Gerador de leads: aumente suas chances de venda!
Sabemos o quão desafiante pode ser adquirir leads qualificados dentro do marketing, assim o gerador de leads tem grande importância e torna essa tarefa mias fácil e prática. Saiba que leads qualificados são um grande guia para o crescimento de qualquer negócio.
Afinal, são eles que irão determinar o sucesso, as estratégias e os resultados de qualquer empresa. Por isso, precisamos investir em um gerador de leads para aumentar as chances de venda da nossa marca.
É através do marketing que conquistamos isso. Nossos leads são frequentemente conquistados por canais digitais e conduzidos pela jornada de compra até o seu término. Com a nutrição de conteúdo e foco nessa experiência, é possível garantir excelentes leads e clientes para o futuro.
Mas, como podemos elevar esses resultados através de um gerador de leads? Qual é a importância dessa ferramenta para o nosso negócio? Para facilitar o seu dia a dia e otimizar seus resultados, separamos uma gama de informações sobre o gerador de leads e como ele pode ajudar sua empresa, confira!
O que é um gerador de leads?
Um gerador de leads é uma ferramenta que tem como principal objetivo captar esses leads, ou seja, essas pessoas interessadas no produto ou no serviço oferecido pela sua empresa. Quanto maior é o interesse demonstrado por esse alvo em específico, maior será sua procura por um conteúdo mais denso e profundo acerca do que ele busca.
No geral, esse gerador de leads é responsável por otimizar, automatizar e tornar todo o processo de captação de leads mais organizado e atrativo para o público alvo. Ou seja, a ferramenta para atração do público torna todo esse processo do marketing mais ágil, prático e afeta diretamente sua estratégia para captar os leads.
Há vários tipos de gerador de leads disponíveis no mercado de marketing digital, para escolhermos o certo, devemos considerar determinados pontos como:
- A quantidade de recursos que a ferramenta disponibiliza para o seu negócio;
- O retorno sobre o investimento;
- A qualidade do user experience;
- Exemplos de sucesso de marcas dentro do seu nicho de mercado;
- Integração com outros sistemas do mesmo segmento.
Ou seja, diante de uma grande variedade de gerador de leads, é necessário escolher a ferramenta que mais se adéqua ao seu modelo de trabalho e ao segmento que sua empresa segue.
É possível criar uma grande e eficaz máquina de vendas através do gerador de leads, aproveitando ao máximo o que o inbound marketing tem a oferecer!
Como um gerador de leads pode ajudar uma empresa?
Com a grande e constante globalização que o mundo sofre diariamente. Fora as diversas novidades no mundo digital, diariamente as metodologias de compra e venda sofrem mudanças, afinal, não só a forma de se vender como a forma que o cliente compra também mudam.
Antigamente, era necessário que o próprio vendedor gerasse uma lista de prospecção de leads para iniciar o seu trabalho. O que demandava bastante trabalho e tempo, também gerava pouquíssimos resultados e oportunidades de venda para a empresa. Agora, com o gerador de leads, esse processo fica bem mais otimizado e as chances de venda aumentam exponencialmente.
Todos sabemos que os leads são a força motriz de qualquer empresa, afinal são eles os responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso do seu negócio. Uma vez que, ao serem convertidos em clientes, eles movem as vendas, alimentar o funil que as impulsionam é fundamental para cativar esse público e captar clientes para a marca.
O marketing digital, assim como o gerador de leads, surgiram justamente para facilitar essa tarefa e servirem como um potente guia para resolver todas essas questões. Com uma excelente ferramenta de gerador de leads e boas estratégias de marketing devidamente traçadas, é possível aproveitar bem os leads e gerar excelentes resultados.
Quais são as vantagens de usar um gerador de leads?
Um gerador de leads é a ferramenta ideal para ajudar qualquer empresa, independente do seu nicho de atuação ou segmento comercial. Dentre as vantagens de se utilizar essa ferramenta, podemos citar:
- A aquisição do contato completo com o cliente;
- Compreender as necessidades e os interesses do seu público;
- Comunicação direta com o seu lead/cliente;
- Nutrição adequada dos leads qualificados, desde sua geração até o momento da venda;
- Gera inúmeras oportunidades de vendas;
- As vendas ocorrem com maior volume e frequência.
É claro que, como toda tarefa, temos certos desafios na hora de gerar esses leads qualificados. Entretanto, é através destes que conseguimos construir uma estratégia de marketing bem sólida, rígida e com excelentes chances de gerar bons resultados e trazer o tão sonhado e desejado sucesso para a sua empresa.
Como funciona um gerador de leads?
Um gerador de leads funciona tal como um “canto de sereia”, se é que podemos dizer assim. Com inúmeras etapas no funil de vendas, desde a atração do público alvo até o seu posterior encanto, a ferramente atua de forma que haja captação por meio deste. Entretanto, há certos desafios que precisamos superar antes. São eles:
Definir a persona que desejamos atrair ao nosso negócio, ou seja, saber quem vai consumir o conteúdo oferecido e onde ele se encontra, assim como suas necessidades e o seu perfil;
Ter conteúdo para publicar e realizar a nutrição deste público alvo selecionado previamente. O marketing de conteúdo deverá educar os seus leads e fazer com que eles encontrem a solução para a sua necessidade através do que você oferece;
Manter os seus leads qualificados bem nutridos com conteúdos novos, de forma constante e atualizada.
Com todos esses desafios ultrapassados, passamos por uma linha onde começamos a atração do público alvo por meio do nosso blog, mídias sociais e palavras-chave para a sua necessidade, até que convertemos esses visitantes para leads qualificados, estágio no qual podemos fechar negócio e transformá-los em clientes.
Uma vez que o público alvo consome o conteúdo gerado de forma constante, sempre teremos uma geração de leads para deixar seus dados principais, como e-mail, telefone, dentre outros. Além disso, fidelizamos os clientes antigos e mantemos esse grande motor de vendas sempre aquecido para novos negócios.
Quais são os diferentes tipos de geradores de leads?
O gerador de leads pode ser dividido conforme a etapa do funil que o lead se encontra ou, então, pelo tipo de ferramenta utilizada.
De uma forma geral, no topo do funil, temos leads mais superficiais em quem precisamos investir para encantar e captar. No meio, uma nutrição de conteúdo é mais que bem-vinda para cativar e manter ele interessado. No fundo, o cliente tem expressado sua intenção de compra e acessará conteúdos mais densos.
Dividido por essas etapas, o gerador de leads pode se apresentar das mais variadas formas e ferramentas, como: chatbots e botões de contato para WhatsApp, de forma que temos um contato direto com o cliente, Landing pages e formulários para o lançamento de novas campanhas, Pop-ups, plataformas para anúncios e outras ferramentas para prospecção ativa.
Outra forma excelente para gerar leads qualificados é através de uma plataforma de consulta que lhe permita ter acesso a todas as informações necessárias sobre o seu cliente ideal, permitindo buscas personalizadas e com dados frequentemente atualizados.
A Stone Station, plataforma desenvolvida pela Data Stone se destaca como uma das melhores do mercado para que você prospectar seus leads, além de facilitar a criação de mailing list e, como consequência, suas estratégias de venda.
Pois é! São os leads que ditam o sucesso e determinam o quanto a empresa venderá no trimestre. Por isso, uma ferramenta que atue como gerador de leads é fundamental para qualquer negócio. Invista nela e aumente as suas chances de venda!