Pequenas Editoras: 6 Dicas para vender mais livros na internet!
Tudo o que as pequenas editoras querem são dicas para vender mais livros. Afinal, se uma editora grande precisa vender mais livros para se manter ativa e lucrando, quem dirá uma menor, que ainda caminha rumo a construção de sua autoridade como marca.
O primeiro passo para as pequenas editoras é conquistar um público cativo, e receber boas dicas para vender mais livros, especialmente pelo meio que está mais promissor no momento, que é a internet e os ambientes digitais que configuram grande parte da venda deste mercado, auxilia bastante nesse processo.
No entanto, as dicas para vender mais livros também são importantes para editoras que já se consolidaram, mas lutam diariamente para manter seu público, seja em meio à concorrência entre empresas similares ou dentre outras mídias que ganham espaço como meios de informação ou entretenimento do público em geral.
O que são editoras de livros?
O processo de publicar um livro é muito mais complexo do que parece, um livro deve corresponder a diversos aspectos e requisitos para ser comercializado no mercado. Além de uma boa história ou de um bom assunto, o livro deve ser muito bem editado, e é esse o trabalho de uma editora.
Todo autor precisa de uma editora para publicar seus livros e veiculá-los no mercado, pois a venda dos livros não depende apenas de sua publicação, mas da divulgação devida do título nos ambientes em que ele desperte interesse. A editora já tem esse público e conhece as estratégias de promoção do livro para impulsionar suas vendas, então para o autor é muito mais válido aproveitar essa oportunidade para vender mais.
Apenas com esses comentários já percebemos a importância de uma editora para a publicação de livros e, na verdade, o trabalho de uma editora vai muito mais longe do que a mera publicação. Editoras estão responsáveis por organizar o livro, configurar seus números de capítulos, páginas, e procurar tomar conta de aspectos estéticos a respeito de determinada obra.
Por exemplo, se um livro terá uma capa especial, que ilustração será colocada, que tipo de tema visual será implementado na comercialização do livro, entre outros. Uma editora também é responsável pela comercialização do livro no geral, por isso conhecer as dicas para vender mais livros é essencial para toda editora, especialmente para as pequenas.
Uma editora também é muito reconhecida pela sua atuação na correção do livro, na sua tradução, se necessário, e outros aspectos técnicos na publicação do texto. Então, além de toda a organização da comercialização da obra, a editora também atua na revisão o texto, corrigindo, criando o sumário, índice, escolhendo a arte, e todos os outros aspectos técnicos e estéticos. Só por isso a necessidade de uma editora conhecer dicas para vender mais livros é extremamente importante, e com certeza é um sinal de responsabilidade da empresa.
6 Dicas para vender mais livros na internet
A internet trouxe um grande campo onde diversas empresas podem fazer negócios, inclusive editoras. Sem sombra de dúvidas, uma editora hoje vê na internet muito mais facilidade em conseguir um público cativo para seus livros, especialmente editoras de nicho, que fazem a comercialização de livros mais limitados e com temas restritos.
Vender na internet, no entanto, pode não ser tarefa fácil, e toda ajuda nesse sentido é muito bem vinda. Hoje iremos conhecer algumas dicas para vender mais livros na internet, que podem ser adaptadas a inúmeros ambientes, tudo com o intuito de auxiliar pequenas editoras a vender mais. Confira!
Plano de ação
Qualquer projeto, seja de qualquer ramo, setor ou de qualquer modalidade, necessita de organização para dar certo. Sem o planejamento, sem a coerência das metas e sua consciência, todo empenho está fadado ao fracasso.
Sendo assim, seria leviano começar nossas dicas para vender mais livros sem mencionar a necessidade de um plano de ação, que deve ser desenvolvida para dar um norte que organize todo o esforço de uma editora.
Uma vez planejado todos os passos, só então é hora de começar a colocar a mão na massa para vender os livros, e esse passo também deve ser cuidadosamente planejado e calculado.
Desde formas de baratear os custos de distribuição e produção, até o planejamento de aspectos mais técnicos, como preço de custo de insumos, forma de entrega, entre outros, devem estar pré-organizados.
Conhecimento do mercado
Impossível falar de dicas para vender mais livros sem comentar a necessidade de conhecer muito bem o mercado. Assim como para qualquer produto, o mercado de livro é bastante vasto e compreende inúmeros leitores de inúmeros gêneros e gostos.
Saber exatamente qual o seu público é muito importante, até mesmo porque as editoras no geral são bastante definidas por gêneros ou pelo menos por áreas do conhecimento que costumam abarcar, então encontrar os leitores desse nicho irá otimizar as vendas.
Entender qual o seu público ideal é mais do que uma das boas dicas para vender mais livros, é essencial para se manter vivo no mercado
Acompanhe suas vendas
Nunca deixe de estar de olho no número de vendas de seus exemplares. Procure sempre acompanhar as vendas de perto, observar quais os títulos que mais vende, quando vendem e em que ocasiões, assim como qual público costuma comprar mais o que.
Todas essas informações são extremamente valiosas para uma editora de livros, sobretudo as que estão começando ou que estão limitadas a um público bem mais restrito e pretendem expandir seu alcance.
Parceiros no mercado
Ter boas parcerias no mercado é absolutamente essencial para qualquer empresa. Essa é certamente uma das mais relevantes dicas para vender mais livros. Entre os parceiros comerciais estão não só divulgadores de sua marca como fornecedores, distribuidores, lojas e até mesmo os marketplaces que já citamos.
Uma editora deve sempre procurar os melhores parceiros e ter relacionamentos saudáveis com todas essas instituições, que ajudam a promover serviço de qualidade e a impulsionar vendas.
Plataforma para conseguir vender mais
O marketplace ou simplesmente plataformas de vendas são cada vez mais relevantes para vendas de livros na internet, e falar de dicas para vender mais livros sem mencionar as diversas plataformas disponíveis no mercado realmente nem ao menos faz sentido.
Tanto grandes editoras quanto pequenas editoras têm muito a aproveitar da venda de livros online através dos marketplaces. Esses ambientes possibilitam a criação de lojas gratuitas ou de baixo custo, onde clientes de todo o país, terão acesso aos seus produtos.
Uma editora deve fazer o possível para colocar seus livros à venda em plataformas diferentes, pois assim colocam seu nome em evidência e se aproveitam do espaço conquistado para vender mais livros.
Data Stone
Se uma empresa procura saber qual o melhor meio para atingir o maior público no mercado, além de um público de qualidade, que tem mais chances de comprar o seu produto, então deve conhecer imediatamente a Data Stone!
A Data Stone é uma empresa especialista em consulta e enriquecimento de dados, os quais contam com atualização diária, para que seu mailing list seja completo e com informações assertivas. Com a Data Stone, sua empresa mesmo pequena, pode conseguir um público muito maior!
Isso também se aplica para as editoras, que pode utilizar os filtros personalizados da plataforma para identificar seus leads e conquistar muito mais escritores interessados em publicar com elas.
Essa é uma das grandes dicas para vender mais livros: utilizar os serviços e informações prestadas pela Data Stone e conseguir um público muito mais relevante no mercado. Não deixe de utilizar a empresa para conquistar uma fatia de consumidores muito maior!
Qual é a melhor forma de cobrar pelos meus livros online?
A internet não trouxe apenas novos meios para vender seus livros, mas também permite diversos meios de pagamento e cobrança pelos seus produtos. Hoje em dia há tantos meios para pagar que você pode se perguntar quais as melhores formas de comprar pelos seus livros na internet. Entre nossas dicas para vender mais livros, a intenção é justamente essa, aumentar o leque de vendas.
Então, para manter a coerência da proposta, a melhor estratégia para uma editora é disponibilizar todos os principais meios de pagamento para seus produtos, desde cartões de crédito, boletos e até o recente PIX.
Utilize nossas dicas para vender mais livros, garanta o bom uso de informações de qualidade e alcance um lugar no mercado muito mais confortável e relevante!