Leads de consórcio: aprenda a captar esse público!

Leads de consórcio aprenda a captar esse público!

Você já sabe qual a importância de conseguir leads de consórcio? Poucos sabem, mas o modelo de consórcios é um tipo de negócio brasileiríssimo! O consórcio foi praticamente um tipo de venda inventado no Brasil e se popularizou muito com o passar dos anos.

Mesmo com opções de compras a prazo e parceladas, ainda assim o consórcio segue consolidado, sendo para muita gente uma excelente alternativa de compra. Porém, o que poucos sabem é que o próprio consórcio pode ser impactado por novas formas de negócio, que vem transformando o modo como realizamos o gerenciamento de clientes e como empresas pautam suas estratégias de gestão.

Hoje apresentaremos uma dessas atualizações no mundo dos consórcios, os leads de consórcio! Venha entender como eles podem mudar para sempre suas vendas!

O que é um lead de consórcio?

Muitos ainda nem conhecem o que é um lead, quanto mais o que podem ser leads de consórcio. Como comentamos, os consórcios ainda são um tipo de negócio muito viável no Brasil, talvez até mesmo por ter sido criado e desenvolvido em nosso paí.

Com isso, ainda mantém raízes firmes que são levadas em conta pelos consumidores brasileiros de forma geral. Muitos ainda percebem no consórcio a melhor maneira de comprar bens de valor elevado, ou a única possível em sua realidade financeira.

O que é um lead de consórcio
Fonte/Reprodução: original

Então o que não falta para esse tipo de negócio é público, mas pode ser difícil encontrar esse público. Onde estão aqueles consumidores que buscam por um consórcio? Essa é uma pergunta complicada de ser respondida.

Porém, até mesmo ela tem uma boa resposta, e essa resposta são os leads. Leads são consumidores em potencial, clientes que ainda não integram o quadro de consumidores tradicionais de uma empresa, mas que têm interesse em seu produto ou serviço.

Não obstante, a empresa tem algumas informações a seu respeito, tanto informações técnicas (especialmente de contatos, como telefone e e-mail), quanto informações abstratas, mas ainda importantes, como: a de que aquele cliente ainda está interessado no modelo de negócio oferecido pela empresa, em seus produtos e serviços. Ou seja, um lead é como um consumidor à espera de uma empresa.

Os leads de consórcio estão exatamente nessa situação, eles são o público ideal desse modelo de negócios, mas nenhuma empresa colocou ainda as mãos nele. Isso é importantíssimo para qualquer empresa.

Afinal, os leads são um tesouro para uma companhia, eles podem ser a chave que uma empresa precisa para alcançar ainda mais espaço no mercado e aumentar seus consumidores.

Qual o público-alvo do consórcio?

O público alvo do consórcio é o cliente que costuma comprar e contratar esse serviço e deve ser priorizado pela equipe de vendas e marketing. Entender o público deste serviço é uma tarefa difícil, uma vez que não existe apenas um tipo de consórcio e para cada variedade existe um nicho diferente de consumidores.

Mas mesmo falando de consórcios em geral, há certos aspectos que podem ser atribuídos ao consumidor padrão deste estilo de compra. As características do público alvo dos consórcios são:

  • Cerca de 67% desses consumidores são homens;
  • Predominantemente casados;
  • Tem idade entre 30 e 39 anos;
  • São de classe média.

Ter uma estratégia de marketing que atinja esse público é essencial para uma administradora de consórcios. A equipe de vendas também deve utilizar essas informações para criar suas próprias estratégias de abordagem e condução de negociação.

Relação entre leads e público-alvo

É quase impossível desvincular a ideia de leads de consórcio do público-alvo e, embora sejam conceitos diferentes, ambos são ferramentas úteis para uma administradora que vende esse serviço.

O público-alvo é um conceito mais genérico que trata das características que definem o perfil de cliente ideal. Já os leads são todos os clientes cuja administradora do consórcio tem algum dado.

Este dado pode ser e-mail, telefone ou mesmo nome completo do consumidor. A partir do momento que a administradora tem uma dessas informações, aquele indivíduo se torna um lead.

Para a empresa, há inúmeros benefícios em ter leads. A abordagem é mais prática, afinal, ela já tem informações que identificam a pessoa. Outro benefício é que em boa parte dos casos o lead chega até a empresa porque o indivíduo já manifestou interesse, ou seja, ele é um consumidor com maior potencial de compra.

Para finalizar a explicação desta relação, saiba que a maioria dos leads de consórcio é integrada por consumidores que se encaixam no público alvo. Por isso, são tão valorizados e procurados por administradoras.

Onde encontrar clientes interessados em consórcio?

Um drama comum para qualquer empresa é onde conseguir novos consumidores. Para uma administradora de consórcios não é diferente e a busca por novos clientes é uma atividade constante.

Por sorte, há formas efetivas de conseguir clientes interessados e gerar leads pela internet, e com isso aumentar as vendas de seu consórcio. Veja abaixo as principais maneiras:

CTA

Call To Action, ou chamada para ação, é um texto, link ou mesmo um botão presente em uma página da administradora que convida o seu usuário a realizar uma ação. Entre as atividades a qual a CTA pode chamar estão:

  • Se inscrever em uma Newsletter;
  • Baixar um e-book;
  • Testar um produto ou infoproduto;
  • Simular um empréstimo.

Mas atenção! Para que a CTA gere um lead é necessário que ela colha dados do cliente. Então solicite, por exemplo, o e-mail para enviar o e-book, e peça informações de contato para simular o empréstimo.

Formulários

Formulários são ótimos geradores de leads de consórcio e podem ser utilizados tanto online quanto em atendimentos presenciais.

Para que este formulário seja atraente, disponibilize certos produtos para oferecer com o mesmo. Uma oferta especial, um e-book, descontos, promoções ou qualquer serviço atraente.

Ofertas

As ofertas são o coringa do mercado. Ninguém resiste a elas e se valerem a pena mesmo o mais inflexível cliente dará o braço a torcer.

Com os gatilhos corretos e uma oferta bem feita e chamativa, o cliente ficará naturalmente interessado. Mesmo que a venda não seja completada, solicite os dados do cliente para entrar em contato sobre futuras ofertas e tome nota dos seus interesses para compor seu banco de dados e nutrir as informações sobre o lead.

Como funciona um consórcio e como os leads podem ajudar?

Falamos bastante sobre os leads de consórcio, porém não tratamos do consórcio em si. Este método de compra feito em grupo é bastante popular no Brasil e é com grande probabilidade uma invenção brasileira.

O consórcio funciona assim: um grupo de pessoas é fechado pela administradora para comprar o mesmo bem de maneira parcelada. No caso, cada indivíduo do grupo sairá com sua unidade do produto que está sendo negociado.

Porém, nem todos receberão ao mesmo tempo. A cada mês um membro do grupo recebe sua unidade em um sorteio. Mas fique tranquilo! No final das parcelas todos irão ter suas unidades sorteadas.

Caso um membro do grupo queira ter mais chances de ser sorteado, ele pode antecipar parcelas. Esta ação é conhecida pela linguagem de “dar um lance” no mundo dos consórcios. Esta modalidade de compra tem taxas acessíveis e é segura, isso explica a preferência do brasileiro por consórcios.

Os leads auxiliam os vendedores de consórcio a encontrar os clientes ideais para este tipo de compra. Em posse do contato desses consumidores, a empresa pode planejar uma abordagem e uma estratégia de negociação.

Dependendo da qualidade e natureza dos dados, é possível que o lead seja tão familiar à administradora que a mesma consegue realizar ofertas personalizadas e um atendimento específico para aquele público. Com isso as chances de sucesso em vender os consórcios aumentam consideravelmente.

Quais são as vantagens de participar de um consórcio?

Bem, os leads de consórcio só são importantes porque os mesmo se interessam por esse modelo de negócios. Mas qual é a vantagem de um consórcio para gerar tantos leads? O consórcio é um método de venda a prazo, mas que funciona segundo normas específicas e bastante diferentes de qualquer tipo de venda que se tem notícia, tanto no Brasil como no resto do mundo.

O consórcio funciona da seguinte maneira: um grupo de indivíduos é reunido seguindo o mesmo objetivo, de conquistar a compra de determinado produto ou serviço. Geralmente esses produtos e serviços são de alto valor agregado, produtos mais caros que naturalmente são cabíveis de serem parcelados. Esse grupo se reúne inicialmente todos concordando em pagar pelo produto em parcelas pré-estabelecidas com valores definidos.

Quais são as vantagens de participar de um consórcio
Fonte/Reprodução: original

Algo não muito diferente de qualquer parcelamento, porém a grande diferença é em como esses indivíduos irão receber o produto. O consórcio, já que é feito em grupo, não dá o produto imediatamente para todos os seus participantes. Mensalmente, conforme as parcelas forem pagas, um ou mais participantes do consórcio irá ser sorteado para receber o produto, enquanto os outros devem esperar pelo próximo mês.

Mas calma, todos irão receber! Quando todas as parcelas forem concluídas o consórcio irá entregar o produto ou serviço para todos que participaram, porém, alguns irão receber seu imediatamente no início, logo no primeiro ou nos meses subsequentes.

Esse método é super famoso e popular entre a parcela da população que não usufrui de um cartão de crédito com limite alto ou coisa parecida para conseguir comprar suas compras parceladas. E mais um ponto importante a respeito dos consórcios, junto do sorteio mensal obrigatório, o consórcio emite algumas guias de antecipação de parcelas que funcionam como uma espécie de vantagem no sorteio.

Aquele que pagou parcelas adiantadas, que no mundo dos consórcios são chamadas de “lances”, tem mais chance de ser sorteado naquele mês. É realmente um modelo de negócio interessante e com vantagens reais. Não é atoa que existem tantos leads de consórcio!

Esse modelo de negócio oferece um método alternativo de crédito para aqueles que têm as outras opções vetadas, a um preço justo e que oferece vantagens bastante interessantes. O consórcio brasileiro é uma grande estratégia tanto para as empresas que fornecem o serviço quanto para seus consumidores.

Como captar mais clientes de leads de consórcio? 3 Dicas

E se você tem uma empresa de consórcio e quer saber como captar novos consumidores, novos leads de consórcio, vamos para algumas dicas essenciais!

Aposte em um bom marketing

O marketing de uma empresa de consórcio deve estar em dia, assim como o marketing de qualquer empresa.

Existem em nosso país muitas empresas de consórcios que são tradicionais, e isso, muitas vezes, passa a falsa ilusão de que seu público já está consolidado e que não se importa, nem pode ser alterado, com as novas práticas de publicidade e marketing. Isso é completamente falso.

Hoje inúmeros grupos sociais, de inúmeras faixas etárias, acessam as mídias e estão em contato constante com as estratégias de marketing. Você pode e deve utilizar as estratégias de marketing disponíveis para sua empresa de consórcio e alcançar mais leads.

Invista nas redes sociais

As redes sociais são um imenso palco, você pode se aproveitar desse verdadeiro outdoor universal para propagandear seus serviços de marketing!

Uma grande vantagem das redes sociais é que nesses ambientes de lazer o marketing pode ser muito menos agressivo e abusivo, inclusive algo interessante é que o marketing pode vir de onde menos se espera: de influencer diversos que atuam nas redes sociais.

As redes sociais são um canal incrível também para se comunicar com seu público, conhecer mais a respeito dos seus consumidores e, até mesmo, oferecer por lá seus produtos.

Ofereça um catálogo extenso

Existem diversas modalidades de consórcio. Consórcio de imóveis, automóveis, motos, carros, de construção e reforma, enfim, uma imensidão de consórcios diferentes.

Muitas empresas se especializam em um modelo de consórcio específico, porém quando uma empresa oferece mais modalidades de consórcio pode chamar a atenção de novos consumidores e atrair novos leads de consórcio.

Uma ótima estratégia é se aproveitar desse fato para oferecer mais serviços. Oferecendo mais serviços você colocará seu consórcio na “boca do povo”, poderá contar com o marketing espontâneo, que é a recomendação dos seus usuários, e ter muito mais possibilidade de fazer seu negócio crescer!

Quais os tipos de consórcio?

Citamos o consórcio de produtos, porém ele não se resume apenas a isso. Os consórcios podem também ser de serviços, como uma reforma, por exemplo.

E mesmo em relação aos produtos, existem formas de consórcios para diferentes tipos de produtos. Todos esses produtos são mais caros, itens que chamamos de “alto valor agregado”, justificando o seu parcelamento. Porém, há muita variedade nos consórcios desses bens.

Consórcio de veículo

Esta categoria de consórcio trata de veículos e automóveis. Os principais e mais conhecidos pela população geral são motos e carros. Porém, vários outros podem ser comprados por meio do consórcio como caminhões e até ônibus.

Este tipo de consórcio é muito procurado por quem quer fazer uso pessoal dos veículos e também por empresas que querem aumentar sua frota.

Consórcio para comprar imóvel

Os leads de consórcio interessados em comprar imóveis são menores do que os interessados em veículos. A razão disso não é porque as pessoas preferem automóveis, mas porque as taxas de um imóvel são tão grandes que pode ser desinteressante esperar por tanto tempo.

Mas para quem procura um investimento a longo prazo, ou para quem planeja antecipar suas parcelas em lances, essa é uma boa opção. Com este tipo de consórcio é possível comprar não só casas, também apartamentos e até mesmo terrenos.

Consórcio de serviços

Esta é uma categoria especial de consórcio que trata de serviços, não de produtos. Assim como os bens negociados pelo consórcio, esses serviços costumam ser bem caros.

Os principais negociados na categoria são investimentos financeiros para negócios, principalmente investimento rural, e serviço de reforma para casas, apartamentos e imóveis em geral.

Os leads de consórcio de serviços também costumam ser bem diferentes dos de bens de consumo. Então encontrá-los pode requisitar certas adaptações estratégicas que atendam esse público específico.

Com tudo isso dito, fica clara a necessidade de ter bons leads de consórcio e trabalhar para gerar esses dados para sua administradora. Com eles a equipe de marketing, vendas e toda estrutura operacional ganha e se torna mais consciente.

Vale a pena captar diretamente esses leads de consórcio?

Mesmo os leads de consórcio sendo algo real no mercado e as ferramentas digitais nos auxiliando praticamente todos os dias, ainda assim, certamente conseguir bons leads não é uma tarefa fácil. Mas não desanime! Para ajudar nessa tarefa é que existe a Data Stone!

A Data Stone é uma empresa consulta de dados e mailing list, especialista na área e traz para sua empresa a possibilidade de criar uma lista de leads ideal para atender suas necessidades. Não deixe de consultar o site da Data Stone e colocar as mãos em leads de qualidade, que podem impactar para sempre seu consórcio!