Atraia e fidelize clientes para sua financeira de uma forma mais fácil!
Fidelizar clientes é algo que toda empresa deseja, toda empresa almeja, mas que infelizmente pode não ser tão fácil assim de se realizar. Quem nunca ouviu a expressão “cliente fiel”? Esse tipo de consumidor é absolutamente precioso para qualquer empresa, que pode e deve a todo momento procurar por novos consumidores, mas que ainda assim depende e aprecia seus consumidores mais fiéis.
Mas a bem da verdade, essa estratégia é especialmente importante para empresas que já atuam no ambiente virtual ou que já tem um porte maior. Essas empresas, por conta da sua forma de negócios ou do seu tamanho, tem muito mais dificuldade em fidelizar clientes que se sentem pouco próximos dessas formas de negócio. Mas hoje iremos apresentar dicas de ouro para fidelizar clientes e fazê-los consumidores próximos da sua marca, serviços e produtos!
O que é preciso para atrair clientes?
Quando falamos em fidelizar clientes temos que entender que antes de tudo é preciso atrair o cliente até sua empresa e para seus produtos e serviços. Há um ditado antigo que diz que “a mulher de César não deve apenas ser honesta, mas deve parecer honesta”, o mesmo vale para o ambiente profissional onde seus produtos e serviços não devem ser apenas bons, mas devem parecer bons.
A temática visual e aquilo que chama o cliente até o seu produto deve vir antes do produto ser consumido ou comprado em si. Tudo isso deve ser pensado antes de oferecer os produtos, que devem ser por si mesmos atrativos, e por uma campanha de marketing e com técnicas para atrair clientes que tornem o produto desejado. Esses aspectos devem ser prévios e já estar contidos no momento em que seu produto é disponibilizado.
Com essa breve exposição seu produto já deve ser acessível e gerar o interesse do cliente, e após consumi-lo é que vem o ato de fidelizar o cliente em si. Mas vale lembrar que sem ser atraído um cliente nunca será fidelizado! Por isso é tão importante que as técnicas para atrair o cliente sejam desde o começo introduzidas e utilizadas pela empresa. E com tanta concorrência, atrair o cliente não é tarefa fácil.
Para atrair um cliente uma empresa deve ao máximo conhecê-lo, entender o que ele pensa, o que quer, e claro, se preparar para atender todas suas expectativas. Pois de nada adianta atrair um cliente se não for para oferecer um produto que de fato o satisfaça e o torne um cliente fiel de sua empresa. Mas tanto atrair clientes quanto fidelizar clientes são duas faces de uma merda moeda.
Quais são as principais estratégias para atrair clientes?
Como já comentamos, fidelizar clientes não é exatamente algo fácil, embora seja primordial para uma empresa, especialmente no ambiente moderno onde é tão fácil encontrar diversas entidades orientadas para produzir o mesmo bem de serviço ou consumo. Mas estamos aqui para te ajudar! E também mostrar técnicas de fidelizar clientes que sejam efetivas e possam mudar para sempre sua forma de fazer negócio. Confira!
Compreenda os consumidores
Comentamos como que para fidelizar clientes antes é necessário atraí-los, e para atrair um cliente é necessário antes de tudo conhecê-lo perfeitamente e entender aquilo que ele gosta, quer e como pensa. Saber as expectativas dos seus consumidores e do mercado que geralmente procura e consome seus produtos é essencial.
Para entender quem são seus consumidores, você precisa entender como essas pessoas se comportam com relação as suas preferências de compra e pagamento, como preferem buscar por seus objetos de desejo, entre outros dados. Esse tipo de informação pode ser conquistada de diversas formas.
A mais clássica é a pesquisa ativa e a procura por essas informações, mas há também a possibilidade da própria empresa perguntar diretamente para seus consumidores através de enquetes e outros meios para entrar em contato com seus clientes. Seja como for, entender a forma como pensam seus consumidores é essencial para fidelizar clientes!
Produtos diferenciados
Não basta apenas atrair clientes e não ter um produto que chegue à altura das expectativas criadas. Lembre-se que ao entender as expectativas você pode e deve utilizar esse tipo de informação em seu marketing, mas também deve se empenhar em criar um produto que alcance a mesma expectativa. Pior que um cliente que não foi fidelizado, é um cliente que foi frustrado pelo seu produto.
Recompensas para clientes fiéis
Uma forma de fidelizar clientes que é tão tradicional, que já é sinônimo da técnica é a utilização de sistemas de recompensas.
Esses sistemas podem vir de diversas formas, como itens que premiam seus clientes fiéis e até mesmo formas que garantam que eles voltem para comprar mais. Esse tipo de serviço, que pode ser visto como um extra, pode se caracterizar por diversas formas.
Algo bastante tradicional nessa linha é dar descontos para clientes que comprem periodicamente em sua empresa. Outra é garantir itens extras e bonificações, ou até mesmo presentes e mimos.
Atendimento diferenciado
Quem nunca foi mal atendido em determinado lugar e saiu se sentindo lesado com intenção de nunca mais voltar? Todos, ou ao menos a maioria, se não passou, já ouviu ou viu uma situação bastante parecida com essa.
Por isso, ter um atendimento que seja excepcional é tão importante. Apostar em um atendimento diferenciado é tão ou mais importante que apostar em serviços e produtos diferenciados.
Busque excelência no atendimento para fidelizar clientes, vendedores que tratem bem e estejam capacitados e solícitos para tirarem todas as dúvidas de seus consumidores.
Aposte na intimidade
Fidelizar clientes nada mais é do que fazê-lo se inclinar para sua marca. Isso pode se dar por razões puramente práticas, mas também entram aí outras opções que tem muito mais a ver com o relacionamento em si.
Criar situações onde o cliente se sinta íntimo da empresa, seja pessoalmente com uma equipe de atendimento treinada ou até mesmo no ambiente digital com redes sociais é bastante importante. Vale lembrar que ter um bom mailing para consulta de informações de e potenciais clientes sempre irá ajudar na construção desse relacionamento.
Fidelizar clientes pelas redes sociais é uma prática que se torna cada vez mais comum e hoje com a possibilidade de qualquer empresa criar uma conta em uma grande rede social isso pode ser bastante efetivo.
Quais são os principais desafios na hora de atrair clientes?
Quando falamos em fidelizar clientes, um dos maiores desafios é conseguir fazê-los se sentir queridos pela própria empresa. Um cliente fidelizado quase sempre pensa e acredita, se sente íntimo da empresa.
Isso se dá porque, tudo isso é verdade, uma empresa se importa com seus clientes fiéis, os quer ver bem e tratá-los com reverência e dando o máximo de atenção para eles.
Mas com o crescimento das marcas ou com a transição delas para o ambiente digital esse contato se tornou cada vez mais difícil e hoje é praticamente impossível de ser conquistado naturalmente.
Outro ponto crucial é que muitas vezes as empresas “atiram às cegas”, ao colocar em prática as suas estratégias de marketing sem segmentar seus leads e garantir que oferecerá seus produtos e serviços para aqueles que têm realmente chances de se tornar clientes. Esse erro iniciante deve ser evitado e clientes mais qualificados devem ser buscados sempre.
Existe alguma forma de atrair clientes que precisam do meu produto?
O mesmo avanço tecnológico, que pode estar afastando os clientes das empresas, pode também promover essa conexão entre ambas as partes. Poucas pessoas sabem, mas há uma maneira bastante efetiva, com uso da tecnologia, que pode fazer isso acontecer. Veja as soluções para encontrar e atrair clientes que realmente vão se interessar por seu negócio com a Data Stone!
Plataforma Data Stone
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