Leads B2C: o que são e como ter mais?

Leads B2C o que são e como ter mais

Geralmente quando falamos de leads B2C, ao contrário da B2B, nos referimos a relação comercial entre marca e consumidor final. Embora a estrutura de negócios B2C ainda represente a maioria do mercado, algumas das estratégias de marketing que podem ser úteis para ela são mais facilmente encontradas para estruturas B2B.

Talvez seja pela facilidade de aplicar essas medidas em uma área um tanto mais limitada. Porém, as estratégias para gerar leads B2C também existem, são importantes e podem ser extremamente vantajosas para empresas que funcionam seguindo essa forma tradicional de fazer negócios.

Quer entender mais? Venha compreender de maneira mais clara o que é são os leads B2C, como uma empresa pode utilizá-los, quais as suas vantagens e até mesmo como conseguir bons leads B2C. Venha aprender a dar um upgrade em sua gestão!

O que é um lead B2C?

Quando falamos de leads B2C, estamos falando de um tipo específico de estrutura de negócios. Devemos ao máximo evitar confusões em relação à estrutura B2B e seu funcionamento.

Mas o que são os leads B2C? Leads B2C são consumidores que mostraram interesse em sua marca, mas por alguma razão ainda não fizeram negócio com a empresa. Ou seja, os leads são clientes em potencial, que por já terem interesse em serviço ou produto tem mais chances de fazer a compra, se for guiado para isso.

O que é um lead B2C
Fonte/Reprodução: original

A sigla B2C significa Business To Consumer, ou seja, “do negócio até o consumidor”, onde o 2 é utilizado no lugar da preposição americana “to” (para), pois a fonética é bastante parecida.

“Business To Consumer” significa que os negócios estão sendo feitos para o consumidor final, o consumidor final é um termo técnico que designa essencialmente as pessoas físicas que consomem o produto.

Ou seja, você enquanto cliente que vai até a padaria comprar pão para sua casa, ou até o mercado comprar os ingredientes do almoço, está realizando o papel de consumidor final, comprando da marca/negócio em questão.

Esse termo serve especialmente para criar um contraste com outra sigla bastante parecida, mas que nunca deve ser confundida, a B2B, Business To Business, que se refere ao comércio realizado de “negócio para negócio” ou, para simplificar, entre empresas.

A sigla B2B significa que os negócios estão sendo feitos de pessoas jurídicas para pessoas jurídicas, ou seja, são empresas que essencialmente vendem para outras empresas, sejam produtos ou serviços.

Cada um dos tipos de negócios (venda entre empresas ou para o consumidor final) tem suas vantagens e dificuldades, por isso, é importante estar atento as estratégias que impulsionam o negócio, oferecendo ferramentas que facilitam a venda e a relação com o consumidor.

Os Leads B2C são pessoas físicas que já demonstraram interesse pelos produtos de sua empresa e que precisam ser captadas para se tornar consumidores finais. Claro, essa é uma estratégia bastante complicada, mas que quando dá certo compensa muito todo o esforço colocado na empreitada. Ter em suas mãos mais leads B2C representa maior probabilidade de lucro para qualquer empresa!

Quais são as características de um lead B2C?

Os leads B2C são, como comentamos, consumidores que já demonstraram interesse pelo negócio proposto pela empresa, seja um serviço ou um produto. Esses consumidores estão “disponíveis” no mercado esperando a sua hora de integrar com efetividade o quadro de consumidores da empresa.

Esses leads estão, naturalmente, espalhados por todo o mercado, são pessoas até então anônimas para a empresa. Furar esse bloco de gelo entre o consumidor e a empresa é complicado, mas é possível. Ainda mais quando consideramos as maravilhas que a tecnologia, especialmente o mundo digital, trouxe para o modo como realizamos a gestão de um negócio.

Hoje conquistar um lead é muito mais fácil do que poderia ser anos atrás, quando toda empresa estaria fatalmente limitada ao seu campo geográfico. Agora uma empresa consegue com mais facilidade atender um público muito maior, de outras cidades, estados ou muitas vezes, de todo o país.

Tudo isso graças a todas as novidades tecnológicas a que temos acesso, ao custo reduzido de transportar mercadorias e outros fatores que impactam positivamente em todo esse mercado.

Conseguir leads B2C nunca foi tão fácil, mesmo que ainda seja uma tarefa um tanto árdua que exige esforço. Grande parte desses leads hoje são digitais e podem ser encontrados na internet, por meio das redes sociais e de dados que esses próprios leads fornecem em listas.

Dados cadastrais como e-mail e telefone são até mesmo fornecidos por pessoas que se inscrevem por conta própria nas transmissões da empresa e buscam o seu produto ou serviço, que só precisam de fato comprá-lo, consumi-lo e então ser abraçadas pela empresa em questão.

Esses leads se importam bastante com a credibilidade da marca e são mais passionais, tendem a realizar seus negócios com empresas que lhes tocam de modo mais sentimental do que o modelo B2B. No entanto, o preço dos produtos, descontos e ofertas ainda serão fatores bem relevantes para que eles tomem a decisão e fechem o negócio.

Por ser um lead do modelo B2C, esses leads são muito maiores em números absolutos, porém isso também dificulta as coisas para empresa, especialmente do ponto de vista do relacionamento. Pois em um modelo B2B é muito mais fácil criar relacionamentos estreitos e duradouros com seu público, já no caso do modelo B2C essa tarefa é mais complicada e árdua, mas ainda assim possível e recompensadora.

Como gerar leads B2B?

Os Leads B2B são gerados quando existe um interesse de outra empresa no produto ou no serviço que sua empresa disponibiliza. Por isso, é necessário que sua empresa desenvolva modos de ficar visível para possíveis leads e, nesse momento de visibilidade, mostrar as vantagens de negociar com ela. Com isso em mente, para atender essas condições, é possível utilizar de:

  • Redes sociais e anúncios;
  • Marketing de conteúdo;
  • Landing pages;
  • E-mail.

As redes sociais são excelentes ferramentas porque a maioria dos usuários passa o tempo ali, o que garante a visibilidade de seu negócio para muitas pessoas. Junto a isso, é interessante o uso de anúncios para aumentar essa taxa de visualização e permitir a visualização em outros meios.

Junto ao tópico anterior, o marketing de conteúdo é essencial para mostrar o lado mais intelectual de seu negócio e demonstrar para os usuários como vocês trabalham ideias. Através disso, é possível gerar interesse e satisfação para muitas pessoas e deixá-las interessadas no que sua empresa produz.

A aplicação do copywriting é vital no marketing de conteúdo para que o usuário se sinta convencido a conhecer mais sobre o seu negócio. Se possível, foque bastante em entender esse conceito para proporcionar conteúdos mais eficientes.

As landing pages tem uma função mais técnica de coletar informações importantes a respeito do usuário. Através delas, a empresa pode ter o número de telefone, e-mail e formar um contato mais próximo com o possível cliente.

Por fim, o uso de e-mail é um dos mais queridos para a formação de Leads B2C devido à grande quantidade de usuários existentes. Por causa disso, é possível usar o e-mail como uma excelente fonte para a comunicação mais direta e apropriada com os clientes.

Como um lead B2C pode ajudar uma empresa?

Uma empresa só existe porque também há um público disposto a pagar pelos seus produtos e serviço, seja porque esses produtos e serviços são essenciais, úteis, práticos ou por serem bem feitos e merecem o valor pago apenas pela saciedade e satisfação que eles podem produzir no consumidor. Desde o primeiro dia de sua existência, uma empresa precisa do seu público, e isso não muda conforme o tempo passa.

Como um lead B2C pode ajudar uma empresa
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Mesmo uma empresa consagrada ainda precisa conquistar mais e entender melhor o público que já tem em mãos, para crescer. Sem esse dinamismo em relação ao próprio hall de consumidores, uma empresa não está bem para atuar no mercado. Com essas informações a respeito do seu público, a empresa está disponível para alçar voos ainda maiores e mais prósperos.

Ao ter leads, uma empresa tem muito mais facilidade para fazer daquele consumidor um consumidor fiel. Afinal, ele já demonstrou interesse pela empresa, já é um consumidor em potencial que muitas vezes já acessou informações a respeito daquilo que uma empresa oferece.

Dessa forma, o lead B2C é facilmente identificado através dos mecanismos corretos e facilita a abordagem da equipe de vendas, que necessita de menos recursos e tem estratégias mais assertivas para sua conversão.

Essas estratégias podem ser replicadas ou adaptadas para outros leads que apresentem dados similares com relação ao que busca, ao que costumam consumir e como costumam consumir, ajudando a empresa a entender seus anseios e se preparar para atendê-los.

Como prospectar clientes B2B?

A prospecção de clientes B2B é um processo de geração de valor e muita paciência. Pelo fato das tendências de mercado sofrerem mudanças em um ritmo muito rápido, os donos de negócios precisam estar com dados em dia para se adaptarem rapidamente às necessidades de outras empresas. Para isso, utiliza-se de:

  • Bom atendimento;
  • Boas estratégias de marketing;
  • Produtos e conteúdos de qualidade;
  • Pesquisas para checar opiniões de clientes;
  • Conteúdos personalizados.

Atender bem um cliente é indispensável para a geração de valor. Este termo, muito utilizado no marketing atual, significa uma relação de respeito e confiança entre a parte que quer vender e a consumidora. Essa etapa é tão essencial que muitas fidelizações de clientes têm como base um bom atendimento com produtos de qualidade. Por isso, atenção!

Após isso, utilizar de boas estratégias de venda que envolvam o consumidor e mostre a ele como a sua empresa resolve o problema, é essencial para qualquer negócio. Capacitar seu time para compreender as necessidades do consumidor, maneiras de se portar em uma venda e afins são exemplos de conhecimentos essenciais para o caso.

Porém, de nada adianta ter grandes estratégias se o produto oferecido não tiver a qualidade adequada. É preciso garantir que a sua empresa possa contribuir com a necessidade daquele cliente através daquele produto.

As pesquisas para obter opiniões são feedbacks importantes, pois mostram se a estratégia escolhida rende os resultados necessários e ainda revelam como se encontram os erros. É possível usar de formulários como Google Forms e outros para essa coleta de dados.

Por fim, os conteúdos personalizados são partes essenciais que revelam muito compromisso da empresa e competência. Todos esses fatores juntos podem atrair não só clientes B2C, mas sim consumidores de maneira geral.

Qual a diferença de B2C para B2B?

Enquanto o B2C trata de negócios entre empresas e consumidores, o B2B funciona através das empresas entre si. Um exemplo bem prático seria pensar entre uma marca X que vende espaguete e um consumidor que fica curioso ao observar as descrições do produto da empresa no rótulo.

O comprador de espaguete é um exemplo claro de Lead B2C, onde toda a ideia é centrada na relação entre a empresa e o consumidor final. O B2B seria, por exemplo, uma empresa que produz diversos tipos de comida realizando uma parceria com outra empresa fabricante de embalagens.

Como deu para perceber, ambos os negócios envolvem questões delicadas que podem proporcionar vantagens ou desvantagens a depender do modo de trabalho da empresa.

Por que os leads B2C são tão importantes para as empresas?

Já falamos bastante sobre como os consumidores são importantes e porque leads B2C devem ser encarados estrategicamente pela empresa, mas por que leads B2C são tão importantes?

Bem, essa pergunta está respondida na própria resposta das perguntas anteriores. O lead é um consumidor que já demonstrou interesse pelo produto, logo ele é quase que como um consumidor convencido a consumir.

É importante que a empresa otimize suas relações de venda, então com esse lead ela terá mais de meio caminho andado, além de aprender com as estratégias usadas com esse lead para usar nas abordagens futuras.

Por que os leads B2C são tão importantes para as empresas?
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Um lead não precisa ser convencido de que precisa daquilo que sua empresa oferece, na verdade, ele muito provavelmente já está convencido disso, ele precisa apenas ser convencido de que comprar com sua empresa naquele momento é o ideal.

Assim a empresa economiza recursos e otimiza as estratégias de venda, que precisam apenas apresentar ao lead um bom negócio, ao oferecer desconto ou outras vantagens para que o negócio seja prontamente fechado.

Essas e outras informações são mais fáceis de se trabalhar em uma negociação, do que iniciar uma abordagem com a falta de consideração pura e simples de um indivíduo pelos serviços e produtos de sua empresa.

Como aumentar as vendas B2B?

Após entender a geração de Leads B2B, é necessário converter todo esse conhecimento para o aumento de vendas da empresa. Por isso, seguem 3 dicas que envolvem os conceitos abordados.

Entenda bem o modo de trabalho da sua empresa e formar objetivos inteligentes

O primeiro passo antes de entender qualquer modo de vendas é entender como a sua empresa trabalha. Através desse conhecimento, é possível ter maior noção das necessidades da companhia e uma ideia de como realizar a caminhada do crescimento da melhor maneira possível.

  • O que minha empresa produz?
  • Como é feita essa produção?
  • Quais são as pessoas interessadas nos produtos de meu negócio?

Compreender o que a empresa produz está além de só saber o produto que ela faz. É necessário entender como esse produto é criado. Ou seja, a qualidade dos profissionais responsáveis por aquela criação e a maneira que ela impacta os consumidores interessados.

Para descobrir pessoas interessadas em seu negócio, a tecnologia resolve esse problema. Além de permitir a comunicação mais fácil com o cliente, ela possibilita que você descubra preferências e desejos de seu público consumidor.

Por meio de pesquisas com questionários online e uso de plataformas, como Google Analytics, é possível observar quais são as pesquisas mais predominantes relacionadas ao seu negócio.

  • Qual o nível da minha empresa atualmente?
  • Em qual patamar a empresa precisa chegar?
  • Como chegar ao nível desejado?

Entender qual é o nível que o negócio se encontra atualmente pode gerar certo choque nos profissionais da companhia. Mesmo que seja difícil, é preciso saber qual é a situação atual daquela empresa para começar a resolver os problemas que a impedem de crescer.

Por exemplo, se uma empresa se encontra em situação de estabilidade, é necessário que as lideranças desse negócio objetivem um crescimento maior. Isso é aceitável, já que em um cenário de estabilidade não há muitas dívidas ou outros fatores que geram insegurança para a saúde da empresa.

Após essa identificação, é preciso traçar planejamentos para se chegar ao nível desejado tanto pela ideia de fazer com mais aproveitamento como também pela maior segurança.

A formação de objetivos costuma ser a parte mais complicada por envolver diversos fatores variáveis, mas não se pode pular essa etapa. Uma empresa sem objetivos forma um time incapaz de tomar decisões por conta própria e decidir o andamento dos negócios com profissionalismo.

Utilize as facilidades da tecnologia

O grande desenvolvimento da tecnologia presente na atualidade facilitou muitas etapas complicadas que são essenciais para a geração de Leads B2B. A primeira delas é a capacidade das empresas se comunicarem com outras empresas de qualquer lugar do globo através de diversos canais já citados como redes sociais, e-mail e afins.

Conforme já deu a entender no tópico anterior, quando foi explicado sobre o uso da tecnologia para compreensão do cliente, ela permite um relacionamento de maior confiança. Além disso, passa ao cliente daquela empresa um grande profissionalismo. Essa satisfação sempre gera ótimos frutos no futuro, por isso aposte bem na tecnologia.

Avalie a qualidade de seus Leads

Por fim, saber avaliar se aqueles leads são de qualidade e podem colaborar com o negócio é essencial para garantir que sua equipe gaste energia com algo promissor. Como na atualidade o tempo é bastante corrido e disputado, é necessário saber escolher com quem passar esse período.

Imagine uma situação na qual sua equipe fez todas as propostas possíveis para o cliente e ele não aceitou. A única coisa que resta é dispensá-lo, pois como não existe objetivo de negociar, o tempo perdido com ele poderia ser utilizado para propostas mais promissoras. Não tenha receio de dispensar os que não colaboram.

Como funciona o segmento B2B?

O segmento B2B trata diretamente de negócios entre duas empresas. O objetivo principal é oferecer produtos ou serviços que atendam as necessidades dos clientes, sejam elas previstas ou não.

Devido a isso, o ponto-chave para sua empresa se dar bem e conseguir o resultado desejado é um investimento em tratamento de clientes e estratégias de vendas. Especialmente, pelo mercado B2B exigir uma maior atenção e paciência, visto que a negociação demora mais a ser finalizada. Lembrar, novamente, que esses dois fatores precisam ter ligação com a proposta de trabalho de seu negócio.

Sabe-se da dificuldade de encontrar bons clientes, por isso, você pode confiar nos serviços de prospecção e mailing da Data Stone. Assim, terá mais sucesso em suas vendas e aumentar o lucro.

Onde encontrar bons leads B2C

E se você está precisando de bons leads B2C, então a Data Stone tem a solução! A Data Stone é uma empresa especializada em conseguir dados importantes, dados nobres no mercado para sua empresa.

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