O que é o empréstimo consignado e como localizar beneficiários?
Nem todos estão familiarizados, mas o empréstimo consignado diz respeito a uma modalidade de empréstimo, que pode ser mais vantajosa para quem não possui renda alta. E para as financeiras que trabalham no ramo, passam por dificuldade em localizar potenciais clientes.
Por isso, preparamos este conteúdo que irá explicar mais sobre o empréstimo consignado, e se você tem interesse ou já possui uma financiadora, mas está precisando de cliente, iremos mostrar uma ferramenta para prospectar clientes com qualidade e assertividade.
Sabemos que os empréstimos, por si só, podem gerar dívidas para aqueles que não mantêm um controle rígido da própria vida financeira. Portanto, o consignado é uma alternativa, devido às suas características de modo de pagamento.
No entanto, os empréstimos quase nunca oferecem uma taxa de juros baixa o suficiente para valerem à pena. No fim das contas, o valor pago ao banco, ou as instituições de crédito, ultrapassam bastante o valor do crédito obtido. Em muitos casos, esse valor sobe para além do dobro.
Disso tiramos a lição de que é preciso sempre ter atenção com os juros estipulados no contrato de empréstimo e como serão cobrados.
São justamente os juros, e como o cliente paga o empréstimo, que fazem tanta diferença no consignado, e que demonstram porque cada vez mais pessoas optam por essa modalidade, por exemplo. Além disso, não é incomum que as pessoas lancem mão do empréstimo de obtenção de crédito. Afinal, ela tornou-se popular por causa de suas características únicas, que protegem mais a vida financeira do cliente do que os empréstimos mais comuns.
A seguir abordaremos com mais detalhes o que é empréstimo consignado, para que esse tipo de concessão de crédito serve, de que maneira funciona, quem são as pessoas com direito de fazê-lo e como é possível encontrar beneficiários com uma ferramenta online. Acompanhe!
O que é empréstimo consignado?
O empréstimo consignado diz respeito a uma modalidade de empréstimo criada para que o pagamento seja diferenciado. Na prática, quem pede empréstimo tem o valor de todas as parcelas descontado em sua folha de pagamento, que pode ser representado por um benefício (como aposentadoria do INSS), holerite ou contracheque.
A forma de cobrança demonstra uma razão para a popularidade do empréstimo consignado. Afinal de contas, nada melhor do que simplesmente ter o valor descontado, sem a necessidade de criar um hábito de pagar mais conta ativamente.
A maioria das pessoas lida com várias contas ao mesmo tempo, logo é comum esquecer de pagar este ou aquele boleto. No consignado essa preocupação simplesmente não existe.
Outro fator interessante sobre o empréstimo consignado é relativo à taxa de juros, que é tradicionalmente menor do que a imposta nos contratos de empréstimos convencionais. Isso porque o pagamento automático das parcelas traz aos bancos, assim como as demais empresas de crédito, segurança de que não haverá inadimplência.
Quando o banco não precisa lidar com a inadimplência, podem fazer empréstimos mais baratos com o mesmo valor de crédito dos empréstimos tradicionais. Ainda quanto aos juros, vale lembrar que existe uma determinação legal, a qual define que os juros não podem ultrapassar 3,5% para aqueles que recebem o Auxílio Brasil. Essa norma se encontra na Portaria n.º 816, que saiu em 2022.
Para que serve o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado serve especialmente para obter crédito em casos de emergência, onde é necessário ter o dinheiro rapidamente, mas é preciso também manter um rígido controle da vida financeira para evitar dívidas grandes. Suas próprias características revelam sua finalidade específica.
Além disso, o empréstimo consignado também serve para melhorar o planejamento financeiro em uma situação onde não há outra alternativa que não seja obter crédito no banco ou em instituições financeiras. Em outras palavras, é o empréstimo com potencial menos nocivo entre todos os que são oferecidos.
Isso acontece porque o prazo de pagamento é maior que nos outros tipos de empréstimo. Além de ter mais tempo para iniciar o pagamento da dívida, o cliente também consegue o crédito com mais facilidade, já que o empréstimo consignado é famoso por ter menos burocracia do que os outros.
Como funciona o empréstimo consignado?
O consignado funciona a partir do momento em que é concedido ao cliente. Em um prazo determinado no contrato, a cobrança das parcelas começa de forma automática, com o desconto no pagamento do cliente. Por isso, o empréstimo consignado também pode ser descontado no recebimento mensal de benefícios como pensão, aposentadoria, Auxílio Brasil, entre outros.
Por falar em pagamento, o cliente de um empréstimo consignado também leva outra vantagem: parcelas fixas. Isso significa que em nenhum momento da cobrança, mesmo que leve anos, o pagamento será em valor maior do que o acordado em contrato.
Em alguns tipos de empréstimos, ou financiamentos, o valor das parcelas pode aumentar conforme o prazo final do contrato se aproxima, mas na modalidade do consignado isso não acontecerá.
Outro fator que faz o empréstimo consignado funcionar é a facilidade no que diz respeito ao próprio banco. Nesse tipo de empréstimo, não é preciso ser correntista da instituição para obter o crédito. Esse fator casa perfeitamente com a facilidade na burocracia, já mencionada.
Quem tem direito ao empréstimo consignado?
Saber quem tem direito ao empréstimo consignado é mais uma forma de explicar como este funciona, bem como sua finalidade. Basicamente, esse tipo de empréstimo contempla:
- Trabalhadores em regime CLT;
- Militares (ativos, inativos, pensionistas);
- Servidores públicos (ativos, inativos, pensionistas);
- Pensionistas e aposentados pelo INSS;
- Contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada;
- Pessoas que são beneficiárias do Auxílio Brasil.
Como a lista acima sugere, o empréstimo consignado existe para que pessoas de diversos perfis econômicos possam obter crédito. O que esse grupo tem em comum é um salário fixo, que pode vir do trabalho ou de algum direito trabalhista, ou social.
Mas é preciso notar que, assim como qualquer modalidade de obtenção de crédito, o empréstimo consignado pode ser desvantajoso em algumas circunstâncias.
Na ocasião em que o cliente perde o emprego, pode ser necessário quitar a dívida de uma só vez, já que não haverá um salário fixo para descontar. Nem todos os empréstimos consignados funcionam assim, logo é necessário ter muita atenção ao conteúdo do contrato, sempre.
Outra cláusula contratual que é bem comum nos empréstimos consignados diz respeito a um desconto de até 30% do valor recebido em caso de rescisão. Mais uma possível dificuldade é que, em casos de emergência financeira, uma renegociação dos pagamentos, ou até mesmo um adiamento dos mesmos, pode ocorrer.
Além disso, por conta de imprevistos, é necessário pensar sempre se é possível manter o planejamento financeiro normal ao mesmo tempo em que os descontos das parcelas acontecem. Isso tudo ao longo do prazo estipulado na celebração do contrato.
Como achar beneficiários através da Data Stone
Para quem busca obter uma sólida base de leads, com beneficiários que buscam empréstimos consignados ou de outras modalidades, o melhor caminho é a ferramenta de busca da Data Stone.
Através da Data Stone, você pode obter contatos de beneficiários atualizados e segmentados, mas não apenas isso. A ferramenta avançada provê dados importantes para que você aborde os leads que são mais propensos a fazer empréstimo consignado.
Vale lembrar que boa parte das pessoas que pedem empréstimo consignado são os beneficiários, sejam eles pensionistas, aposentados, servidores públicos, entre outros. Isso acontece por causa da pouca burocracia, facilidade na obtenção do crédito, juros baixos, parcelas controladas e oportunidade de planejamento financeiro seguro.
Com uma lista de contatos atualizada, é possível oferecer o empréstimo para as pessoas certas, que têm mais chance de obter crédito e evitar perder tempo com estratégias e contatos que não irão gerar frutos. Experimente!