6 métodos de captação de clientes para restaurantes

6 métodos de captação de clientes para restaurantes

A captação de clientes para restaurantes, inicialmente, pode até parecer um pouco complexa. Entretanto, quando pegamos bem a prática das estratégias de marketing voltadas para o nosso público alvo, atrair clientes para o nosso negócio se torna bem menos complicado.

A verdade é que, nos dias de hoje, todo empreendedor que deseja ver sua empresa crescer e expandir sua marca, deve saber como captar e fidelizar os seus clientes para os seus negócios. Tudo isso é baseado em ter conhecimento, mesmo que mínimo, das mais diversas estratégias em marketing e divulgação digital.

O que muitos confundem na hora de começar a captação de clientes para restaurantes é acharem que o marketing digital e a divulgação de seus serviços se resumem a uma simples receita de bolo, que basta seguir e fará com que os resultados virão. Isso é um erro!

Não há uma linha definitiva a ser seguida, muito pelo contrário: a captação de clientes para restaurantes e todas as estratégias que envolvem essa prática variam de acordo com o tipo de empreendimento, assim como o seu público alvo e o seu tamanho dentro do nicho de mercado.

Quer otimizar a sua captação de clientes para restaurantes e ver o seu negócio crescer? Então venha e confira esses 6 métodos para atrair e fidelizar os seus consumidores, e veja os resultados chegarem!

É possível fazer uma boa captação de clientes para restaurantes?

Para conseguirmos realizar a captação de clientes para restaurantes e fazer com que, tanto o nosso lucro aumente, como nossa marca cresça, é de grande importância que a gente tenha como base certas ideologias e estabeleça estratégias de marketing eficientes e que tornem todo esse processo prático.

Mas, a maior dúvida de todo empreendedor que inicia no ramo alimentício é: tem como fazer uma boa captação de clientes para restaurantes? E a resposta é sim!

É possível fazer uma boa captação de clientes para restaurantes
Fonte/Reprodução: original

A ideia central da divulgação do seu estabelecimento está em atrair novos clientes e conseguir, também, fidelizar aqueles que já consumiram o seu produto, além de fazer quem já se afastou do negócio, retorne. Desenvolver essas estratégias é bem simples, basta ter alguns quesitos em mente.

Uma boa captação de clientes para restaurantes é feita com as devidas metodologias, que tenham como principal objetivo fazer com que as pessoas se sintam convidadas a visitarem o estabelecimento, se sintam confortáveis no local e possam retornar e consumir os seus pratos novamente.

Para que a gente consiga, então, realizar uma captação de clientes para restaurantes de forma eficaz, é necessário investimento tanto nas campanhas de marketing como, também, em um bom atendimento e numa infraestrutura que seja convidativa para o seu cliente.

Métodos de captação de clientes para restaurantes

Entender qual é o seu tipo de negócio, o cenário atual do nicho de mercado em que você atua e elaborar estratégias bem pensadas são fatores fundamentais para investir nos métodos de captação de clientes para restaurantes.

Com cada individualidade e características analisadas, conseguimos descobrir onde está a chave para alavancar os resultados do seu negócio e garantir uma captação de clientes de excelência.

Para ajudar você nessa jornada, decidimos separar 6 grandes dicas para que você consiga realizar sua captação de clientes para restaurantes e fazer com que a sua marca cresça da melhor forma possível.

Entretanto, é bom lembrar que esses métodos são apenas uma base para que você desenvolva suas respectivas estratégias em marketing, e que para isso você deve adaptar cada um desses pilares para a realidade da sua empresa. Ou seja, em relação ao seu porte e ao produto que você está vendendo.

Defina o tipo de restaurante que quer ter

O primeiro grande passo para se dar na hora de realizar a captação de clientes para restaurantes é definir qual é o tipo do seu estabelecimento. É temático? É uma lanchonete? Restaurante convencional? É um bar? Enfim, precisamos definir o tamanho do empreendimento e qual será o seu tipo.

Quando definimos qual a particularidade de cada empreendimento, descobrimos qual é o gatilho que devemos investir e alimentar para realizar a captação de clientes para restaurantes!

Logo, voltamos nossas atenções e estratégias em direção ao que o empreendimento propõe, ou seja, a nossa realidade, conseguimos atingir de forma adequada o nosso público alvo e vender o produto que desejamos.

Escolha seu tipo de público alvo

Conhecendo a realidade e tendo em mente o tipo de estabelecimento que você possui, o próximo passo para investir na captação de clientes para restaurantes é saber qual é a sua persona, ou seja, o público alvo que você deseja atingir.

Afinal, não adianta o seu restaurante oferecer churrasco para vegetarianos ou, então, pizza e massas em frente a uma academia e para quem está de dieta, não é mesmo?

Tenha definido quem será o seu consumidor! Saiba para quem você vende e quem terá interesse em adquirir o seu produto. Volte suas estratégias de captação de clientes para restaurantes e marketing para essa persona em específico.

Traga uma experiência única ao seu público

A jornada de compra e a experiência do cliente são fatores de extrema importância para determinar se seu consumidor irá voltar ou não para o seu estabelecimento.

Pesquisas de mercado indicam que cerca de 96% dos consumidores afirmam que é a experiência que faz com que eles voltem ou não a consumir em um empreendimento. Do outro lado, uma média de 56% garante que não volta a uma loja caso tenha um mau atendimento.

Por isso, trazer uma experiência única para o público e garantir que ele seja bem atendido é essencial para o sucesso de qualquer estabelecimento. Invista no atendimento, garanta que o seu consumidor tenha uma boa experiência em seu restaurante e veja que a captação de clientes para restaurantes será bem mais fácil do que você imagina.

Invista em uma fachada

Outro ponto fundamental para garantir o sucesso do estabelecimento e uma boa captação de clientes para restaurantes está na fachada. Aqui, o ditado: “não julgue um livro pela capa” chega até mesmo a ser inválido!

A fachada é fundamental para que o consumidor se sinta atraído pelo seu estabelecimento, além de garantir que ele se sinta bem e que tenha uma boa impressão do que é oferecido em seu interior.

O seu cliente precisa se sentir confortável e sentir bem estar no ambiente. Por isso, devemos investir no máximo de conforto possível. Uma dica é sempre procurar decorar o estabelecimento de forma temática, uma pizzaria, por exemplo, pode ser bem colorida e com uma temática rústica ou italiana.

Melhore bem o seu cardápio

É importante garantir que o seu consumidor tenha acesso ao cardápio previamente. Por isso, outra estratégia para uma boa captação de clientes para restaurantes é disponibilizar todos os pratos e bebidas em um cardápio online, acessível e de forma clara.

Dessa forma, o cliente poderá ir ao seu estabelecimento ciente dos preços e já sabendo o que vai encontrar, ou seja, não terá chance dele mudar de ideia por conhecer o serviço apenas quando chegar.

Faça promoções com combos

Quem não gosta de promoção, não é mesmo? Um grande atrativo em diversas redes alimentícias ou de fast food são os famosos combos, ou, então, as cartelas de promoção!

Os combos promocionais apresentam excelente custo benefício e são ótimas alternativas para realizar a captação de clientes para restaurantes. Por isso, invista neles e veja sua empresa crescer.

Capture leads com a Data Stone

E que tal investir em um mailing consolidado e repleto de leads para você qualificar e garantir uma boa captação de clientes para restaurantes? Interessado?

Então venha fazer parte da família Data Stone! Em nossa plataforma, você pode adquirir um vasto mailing list e garantir seus leads, ou potenciais clientes, além de enriquecer sua base com informações atualizadas.

Capture leads com a Data Stone
Fonte/Reprodução: original

Com essas informações em mãos, você pode direcionar suas campanhas de marketing e promoções de desconto especiais ou combos específicos para atrair os clientes que já tem interesse no seu nicho de mercado e, por isso, tem maior possibilidade de aceitar o “convite”, que pode ser feito por e-mail, redes sociais ou outros formatos.

Realizar uma boa captação de clientes para restaurantes é bem tranquilo. Com as nossas dicas, você verá o quão simples é fazer com que o seu estabelecimento decole! E pode contar com os serviços da Data Stone para captar o máximo de leads possível.