Salão de beleza: 5 ideias para captação de novos clientes

Salão de beleza 5 ideias para captação de novos clientes

Ter um salão de beleza é, de fato, um sonho para milhares de pessoas que gostariam de começar um negócio, mas não sabem como dar início a este processo. É importante, de fato, você ter informações completas acerca da área, o que esperar da clientela e o que fazer para atraí-la diretamente para o seu estabelecimento sem dificuldades.

Atualmente é possível absorver informações de fontes diversas para entender estratégias de planejamento e organização que tornarão o seu negócio mais lucrativo. Por isso, compartilharemos com você algumas ideias que te ajudarão a seguir no caminho certo para o sucesso!

Quanto custa para abrir um salão de beleza?

Você sabia que abrir um salão de beleza demanda altas quantias? Se for um local de bairro e não em centro comerciais, você desembolsará cerca de R$ 10 mil, pois exigirá a montagem completa da sua marca. Este é o valor médio do custo de um novo negócio nesse nicho, sem contarmos com os possíveis funcionários que você precisará ter no lugar.

Quanto custa para abrir um salão de beleza
Fonte/Reprodução: original

Se a sua intenção for a de investir, de fato, e quer ter consigo profissionais excelentes que atraiam um público mais criterioso, os valores tendem a chegar até R$ 50 mil para montar um ambiente mediano. Você deve levar em consideração diferentes aspectos que fazem com que os valores cresçam exponencialmente:

  • Energia elétrica;
  • Água;
  • Aluguel que pode variar de um bairro a centro comercial;
  • Salário de todos os seus funcionários;
  • Telefone fixo;
  • Internet;
  • Produtos profissionais para cabelo.
  • Manutenção regular dos objetos;
  • Impostos;
  • Conta de TV a cabo, se você quiser deixar o ambiente confortável para os outros clientes que aguardam atendimento.

Com tantos gastos que se fazem necessários para manter essa linha de negócio em funcionamento, atrair uma boa clientela e torná-la fiel ao negócio é fundamental para que ele continue viável para o(s) donos(os). Por isso é importante investir na captação de novos clientes.

Vale a pena investir em um salão de beleza?

Apesar dos gastos recorrentes e do investimento inicial relativamente alto, desde que haja planejamento e organização, valerá a pena sim! O setor de beleza e cosmético é um dos que mais movimenta as economias e a procura de serviços de são de beleza se mantém em alta.

No entanto, por mais que se trate de um salão de beleza, saiba que é exigido ter pessoas capacitadas para fazerem a gestão de vendas e comercial. Não adiantará nada você se encarregar de várias tarefas ao mesmo tempo, pois não se dedicará ao que deve fazer verdadeiramente.

É justamente por este motivo que você precisa ter consigo profissionais altamente qualificados. A partir do momento que você tem um cabeleireiro que faz o serviço de colorimetria, que sabe como tratar bem dos fios durante um processo de descoloração, chamará mais atenção do que aqueles que apenas cortam.

Quer que o seu serviço seja muito mais completo? Tenha em mente sobre a importância de possuir um time diferente, que saiba fazer o seu trabalho com perfeição. Tenha manicures especializadas em serviços específicos e maquiadoras disponíveis para construir a make de várias clientes durante o dia.

5 Ideias para ajudar na captação de novos clientes para seu salão de beleza

Se o seu sonho é ter um salão de beleza para tratar das clientes, de fazê-las se sentirem incríveis consigo mesmas, é importante você entender que atraí-las pode não ser fácil. No entanto, é possível atrair clientes ideais para seu negócio e ainda torná-los cativos com o bom serviço oferecido, que fará chamarem mais amigas para serem atendidas no seu local também.

Boa localização

Não adianta você querer abrir o seu salão de beleza em qualquer lugar, principalmente se for um ambiente de difícil acesso. Você deve estudar os melhores lugares da sua cidade a fim de saber qual é o mais movimentado.

Com um serviço de consulta de dados você pode pesquisar por locais com maior incidência do seu público alvo, além de consultar empresas parceiras ou fornecedores que facilitarão as dinâmicas do cotidiano do seu negócio.

Design de exterior e interior

Não adianta apenas escolher um lugar para montar o salão de beleza, pois este é um ambiente que exigirá organização. O lado interno precisa ser, obrigatoriamente, muito bem decorado para demonstrar modernidade e elegância. Principalmente a depender do bairro que você escolheu para atender as clientes.

Decorações simples tendem a não chamar tanto a atenção de clientes que são mais exigentes. Você deve estudar o gosto particular de cada pessoa ao observar o bairro comercial, e ver o estilo das consumidoras, o padrão delas e estudar maneiras de chamar a atenção de cada uma.

Como vivemos no tempo nas mídias sociais, pense na possibilidade de ter um espaço instagramável, com uma iluminação, papel de parede e decoração agradáveis, onde suas clientes poderão fazer vídeos e fotos pós-produções, gerando um marketing espontâneo em suas redes sociais que atrairá as pessoas que as seguirem.

Indicou, ganhou um serviço gratuito

Este é um dos maiores benefícios que fazem a clientela retornar ao seu salão de beleza com outras pessoas. O sistema de indique e ganhe é um dos mais fortes dentro do marketing comercial, pois faz com que as pessoas fiquem interessadas em receber um serviço de manicure sem precisar pagar.

O que praticamente todos os consumidores desejam é receber um ótimo atendimento, com a certeza de que não precisarão desembolsar um valor altíssimo. É justamente este aspecto que você precisa observar nas clientes, e saber como fazer este tipo de promoção em períodos sazonais para atraí-las. Veja:

  • Verão: as clientes querem manter as unhas bem cuidadas para curtirem a praia;
  • Primavera: nesta estação, as clientes tendem a seguir as tendências da moda e desejarão combinar as cores das roupas com as unhas.

Por este motivo que falamos do período sazonal, que não acontece sempre, não atrapalhará os ganhos da sua manicure e você delimitará uma quantia de pessoas para participarem da promoção.

Transmita uma excelente primeira impressão

O salão de beleza precisa ser bem organizado, cuidado, ter ótimos profissionais a postos para melhor atender as clientes e serem sempre gentis e pacientes. Nem sempre chegarão pessoas de bom humor, muitas mulheres tendem a ser um pouco mais ríspidas, mas você e sua equipe devem manter a boa educação e gentileza.

É muito comum que em um salão de beleza apareçam pessoas de vários tipos de personalidade, e nem sempre serão amistosas como se deseja. Aprender a lidar com o cliente fará total diferença e garantirá o retorno daquela mesma pessoa ao seu ambiente.

Aposte em setores de estética no salão de beleza

Com certeza, apostar em setores de estética farão grande diferença no seu espaço. Isto porque as clientes gostam de manter os cuidados para com a pele, de fazer remoção de cravos, espinhas ou até mesmo passar por modificações estéticas nos lábios e fugir de linhas de expressão.

A partir do momento em que o seu salão de beleza aumentou de tamanho e possui uma renda maior que antes, você pode, sim, investir em mais profissionais. Construa um espaço grande e conte com diferentes colaboradores da área da estética, que ficarão responsáveis por fazerem depilação, inserção de Botox e demais serviços similares.

Crie pacotes de serviços no salão

Atualmente, as mulheres que frequentam um salão de beleza estão em busca, inclusive, de serviços extras. É através dessa procura que você pode montar um pacote mensal, trimestral, semestral ou anual para elas receberem o serviço regularmente.

Use a plataforma da Data Stone para expandir o seu negócio!

Para atrair a clientela ao seu salão de beleza, por que não utilizar a plataforma Data Stone? A plataforma foi pensada para otimizar as dinâmicas de prospecção de clientes através da busca com filtros personalizados, além do enriquecimento de dados, que possibilita atualizar dados que você já tenha sobre seus clientes, sobretudo aqueles que estão afastados da marca.

Use a plataforma da Data Stone para expandir o seu negócio!
Fonte/Reprodução: original

Com acesso a informações relevantes e atualizadas diariamente você com certeza irá desenvolver melhor suas estratégias de marketing para atrair mais clientes, retomar os que se distanciaram e fidelizar os atuais. Além disso, pode buscar parceiros para os seus negócios.

Além disso, com as ideias que apresentamos sobre o salão de beleza, você observará um crescimento exponencial em seus negócios. Queremos que você tenha sucesso no setor escolhido e que os seus atendimentos sejam os melhores dentre todos os concorrentes que existem no mesmo setor!