a comunicação em sua empresa de maneira assertiva, e garantir que sua equipe tenha os dados corretos para criar as listas de clientes que irão potencializar suas vendas.