Como fazer uma lista de transmissão para o seu WhatsApp?
A lista de transmissão para WhatsApp pode ser uma excelente opção para uma empresa vender mais e ter seu público ainda mais perto. Com estratégias devidamente planejadas e segmentadas é possível fechar mais vendas, conhecer os consumidores e alavancar os resultados.
Mas como criar uma lista de transmissão de sucesso? O que é necessário para que as pessoas se interessem por esse tipo de conteúdo diretamente em seu WhatsApp? Essas são algumas dúvidas frequentes. Porém, muita gente usa o aplicativo equivocadamente em suas marcas, o direcionando apenas para prestar um atendimento mais rápido e facilitado para o cliente.
Por isso, é importante ressaltar que o WhatsApp é uma plataforma de mensagens poderosa, e possui alguns recursos — especialmente quando utilizado no formato business — que podem ajudar na captação de novos clientes, manutenção dos já existentes na cartela e a aumentar a visibilidade da marca.
Neste artigo, ensinaremos como montar uma lista de transmissão de muito sucesso, com todos os passos para criar a lista, adicionar os contatos, propagar conteúdos para essas pessoas, visando obter um retorno positivo e principalmente lucrativo para o negócio. Confira agora as vantagens, como converter clientes, e tudo o que precisa saber sobre as listas de transmissão.
Como faço para criar uma lista de transmissão no WhatsApp?
A lista de transmissão no WhatsApp trata-se de uma lista de contatos salvos através da qual é possível enviar uma mesma mensagem para todas essas pessoas de uma só vez.
Porém, vale lembrar que as pessoas só vão receber a mensagem se tiverem o número salvo, ou seja, para que o cliente receba esta mensagem é necessário que o contato da empresa esteja salvo nos contatos dela, caso contrário a mensagem não chegará até ele.
O processo de montagem de uma lista de transmissão é simples. Na conta do WhatsApp da empresa, na página de conversas, vá até o canto inferior direito e clique no círculo verde com o balão conversa, na sequência escolha todos os contatos aos quais deseja encaminhar uma mensagem, lembrando que o limite são de 256 contatos.
Com os contatos selecionados é hora de confirmar a escolha, clicando no mesmo canto inferior direito, que dessa vez estará com um sinal de confirmação para que se confirme a escolha feita.
Na página seguinte, estaremos na tela de conversa, então basta colocar sua mensagem ali e enviar normalmente, ela chegará para todas as pessoas marcadas para participar da lista de transmissão, lembrando sempre que para que isso aconteça é necessário que as pessoas tenham o número da empresa salvo em seus contatos.
Como adiciono contatos a minha lista de transmissão?
Os contatos em uma lista de transmissão podem ser facilmente adicionados com a seleção dos números que participaram dessa lista.
Nesse momento é importante a empresa estabelecer o objetivo da lista, ou seja, caso a meta seja ganhar novos clientes, essa lista deve ser composta de números de pessoas que possuem interesse na marca, mas ainda não fecharam sua venda, logo o conteúdo precisa ser atrativo para que essa venda aconteça.
Vale lembrar que é possível criar diversas listas de transmissão, cada uma com uma finalidade diferente, uma dica é salvar o nome dos clientes indicando se eles já são clientes ou não, pois na hora de construir a lista, apenas os selecionados para a finalidade que a empresa precisa serão escolhidos.
Como é uma lista de transmissão de sucesso no WhatsApp?
Para criar uma lista de transmissão de sucesso é importante considerar fatores como estratégia para definir como a lista será utilizada. O planejamento é essencial, além da organização e o conteúdo, que deve ser aplicado conforme o propósito que a empresa deseja atingir com o envio das mensagens para essa lista de clientes.
Confira algumas dicas de como organizar uma lista de transmissão de sucesso para obter resultados valiosos.
Reforce que é importante ter o número salvo
Essa é uma das principais dicas para ter sucesso com sua lista de transmissão, isso porque uma lista de transmissão só funciona se os consumidores tiverem o contato da empresa salvo em seus contatos, é só assim que ele recebe os conteúdos direcionados por essa lista.
Por isso, reforce sempre na comunicação junto ao seu público que é importante que ele tenha o número da marca salvo em seus contatos para receber ofertas e conteúdos exclusivos.
Periodicidade
A periodicidade definirá de quanto em quanto tempo essa lista de transmissão será alimentada com novos conteúdos, e essa constância deve ser analisada junto a equipe de vendas e marketing que com dados e informações sobre esse cliente poderão orientar melhor qual será a frequência ideal para enviar os conteúdos.
Vale lembrar que a cada vez que a lista for utilizada ela deve converter novas vendas para a marca, por isso, alinhar a periodicidade é um fator importante.
Outro fator que deve ser definido com a periodicidade são os horários de envio desses conteúdos, com base no comportamento do cliente já coletado pelo setor de marketing, que será seu aliado na hora de realizar essa estratégia.
Essa organização prevê que a marca mantenha uma relação constante, mas que não irrite o consumidor com o exagero de mensagens com propaganda da marca.
Não esqueça a segmentação
Uma das principais funcionalidades do WhatsApp Business é que ele possui a opção de inserir etiquetas ao lado dos nomes de cada cliente salvo. Essas etiquetas podem conter nomes, que o ajudaram a segmentar as listas na hora enviar os conteúdos.
Divida as listas por clientes da base, futuros clientes, além de localidade, e gênero, essas categorias podem ser decisivas na hora de elaborar as listas, que receberão os conteúdos planejados conforme o que aquele grupo de clientes deseja.
Pense nos formatos
Mais do que enviar conteúdos em uma lista de transmissão, é necessário se pensar em quais formatos esse conteúdo pode ser enviado, é interessante pensar nos que o público ao qual essas mensagens serão enviadas prefere não se limitar apenas aos links de seus outros canais de atuação.
Fazer o uso de áudios também pode ser uma boa estratégia, já que a mensagem em uma lista de transmissão chega de maneira individual, o que torna o áudio direcionado com se tivesse de fato falando apenas com cada uma delas.
Com essas dicas aplicadas pelo setor comercial, as chances da lista de transmissão dar certo são maiores, assim como a taxa de conversão de clientes e satisfação dos mesmos.
É possível converter mais clientes?
Com a lista de transmissão bem elaborada e com as estratégias corretas tanto é possível converter clientes como garantir a satisfação deles, potencializando os laços entre consumidor e marca, aumentando a visibilidade e participação no mercado.
Portanto, vale lembrar que com planejamento, bom conteúdo e estratégias bem organizadas, os resultados de uma lista de transmissão podem ser bastante satisfatórios.
Outro ponto fundamental é ter uma lista de contatos funcional. Para isso, você pode recorrer a estratégias de prospecção de clientes, dentre as quais, a mais assertiva é utilizar uma plataforma de consulta de dados que ofereça informações precisas e atualizadas sobre seus clientes em potencial.
Para isso, você pode contar com a Data Stone, que tem uma plataforma poderosa, de uso intuitivo e com informações de qualidade para você captar contatos e fazer uma primeira abordagem diretamente com quem já tem interesse na marca. Assim a venda tem maior probabilidade de acontecer.
Vantagens da lista de transmissão
Entre as principais atribuições de uma lista de transmissão está o alcance, uma vez que uma mensagem pode ser encaminhada de uma só vez para diversas pessoas. Além da maior proximidade que se estabelece com o cliente, ao ampliar a sua satisfação e fazer com que ele indique a empresa para outras pessoas.
Com a indicação de alguém próximo é mais fácil as pessoas se tornarem novos clientes, o que aumenta a participação do negócio no mercado e potencializa as vendas e resultados da empresa, proporcionando uma maior visibilidade.
Portanto, a lista de transmissão para as empresas é uma dica valiosa para quem deseja alavancar resultados e principalmente vendas, sendo uma ferramenta importante para o planejamento comercial e de marketing de uma empresa que visa obter lucros e resultados bem sucedidos.