Mailing consignado: como conseguir clientes para empréstimo?
O mailing consignado é uma forma de criar uma excelente relação entre uma financeira que realiza empréstimo consignado e seus consumidores. O e-mail é sem dúvidas um dos meios de comunicação mais utilizados em todo o mundo desde a evolução da internet.
Dos meios de comunicação digital que se popularizaram com o advento da internet, o e-mail é o mais tradicional e antigo, mas nem por isso deixou de ser utilizado na atualidade. O mais interessante é que essa ferramenta ainda é adaptável e pode ser utilizada em diversos contextos.
Por exemplo, uma categoria de empréstimos que fica gradativamente popular no Brasil é o empréstimo consignado, e hoje em nosso artigo você aprenderá como combinar esse serviço com o e-mail.
O que são mailing consignados?
Para entender o que é mailing consignado temos que compreender os dois termos separadamente. Mailing é uma lista de contatos de e-mail, uma ferramenta que facilita o envio de e-mails sistematicamente para diversos contatos.
Muitos imaginam que esse tipo de comunicação hoje já está superada. Mas, saiba que há mais de 4 bilhões de contas e-mail ativas, das quais mais de 90% são utilizadas regularmente. Um número muito expressivo.
Os e-mails podem não estar em seu primor, mas ainda seguem como um importante meio de comunicação, um gigante da comunicação digital. Sendo assim, o mailing ainda é uma excelente ferramenta, capaz de proporcionar para uma empresa grande visibilidade e impulsionar vendas.
Seja como for, o mailing é utilizado não só para as estratégias de marketing, mas também para a manutenção do relacionamento entre empresa e cliente. Os consumidores recebem via mailing as mais diversas informações, não só informações a respeito de promoções, descontos e estratégias de venda, mas toda sorte de dados e anúncios a respeito da própria empresa e seus produtos ou serviços.
Como comentamos, o mailing é utilizado não só para o marketing, também serve para aprofundar o relacionamento entre a empresa e o cliente. O mailing tem a grande vantagem de mandar o mesmo e-mail para todos os contatos escolhidos pela empresa, e também garantir que eles foram lidos, ao menos garantir a sua confirmação de leitura.
Como é de se esperar, esse método de entrar em contato com os consumidores também pode ser utilizado por financeiras, especialmente no caso das que concedem o empréstimo consignado.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que tem ganhado mais visibilidade a cada dia no Brasil. Claro, o seu sucesso recente já prova que essa modalidade de empréstimo é muito especial e já alcançou uma grande notoriedade.
A notoriedade alcançada pelo empréstimo consignado se deve às facilidades que são oferecidas para os clientes e consumidores de serviços financeiros. O empréstimo consignado, ao contrário de outras modalidades, não deve ser pago pelos seus usuários mensalmente por meio de uma guia ou conta cobrada regularmente, ele é descontado diretamente do holerite (folha de pagamento) do cliente.
Essa facilidade torna-se importante tanto para o cliente, quanto para a empresa, pois além de ter o método de pagamento facilitado, também proporciona ao usuário do empréstimo parcelas mais baixas, uma vez que a concessora do crédito tem garantias do pagamento.
As taxas que envolvem o empréstimo são frequentemente inflacionadas por conta dos riscos que um empréstimo necessariamente oferece para a instituição bancária ou financeira que está emprestando. Com o empréstimo consignado esse risco é bastante reduzido, logo as taxas também.
Todas essas vantagens trazidas pelo empréstimo consignado o colocou como uma das opções de crédito mais procuradas por quem quer uma renda extra imediata. E, claro, já que essa modalidade está tão em alta, por que não combiná-la com técnicas mailing? O mailing consignado serve justamente para levar para as financeiras a opção de realizar estratégias mailing combinadas com essa modalidade de empréstimo.
Com o mailing consignado sua financeira ou instituição bancária pode informar seus clientes a respeito das opções de crédito consignado e informá-los a respeito de novos empréstimos, modalidades de crédito e a respeito da própria natureza da empresa.
O mailing consignado é uma estratégia da empresa de se manter próxima dos seus clientes que não deve ser subestimada, pois com informações atrativas e ofertas exclusivas uma mensagem de e-mail é uma porta para o negócio fechado.
Qual a função do mailing consignado?
A principal função de um mailing consignado é criar uma base de dados para uma empresa de crédito oferecer seus serviços e construir estratégias de marketing, em especial e-mail marketing.
Um mailing nada mais é do que uma lista de contatos que foi editada e organizada para se adaptar a um mercado específico. O mailing do qual falamos, por exemplo, é feito especialmente para serviços de crédito consignado.
E não é apenas para conquistar novos consumidores que o mailing é útil. Com uma lista de contatos por e-mail uma empresa pode:
- Criar campanhas com grande alcance para o público;
- Informar sobre promoções e serviços;
- Informar sobre empréstimos ativos;
- Trazer leads inativos de volta à empresa;
- Enviar mensagens e ofertas sazonais;
- Criar Newsletters.
O mailing é construído por e-mails de prospects, leads ou mesmo clientes que estão próximos do serviço de crédito consignado. E existem diversos motivos que podem fazer um contato integrar este mailing. O cliente pode ter demonstrado interesse pelo serviço, por vezes até mesmo já contratado, ou só faz parte do grupo que costuma realizar estes empréstimos.
Cabe ressaltar a relevância que o e-mail ainda tem como forma de comunicação, em especial entre empresas que são as maiores interessadas em crédito consignado.
Aproximadamente 92% dos adultos que utilizam a internet têm e-mails, e mais de 60% acessam suas contas todos os dias. Números surpreendentes que demonstram a força da plataforma e seu alcance.
Quais os benefícios de usar o mailing consignado?
Para empresas de crédito, o mailing consignado é uma ferramenta necessária e muito relevante. Seus benefícios são diversificados, e há possibilidade de adaptar o serviço para atender todo perfil de cliente.
Com o mailing empresas podem trabalhar com prospects, leads ou mesmo clientes antigos que estão inativos. E com o trabalho criativo da ferramenta é possível obter certos benefícios como pontuamos abaixo.
Aumento das vendas
Com o mailing em mãos é possível entrar em contato com novos clientes, oferecer seus serviços e realizar anúncios. Assim o consumidor é informado a respeito dos seus serviços e dos possíveis diferenciais que o fazem uma opção atrativa.
As campanhas publicitárias corretas e o bom serviço oferecido de forma inteligente é uma fórmula mágica para converter vendas. Para esta estratégia a equipe de marketing pode organizar de modo segmentado o envio do e-mail marketing e realizar ofertas de acordo com o perfil de cada lead e prospect.
Conteúdo personalizado
E por falar em segmentação, o mailing consignado dá a oportunidade para a equipe de marketing separar estrategicamente os diferentes perfis de consumidores. Ao separá-los é possível criar um e-mail marketing específico para cada grupo e com isso aumentar a possibilidade de vendas.
Quanto mais personalizado o seu e-mail, melhor ele é aceito pelo contato e maiores as chances deste fechar negócio com sua empresa.
Fidelização do usuário
O mailing permite uma frequência maior de mensagens enviadas aos seus usuários. A frequência combinada com a personalização de um conteúdo de qualidade e a constante atualização de informações gera a fidelização do cliente.
O cliente nessas condições sabe que pode contar com sua empresa, ele já conhece seu método de trabalho e tem familiaridade com seus serviços. Em muitos casos, só está à espera daquele e-mail com a oferta ideal para contratar o crédito.
Personalidade da empresa
Com o constante aprimoramento do seu envio de e-mails é possível criar uma personalidade para sua marca. A cada mensagem enviada, sua equipe pode desenvolver um traço da identidade da empresa.
Uma empresa com personalidade tem maior facilidade em ser reconhecida pelo seu público, e consegue criar uma relação mais duradoura com seus consumidores.
Relacionamento com o cliente
E para finalizar, podemos citar um dos maiores benefícios do uso do mailing: a manutenção do relacionamento com o cliente. Boa parte dos consumidores querem estar por dentro das novidades do mercado e sobre o que ocorre com sua empresa.
Com o uso do mailing é muito mais fácil informar seus clientes, entregar um conteúdo que fale mais sobre o mercado e até ensinar curiosidades sobre o serviço de crédito.
Como fazer o mailing consignado?
Para ter um mailing consignado é necessário em primeiro lugar ter e-mails para contato. Com eles em mãos, é preciso selecionar os melhores. Neste processo são retirados os e-mails que já não funcionam mais, não são utilizados ou estão quebrados.
Após este processo é preciso criar um perfil para cada e-mail desses, anexando-os em um banco de dados que onde são separados por características comuns. E só depois o mailing é criado e estará funcional e pronto para ser integrado ao e-mail marketing.
Como é de se imaginar, criar seu próprio mailing é uma tarefa árdua. É complicado, e em muitos casos a melhor recomendação é procurar ajuda profissional.
E para quem busca uma empresa que oferece serviços de mailing profissional, a Data Stone é uma ótima opção. A empresa presta assessoria na criação de listas de mailing abrangentes e com inúmeras possibilidades de segmentação para você conseguir personalizar seus e-mails da maneira mais perfeita possível.
E claro, o serviço de mailing consignado também é disponibilizado, onde a Data Stone oferece uma lista de e-mails que permite uma visualização detalhada sobre os potenciais consumidores. Basta entrar em contato com a Data Stone, definir seu público-alvo e a empresa responde com uma lista de contatos muito precisa.
Para quem é indicado?
O mailing consignado é indicado para empresas de crédito que oferecem esse serviço. Esta categoria de empréstimo está em alta por conta das vantagens oferecidas tanto ao público quanto para as financeiras, como segurança no pagamento e menos riscos.
Para empresas que estão começando, o mailing é essencial para iniciar suas atividades, pois este é o momento onde o negócio menos dispõe de uma base de consumidores.
Mas mesmo para financeiras que já são consagradas no mercado, o mailing é uma forma de se reconectar com seu público, conhecer outros consumidores e formar estratégias de e-mail marketing incríveis.
5 dicas para realizar mailing consignado
É preciso entender que o mailing consignado é uma ferramenta, e como qualquer ferramenta ele precisa ser utilizado de maneira correta para gerar bons resultados.
Abaixo você encontra dicas para ter um ótimo aproveitamento de uma lista de contatos que levará o seu relacionamento com o cliente a um novo patamar.
- Tenha uma comunicação acessível e que seja compartilhada com seu cliente;
- Gere conteúdo de qualidade e relevante para seu serviço;
- Ofereça informações claras a respeito de sua linha de crédito consignado;
- Meça seus resultados e analise suas métricas;
- Encontre a frequência ideal para enviar e-mails.
Essas são dicas essenciais de como usufruir ao máximo da ferramenta e possibilidades trazidas pelo mailing.
Portanto, não deixe de contratar os serviços da Data Stone, especialista em dados e experiente a assessoria na criação de listas de contatos. Leve sua empresa para um próximo nível de relação com seu público.
Quais modelos de mailing consignado usar?
Cada empresa pode desenvolver o conceito do perfil ideal do seu público e entender melhor que estratégias utilizar para chamar a atenção dos seus consumidores.
Mas há modelos de mailing consignado tradicionais para utilizar que são bem são úteis! Em muitos casos já suprem a necessidade da empresa de se comunicar com seu público. Os modelos mais usados são:
- Mailing para divulgação: utilizado para apresentar a empresa e assim conquistar novos leads. Neste modelo a empresa e o serviço são apresentados de maneira breve, porém visa chamar a atenção de clientes que ainda não conhecem a empresa;
- Newsletter: esse modelo de mailing é feito para nutrir um relacionamento com o cliente, por e-mails regulares (mensais, quinzenais ou semanais). Onde um conteúdo relevante é entregue à sua lista de contatos;
- E-mails sazonais: modelo que se aproveita de datas comemorativas tanto para desejar boas festas (caso seja uma data festiva) para os consumidores, quanto realizar ofertas sazonais;
- E-mails personalizados: este modelo é criado pela própria empresa ao definir um grupo de perfil de seus clientes. Ao levar em consideração as características deste grupo, é possível criar e-mails personalizados para estes contatos.
Esses são alguns dos modelos de mailing consignado. Fique livre para tentar descobrir ou mesmo criar outros que agregam ao seu serviço e método de trabalho.
Quem tem direito ao empréstimo consignado?
Tradicionalmente o empréstimo consignado se limitava a pensionistas do INSS e servidores públicos. Mas isso significa que o mailing consignado se destina apenas a esses dois públicos? De forma alguma.
O mailing consignado pode abranger diversos profissionais, isso porque hoje em dia o crédito consignado já pode ser oferecido para praticamente todo profissional. Financeiras hoje já trabalham em parceria com inúmeras empresas, o que lhes permite disponibilizar o empréstimo consignado no ambiente privado.
A prática não é universal, mas já está muito mais generalizada entre o público do que era há alguns anos. Logo, o mailing consignado não deve se limitar apenas ao público do empréstimo pelas vias públicas, mas também ao público em geral.
Com o mailing consignado, sua empresa pode apresentar tanto o empréstimo consignado como todos os benefícios que acompanham essa modalidade de crédito. Claro, com o mailing consignado a empresa também pode aproveitar a oportunidade não só de apresentar o seu serviço para novos consumidores, e os consumidores clássicos, mas também para apresentar outras modalidades de crédito.
Quais as principais dificuldades em se conseguir clientes para um empréstimo?
Devido à facilidade que o universo digital trouxe para a abertura de empresas de diversas ordens, que podem atender a clientes de locais distintos, inclusive abrangendo todo o território nacional, a concorrência ficou mais acirrada.
Diversas empresas abordam os indivíduos todos os dias com propostas interessantes de negócios para vender seus produtos ou serviços e se destacar nesse mar de opções pode ser uma tarefa árdua. Mas não é uma tarefa impossível!
Com a ferramenta certa de consulta de dados é possível superar as dificuldades e destacar-se da concorrência, ao mirar exatamente no alvo que sua empresa deseja acertas, ou seja, no seu cliente ideal.
A prospecção de leads qualificados economiza tempo, recursos e otimiza estratégias de abordagem de clientes e venda de produtos ou serviços e com o empréstimo consignado não é diferente.
O mailing consignado pode ser utilizado em duas vertentes, tanto para encontrar novos clientes, como para apresentar a novos produtos ou promoções de sua empresa para seus próprios consumidores tradicionais.
Assim como qualquer empresa do mercado, uma financeira ou instituição bancária precisa realizar a manutenção de sua clientela e a sua renovação, então é natural que haja um esforço do mailing consignado para conseguir novos clientes.
Mas há apenas uma grande limitação do mailing consignado: para que essa estratégia funcione é preciso que os dados estejam atualizados, ou seja, é necessário ter acesso ao endereço de e-mail desses novos clientes.
Essa limitação do mailing consignado pode ser superada com a obtenção de novos dados e com a atualização da base de contatos da empresa. Ter acesso a uma plataforma que possibilita a prospecção de novos clientes para compor o seu mailing é, portanto, fundamental.
Como encontrar mais mailing consignado para meu negócio?
Se você se pergunta onde poderia conseguir novos contatos para seu mailing consignado, temos a solução: a Data Stone.
A plataforma da Data Stone oferece uma plataforma de consulta de dados, onde você busca através de filtros personalizáveis como CPF, CNPJ e localização os seus leads. E assim ter o mailing consignado conforme seu objetivo.
Outro ponto importante é que a Data Stone trabalha diariamente na atualização de informações, mas sem deixa de lado as normas de segurança de dados da LGPD.
A Data Stone é uma empresa especializada em dados e você pode buscar novos contatos no mercado para torná-los seus clientes, passando à frente da concorrência. Com a Data Stone você tem novos leads e informações para serem utilizados pela sua empresa, aproveite!