Atualização de dados cadastrais: aprenda a atualizar seus dados!

Atualização de dados cadastrais aprenda a atualizar seus dados!

Realizar a atualização de dados cadastrais é essencial para todas as empresas, seja do ramo de vendas de carros, de chocolates, perfumes ou cosméticos. Se você tem uma quantidade específica de clientes, precisa fazer este processo regularmente a fim de manter dados relevantes para suas estratégias de vendas e relacionamento com seus consumidores.

O que é a atualização de dados cadastrais?

A atualização de dados cadastrais é um método que visa fornecer organização em todos os setores da sua empresa. Quanto maior for a base de dados, com acúmulo de informações sobre diversos clientes, mais vezes terá que atualizar.

Se você simplesmente acredita ser desnecessário atualizar os dados dos clientes, saiba que em questão de semanas as informações que você tem a respeito dessas pessoas tendem a se modificar. Principalmente os telefones celulares, que costumam ser alterados de tempos em tempos.

O que é a atualização de dados cadastrais
Fonte/Reprodução: original

Quando um dos colaboradores de vendas faz a ligação para estes clientes, se os dados não estiverem corretos, eles perderão tempo e darão “com a cara na porta”. O número de telefone pode não existir, pode cair na caixa postal ou outra pessoa pode atender e não tem qualquer relação com o cliente.

Além de perder um tempo precioso, a sua empresa arcará com contas telefônicas exorbitantes. Você perde dinheiro e também deixa de ganhá-lo, ao não realizar as vendas almejadas justamente porque não quis investir em uma atualização de dados cadastrais.

Ter uma data base desatualizada significa que você pode não ter o alcance de vendas desejados para um período específico. É muito importante ter um software especializado para realizar o enriquecimento dos dados e garantir que a empresa trabalhe com informações reais e atualizadas.

Como fazer a atualização de dados cadastrais?

Para fazer a atualização de dados cadastrais, é necessário entrar em contato de tempos em tempos com os seus clientes. Seja por e-mail ou WhatsApp, é conveniente enviar mensagens que essas pessoas respondam com os dados atuais.

Este tipo de solicitação permitirá que a sua equipe verifique se houve modificações nos dados e, se tiver, basta fazer a alteração na base dos clientes de imediato. A troca das informações deve ser feita assim que se obtém os dados, a fim de evitar esquecer, perder ou as confundir com o de outros clientes.

No entanto, esse processo pode ser falho, visto que para solicitar o novo contato dos seus clientes você teria que, efetivamente, contatá-los. Além disso, mesmo que consiga iniciar uma conversa com cada cliente apenas para solicitar a alteração dos dados, o que leva bastante tempo, ainda há a possibilidade de ele não responder.

Portanto, o método mais eficaz é através de plataformas de consulta de dados que coletam e atualizam os dados de maneira legal e constante. Uma plataforma que oferece a consulta de dados a partir do filtro desejado e oferece todas as informações mais atuais de seus clientes é uma ferramente que agiliza o processo e o torna muito mais assertivo.

Com acesso a esses dados sua equipe os atualiza de maneira muito mais simples e eficaz, poupam tempo e permite que a equipe que se concentre em outros clientes ou tarefas.

A importância dos dados atualizados

Realizar a atualização de dados cadastrais é extremamente importante, pois você garante que as informações dos clientes permanecem protegidas e sem vazar para outros locais. É muito comum que este problema aconteça com as empresas que não fazem a atualização regular dos dados.

Além disso, quando se faz a atualização de dados cadastrais, você consegue entrar em contato facilmente por telefone ou e-mail. Os gastos nas ligações diminuirão e sua empresa terá mais tempo de investir nas estratégias de abordagem e vendas.

A importância dos dados atualizados
Fonte/Reprodução: original

Em épocas sazonais de ofertas, por exemplo, a sua equipe faz o envio das informações via e-mail ou WhatsApp com o link do site para o cliente que fará o acesso direto para o local de compra.

Você mantém o relacionamento anteriormente com o cliente, desperta seu interesse para as novidades, promoções e ofertas da marca, e o atrai para retornar ao grupo de consumidores ativos da marca.

Problemas que podem acontecer pela falta de atualização de dados cadastrais

Falamos mais acima que a falta de atualização de dados cadastrais, pode fazer com que as informações dos clientes vazem pela internet. Este é um dos maiores problemas e mais recorrentes em empresas que julgam desnecessário atualizar esse conteúdo.

Se você simplesmente não faz a atualização de dados cadastrais regularmente, não saberá quando este problema aconteceu realmente. Por falta de cuidados, os clientes podem processar a sua empresa e, conforme a Lei instaurada há poucos anos, você será penalizado.

A atualização de dados cadastrais se enquadra na Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD), de numeração 13.709. A sua sanção ocorreu no dia 14 de agosto de 2018, e ela exige que as informações e demais operações que envolvem dados de clientes tenham sempre transparência.

Dessa forma, você percebe a importância e obrigatoriedade de se estar com as informações totalmente organizadas. Você segue a Lei, protege os seus clientes e garante um ambiente saudável na sua empresa.

Vale a pena fazer?

Vimos mais acima que a atualização de dados cadastrais é essencial na organização, segurança e proteção dessas informações dos clientes. A partir do momento que você faz este procedimento regularmente, evita que estes problemas aconteçam.

Você se isenta de lidar com a justiça, diminui os gastos de telefone, otimiza o tempo dos colaboradores que se concentrarão em diferentes afazeres e concretiza mais vendas. Evita-se que você tenha perdas desnecessárias neste meio tempo, o que é frequentemente leva a prejuízos em empresas de grande e médio porte.

Mesmo que você seja uma empresa pequena, que surgiu no mercado há poucos meses, saiba que é muito importante já ter estes cuidados de segurança, afinal, isso mostrará que você é uma pessoa organizada e que prioriza os seus clientes.

Recomendamos que essa alteração de dados seja feita regularmente. Ou seja, a cada mês, para empresas pequenas, e 15 dias para as empresas maiores, que já possuem um público grande e precisam manter a atualização de dados cadastrais regular.

Como a Data Stone pode te ajudar?

Como mencionamos, fazer a atualização de dados de maneira manual, mesmo que você tenha uma equipe para isso, demanda recursos, tempo. Por isso é ideal contratar uma empresa que trabalhe com coleta e consulta de dados.

A Data Stone é perita no assunto e auxilia em sua atualização de dados cadastrais. Em um software próprio, que você pode acessar através de uma plataforma intuitiva. Você verá que as informações são atualizadas diariamente, de acordo com o que você precisa.

Além disso, na Data Stone você poderá escolher filtros para buscar seus leads, como CPF, CNPJ ou localização, totalmente personalizável. Assim, você terá o processo automatizado e descomplicado para trabalhar.

Com dados coletados na plataforma, seja através de nome, endereço, telefones anteriores ou outras informações, sua equipe poderá visualizar todos os dados mais recentes dos clientes e atualizará a Data Base de maneira prática, ágil e que facilitará os contatos seguintes.

A atualização de dados cadastrais é realmente importante para sua empresa, pois evita problemas e garante que os clientes tenham os dados protegidos. Realize este procedimento com ajuda da Data Stone.

Fuja das dores de cabeça de atualizar manualmente os dados. Conte com a Data Stone para auxiliar você em tudo o que for necessário. A nossa equipe altamente especializada atualiza os dados regularmente, e você poderá acessá-los quando precisar.

Com dados atualizados e assertivos, a sua equipe consegue se concentrar em vender e a renda líquida aumentará rapidamente, o que é muito importante para qualquer empresa do Brasil.