Quero trabalhar com empréstimo consignado: quanto custa abrir uma financeira?

Quero trabalhar com empréstimo consignado quanto custa abrir uma financeira

O mundo financeiro está em constante mudança, mas uma das mais bem vinda é na facilidade de serviços financeiros, como o empréstimo consignado. Muitas pessoas ainda não conhecem essa categoria de empréstimo, que é bastante famosa nos Estados Unidos, mas com o passar dos anos essa modalidade de crédito cresce no Brasil, e parte disso é a facilidade que o serviço encontra no que chamamos financeiras e fintechs.

As financeiras e fintechs são empresas especializadas em serviço financeiro, esses serviços buscam realizar a disponibilização de crédito para pessoas físicas e jurídicas, cada um trabalhando de acordo com um segmento diferente.

As financeiras estão cada vez mais famosas, mas será que hoje abrir uma financeira de empréstimo consignado vale a pena? Venha conhecer com a gente as vantagens da modalidade!

O que é o empréstimo consignado?

Embora seja muito mais comum nos Estados Unidos, o empréstimo consignado também é realizado há anos no Brasil. Essa modalidade de empréstimo está em alta, devido a inúmeras qualidades, que somente ele pode oferecer para quem contrata, mas ainda assim é relativamente novo no mercado. Com a alta das financeiras e fintechs, esse tipo de empréstimo e uma série de outros serviços de crédito se tornam realmente mais conhecidos.

Mas afinal, o que é empréstimo consignado e quais suas características? O empréstimo consignado respeita todas as normas fundamentais de um empréstimo tradicional. Com ele uma pessoa tem a possibilidade de contratar um serviço de crédito, ou seja, uma quantia monetária que ela não tem, mas da qual pode fazer uso e pagar posteriormente. Esse tipo de movimentação financeira se chama crédito, e não agrega apenas os empréstimos.

O que é o empréstimo consignado
Fonte/Reprodução: original

O crédito agrega financiamento, cartões de crédito e até facilitação para pagar dívidas ativas. Mas claro, de todos esses serviços, o empréstimo é um dos mais importantes e o empréstimo consignado também é um dos carros chefes das financeiras. Como comentamos, esse tipo de crédito respeita a base de um empréstimo, então ele também é uma quantia monetária cedida para um cliente.

No caso, essa quantia monetária geralmente é na casa dos milhares de reais, cedida no montante solicitado para o cliente, que a paga de modo mensal, parcelado. Esse tipo de serviço é oferecido justamente para aqueles que precisam de modo urgente de uma quantia de dinheiro, que demorariam um tempo para completar, mas no caso eles a recebem de modo integral e compensam mensalmente.

A quantia devolvida nunca é igual ou menor que o valor emprestado, isso porque todas as parcelas agregam juros, que são as taxas de um empréstimo.

Os juros servem justamente para “indenizar” a empresa que emprestou o dinheiro, sendo motivo pelo qual compensa para a empresa emprestar o montante que sai de renda de uma financeira ou fintech, uma fonte de renda própria do empréstimo. Essas taxas também servem para proteger a financeira de possíveis inadimplências.

Até aqui todos esses requisitos que relatamos são seguidos não apenas pelo empréstimo consignado, mas por todo tipo de empréstimo. A maior diferença para o consignado é a forma de pagamento.

Ela ainda é mensal, como comentamos, mas ela não é paga de maneira comum, ela é descontada diretamente do holerite ou folha de pagamento do trabalhador, ou seja, descontada diretamente do seu salário.

Isso traz algumas vantagens que tornam essa modalidade mais interessante para os clientes também. A primeira e mais óbvia é a facilidade de pagamento, visto que aquele que solicita um empréstimo consignado pode ficar bastante tranquilo quanto a forma de pagamento.

Isso ocorre porque ele sabe que o valor será descontado automaticamente de suas rendas, sem a necessidade de se preocupar em pagar, nem com possíveis atrasos, vencimento da conta, e coisas desse gênero.

Outra vantagem – e essa bem mais interessante – é que, por se dar dessa forma, o pagamento de um empréstimo consignado, esse empréstimo pessoal tem geralmente taxas menores, é mais fácil de ser liberado mesmo para pessoas com score e situação financeira desfavoráveis, além de mais vantajoso para a financeira que empresta, uma vez que ela tem muito mais certeza de que irá receber o pagamento do empréstimo corretamente.

Vale a pena abrir uma financeira?

O Brasil vivencia uma ótima época para quem necessita de serviços de crédito, nunca foi tão fácil legal e burocraticamente abrir uma financeira, e hoje essa modalidade de empresa recebe benefícios fiscais, seja do Estado ou até mesmo de outros conglomerados financeiros como o banco do Brasil. Essas facilidades chamam a atenção de inúmeros investidores e empreendedores.

E claro, temos o empréstimo consignado que tem se tornado uma espécie de carro chefe, uma preferência de inúmeras financeiras que queiram disponibilizar seus serviços de crédito.

Vale a pena abrir uma financeira
Fonte/Reprodução: original

Isso não é por acaso, as facilidades de um empréstimo consignado não existem apenas para aquele que pediu o montante emprestado, mas também é uma forma de negócio bastante interessante para quem empresta.

Como já citamos, esse tipo de negócio é muito mais fácil de “se pagar” por ser cobrado diretamente do salário daquele que empresta e conter os juros que geram lucro para quem emprestou.

A inadimplência nesses casos é imensamente dificultada e dificilmente uma empresa receberá o calote por emprestar na modalidade de consignado. Mesmo que as taxas de lucro não sejam das maiores, ainda assim elas são garantidas.

Tudo isso tornam as financeiras bastante interessantes para aqueles que desejam empreender. E gradualmente as financeiras estão mais requisitadas por novos empreendedores e empresários. Vamos conhecer mais de perto algumas vantagens dessa modalidade de negócio, e também desvantagens e revezes que devemos observar atentamente. Confira!

Vantagens

De certo modo, nunca foi tão fácil empreender em uma financeira. O modelo de negócios não está apenas popular e recebendo facilitações administrativas e burocráticas, mas também vantagens digitais.

As chamadas fintechs, que nada mais são do que financeiras que funcionam de modo digital, barateiam bastante o custo de manter um negócio desses funcionando e até mesmo facilita a ampliação da sua base de clientes.

Serviços financeiros também costumam ser requisitados todos os anos. E claro, eles podem ser um tanto arriscados, mas uma empresa pode tentar mitigar seus prejuízos ao utilizar algumas ferramentas como o próprio empréstimo consignado, seguros e outras práticas que visam evitar a inadimplência de seus clientes.

O modelo de negócio também custa pouco para ser mantido. Uma vez que uma financeira não gera bens de consumo e lucram com aquilo que recebe, como as taxas dos empréstimos.

As vantagens não são apenas digitais, ter uma financeira estabelecida em sua cidade também pode ser bastante interessante, uma vez que pode criar soluções financeiras personalizadas para as necessidades locais.

Outra vantagem é a utilização de franquias de financeiras, ser um franqueado é muito mais interessante, uma vez que todo o empenho em criar uma financeira do zero é dispensado nesses casos.

Desvantagens

Vamos agora analisar as desvantagens de abrir uma financeira. Embora uma financeira possa se apoiar no empréstimo consignado para evitar inadimplências, vimos antes que os serviços de crédito são variados, e sempre haverá de um modo ou de outro o risco de inadimplência.

Outra desvantagem é que uma financeira, caso vá mal nos negócios, não pode tentar se recuperar através de empréstimos com bancos para, então, realiza novos empréstimos para os seus clientes. Uma financeira deve lidar com suas dificuldades “sozinha” nesse sentido.

Quanto custa para abrir uma financeira de empréstimo consignado?

Calcula-se que para abrir uma financeira seja necessário um investimento inicial de R$ 20 mil até R$ 350 mil. Tudo depende do tamanho e da variedade e categoria dos serviços de créditos que a financeira irá disponibilizar.

Mas esse custo pode ser abatido rapidamente, se você tiver uma boa prospecção de clientes, e para isso, você pode contar com a Data Stone, onde oferecem uma plataforma de consulta de dados e um mailing de qualidade, para que você possa contatar seus futuros e possíveis clientes de forma assertiva.

Seja como for, uma financeira tem grandes chances de dar certo, principalmente se apostar no empréstimo consignado como um item indispensável de seus serviços. Pense nisso!