Captação de clientes na odontologia: o que pode e o que não pode

Captação de clientes na odontologia o que pode e o que não pode

A captação de clientes na odontologia é uma das preocupações mais comuns para os cirurgiões-dentistas, seja recém formado ou não. Dentre as perguntas mais comuns, estão sobre como elaborar uma estratégia eficiente de marketing e o que é ou não ético ser feito dentro dela.

Essa missão se torna bem mais fácil quando adotamos uma boa estratégia para o marketing da clínica, pois permite a captação de clientes na odontologia através de ações voltadas especificamente para o público alvo, capazes de converter os leads qualificados em futuros pacientes.

Dessa forma, você consegue aproveitar bem mais as oportunidades de vendas e as chances de fidelizar o público da sua clínica odontológica. Podemos, então, manter uma agenda de clientes lotada e aumentar o destaque profissional dentro desse nicho de mercado.

E, com a concorrência que aumenta a cada dia que passa, sempre precisamos manter um diferencial no mercado para aumentar nossa autoridade e garantir o sucesso da nossa clínica.

Interessado em saber como a captação de clientes na odontologia funciona e aproveitar algumas dicas essenciais para crescer dentro do mercado? Então vem com a gente e invista no sucesso da sua marca!

Como funciona o trabalho na odontologia?

Podemos definir a captação de clientes na odontologia como um conjunto de estratégias e processos planejados e executados a partir de diferentes metodologias, para converter os leads qualificados em clientes e em pacientes para a clínica odontológica, seja através do famoso marketing boca-a-boca como, também, de táticas de marketing digital.

A captação de clientes na odontologia pode envolver tanto atividades práticas, como as próprias campanhas de marketing digital e divulgação dos serviços realizados dentro da clínica, como restaurações, cirurgias orais e limpeza, até o acompanhamento da jornada do cliente e de sua experiência para realizar a aquisição do serviço.

Como funciona o trabalho na odontologia
Fonte/Reprodução: original

Ou seja, a captação de clientes na odontologia é a jornada que se inicia a partir do momento que você realiza a divulgação dos serviços prestados em sua clínica, passando pela geração de leads qualificados e até a conversão desses leads em clientes, quando ele percebe que tem um problema a ser resolvido e toma a decisão de finalizar a compra com quem pode resolvê-lo, você.

E é justamente através dessas ações de captação de clientes na odontologia que a sua clínica odontológica poderá crescer e se destacar neste nicho de mercado. Isso através de diferentes estratégias de marketing e da divulgação dos seus serviços para o público-alvo correto.

Captação de clientes na odontologia

É muito importante que o empreendedor que deseja investir em montar e fazer crescer uma clínica odontológica, saiba como realizar a devida captação de clientes na odontologia. É claro que a técnica tradicional do marketing boca-a-boca ainda traz excelentes resultados para a clínica e se prova como eficiente.

Entretanto, o mercado cresce a cada dia que passa e a necessidade de se destacar dentro dele também. E com a ampla concorrência presente também no ambiente virtual, é importante que a gente invista em diferentes ações e estratégias dentro do marketing para conseguirmos uma boa captação de clientes na odontologia.

Contar com essas estratégias diferenciais dentro do mercado odontológico é fundamental e um grande diferencial competitivo para conseguir autoridade e liderança. Quando definimos as táticas para a captação de clientes na odontologia, damos um passo à frente da concorrência e conseguimos definir nosso espaço.

É importante, além do planejamento em marketing, reservar também um valor para investir nessa divulgação. Nunca devemos ver isso como um gasto, mas sim como um investimento, pois o marketing pago sempre irá gerar retorno financeiro na captação de clientes e pacientes.

De início, a captação de clientes na odontologia pode parecer bem complexa e extremamente difícil, não é mesmo? Mas você não precisa ser um expert em marketing digital para conseguir conquistar mais pacientes!

Com pequenas ações realizadas no dia-a-dia, podemos converter os leads qualificados em clientes rapidamente. E, por isso, separamos as principais dicas que vão ajudar no seu crescimento profissional!

Estude bem seu público-alvo

O primeiro passo para uma boa captação de clientes na odontologia é conhecer bem o público-alvo que você deseja atingir. Para isso, você deve realizar algumas perguntas, como, por exemplo: quais são seus principais problemas e necessidades? Quais canais de comunicação posso falar com eles? Quais são os principais tratamentos de interesse? Qual conteúdo é mais consumido?

Enfim, com essas perguntas devidamente respondidas, você poderá elaborar conteúdos voltados diretamente para o seu público, respeitando a individualidade e as características definidas em seu estudo sobre ele, o que lhe permitirá construir um excelente relacionamento entre clínica e paciente.

Invista nas propagandas em diferentes meios

Para investir em uma captação de clientes na odontologia de forma eficaz, é necessário investir em diferentes meios para suas propagandas, tanto online como offline.

Investir nos anúncios pagos é uma ótima forma de marcar presença no meio digital, através da geração de leads qualificados que procurem o serviço desejado por meio dos mecanismos de busca já conhecidos.

Já os anúncios offline, como os tão conhecidos outdoors e cartazes, são outras formas de estabelecer uma captação de clientes na odontologia. Por mais que sejam táticas antigas, ainda geram excelentes resultados.

Invista em um bom atendimento

Garantir um excelente relacionamento com seu cliente é fundamental, e isso em qualquer negócio! Um relacionamento recíproco, de confiança, é essencial para fidelizar seu paciente e garantir que ele, não só permaneça com você, como seja instigado a praticar o chamado marketing boca-a-boca.

Mantenha um bom atendimento desde o primeiro contato com o cliente, com uma recepção personalizada do início ao fim da experiência. Sempre tenha em mente que um cliente satisfeito irá voltar e recomendar o seu serviço para seus conhecidos mais próximos.

Estabeleça parcerias e invista em networking

Uma boa estratégia de marketing para captação de clientes na odontologia é através de parcerias feitas com influenciadores digitais, para que sua influência ajude na hora de conquistar seus clientes.

Além disso, quanto mais profissionais do mercado você conhecer, mais será apto para investir em montar uma networking de peso, com bastante oportunidade de crescimento e de vendas dentro do mercado.

Saiba o que não fazer e evite erros

Para uma boa prática de captação de clientes na odontologia, devemos também ter consciência do que não pode ser feito no marketing odontológico. Muitos cirurgiões-dentistas erram por não conhecerem o código de ética, e por isso sofrem certas penalidades sem culpa direta.

Algumas legislações presentes em vigência no código de ética odontológica vetam ou limitam algumas práticas, como, por exemplo, a publicação de fotos de procedimento comparando os resultados de antes e depois (CFO 196/2019), que só podem ser publicadas com consentimento do paciente, censura do rosto e caso o procedimento seja realizado diretamente com o profissional.

Além disso, é totalmente proibido anunciar o valor dos procedimentos em propagandas e outras divulgações, assim como divulgar e realizar os diferentes procedimentos sem ter nenhum embasamento para tal.

Plataforma para captação de clientes: Data Stone

Interessado em adquirir um bom mailing list para entrar em contato com seus clientes em potencial? Que tal conhecer os serviços da Data Stone?

Plataforma para captação de clientes Data Stone
Fonte/Reprodução: original

Na plataforma Data Stone, apresentamos serviços diferenciados que garantem uma boa captação de clientes na odontologia. A Data Stone criou uma plataforma incrível, que tem atualização diária para consulta de dados que irão favorecer sua prospecção de clientes.

Nela você pode realizar buscas com personalização de filtros que irão facilitar seu encontro com o perfil ideal de clientes, o que otimiza toda a sua estratégia de marketing, seja através do meio digital ou de outras formas de contato. Não marque bobeira e venha expandir o seu leque de clientes com a nossa plataforma!

Como fidelizar os pacientes odontológicos?

Agora que você viu que a captação de clientes na odontologia não é uma tarefa difícil, mas que é importante usar as estratégias que te façam estar um passo à frente da concorrência, você já sabe como pode fazer para fidelizar esses pacientes?

Simples! Foque sempre em entregar um excelente atendimento! As dicas que citamos acima só funcionam caso você tenha um relacionamento positivo com os seus clientes, por isso, investir no bom atendimento é fundamental, tanto para estabelecer esse vínculo como para manter uma boa imagem da clínica.

Como aumentar a satisfação dos pacientes com o seu serviço odontológico?

Por mais que o marketing digital e a internet sejam peças fundamentais para a divulgação da clínica odontológica, não devemos subestimar os métodos tradicionais. Afinal, o que seriam das estratégias atuais se não existissem eles, não é mesmo?

E, mais importante que realizar a captação de clientes na odontologia, é garantir a fidelização desses clientes e sua satisfação. Para isso, mantenha um bom atendimento pós-venda, invista no relacionamento com eles e garanta que eles retornem para outros procedimentos.

A captação de clientes na odontologia não é uma tarefa tão difícil, até porque todos precisamos desse tipo de serviço! Basta ter consciência do que pode ou não ser feito e investir em um contato personalizado e único para cada paciente.

Para isso, você pode contar com os serviços da Data Stone que te fornecerá as informações necessárias para isso, e ganhar seu merecido destaque dentro do mercado odontológico!