O que é call center receptivo?
O call center receptivo é aquele que sempre está pronto para receber as demandas e de preferência durante a ligação já obter as soluções para as problemáticas apresentadas pelos clientes, garantindo assim sua satisfação.
Investir em um call center em uma empresa é, sem dúvidas, oferecer aos consumidores um canal direto que ele possa ligar para tirar suas dúvidas, resolver seus problemas e, principalmente, falar com a empresa, com um atendente devidamente treinado e capacitado para atender e solucionar todas as tratativas necessárias de um cliente.
Mas como um call center receptivo pode ajudar a sua empresa a melhorar a comunicação com seus consumidores? Como as tratativas podem ser solucionadas sem ferir os procedimentos adotados pela empresa e mantendo o cliente satisfeito com o serviço prestado? E as diferenças entre um call center receptivo e um call center ativo, quais são?
Para estes e outros questionamentos acerca do call center receptivo, elaboramos este artigo, para que você fique por dentro de como esse atendimento acontece, quais os benefícios dele para uma empresa e quais práticas podem ser adotadas para melhorar a qualidade desse atendimento prestado.
Confira tudo o que preparamos para você neste conteúdo, saiba sobre o que é um call center receptivo e muito mais!
O que é o Call center Receptivo?
O call center receptivo é aquele em que o cliente entra em contato com a empresa para tirar suas dúvidas, fazer reclamações e resolver tratativas. Dessa forma, as empresas disponibilizam ou terceirizam para empresas especializadas neste tipo de segmento, um espaço com atendentes bem treinados e devidamente capacitados para solucionar todas as demandas dos clientes em ligação.
Dependendo dos casos, eles podem ter chamados abertos para outros setores, mas o ideal é que o cliente saia da liação ou com sua tratativa solucionada, ou com ela encaminhada para um setor que pode resolver o que ele precisa.
Também conhecidos como linha de frente do atendimento, dependendo do tipo de serviço prestado pela empresa, será necessário que o call center receptivo funcione 24 horas, 7 dias por semana, para que os clientes não fiquem desamparados em caso de alguma emergência.
No dia a dia de trabalho, um atendente recebe diversas ligações com demandas diferentes, algumas mais fáceis e outras mais complexas. Alguns clientes são mais objetivos e outros mais detalhistas, e nesse momento o atendente precisa entender o que se deseja para solucionar o problema ou atender a necessidade do cliente, para deixá-lo satisfeito.
Vale lembrar que o call center receptivo, onde o cliente entra em contato com a empresa para que suas soluções sejam atendidas, serve como um termômetro para o negócio, uma vez que esse é o contato que o cliente terá com a empresa, após adquirir algum produto ou serviço.
Por isso, é necessário que esse atendimento prestado seja de qualidade e assertivo, fazendo com que o cliente reafirme a sua confiança junto a empresa, recomendando para outras pessoas e adquirindo novos serviços.
Como funciona o Call Center receptivo?
Um call center receptivo recebe ligações um dia inteiro de diversos clientes com problemas e situações diferentes para serem solucionadas pela empresa, durante esta ligação.
Os clientes entram em contato com a empresa através de sua central de atendimento ao cliente, ao serem atendidos passam a demanda a ser resolvida para o atendente, que ouvira a tudo com bastante atenção para já conseguir identificar qual é a problemática desse consumidor.
Ela irá registrar em sistema todas as informações e na sequência irá verificar o que poderá ser feito para solucionar o problema do cliente, e deverá apresentar a resolução ainda em ligação.
Porém, vale lembrar que um call center receptivo pode ser dividido em partes, ou seja, além de ser um canal onde o cliente entra em contato, ele pode ser dividido em especialidades, entre elas: cobranças, retenção (para quem deseja cancelar), contas (para quem deseja realizar uma contestação de valores), reclamações, entre outros setores.
O cliente ao entrar em contato deve se atentar em quais desses setores ele deseja falar para cair no skill correto e receber a tratativa que se aplica a seu caso, de acordo com os procedimentos da empresa.
O ideal é que todas as demandas recebidas pelo atendimento receptivo sejam solucionadas pelo telefone com o cliente, porém em alguns casos será necessário repassar a outros setores e isto deve ser repassado ao cliente, com o prazo para resolução.
Lembre-se que nenhuma ligação em um call center receptivo deve ser em vão para o cliente, ele precisa ter um parecer a respeito de sua demanda, bem como os prazos para resolução definidos.
Para que serve um Call Center?
Um call center é uma central de atendimento focada em realizar o atendimento telefônico dos clientes, isso pode se dividir entre ligações feitas pelo clientes para a empresa ou a empresa pode entrar em contato com o cliente.
Prestar um atendimento de qualidade, que solucione o que o cliente deseja ainda na ligação, é o foco de um call center, que se estabelece como um dos principais meios de comunicação dos consumidores com a empresa.
Diferenças entre Call center Receptivo e ativo
A principal diferença entre um call center receptivo e um call center ativo é que no receptivo o cliente entrar em contato com a empresa através do telefone. E no call center ativo, é a empresa que entra em contato com o cliente para fazer pesquisas, vender produtos e serviços, oferecer vantagens aos clientes, atualizar dados, fazer cobranças, entre outras demandas.
Como um Call Center Receptivo pode ajudar na empresa?
Um call center receptivo pode ajudar uma empresa de diversas formas, a primeira delas é aproximar os clientes da empresa, uma vez que eles terão um canal para entrar em contato, o que torna esse recurso um apoio assertivo para solucionar demandas de clientes, além de ser um ótimo canal para verificar a satisfação da empresa junto aos consumidores.
Um call center receptivo pode trazer diversos benefícios à sua empresa se implementado, por isso, vale a pena considerar essa opção para potencializar a presença de sua empresa perante seus clientes e o mercado atuante.
Boas práticas no atendimento
O call center receptivo funciona como a voz da empresa para o mercado e especialmente para os outros clientes, por isso, algumas práticas podem potencializar a qualidade desse atendimento, o tornando ainda mais vantajoso e completo para os clientes da empresa e para novos clientes.
Além do call center, outros canais de atendimento devem ser implementados para que os consumidores tenham mais opções de entrar em contato através do telefone, mas também de maneira online através do uso de redes sociais, chat e e-mail.
A junção do atendimento humano e automático pode otimizar o tempo e resolver tratativas ainda mais rápidas. Com o uso dos chatbots, os clientes podem ter suas demandas resolvidas com alguns comandos facilmente, sem a necessidade de falar com um atendente, oferecendo mais praticidade a ele.
Outro fator importante para se melhorar um atendimento é o tornar mais personalizado, dessa forma os atendentes que vão prestar o atendimento ao cliente, vão tratar cada cliente e especialmente cada caso como único, oferecendo uma experiência diferenciada de atendimento, que ao final irá deixar o cliente satisfeito.
Mais uma forma de melhorar esse atendimento, é repassar para seu colaborador, informações pertinentes para eles, e você consegue isso por meio da plataforma de consulta da Data Stone, onde é possível fazer a consulta por CPF, CNPJ ou localização, dando mais base para o atendimento ao cliente.
A plataforma completa e intuitiva da Data Stone facilita a consulta personalizada por filtros e oferece dados atualizados cotidianamente para que suas estratégias de prospecção, vendas e retenção sejam mais assertivas e, com isso, a empresa cresça cada vez mais rápido.
O call center receptivo é uma ótima maneira de oferecer ao clientes uma experiência de qualidade com uma empresa e aliar esse recurso a uma poderosa ferramenta de busca potencializa sua função. Por isso, é interessante considerar uma central de atendimento para aproximar os consumidores e obter bons resultados.