Como corretores podem vender mais planos de saúde?
Saber como vender mais planos de saúde é fundamental para qualquer corretor conseguir crescer e garantir o seu sucesso neste nicho de mercado. Ainda mais que o mercado de venda de planos de saúde está crescendo a cada ano que passa, e anualmente seu potencial aumenta cada vez mais.
Justamente pelo seu excelente potencial de crescimento, muitos corretores investem em vender mais planos de saúde para aumentar mais ainda o seu lucro mensal e conseguir se destacar dentro deste nicho de mercado.
Entretanto, para dar os seus primeiros passos nesse crescente ramo, é necessário compreender como vender mais planos de saúde, como é o funcionamento do mercado e quais são as atribuições dos corretores para isso.
E é justamente pensando no seu crescimento que elaboramos esse artigo com as principais informações sobre como você, corretor, pode vender mais planos de saúde no seu dia-a-dia! Interessado? Vem com a gente nessa jornada!
Quem pode vender planos de saúde?
Qualquer pessoa vinculada às operadoras de saúde pode realizar as vendas para futuros pacientes da companhia. No entanto, para atuar com a corretagem, o indivíduo precisa estar registrado e habilitado pela Superintendência de Seguros Privados, a SUSEP. Então, se você quer ingressar a este ramo, faça o cadastro de franquiado no local desejado.
Os planos de saúde tem muitas características específicas, que se tornam ideais para qualquer pessoa que não tenha como esperar o atendimento no SUS. Neste caso, encontrará planos com:
- Consultas médicas;
- Exames laboratoriais ou clínicos;
- Tratamentos médicos;
- Oferece assistência hospitalar;
- Pronto-atendimento;
- Internações comuns e CTI;
- Terapias como psicoterapia, fonoaudiologia, fisioterapia;
- Inclusão de tratamentos para doenças específicas, como câncer ou AIDS;
- Próteses e órteses;
- Cirurgias refrativas;
- Transplantes;
- Tratamentos como quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, embolização, reabilitação, exames antes da cirurgia;
- Cirurgia bariátrica;
- Se houver segmento de ambulatório, se consegue obter medicamentos para doença de Crohn ou espondilite anquilosante.
A depender do tipo de pacote dos planos de saúde que você venda, trabalhará em prol do cuidado da saúde dos pacientes. Afinal, há coberturas mais abrangentes que tratam de pacientes com doenças infecciosas, como:
- Febre amarela;
- Dengue;
- Zika vírus.
Vale ressaltar que os planos de saúde variam entre as operadoras e podem oferecer estes benefícios de coberturas. Dependerá também do que a pessoa precise em primeiro momento, pois, se for um serviço mais simples, é possível contar apenas com internação, tratamentos, exames e consultas.
Quais os cuidados ao vender planos de saúde?
O primeiro cuidado para se ter em mente como vender plano de saúde está em ter um conhecimento pleno sobre os produtos presentes no catálogo. Dessa forma, é possível dar informações assertivas e completas aos potenciais clientes, assim como atuar com empresas qualificadas e conhecidas no mercado.
Conhecer coberturas médicas, tipos de planos e necessidades dos leads é igualmente importante para poder ter sucesso com as vendas. No entanto, os cuidados não param por aí – outros, incluem:
- Demonstrar confiança nas conversas com os possíveis clientes;
- Estudar cuidadosamente todos os planos de saúde e como podem ser ofertados para os leads;
- Saber lidar com objeções durante as vendas;
- Ter conhecimento sobre preços e coberturas.
A venda dos planos de saúde deve ser feita com atenção, pois envolve um serviço que lida diretamente com o bem-estar das pessoas. Por isso, fornecer informações assertivas sobre os preços e quais são as principais coberturas disponíveis é fundamental para prevenir quaisquer enganos e confusões.
Como os corretores podem vender mais planos de saúde?
Muitas pessoas desejam entrar no ramo dos seguros justamente pela possibilidade de ganhar a vida neste nicho de mercado, assim como muitos corretores que já estão nele desejam aprender técnicas e estratégias para vender mais planos de saúde — afinal, essa é uma área crescente e com boas chances de lucro.
Mas, antes de aprendermos como vender mais planos de saúde, precisamos entender o que é um corretor de seguros e o que ele faz em seu nicho de atuação.
O corretor de seguros é a pessoa física responsável por oferecer um plano de seguro, autorizado por uma superintendência de seguros privados. Sua função no mercado é avaliar quais são os riscos que o seu cliente está exposto, seja em sua profissão ou em situações do cotidiano.
Por isso, o corretor irá avaliar qual é o melhor plano de acordo com as características de seu cliente: idade, profissão, hábitos de vida, dentre outros. Dessa forma, sempre será avaliado o custo/benefício de cada um deles.
Então, como os corretores podem vender mais planos de saúde? Simples! Antes de mais nada, é necessário que o profissional esteja ciente da situação atual do mercado. Como corretor, precisamos compreender tudo o que acontece nesse nicho, ou seja, sempre devemos estar atualizados com as principais notícias e novidades.
Assim, conseguimos nos destacar dos demais concorrentes e observar bem mais oportunidades de vendas no setor e, quem sabe, bem mais lucrativas.
Outro ponto importante para vender mais é fazer com que sua prospecção de clientes seja assertiva, e, para isso, você pode contar com a Data Stone, que oferece uma plataforma de consulta de dados com atualizações diárias, para que você tenha acesso a um mailing de qualidade.
Quais as vantagens de se vender plano de saúde?
Entender como vender plano de saúde pode proporcionar melhores chances de ganhar mais, ter demandas recorrentes e diversidades de potenciais clientes. O mercado é abrangente, e encontrar os leads ideais tende a ser menos desafiador quando se atua com dados assertivos, obtidos por meio da mailing list da Data Stone.
Possibilidade de obter comissões
O corretor que sabe como vender plano de saúde pode ter possibilidades de receber comissões maiores por cada venda concretizada. Profissionais experientes e que focam em aprimorar as habilidades com cursos ou graduações podem conquistar uma renda melhor.
Fluxo maior de clientes em potencial
Planos de saúde são muito procurados, e não é à toa que, em 2023, o setor fechou com 51 milhões de beneficiários com planos. Devido às demandas contínuas, você tem chances maiores de conseguir vender o serviço para leads qualificados que queiram cuidar ainda mais da saúde.
Variação de planos de saúde
Estudar sobre como vender plano de saúde é fundamental, pois existe uma diversidade de opções, como modelos individuais, para empresas ou em grupo. Com isso, você consegue expandir o seu negócio para um mercado amplo, que busca serviços de qualidade como os que são oferecidos pela sua corretora.
Qual é a melhor estratégia para os corretores venderem mais planos de saúde?
Muitos corretores desejam saber o segredo para vender mais planos de saúde a cada dia que passa, afinal, esse é um mercado crescente e com grandes oportunidades de venda e de lucro, mas também com uma concorrência considerável.
Há várias estratégias para se adotar e aumentar o índice de vendas, porém, devemos escolher a que melhor se adapta ao público-alvo que desejamos atingir. Temos alguns passos e estratégias que devem ser seguidos como base para vender mais planos de saúde e garantir uma maior margem de lucro no fim do mês.
O primeiro passo é ser confiante e seguro de si, investir na boa comunicação e no bom relacionamento com o seu cliente. É importante que você transmita para o seu cliente segurança e calma para vender seu produto, além de conhecer ele a fundo e mostrar todos os benefícios e as vantagens que ele terá ao adquirir esse serviço.
Trabalhe bem seus argumentos, tome decisões inteligentes e enxergue na perspectiva do cliente, de forma que você consiga acompanhar sua jornada de compra e sua experiência em si.
Justamente para isso, você deverá estudar a fundo todos os serviços que você vende e oferece para seus clientes. Conhecer todos os seus detalhes e particularidades é essencial para transmitir ao cliente clareza na hora de vender mais planos de saúde.
Mas, como podemos saber qual plano é o necessário para o consumidor? Simples, conhecendo a sua persona! Quando você conhece bem o perfil do seu cliente e traça um padrão, vender mais planos de saúde com segurança e certeza se torna uma missão bem mais fácil.
Por fim, podemos usar a internet a nosso favor! Não só para nos atualizarmos sobre o mercado, mas também para divulgar os nossos serviços com um bom marketing digital. Essa é uma excelente oportunidade de se gerar leads, afinal, inúmeras pessoas pesquisam diariamente sobre planos de saúde e como realizar sua cobertura.
Há diversas formas para conseguir se destacar e vender mais planos de saúde, mas investir no básico sempre é o mais seguro.
Como vender plano de saúde com eficácia?
Para entender como vender plano de saúde, você deve ter conhecimento sobre o público-alvo que quer atingir. Além disso, realizar uma pesquisa de mercado para conhecer os concorrentes é indispensável, pois com estas informações você sabe como agir e como superá-los.
Atuar com tecnologia auxilia na organização de dados e permite às equipes realizarem um acompanhamento integral dos leads já contatados e saber quais precisam de atenção. Clientes convertidos e fidelizados devem ficar separados, pois tendem a necessitar de um cuidado mais especial, como forma de mantê-los ativos e fornecendo sempre uma excelente experiência.
Os dados do público-alvo precisam estar atualizados e, por meio da mailing list da Data Stone, você consegue selecionar as informações de que precisa para conseguir se comunicar cada vez melhor com os potenciais clientes. A segmentação auxilia na obtenção de conteúdos relevantes que podem ser utilizados para converter os leads.
Como funciona a corretagem de plano de saúde?
A corretagem de planos de saúde funciona por meio da escolha do convênio ideal e verificação de taxas que a fornecedora disponibiliza à comissão, pois os valores não são fixos. As informações a respeito das coberturas são fornecidas para os profissionais fazerem um estudo e entender o que é vendido, para se comunicarem com os leads.
Como ser corretor de plano de saúde?
Na hora de ter em mente como ser corretor de plano de saúde, é necessário realizar cursos técnicos ou graduação em marketing e, então, ter interesse na área de vendas. Assim, é possível realizar pesquisas para estudar o seu produto e investir na sua profissionalização.
Além disso, é importante conhecer as diferentes opções de planos de saúde e ter em mãos toda a infraestrutura básica para vendas, como computador e telefone para atender os leads e clientes.
Quanto ganha em média um corretor de plano de saúde?
Os corretores ganham uma média de R$ 2.500,00 sem o acréscimo da comissão que pode atingir entre 5% a 40%. Caso haja o batimento de metas de até 50 vidas, você pode receber uma bonificação no valor de R$ 500,00 a depender da empresa que você tenha se afiliado para iniciar as vendas.
Além disso, você que atua como corretor e vende planos de saúde, tem total direito de perguntar sobre a comissão e tirar dúvidas sobre como funciona este processo. Às vezes, não ficou tão claro no contrato e a recomendação é a de investir um tempo tanto na leitura quanto no diálogo com a empresa. Há dois métodos para receber o valor:
- Comissão uma vez: ocorre após o fechamento do contrato e você é contemplado uma vez;
- Comissão recorrente: enquanto a apólice permanecer ativa, você continua a receber o valor.
Após conversar com a empresa, você e a sua equipe já conseguem iniciar o processo de vendas de planos de saúde para as pessoas adequadas. Afinal, existem muitos perfis de clientes e o ideal é trabalhar com um público específico, caso seja mais atrativo a você e aos ganhos empresariais.
Por que os corretores devem focar em vender mais planos de saúde?
O mercado de seguros cresce a cada ano que passa, afinal, em um mundo que presencia violência diariamente e, tão recentemente, vivenciou uma pandemia que afeta diversos setores da economia e da sociedade, todos precisam se sentir protegidos de alguma forma, não é mesmo? Por isso, vender mais planos de saúde se tornou o objetivo de inúmeros corretores e seguradoras.
O mercado dos planos de saúde é o que mais cresce economicamente a cada ano, portanto, vender mais planos de saúde, aderir estratégias e formas de cativar mais ainda seus clientes devem ser o foco de diversos corretores para os próximos anos.
Como funciona a venda de planos de saúde?
Você pode vender pela internet ou em uma empresa física, onde as pessoas te procuram para saber mais informações sobre o que determinada operadora cobre. Com o atendimento personalizado, você faz com que:
O cliente entenda as informações;
Saiba o que fazer;
Crie confiança entre a sua empresa, a operadora e cliente;
Melhora o relacionamento.
Os planos de saúde podem ser feitos especificamente para bebês, crianças, adolescentes, adultos ou idosos, ou à família toda. Neste caso, dependerá do que a pessoa quer, e cabe a você apresentar mais benefícios sobre o serviço para que ela queria fechar um contrato.
Quais são as melhores maneiras de os corretores promoverem seus planos de saúde?
O segredo em vender mais planos de saúde e promover os diferentes pacotes que sua empresa oferece é simples: invista no marketing.
O marketing, tanto digital como convencional, apresenta diversas técnicas e estratégias para que você consiga conquistar o seu lead qualificado e convertê-lo em futuro cliente. E é de conhecimento geral que o corretor de seguros precisa cativar, conquistar e manter um bom relacionamento com o seu consumidor, não é mesmo?
Essa é a base para vender mais planos de saúde e garantir um alto índice de lucro no fim do mês. Conhecer bem o seu cliente, entender quais são seus principais problemas, suas dores e as necessidades que ele apresenta, de forma que você possa resolver essas pendências da melhor forma possível.
Outro ponto importante é como veicular esse marketing ou investir na qualidade do atendimento ao cliente, e como dito anteriormente, você pode contar com a Data Stone para isso!
Por meio da sua plataforma de consulta de dados, onde a busca pode ser feita por CPF, CNPJ ou localização, a pesquisa por seu público alvo será mais precisa, qualificando ainda mais o seu mailing e, consequentemente, suas estratégias de marketing.
Quando somamos o investimento no bom relacionamento com o cliente, com o uso de marketing e o mailing list, temos como resultado um aumento no ganho mensal e uma maior procura de seus serviços. Assim, é possível vender mais planos de saúde da melhor forma possível.
Que tal investir em vender mais planos de saúde para o próximo ano? Interessado? Basta seguir essas dicas, focar nas melhores estratégias de marketing e claro, fazer parte da família da Data Stone! Assim, você conseguirá conquistar mais ainda os seus consumidores e crescer no nicho.
Vender planos de saúde é um mercado rentável?
A venda de planos de saúde pode ser uma ótima opção de trabalho, se você contar com uma ou mais empresas prestadoras do serviço que sejam capacitadas e ofereçam um bom suporte para que essas vendas ocorram tranquilamente. Além disso, dependendo das taxas de comissão e a assertividade nas vendas, um bom corretor pode faturar muito dinheiro.
Para crescer nesse ramo, fazer sucesso e se tornar o verdadeiro destaque do nicho, é essencial trabalhar bem suas estratégias de abordagem e comunicação. Além de ter um bom conhecimento a respeito dos planos de saúde e saber aproveitar as oportunidades para vender mais.
5 Dicas para vender mais planos de saúde
Saber como vender plano de saúde exige análise de mercado, pesquisa de concorrentes e definição de estratégias adequadas para o seu tipo de negócio. É importante, também, atuar com a mailing list da Data Stone, que te auxilia a segmentar os potenciais clientes para entrar em contato e oferecer os serviços de acordo com as necessidades dos perfis.
Atuar com marketing digital
O marketing digital é uma estratégia eficaz que pode ajudar a sua corretora a vender mais planos de saúde. Para isto, você pode desenvolver páginas nas redes sociais, a fim de explicar os benefícios de contratar esse tipo de serviço, falar das desvantagens de não possuir um plano, e atuar com chamadas para ação que levem o público-alvo a clicar em um botão para solicitá-lo.
Conhecer bem o cliente
Conhecer o seu cliente em potencial auxilia no desenvolvimento de estratégias qualificadas, que aumentem as chances de conversão. Não adianta chegar no lead e apenas apresentar um plano de saúde, pois o vendedor não sabe o que ele precisa e nem se a opção mencionada é a que melhor atende aos critérios dele.
Apostar no WhatsApp
Estar ativo no Instagram e Facebook é igualmente importante, mas as vendas de planos de saúde podem acontecer por WhatsApp. Fornecer atendimento pelo mensageiro pode melhorar as chances de você fazer negócio, pois 96% dos brasileiros usam a plataforma para se comunicar diariamente.
Saber lidar com objeções
Lidar com objeções requer, de sua parte, conhecimento pleno sobre o perfil do cliente e quais as necessidades demonstradas por ele. Com informações conclusivas, você tem mais chances de abordá-lo em uma ligação ou enviar mensagens por WhatsApp, para falar mais sobre o plano de saúde, benefícios e valores atualizados das tabelas.
Mostrar que você entende sobre o que está explicando é um diferencial, mas contornar as recusas é fundamental para vender. As conversas devem ser desenvolvidas com base no perfil comportamental do lead, para entender o que ele quer e oferecer exatamente o que é desejado.
Trabalhar com e-mail marketing
Saiba que, para aprender a como vender plano de saúde, o uso de e-mail é uma das estratégias mais antigas e valiosas para conversar com os potenciais clientes. Afinal, 81% das empresas usam este modelo de marketing para dialogar com os leads, tirar dúvidas, enviar informativos e conteúdos relevantes como forma de mantê-los nutridos e os encaminhar pelo funil de vendas até estarem prontos para a conversão.
O uso de e-mail marketing é uma das melhores oportunidades de conquistar a atenção dos clientes qualificados e elevar as chances de fazer negócio. Mensagens com um assunto atraente podem ter aberturas melhores do que os conteúdos pouco atrativos ou que são mais simples.
É com a Data Stone, que você pode ter maiores oportunidades de vender um plano de saúde ao público-alvo ideal, pois pode desenvolver uma lista completa para utilizar no seu CRM. Com um arquivo completo, você consegue definir os perfis que precisam de contatos e tem praticidade de verificar quais devem passar por uma nutrição rigorosa até estarem aptos a seguir pelo funil de vendas e fidelização!