Legalização de uma empresa de empréstimo consignado: como funciona?

Legalização de uma empresa de empréstimo consignado como funciona

Uma empresa de empréstimo consignado é uma modalidade de negócio cada vez mais comum no Brasil. O empréstimo é um serviço por si só bastante conhecido e tradicional, mas ainda não era tão comum assim ver empresas de crédito consignado.

O empréstimo consignado na verdade está dando seus primeiros passos no Brasil, pelo menos, enquanto um serviço realmente popular e quando comparado a outros países como Estados Unidos.

E ter uma empresa de empréstimo consignado ainda assim, mesmo com a novidade do produto, é um ótimo negócio. Tanto porque as pesquisas para este tipo de negócio tendem a aumentar, quanto porque esse tipo de negócio e crédito é realmente mais seguro para as empresas. Hoje iremos entender mais sobre como legalizar uma empresa de empréstimo consignado e como se dá todo o processo de fazer uma empresa dessa modalidade criar vida. Confira!

O que é a legalização de uma empresa de empréstimo consignado?

Uma empresa de empréstimo consignado como qualquer outro tipo de empresa deve estar legalizada para começar a funcionar. Sabemos que uma empresa não é criada simplesmente do dia para noite apenas pela motivação dos seus empreendedores ou investidores.

A empresa respeita diversas normas e leis próprias da nação, em que ela está funcionando, em alguns casos essas normas são ainda mais específicas como normas municipais ou estaduais.

O que é a legalização de uma empresa de empréstimo consignado
Fonte/Reprodução: original

Para uma empresa de empréstimo consignado estar dentro dessas normas e regulamentações é ainda mais importante, pois uma empresa deste porte é o que chamamos de financeira, e há regulamentações ainda mais importantes para que uma financeira exista e consiga oferecer seus créditos, empréstimos e todos os serviços próprios desta modalidade.

Uma empresa de crédito consignado por isso mesmo tem um longo caminho até o processo total de sua legalização, que é o ato de se encaixar em todas essas normas e regulamentações, de modo completo e então oferecer seus serviços de forma legal totalmente dentro da lei. Mas afinal, como se dá essa legalização? Uma empresa de empréstimo consignado deve em primeiro lugar existir.

Então, como primeiro passo ela deve procurar os órgãos responsáveis para criar o seu CNPJ e começar a dar seus primeiros passos. Mas aqui há um detalhe, frequentemente o MEI é o tipo mais rápido e prático para se abrir uma empresa, porém essa mesma modalidade está como que vetada para financeiras, então uma financeira não pode ser MEI, o que dificulta um tanto o processo de legalização.

Outro detalhe importante é que uma financeira também deve estar de acordo com seus capitais e com todo o aspecto financeiro de sua empresa, então outro item indispensável para a legalização de uma empresa de empréstimo consignado é procurar um contador que seja especialista em abertura de empresas de natureza financeira, e não apenas especialista em abertura de empresas.

Isso se dá porque há, como já dito, algumas regulamentações específicas para financeiras que devem estar vinculadas ao Banco Central e a normas especiais da modalidade. Uma destas normas, e um ponto absolutamente importante para a abertura e exercício de uma empresa financeira, é que os empréstimos liberados pela empresa devem ser dados e fornecidos apenas pelos seus recursos financeiros.

Uma financeira nunca deve, em hipótese alguma, realizar empréstimos bancários para então liberar empréstimos a seus clientes. Essa prática é considerada ilegal. Uma financeira deve fornecer empréstimos com base em seus próprios recursos financeiros. Essa e uma série de outros fatores implicam na legalização de uma empresa e empréstimo consignado.

O que é necessário para legalizar uma empresa de empréstimo consignado?

Comentamos que um dos primeiros passos para abrir uma empresa de empréstimo consignado é a obtenção de um CNPJ. Além deste passo primordial, também é recomendado a procura por um contador especializado em empresas financeiras e abertura de empresas desta modalidade. Sem isso uma empresa infelizmente estará em sérios apuros.

Uma vez com esses dois itens indiscutivelmente importantes, uma empresa deve então começar a realizar o levantamento do capital financeiro. Esse capital em partes já deve existir previamente, afinal há alguns custos em relação a abertura da empresa e a contratação do próprio contador, mas muito desse capital só pode ser compreendido depois do próprio levantamento do contador, por exemplo.

Esses documentos são importantes mas não são tudo. Depois deles uma empresa ainda deve ter um contrato social registrado na Junta Comercial, algo imensamente importante para que seja legal sua atuação.

E por fim, se essa empresa de empréstimo consignado existir como estabelecimento e não apenas como fintech, ela deve também ter um prédio com o IPTU em dia e com alvará de funcionamento liberado pela prefeitura.

Todos esses itens são absolutamente necessários para que uma empresa de empréstimo consignado seja aberta e para que ela possa funcionar de maneira legal.

Como funciona o processo de legalização de uma empresa de empréstimo consignado?

O processo de legalização pode demorar bastante a depender de alguns detalhes que são mais ou menos contingentes. Por exemplo, uma empresa financeira que seja simplesmente uma fintech não tem alguns itens como necessários, como o IPTU ou alvará da prefeitura uma vez que seu campo de ação é online. Há também dentro desses processos alguns eventos que podem atrasar ou não esses processos já citados.

Como funciona o processo de legalização de uma empresa de empréstimo consignado
Fonte/Reprodução: original

Mas isso tudo ainda é absolutamente necessário para a legalização e deve acontecer com toda e qualquer empresa, mas claro, como comentamos há especificações mais necessárias para empresas de empréstimo consignado e para financeiras em geral. O processo, deve, pelo menos, respeitar todo o parecer do contador contratado no início da legalização e continuar funcionando no mesmo norte.

Quais são as vantagens de legalizar uma empresa de empréstimo consignado?

Uma empresa de empréstimo consignado pode funcionar focada nesse serviço exclusivamente ou também fornecendo alguns outros serviços financeiros e de crédito. Acontece que há vantagens exclusivas para uma empresa de empréstimo consignado, essas vantagens estão obviamente atreladas a esse tipo de crédito, o tipo consignado que é um dos mais relevantes no mercado.

Mas quais vantagens são essas? O empréstimo consignado, ao contrário dos outros tipos de empréstimo não é pago de maneira ativa por quem empresa, mas sim de maneira passiva.

A pessoa que empresta na modalidade consignado deixa a mercê da financeira parte do seu salário que é descontado na base para pagar as parcelas do empréstimo consignado sem que o indivíduo precise se preocupar com isso.

Esse tipo de serviço é muito mais seguro que qualquer outro tipo de empréstimo, já que ele é sempre com certeza descontado no momento em que o indivíduo recebe seu salário. Sendo assim, uma empresa de empréstimo consignado nunca, ou quase nunca, leva calote que é o risco mais comum para serviços financeiros e de crédito. É uma modalidade de empréstimo muito mais segura.

Qual é o prazo para legalização de uma empresa de empréstimo consignado?

Uma empresa para ser legalizada no Brasil fora da modalidade MEI pode ser bastante complicado, mas se um empresário tiver sorte e se todos os seus documentos forem encaminhados nos conformes para os órgãos públicos, a legalização de sua empresa pode chegar em até 60 dias. É um prazo bastante acessível para uma empresa de empréstimo consignado.

Sem a legalização é crime?

Mas afinal, funcionar sem todos os passos que mencionamos é um crime? Na verdade, sim. Uma empresa que funciona sem acessar essas modalidades pode se ver vítima de uma série de processos, principalmente em relação aos métodos de cobrança.

Mas agora que você sabe todos os passos para abrir uma empresa de empréstimo consignado, saiba que é importante a captação e prospecção de cliente, a qual pode ser feita por meio de um mailing list.

Porém, para isso, você precisa de uma plataforma de consulta de dados de confiança, como a Data Stone, os dados são atualizados diariamente e contam com busca por CPF, CNPJ e localização. Assim, você consegue as melhores informações sobre seus potenciais clientes para uma captação de qualidade.

Então evite dores de cabeça, utilize nossas dicas de legalização para uma empresa de empréstimo, e conte com os serviços da Data Stone para ter sucesso em seu empreendimento!